Por que sou contra os HUD’s?

E aí meu povo, tudo bem com vocês?

Hoje soltei um twitter pedindo o fim dos HUD’s no poker online. Como de costume, vários jogadores profissionais se queimaram comigo, na verdade, nenhum que já gostasse de mim não, pois os que gostam falariam de uma forma não tóxica o pq são contra a minha opinião.

Vamos começar pelo começo. O que são os HUD’s?

HUD são softwares que coletam dados dos seus oponentes e apresentam estes dados na tela para você ter informações sobre os tais, dados estatísticos que ajudam nas tomadas de decisão.
Normalmente os HUD’s são acoplados em softwares que administram estes dados e criam coeficientes ainda mais potentes acumulados na sua máquina, além de administrarem também os seus próprios dados, servindo para estudo não somente dos seus oponentes como também dos seus mesmos.

O HUD é um software que joga sozinho?

Muito longe disto, o HUD é um copiloto para você jogar poker. Ele te serve de dados mas no final do dia as decisões são suas, você vai ter que avaliar aqueles dados e decidir qual a melhor forma de jogar em todas as situações.

Importante dizer isto pois se não, alguém pode pensar que esta sendo roubado jogando online ou que está jogando contra robos. Não, isto não tem nada a ver! Você esta jogando contra seres humanos e os sites, os grandes são 1000% seguros.

Então vamos a questão do artigo, por que eu sou contra os HUD’s?

São diversas as razões que sou contra estes softwares, e não foi sempre que fui não, mas fui formando a minha opinião e tenho total direito de me manifestar como jogador de poker.
Os HUD’s mudam a raíz do jogo na minha opinião. Nenhum daqueles dados são parte integrante da natureza do jogo, fazem com certeza parte da natureza dos estudos, evolução e etc, mas não do jogo em si. O jogo tem que ser natural, ser o que ele é, e o que levou ele a ser este sucesso astrônomico no mundo inteiro.

Alguns jogadores profissionais de poker online, na maioria das vezes conectados a times se esbaldaram de me castigar como se eu quisesse tirar a vantagem deles nas mesas. Sem HUD os profissionais continuam tendo uma vantagem bizarra contra recreativos, e normalmente, recreativos não estão nem aí com isto, querem se divertir, mas sim, a vantagem diminuiria, tornando o jogo mais “fair”, mais competitivo podemos dizer assim. No final das contas não tem saída, Joãozinho casa com Mariazinha.

O que alguns não entendem é que jogo mais competitivo, mas ainda com vantagem, é ótimo para o ecosistema do poker, faz jogadores se divertirem mais com vitórias esporádicas, mantendo mais pessoas ativas e aumentando um pouco a circulação do dinheiro no universo do poker online.

Uma das críticas que eu ouvi bastante hoje foi, “mas você nem grinda mais diariamente online, pra que vai emitir opinião sobre isto?”, é sério? Que papo furado. Tenho o direito de emitir opinião sobre o que eu quiser, este é o primeiro ponto, segundo é, se jogo esporadicamente, e não uso HUD, sou da parte prejudicada, da categoria dos recreativos no poker online, então por que eu não emitiria minha opinião?

Os dados da mesa online tem que ser os dados que se apresentam para todos os jogadores, quem é o jogador, quantas fichas todos tem, quais os blinds e pronto, deixar o pau comer, esta é a natureza do jogo. Como qualquer outro jogo de habilidade ou esporte. O jogador de futebol também tem um HUD funcionando por trás dele, mas ele não entra com ele em campo, o de tênis a mesma coisa, o de CSGO a mesma coisa, por que no poker deve ser diferente? Por favor, não compare a chuteira do jogador com scout, a raquete do tenista com estatística real time, são coisas completamente diferentes. ( digo pq ouvi hoje asnerias deste tipo tb)

O poker online é um retrato do poker ao vivo, mas digitalizado, sem as mesmas condições visuais obviamente mas um retrato. E é assim que ele deve ser, de novo, na minha opinião. Se na sua é diferente, escreve um artigo uai.

Agora o que eu acredito que vai acontecer com a proibição?

Primeira coisa, um monte de regulares medianos, pouco estudiosos, que vivem de tomar decisões robóticas vão ter que evoluir, ou vão perder, terão que aprender a se adaptar sem. Os regulares bons, que são a minoria em todos os lugares, vão ganhar mais, porque além de baterem os recreativos, vão acabar batendo também com mais facilidade estes regulares medianos. A vantagem deles vai aumentar. Mas no final das contas a grande massa de jogadores recreativos, que inclusive sustentam todos estes regulares, vão se divertir mais com mais vitórias esporádicas, e isto é bom para todo mundo.

Uma coisa é preocupante na minha opinião. A capacidade de todos os sites de banirem todos os tipos de HUD’s em todos os tipos de jogos. Não se pode ter vantagem para um que não seja disponível para todos. A indústria de HUD’s é forte demais em desenvolvimento e soluções, torço para que um dia se os sites fizerem isto que faça com a mesma capacidade.

Outro tipo de questionamento que recebi hoje foi quanto aos GHOSTS. Para quem não sabe, o ato de GHOSTEAR é você pegar mesa final de um torneio e aí alguém melhor que você ou assumir ou seu lugar, ou lhe dar dicas durante uma mão, ou qualquer coisa do tipo, parecida com isto.

Isto na minha opinião é fora de discussão, é óbvio que é errado e não entra na mesma categoria da discussão dos HUD’s. Quem usa HUD não esta fazendo nada errado hoje, eles são permitidos e disponíveis a todos, quem GHOSTEIA sim. Qualquer time ou qualquer jogador que faça isto sabe que esta errado quase que sem discussão, na verdade, se discute é porque já não vale nem muito a pena o debate. O HUD não, as empresas são completamente corretas que produzem, os times e jogadores que usam estão 100% dentro do seu direito, não tem nada de errado nisto, ou seja, categorias diferentes.

Você trocar informações sobre jogadores, pedir análises de como jogou a mão para pessoas que você considera importante, pedir informações sobre formas de jogar antes de entrar em uma mesa final, ou algo do tipo, na minha opinião é 1000% dentro do jogo, do ético. Todos os esportes também fazem isto, mas na hora que o bicho pega aí é você e as suas decisões, ninguém pode influenciar. Por isto o limite dentro do GHOSTEAR e NÃO GHOSTEAR é muito tênue, cabendo a cada um uma auto análise do que é correto, ético ou não. As minhas decisões sempre foram protegendo a minha ética.

Como disse o Leonardo Bueno no nosso grupo do Akkari Team, o fim do HUD vai até diminuir consideravelmente o ato de GHOSTEAR, fica mais difícil sem os números, longe de eu dizer que vai acabar mas sim, vai dificultar.

Acumulando ainda mais coisas negativas sobre os HUD’s. Hoje existe uma indústria absurdamente grande de compra de database, ou seja, você nem mesmo precisa ter jogado contra todos os oponentes que você enfrenta porque comprando mãos no mercado você consegue ter dados de todos eles. Isto torna a coisa ainda mais desbalanceada na minha opinião, mais pendente para o profissional.

Apenas para finalizar, um recado um pouco mais salgado…

Achei triste demais eu ser hateado, ou xingado, por jogadores profissionais lucrativos, lembro novamente, tenho direito a emitir minha opinião, mas seja elegante e discuta numa boa, com o viés de evolução e debate, mas ok, sei que o ser humano é assim mesmo …

Achei também interessante o debate saudável dentro do universo de jogadores profissionais que não são muito lucrativos, pessoas que me chamaram para debater em alto nível, agradeço e acho irado isto.

Agora o mais bizarro. Jogadores que se chamam de profissionais, porque jogam em times de poker, me xingarem, serem haters pesados, e serem perdedores. Eu com a minha opinião imbecil no seu ponto de vista, estou protegendo você seu estúpido. Você se diz jogador de poker mas não ganha um passe de ônibus, você acha legal ter sua tela cheia de números mas não faz idéia como usar isto seu asno, aí numas de você querer pagar de regzão, vem contra a minha opinião de forma grosseira, violenta e apelativa kkkkkkkk, deixa de ser burro, é por isto que a tua planilha tá sempre no ferro meu rei. Nenhuma destas palavras fortes direciono a quem discutiu com educação em, por favor, digo para quem me xingou pra cacete e foi ultra mal educado.

Fico na torcida para os sites acabarem de vez com os HUD’s, existe uma linha de pensamento que os HUD’s ajudam a gerar mais rake, pois facilitam um grande números de mesas, não sei se isto é real, não tem informação de dentro de um controller de site, mas minha torcida é máxima. Seria muito legal o jogo ser somente pelo jogo!

Se você é forte mesmo, é pica voadora, você não deve estar super preocupado com o fim do HUD, por um lado você perde um X de vantagem mas por outro lado você ganha com a saúde do ecosistema. No final, você ganha!

Ahhh pode ser que alguém questione, o Akkari Team usa HUD? Claro que usa, todos os times usam, milhares de jogadores usam, é disponível a todos os seres humanos, é permitido, legal, nada fora das regras, e serve demais para uma super evolução, portanto, não estou atacando ninguém (tirando os babacas que me xingaram né kkk) , estou apenas emitindo a minha opinião que sem HUD’s o jogo ficaria mais legal, thats all!

Fico aberto ao debate saudável via comentários, obviamente vou deletar os xingamentos mas se falar contra de forma adulta eu aprovo e debatemos sim, mas tentem usar a lógica né, lógica esta que é o fator mais importante do nosso jogo.

Grande abraço a todos, BTW clique aqui e adquira agora o seu CURSO AVANÇADO DE POKER DO QG AKKARI TEAM NA INAGAME, aprenda a ganhar neste jogo de vez, bora!

André Akkari

 

 

35 comentários sobre “Por que sou contra os HUD’s?

  1. Eu entendo a tua opinião, porém, penso assim: O cara que quer se tornar pro vai grindar 10 telas, por exemplo. Esse cara vai ta jogando contra os recreativos que estão focados em 1 ou 2 telas. Pensando assim, também nao é fair.
    O recreativo tem condiçoes de comprar o HUD, mas o cara que ta grindando ali 20 telas, nao tem condiçoes de acompanhar o ritmo de todas as telas como o recreativo.
    O que tu acha disso?
    abraaaço, mestre!

    • Olá amigo, penso da seguinte forma: Se o profissional que está jogando as 2p telas, não estiver jogando seu “A” game em todas elas. Ele estará rasgando dinheiro, pois não vai tomar as melhores decisões, seja que m for o adversário, um recreativo ou um regular.

      Só reduzir o números de telas.

    • Na mesma linha de raciocínio, o recreativo tem opção de comprar HUD, ao mesmo tempo em que o Pro tem a opção de grindar menos telas.
      Mesmo o recreativo tendo a opção de comprar HUD, por ser apenas recreativo, ele não dará atenção nem dispensará tempo para aprender a usar e tirar todo o proveito dos hUD, caso ele compre. Vejo o uso de HUD quase como um angle shooting. Não é proibido, mas é usado para tirar vantagem em cima dos adversários…

  2. Iradooo o texto. Ótima a iniciativa do debate dentro da comunidade. Cara como jogador eu acho do caramba ter os dados para efeito de estudo, não tenho minha opinião 100% formada, mas acho que sou mais tendencioso a proibição, justamente pelo o “ ecossistema ” do jogo ficar mais saudável.

  3. Eu jogo cashgame microlimits e nao tenho muitas mãos dos oponentes. Uso o hud mais pra ver defeitos no meu jogo, pra rever mãos e melhorar meu jogo.

  4. Bom dia Akkarri, excelente texto. Conheço diversos jogadores que se dizem regulares que utilizam HUDs com pelo menos umas 20 stats, daí vc pergunta qual ele usa e são sempre as mesmas. VP/IP, CBET, Fold pra CBET E 3bet. As demais são apenas ilustrativas kkkk.
    Pra saber essas informações não precisa ser nenhum gênio do poker rsrs basta jogar com atenção, diminuir o número de telas, que vai dar bom.

    Também sou contra a utilização das Huds, acaba perdendo um pouco da essência do game, aquela emoção de passar um blefe gigante do tiver. Pois quem as usa corretamente saberá exatamente a frequência necessária pra determinada jogada ser lucrativa. Mesmo que não passe, ele sabe que a jogada foi boa e a longo prazo ele ganhará dinheiro.

    A respeito do Ghost, o AKKARI TEAM utilizá?

    • lek o hud não muda nada nisso em passar um blefe river, stats não diz tanto quanto pensa sobre rivers, nunca tem info direta para isso em mtt e outra quem sabe o quanto precisa ser lucrativo e passar uma jogada é quem estuda a matematica por trás do jogo, solvers da vida e não o HUD

  5. Concordo! sem hud vai ficar mto mais massa. vai virar um esporte de verdade. A gnt parece robô com esses huds, as decisoes nao sao nossas, sao do huds . isso é tosco.

  6. Compactuo em gênero, nunero e grau.
    Nao digo isso pra ficar mamando o saco de uma estrela do esporte, até porque não suporto este tipo de coisa. Mas digo isso pois sou um recreativo q sente muita dificuldade nas retas de torneios pequenos e médios, mas que se deparam com players que fazem uso desta ferramenta.
    Fica nítido que a vantagem é absurda quando este players usam contra a gente e que acabamos ficando expostos a isso de maneira escancarada.
    Inclusive, por estar inserido em boa parte da comunidade do poker, nas mídias sociais. Tenho visto muitas pessoas vendendo licenças destes HUD ate mesmo de forma pirata.
    Dias atrás, estava eu debatendo maos com alguns amigos num grupo de WhatsApp, e abri o PokerEstrategy pra executar umas contas e poder fornecer material pra galera. Porém, ao mesmo tempo meu lobby do PokerStars estava aberto e apareceu uma msg em minha tela dizendo que eu “seria banido do programa caso continuasse usando esta ferramenta”. Acha justo isso? Kkkkk
    Sinceramente, comentei com o pessoal do grupo e acabamos nos perguntando: “Porque aquela galera pode usar o HM ou outros HUD’s pra nós ler nas mesas e nos não podemos sequer fazer uma cotação tá de mão x contra mao y?”
    Enfim, sou da turma que torce pelo fim deste benefício nos app do esporte.

  7. Boa André. Concordo contigo. Sou um recreativo com certa bagagem, mas sempre achei o HUD descabido, até porque no jogo ao vivo vc não tem todas as estatísticas e informações no ato. Online deve ser igual. Poker raiz! rsss Abs
    Luiz Bombonati

  8. Pingback: Por que sou contra os HUD’s? por André Akkari | PokerPT.com

  9. HUDs deveriam ser disponibilizados para todos pelos sites gratuitamente. É uma ferramenta inevitável no ambiente online MAS do jeito que está sendo usado é uma sacanagem! Não sou ninguém na comunidade mas na minha opinião o site teria obrigatoriamente de sinalizar no avatar do jogador o uso do HUD para que todos na mesa ficassem sabendo. Hoje voce não sabe quem está usando e isso torna o jogo injusto e desleal. Se queremos legalizar o jogo, mostrar que é um esporte justo, etc., não temos como sustentar o uso atual do HUD…..”Como assim? Voce quer dizer que joga numa mesa onde alguns oponentes estão usando ferramentas poderosas de apoio e voce nem sabe quem são? Voce acha isso justo?” E aí? O que os grandes Profissionais do Poker, com seus impressionantes e inacreditáveis stacks responderão ao nobre Deputado que fará a pergunta acima em uma audiência do Congresso Nacional sobre Legalização de Cassinos?

  10. Fala Akkari, não concordo com seu posicionamento sobre os HUDs.
    Após a leitura das suas considerações sobre o assunto, acredito que seu objetivo ao defender a extinção dos HUDs seja deixar o jogo o mais fair possível, contudo isso é impossível, porque o jogo, assim como tudo na vida é desigual.
    Nosso esporte tem a característica surreal de colocar em situação de competição um amador versus o melhor profissional do mundo(no último PSPC amadores que ganharam platinum pass estavam jogando poker com o Simão, só pra ficar em um exemplo mais recente). Isso é mágico, é único. De todo modo, o João Simão por ser profissional de poker, teve vantagens óbvias de habilidade sobre os jogadores recreativos, além disso, ele também têm a possibilidade de obter outras vantagens como: massagistas enquanto joga o torneio(geralmente é pago e não é barato), alimentação da melhor qualidade(cara e também não disponível para todos), discussões em altíssimo nível de spots únicos(todo dia tem um né, que esporte foda o nosso hahaha) com os melhores profissionais. O profissional de poker, se desejar, por meios de ferramentas extras levará ainda mais vantagem sobre os amadores, e dentro da legalidade e ética do jogo isso deve ser visto como algo natural e recorrente. Não acredito que seja saudável inibir o profissional de ser melhor, seja no live por meio das ferramentas disponíveis por meio de capital financeiro(condições de acesso) seja no online por meio dos HUDS. Precisamos urgentemente acabar com essa utopia que o esporte é igual para amadores e profissionais, não foi, não é, e nunca será. O fato de não ser igual, não tira de forma alguma a beleza e a essência competitiva do esporte, só deixa ele mais nítido, mais democrático, de fato mais fair, com acesso a informações e posicionamentos sinceros sobre essa tal igualdade de condições. Necessitamos demais dos amadores/recreativos, sem eles, não tem clube de poker, não tem site de poker, não tem profissional de poker, porque não trata-los da forma mais honesta possível ? Com posicionamentos claros sobre temas espinhosos, como esse de igualdade de condições. Agora fica um dica, se é que me permite, você é um profissional exemplar, um dos embaixadores mais importantes da história do nosso esporte, será que não poderíamos envolver a confederação nesse assunto ? Será que eles não podem agregar opiniões ao debate ? Forte abraço, e GL nas mesas sempre.

    • Caro Guilherme. Legal seu ponto de vista mas não concordo que uma massagem durante o jogo ou uma condição financeira melhor para uma boa alimentação não breaks, ou até mesmo discutir spots com outros profissionais (não em apenas um torneio live, com certeza no longo prazo e com uma grande amostragem isso sim faz diferença e faz parte do estudo do jogo que milhares de pessoas praticam diariamente) sejam fatores diferenciais no jogo live como o uso de HUD`s é no jogo online. Essas coisas que mencionou trazem (não a todos os jogadores – nem todos precisam), conforto e relaxamento, mas é muito ambicioso dizer que isso melhora a capacidade de um jogador e o coloca em vantagem sobre outros. Muitos jogam horas e horas sem nenhuma dessas coisas e se dão muito bem por sinal. Exemplo é esse mesmo que você comentou onde jogadores que ganharam o platinium pass puderam jogar contra o João Simão, mas não se esqueça de que o vencedor do torneio foi um cara desconhecido no cenário, com pouquíssimas premiações na carreira e também ganhador de um platinium pass. Desse modo, não podemos afirmar que as massagens que o Simão fez, ou a alimentação saudável que ele obteve foram fatores decisivos para o resultado final, diferente do uso dos HUD`s no online.

      Abraços

  11. Grande Akkari!!!

    Meu caro, sou novo no mundo do poker, comecei a jogar ano passado e cada vez mais me apaixono pelo esporte. Sou aluno da Inagame e já aproveito o ensejo para agradecer a presteza e qualidade do curso. Fui atleta quando jovem e concordo com vc em gênero, número e grau. Todos esportes possuem tecnologia para evolução, cada vez mais. Mas, na minha insignificante opinião, o uso de HUD´s robotiza o jogo e atrofia o pensamento do jogador, seja ele profissional ou não. “HUD” pra estudo é mto legal, vamos assim dizer, mas confesso que me incomoda bastante seu uso para o jogo. Acho mto inteligente seu pensamento em enxergar lá na frente ao se preocupar com a inclusão dos recreativos e de cada vez mais pessoas no esporte. Para mim, o uso do HUD vai na contramão desse pensamento. O jogo tem que ser igual para todos, prevalecerão os mais habilidosos, os mais estudiosos, os mais capazes. Daqui a pouco existirá um abismo ente aquele que joga profissionalmente(com HUD) e aquele que só quer se divertir, mas que, nos caso deste último, por óbvio, não é otário pra ficar gastando seu dinheiro em algo que já entra com inúmeras desvantagens. Ou seja, perderão o interesse no esporte. Enfim, continuo evoluindo e aprendendo com vc e diversas pessoas incríveis existentes no mundo do poker.

    Só mais uma coisa, qual sua opinião sobre jogadores de um torneio live, com transmissão de cartas reveladas, receberem informações por celular sobre jogadas anteriores de seus oponentes. Mesmo considerando o delay. O que acha sobre isso? Eu não gosto…

  12. Cara, eu acho muito simples! Se quiserem continuar a usar os HUDS então as salas de poker que disponibilizem logo essa ferramenta para todos! SIMPLES!! teríamos igualdade para todos! Resumindo ou se proíbe para todos os se disponibiliza para todos nas salas!! Mas preferia que as salas melhorasse seus softwares!!!!!!!!!!

  13. Parabéns. Vocês sempre coerente e acima de tudo pensando na ética, justiça e o bem do poker. Liga não pra quem não tem educação. Não concordar e discutir é normal, agredir/ofender porque não tem a mesma opinião é ignorância e mostra o desequilíbrio. GL

  14. na minha opiniao, o certo seria o proprio site disponibilizar o HUD , sendo administrado pelo site , assim evitando compra de database ou qualquer catrupe, se tiver pra todo mundo sera justo , a importancia dos huds é muito maior para os micro limites , os caras tao jogando 8 telas mais , isso representa consequentemente mais opçoes de torneios e maiores garantidos, principalmente nos micro limites, quando tirarem os huds, se é que vao tirar , vao quebrar os times , pois esses nao conseguiram grindar a mesma quantidade, ” AH mais ai eles terao o ROI maior por ter mais atençao na tela ao inves de jogar 8 vai jogar 4 com melhor qualidade” , todos vao diminuir as telas, sendo assim todos vao jogar com mais qualidade e atençao , logo nao sera uma grande vantagem, os garantidos vao diminuir, as opçoes de mtt vao diminuir e o pokerstars tera um MICRO stacks igual ao do 888 ou partypoker com poucas opçoes e garantidos baixos virando quase sit gos

    se o site disponibilizar os huds gratuitamente para todos , dando a opçao de um simples clique na tela para escolher se quer ou nao ultilizar seria bom

    vou mais alem , faça igual ao sharcksope, se eu uso hud vc pode receber minhas infos, caso eu nao use vc nao tera minhas infos, logo vc so teria info de quem usa, e se vc nao usar ninguem vai ter suas infos em tempo real, so off para estudos e notes ….

    tirar os huds eu acho agressivo demais , quebra as pernas de muita gente , fica facil vc bater no peito que é contra os huds sendo que vc ja tem uma carreira bem estabelecida , pro outro lado ta cheio de muleque grindando os micro pesado pra ganhar livre pra eles 250 usd por mes,so acho que tem que ter um equilibrio ai

  15. Faço das suas palavras, as minhas! Acho que os HUD’s atrapalham um pouco a magia e a essência do poker! Nada melhor que usar a nossa cabeça como HUD! Talvez por isso, assim como eu, você prefira mais os torneios live…. forte abraço!

  16. Tanto se lutou para considerar o poker como esporte de habilidade, ou da mente como acharem melhor, acredito que para fins de informações durante o jogo o uso de HUD`s vai totalmente na contramão da premissa do jogo. O mesmo jogo é jogado em modalidade live e online, porque uma ter vantagem e a outra não? Assim como em qualquer outro esporte que envolva habilidade, durante o jogo o que conta é justamente o uso dela e nada mais. Se você se considera mais habilidoso do que seu adversário não há porque utilizar algo que facilite suas decisões. Naturalmente por suas habilidades você será vencedor. Apoio totalmente o tema. Parabéns por expor seu ponto de vista e abrir espaço para esse tipo de discussão.

  17. Admirável e apoiada sua posição, acredito que o poker raiz separa os homens das crianças.
    Então pergunto, porque o medo de alguns profissionais?
    A magia do Poker está se perdendo em meio aos softwares.
    Mais uma vez parabéns.

  18. Acho complicado querer banir os HUD’s

    acho que o ponto mais crítico é conseguir que todo mundo não use, pois banir os principais pt4 e hm é ok, porém isso não impede que desenvolvedores criem novas ferramentas e então somente alguns usuários utilizem esses softwares até o PS banir eles e ficar nesse círculo vicioso.

    outro ponto é o prejuízo que isso vai gerar para essas companhias que são donas desses softwares, um prejuízo desnecessário.

    e também existem sim HUD para outros e-sports, em Hearthstone existem hud para rastrear seu deck, para dar dica em arena, no lol existe hud para temporizar tempo de barão por exemplo, no cs existe hud para trackear os outros jogadores também, obiviamente nas competições não são usados esses HUD’s, mas são amplamente utilizados no dia-a-dia, e são ferramentas que ajudam no desenvolvimento assim como os trackers no poker, então essa comparação é meio vaga.

    e hud não tem mágica, se não souber usar não tem utilidade, tem que se dedicar muito nos hud para tirar o maior proveito, banir hud vai prejudicar muito esses jogadores que dedicaram horas e horas tirando o maior proveito do software.

    e além do que jogador recreativo não tem que se preocupar com hud, para ter info no hud tem que ter mãos, se o cara não tem nem 1000 torneios jogados com um reg vai ter mãos suficientes desse cara para tirar vantagem dele?

    e poker é esporte até certo ponto, tem muitas características próximas, principalmente o poker competitivo. Mas poker saudável de recreativo, acho que se afasta muito de esporte e não sei se faz tanto sentido ficar comparando como se fosse um esporte, poker é mais próximo de mercado financeiro do que esporte, sinceramente

  19. Amigo, você não tem o mesmo edge online da mesmo forma que tem live e por isso você está sempre com a mesma conversa da treta. Você sabe que quando joga online todos passam por cima de você e você se sente destruído por eles usarem hud. Jogue micros sem hud, cerca de 600 por mês e prove que é lucrativo, aí você vai trabalhar como nunca trabalhou. O hud é a evolução do jogo, se o recreativo é mau então é mau porque quer. É profissão? Seja profissional! Quer igualdade mas sem hud existirá mais factor de sorte e nisso o pomer deixa de ser encarado como desporto da mente e mais como fortuna ou azar. Nem vale a pena falar mais, já sei que vai ser proibido um dia mas só será na stars.

  20. Akkari, você está fazendo muitas alegações empíricas sem ter qualquer dado para chegar nelas. O boom do pôquer passou, os jovens preferem e-sports, os recs de meia idade provavelmente já perderam dinheiro o suficiente lá atrás. Você não apresentou evidências, apenas uma hipótese, de que a proibição dos HUDs vá trazer sangue novo para o mercado ou fazer com que recs depositem mais dinheiro no longo prazo.

    HUDs são como anotações aprimoradas (que, aliás, é a justificativa que a Blizzard usa para permiti-los no Hearthstone). O risco dessa postura é que no longo prazo os recs percam exatamente o mesmo, os regs ganhem menos (simplesmente porque tiveram que adotar uma postura GTO por mais tempo antes de pegar a anotação manual) e os sites nadem em rake. Essa suposta defesa do recs pode acabar sendo apenas uma defesa do rake. “More rake is better”.

    Vale lembrar também que, não fossem jogadores prestando bastante atenção nos dados de seus oponentes, o bot-ring nos jogos de Omaha no PS talvez jamais fosse descoberto.

  21. Penso que se os HUDs, simplesmente deixassem de reunir informações dos adversários e focassem em entregar as informações exclusivamente do jogador em si, possibilitando que ele jogador pudesse melhorar e evoluir o seu próprio jogo analisando as suas próprias estatísticas, seria bem interessante. Na minha opinião, os HUDs “estragam a festa” ao exibir informações valiosas à cerca de quem quer q esteja na mesa (sem sua devida permissão). Eu iria nessa linha, até para que as empresas desenvolvedores de HUDs (q nem são tantas assim) possam continuar aperfeiçoando os seus produtos, mas mudando um pouco a temática deles. Resumindo: HUD seria 100% para a interpretação e o desenvolvimento do seu próprio jogo, sem levar em consideração os dados dos adversários.
    De q.q. forma se não der pra ser algo parecido com isso, então sou a favor da sua proibição, tbém!
    Abs,

  22. Boa Tarde Aakkari,

    Parabéns pelo post. Realmente o HUD, é o doping do poker, a diferença é gritante em jogo sem HUD e com HUD. Muitos dos recreativos que falo e falei, sempre comentavam: como pode a gente jogar bem em torneios ao vivo, e não conseguir seguir no online. A alguns dias , voltamos a um torneio ao vivo, conversei com as mesmas pessoas, para ver como elas estavam se saindo no online, sem elas saber das mudanças, me responderam que estavam melhorando, estavam entrando mais vezes no ITM, um me disse, até parece que o PS ajeitou a distribuição alheatória das cartas, o jogo esta mais próximo do ao vivo. Depois que falei da proibição, todo mundo entendeu.

    Parabéns ao PS, com certeza vai ter mais clientes, e mais jogadores no site. Parabéns pela iniciativa.

    Obs.: sou recreativo ativo, 2 a 3 torneios por noite, pois durante o dia, eu trabalho.

  23. Larguei o jogo recreativo que fazia no pokerstars e no 888poker… O negócio estava muito chato… Isso não é poker… Pois no poker ao vivo vc não pode ficar usando um robô pra de dar as dicas… Isso na minha opinião não é poker e sim um bingo… Abs.

  24. Jogo só para brincar, mas gasto com isto . Gosto de jogar e tenho condições de gastar algumas dezenas de dólares sem que me atrapalhe. Jogo desde 2011 ou seja já gastei uns bons trocados jogando . Depois de ler o post ate desanimei um pouco de continuar jogando visto que me senti jogando em condições menos privilegiadas que os jogadores que utilizam estes programas. Penso em diminuir ou então a me aprofundar e buscar aprender a usar estes sistemas. Vou reavaliar meu jogo. Serviu para me deixar mais atento e buscar crescer no uso destes aplicativos. Já que gosto de jogar , ganhar de vez em quando tb é bom. Acho que é igual pescaria, pois gosto tanto de pescar que mesmo sem peixe estou la feliz e satisfeito mas com peixe é ainda melhor … o jogo de pôquer é o mesmo … gosto de jogar mesmo perdendo mas se ganhar fica bem melhor.

  25. Fala Akkari, blz!?

    Cara, por incrível que pareça, essa ferramenta foi proibida bem quando eu tava começando a utilizá-las.
    Vi que a parada era séria, quando o PS me mandou um e-mail informativo, dizendo que sabia da utilização do software.

    Por último, hoje dia 24/04 recebi um reembolso de um sit´go, pois o site informou que haviam jogadores na mesa utilizando HUD.

    Então, não tem jeito. Agora só na raça mesmo…

    Abç.

  26. Minha opnião é que o poker online é como a seleção natural quem não estiver apto a adaptação e mudanças ficam pra trás, e como na seleção natural algumas mudanças não vão agradar a todos, mas não importa. Ou seja Huds e tudo o que for necessário para se tirar vantagem ou não ficar para trás, e não importa que o jogo fique só entre regs, vamos descobrir formas de ser muito melhor que os outros regs e sempre um fica pra trás. Um exemplo disso é o acalmado C.Darwin, vc pode colocar esse cara em qualquer field que ele vai massacrar como já faz nos high stacks e por ironia do destino ou não o nick dele é C.Darwin

  27. Na minha opinião vc é contra pq não se adaptou as novas tendências de jogo e coloca a culpa nos HUd’s e usa a desculpa de q a proibição deles aumentaria a frequência de recreativos oq no meu ver nao é real, pois muitos recreativos existem até hj mesmo com os huds em funcionamento.
    Um ponto q concordo é dos regs fracos, que teriam q se adaptar novamente ao jogo e novas tendências…voltamos ao início deste texto!

    Sou reg fraco aprendendo o jogo uso hud não tiro nem o da condução do jogo não devo dingeiro pra ngm, mas nao sou reclamao igual vc xara kkkk e sou contra à proibição de huds.

  28. CONCORDO..CONCORDO..CONCORDO..E ..CONCORDO..antes que venha alguém de mimimi e blábláblá…estaremos TODOS em pé de igualdade..todo mundo tentando volumar SEM HUD! Assim, eu quero ver nego bater no peito e oferecer coach de poker!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.