Entendendo ou não GTO o que você deve considerar para evoluir no poker?

E aí galera, fazia tempo que eu não escrevia tecnicamente sobre poker aqui no blog.

É dureza a correria, longe de reclamar mas é que é uma missão atrás da outra, uma paulera de projetos e torneios durante o ano que as vezes você fica meio tonteado e acaba esquecendo de coisas super importantes como escrever artigos no blog.

Como nos últimos quatro dias eu estudei muito poker aqui na minha viagem, antes de começar a última reta importante do ano que compõe BSOP Millions e PSC Praga, eu resolvi dividir com vocês parte destes estudos, ou do fundamento por trás destes estudos para que todos possamos evoluir juntos.

Você sabe o que é GTO?

Pois bem, esta sigla é algo que a princípio não tinha nada a ver com o poker ou somente com o poker, é um conceito derivado da matemática que pode ser aplicado em tudo praticamente na vida que envolva decisões. Dificilmente você vai achar relação de GTO com poesia, teatro e etc mas tudo que for mais para o lado de tomadas de decisões em busca de resultados ótimos, ou melhores dos que o apresentado, a matemática pode ajudar demais.

Cada vez mais o mundo é da matemática, não aquela matemática simplória que aprendemos na escola, ela sim é a base, mas de uma matemática mais requintada, mais casada com a vertente da estatística e da análise de passado matemático para se chegar no futuro promissor.

A sigla GTO significa Game Theory Optimal, em um resumo para facilitar o entendimento são porções de conhecimentos matemáticos que levam você a tomar a melhor decisão independente das tendências dos movimentos dos seus oponentes. É uma tomada de decisão perto da situação perfeita, ou perfeita que faça com que nenhuma decisão do seu oponente possa resultar em algo lucrativo para ele.

Quando se coloca exemplos de GTO em situações como jogo de par ou ímpar, fica fácil entender, mas quando se leva para um jogo tão complexo quanto o Texas Holdem No Limit as decisões são complexas e quase nunca se chegar a otimizar 100% as estratégias, entretanto, jogando poker online principalmente onde cada clique de mouse se conecta a um gráfico criado de milhares e milhares de situações, buscar decisões matematicamente corretas pode fazer toda diferença para o seu sucesso.

O avanço destes conhecimentos matemáticos no poker resultaram em softwares que demonstram comprovadamente inúmeras situações que quando inputadas, estes softwares te mostram inquestionavelmente qual a melhor decisão. Coloque variáveis como quantos big blinds você tem, qual a posição que você se encontra e os stacks dos seus oponentes e softwares te dirão qual é a ação que se você tomar você nunca será explorado pelos seus oponentes, sendo assim, ela sempre será lucrativa.

O poker mudou demais da época que eu grindava online, período entre 2005 e 2014, mesmo no final deste período conceitos matemáticos como estes já era muito explorados nas mesas mas não com a exatidão e ferramental que hoje se apresenta. Entretanto, alguns conceitos muito mais simples de se entender e complexos de se aplicar continuam valendo e isto ainda gera uma grande oportunidade aos jogadores de poker ao vivo. Nas mesas ao vivo não se faz os mesmos volumes do que nas mesas online e assim, muitas vezes, jogadores matematicamente perfeitos continuam sofrendo mais pressão em cima de verem suas decisões sendo recompensadas onde o ambiente é diferente daquele que ele esta acostumado. Obviamente jogadores do alto escalão não sofrem pressão nenhuma e consegue uma adaptação perfeita entre os movimentos matemáticos do jogo e as variáveis apresentadas no live, e não estou falando de jogadores como Fedor Holz somente não, jogadores menos conhecidos que ele mas competentes ao extremo, incluindo brasileiros como Rafa GM Walter, Krema, João Simão, entre outros que não preciso citar os nomes, consegue uma grande adaptação destes dois mundos.

No meu caso a adaptação é mais complexa, ela é inversa, sempre fui muito jogador, instinto de jogador e estudioso da parte técnica do poker mas nunca fui disciplinado matematicamente, sempre cometi muitos erros matemáticos. Para o meu bem, acabei me afastando do volume online o que facilita não sofrer com estes erros e acabo tirando vantagem do live entretanto em 2015, e só em 2015 eu percebi que a festa havia acabado. Online era impossível se não evoluísse mas como que não queria mais grindar tanto não era um problema, apenas esporádico, mas o problema havia invadido o live também, neste momento era estudar e se adaptar ou morrer para o jogo.

E eu venho fazendo a minha lição de casa. Ao vivo este ano arrebentei e consegui premiações altas, e senti na pele que se eu continuasse errando em decisões matemáticas eu não teria este sucesso, por outro lado, sabia que muito caminho ainda estava por ser percorrido e continuo fazendo.

Mas algumas coisas eu posso dividir com vocês, e sei que o jogo de vocês pode evoluir muito com dicas simples, na verdade, grandes traduções de complexos ensinamentos.

Exemplo:

Você que joga poker online ainda no começo da carreira ou o principal, você que só joga poker ao vivo, sabe o que é ou se preocupa com o conceito de ser um jogador balanceado?

Difícil entende o que isto significa né? entretanto, pode ser simplificado.

Lembre da última vez que você jogou poker! Voc6e consegue falar quantas vezes você blefou neste torneio? Se sim, ótimo, mas não blefa né, eu acho que você não lembra, se lembra, show! Agora outra pergunta, você consegue lembrar quantas vezes você jogou por valor? Ou seja, quantas mãos de valor de fato você veio e quantas delas você acertou flops, turns e rivers? Não digo mãos de valor somente AA, KK, mãos muitas vezes como 78s que você hitou e jogou todas as streets por valor?

Pois bem, ser um jogador balanceado, significa que estes dois números deveriam estar equilibrados. Serem parecidos. Caso contrário você fica explorável! Ou seja, caso contrário, jogadores técnicos irão achar uma brecha no seu jogo e tirar vantagem disto em um determinado momento dependendo pra qual lado seus números estão pendendo.
Se você sobe 2.5x do UTG somente AA, KK, AK, QQ, JJ e nunca sobe 45s, 67s e etc, você não cria um equilíbrio nesta situação, sendo assim, você é explorável, portanto, jogadores técnicos irão tirar vantagem disto e levar seu gráfico ao prejuízo, ou pelo menos perder mais do que perdia antes.

Para quem não joga poker profissional, ou não imprime o mínimo volume talvez não entenda nada do que estou falando, o cara pensa “Akkari, foda-se, se bater as minhas eu ganho, se não bater eu blefo, e se não passar dane-se! Este é o jogo!”, não não é!

Se você não faz volume, claro, dane-se, mas dane-se tudo na real, inclusive se bate as suas ou não, porque você não se expõe para o jogo de uma forma a buscar a mínima chance de ganhar, mas se você quer olhar o poker de uma forma legal, seja por profissionalismo ou hobby lucrativo, entenda que este tipo de conceito é FUNDAMENTAL para o seu sucesso.

Aos poucos vou voltar a escrever mais para vocês aqui no blog, espero que vocês gostem,

Grande abraço a todos,

André Akkari

3 comentários sobre “Entendendo ou não GTO o que você deve considerar para evoluir no poker?

  1. Grande mestre!!!
    Leio tds as matérias do seu blog e confesso que quando o conteúdo abrange a área técnica, eu curto bastt, pois vc manja do assunto.
    Contimue sendo esse cara espetacular toda a sua vida.
    Gl Gordãoooooo

  2. Mestre demais! Devo muito minha evolução no jogo à você! O que você faz pelo nosso esporte e pelos que estão iniciando é fora de série!

  3. Legal vc falar sobre balanceamento de range, mas penso que isso sirva muito mais para o Poker Online, onde caso vc esteja desbalanceado, o software do vilão vai te denunciar e vc estará nu na frente de todos… Já no poker live, haverá poucos vilões com quem se preocupar, os melhores. Com todos os outros, vc pode ter vantagem jogando desbalanceado pois não haverá amostragem suficiente para ser explorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s