Você consegue perder e curtir?

Esta é a pergunta de 1 milhão de doláres para quem decide viver de esporte de alta performance!

Calma, vou explicar direitinho o porque…

Estou neste momento em Krakow na Polonia, depois de alguns dias seguidos em Katowice para acompanhar a performance dos meninos da Furia no Major de CSGO.

Esta experiência foi incrível mas ao mesmo tempo que aproveitei demais os momentos assistindo um jogo que eu adoro, com uma galera fantástica, como sempre eu faço, extraí destes momentos coisas para analisar o comportamento de atletas e com isto melhorar e aprimorar até mesmo os meus comportamentos na carreira de jogador profissional de poker.

A derrota dos meninos doeu demais, neles, em mim não doeu quase nada. A saída deles dos estúdios da ESL foi traumática, normal para a situação mas traumática. Ver um grupo de jovens de 20 anos em média com cara de choro e desapontamento ei de confessar que corta um pouco o coração mas por incrível que pareça, e olha que eu não sou de deixar ninguém na mão, para quem levou uma carreira de 13 anos como eu no poker profissional, não chega a dar vontade de rir, mas não afeta em nada, você assisti como um filme e fica só contando os minutos para advinhar que horas eles vão voltar a rir e tirar sarro um do outro novamente.

Provavelmente você que esta lendo este artigo não é jogador profissional de alguma categoria, mas também provavelmente você gostaria de ser, ou pelo menos tem muita curiosidade de quais são as peculiaridades de ser um competidor profissional. Neste minha estrada no poker eu entendi de forma bem abrangente  como a nossa mente funciona, como ela deveria funcionar, e como ela pode nos aniquilar rapidamente da possibilidade de sermos profissionais vencedores.

Tudo é um grande exercício de lógica, como praticamente a maior parte das coisas na vida!

Vamos definir primeiro uma váriável ou uma declaração, podemos chamar assim, importante …

Quem decide jogar profissionalmente qualquer esporte da mente ou e-sport vai mais perder do que ganhar! Como assim Akkari?

Sim, isto é lógico. Quem decidir seguir carreira no poker vai mais perder do que ganhar. Eu não disse dinheiro, eu disse amostragem. Suas experiências vão mais ser frustrantes do que conectadas a gritos de vitória. E quem joga CSGO é a mesma coisa.

No poker talvez seja mais fácil de entender, você joga 8.000 torneios no ano, média de buy in de 10 doláres (pra ficar fácil a conta), você gasta U$80.000,00 , destes você entra ITM X% das vezes, crava mais Y% das vezes e arruma U$200.000,00, ou seja, você saí lucrativo U$120.000,00 dando uma média de U$10.000,00/mês, uma carreira de sucesso! Porém, aquele Y% das vezes que são as cravadas representam Y=2, ou seja, 98% das vezes você perdeu, parabéns.

No CSGO você joga torneios pelo país que você e seu time moram, jogam qualifiers, jogam todos os tipos de competições ao redor do mundo e vão ganhar quantos no ano? 1? 2? 3?, tendo jogado 50? Nenhum time faz mais que isto a não ser de dez em dez anos que aparece algum time que sobe esta média que estava em 7%/8% para 20% no máximo, ou seja, normalmente você vai perder 93% e esporadicamente você vai perder 80%.

Parabéns então, você escolheu uma carreira para o resto da vida, tanto no poker, quanto nos e-sports para se frustrar. Matematicamente não tem como você não ser um frustrado, derrotado, que fica chorando pelos cantos a cada competição que você vai na falsa e matemáticamente desastrosa esperança que você vai ganhar tudo que jogar, e obviamente quando isto não acontece, porque não vai mesmo, você acha que é o pior indíviduo da humanidade, que ela gira em torno da sua derrota e que você é um bosta.

Isto tudo é o que acontece? Sim, na maioria dos casos. Em sua grande maioria jogadores são frustrados. Frustrados porque não tem o preparo mental necessário, o acompanhamento psicológico que os faça entender sobre o que é o esporte. Obviamente uma minoria tem, e estes, são as pessoas mais felizes do mundo.

Então como chegar lá?

Simples, entendendo onde esta de verdade o prazer!

O prazer de ser jogador profissional de poker ou de CSGO ou de LOL, definitivamente não esta em ganhar. Eu não disse que ganhar não dá prazer, mas o maior prazer não é o de vencer e sim o de SER.

Pode fazer o que muitos fazem por lazer e você faz por profissão é algo surreal, pode viajar o mundo, poder compartilhar as experiências com os seus amigos em jantares de terça feira de noite, praticamente toda semana, poder conhecer outros atletas profissionais e enfrenta-los em batalhas de reflexo, lógica, técnica e tática, poder subir no avião de quarta de manhã para ir para Las Vegas ao invés de se enfiar atrás da caixa de um banco para atender uma fila enorme, você realmente acha que tem coisa mais prazerosa que estas? Nada, nada supera isto, porém a mente de perdedores não enxerga isto, e depois que vence a barreira e se qualifica a viver este tipo de vida, acha que tudo aquilo já é normal e que se não ganhar o próximo evento a vida volta a ser uma bosta, um erro fatal.

A performance é sim a dona de tudo isto. Sem perforamce não tem avião, viagens, jantares, compartilhar momentos técnicos com oponentes e prazerosos com amigos na estrada, mas ela é um componente desta fórmula e não o ponto final. Tão importante quanto a performance é o estudo, o treino, o debruçar em cima de uma vídeo aula, ou em cima de review de mapa, nestes momentos de treino você esta sendo também profissional, e vencendo, sem mesmo jogar. Quando você senta a bunda no avião, você esta vencendo, sem mesmo jogar, quando todo mundo esta indo pegar o onibus para trabalhar as 6hs da manhã e você esta indo para Katowice jogar um major, você esta vencendo sem mesmo jogar. Quando somam-se todos estes momentos de “vitórias” e refaz as contas você vai perceber que aí sim, você venceu 80% das amostragens do ano e agora o sentimento total é de sucesso e você entende o porque tanta gente gostaria de estar no seu lugar.

Este texto inteiro eu tirei das minhas próprias experiências, da minha felicidade em poder perdurar 13 anos como jogador profissional de poker com apenas um bracelete, tenho mais de 200 títulos em torneios de poker, grande maioria online mas mais de 30.000 torneios jogados, e poucas coisas na vida me trazem tanto prazer quanto jogar poker. Quero esta matemática para o resto da vida sem problema nenhum.

Eu entendi que o prazer esta no conjunto, no processo e não na vitória. Quando você não vê a estrutura de atleta por este prisma, sua vida é um sofrimento, você cai no começo do dia e sofre, caí na bolha e sofre, cai na bolha da mesa final e sofre, cai em terceiro e sofre, caí em segundo e sofre, e ganha o torneio, comemora, grita, vai jantar e já procura o próximo para sofrer de novo. Não, não é assim que funciona, funciona da forma que eu expliquei ácima.

Portanto, se você quer ser jogador profissional de alguma coisa, pega estas minhas palavras e usa como lema todos os dias, leia este texto novamente de tempos em tempos, porque ele de fato ensina como encarar esta estrada com um prazer extremo!

Grande abraço a todos e bora para o próximo,

E não esqueça de adquirir o seu GAMERSCARD, meu novo patrocinador. Um cartão pré pago que você pode depositar e sacar do PokerStars, controlar suas despesas e fluxo e mais do que isto, ganhar benefícios feitos para gamers de verdade. Visite www.gamerscard.com.br e peça o seu, todas as semanas estão rolando torneios no Boteco para usuários gamerscard, já já, começam os de CSGO e depois vem mais jogos por aí.

André Akkari

4 comentários sobre “Você consegue perder e curtir?

  1. Sábias palavras mestre. Agora falta colocar isso na cabeça dos jogadores e mais do que nunca, pra acrescentar o que você falou, eles treinarem a palavra gratidão. Gratidão por estarem onde estão, é mais do que meio caminho andado.

  2. Na vida, por todos sabemos nosso destino, a maior parte do tempo não se presta atenção nos caminhos e, com isso, deixa-se de ser feliz! Que aproveitemos a estrada com passos firmes, sentindo os ventos, o calor do sol e iluminados pelas estrelas!
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.