O Poker por lazer é um tesão, hoje o cara chorou!

E aí amigos e amigas, tudo beleza com vocês?

Chegou ao fim minha viagem de Praga, estou aqui no hotel agora a poucas horas de partir para o aeroporto rumo ao nosso Brasilzão! A saudades da minha familia é o único problema da minha carreira, o resto a coisa anda maravilhosamente.

A minha campanha aqui no EPT de Praga não combinou com o meu ano de 2015, acabei indo para o dia 2 do Main Event mas ali faltando 70 jogadores para o ITM fui eliminado. Joguei o High Roller e também não consegui andar bem, tomei algumas paradas meio bizarras mas nada que mereça mimimi nenhum, sem choro, acontece.

Agora é esperar o final do ano, ver se vai se confirmar minha liderança na corrida do Player of The Year do Brasil no Global Poker Index, e me preparar totalmente para o ano de 2016. Estou com sangue no olho demais, louco para que já comece o próximo. Tenho alguns dias de descanso até o dia 4 de janeiro, dias que irei curtir minha familia e jogar apenas de domingo online e logo no dia 5 embarco para Bahamas para participar do PCA.

Até o final do ano farei um post falando apenas do meu ano de 2015, o que melhorei no meu jogo, o que falta melhorar e como vou me preparar para 2016. Fechei alguns bons coachings com gringos que irão me alavancar intelectualmente para este jogo que tanto amo. Fora isto, meu esforço em educar será também pleno para 2016. O QG é um dos maiores prazeres que eu tenho na vida, e não sei se você já viu o post dos resultados gerais dos alunos, se não viu procura aqui no blog, mas poucas coisas são tão prazerosas como esta.

Aqui em Malta vim com meu grande amigo Enio Bozzano, que não é jogador profissional mas joga muito bem, ele teve um resultado histórico, pegou 15th no Main Event, embolsou E45.000,00 e saiu feliz da vida. Fizemos um coaching dos mais intensivos que já fiz com um aluno, peguei pesado demais com ele, minuto a minuto, e depois de tudo isto ver o resultado e alegria dele a cada momento confesso que é de me fazer chorar de alegria. Eu passei um dia hoje dos mais alegres do meu ano e não era quem estava lá. Confesso também de ver a frustração dele ao cair e principalmente a jogar errado a mão da queda me faz também eu me sentir mal, entretanto, depois de meia hora o sorriso já voltou para o rosto e ele era só alegria.

Derivado desta retal final dele, resolvi escrever este blog sobre os prazeres de se jogar poker apenas por diversão, hobby, entretenimento, sem o comprometimento profissional.

Esta é uma das primeiras questões que aparecem no curso mensal do QG, fazemos uma apresentação de cada aluno e eles falam sobre as suas expectativas com o poker, e sempre sai  mesmo resultado, 50% querendo ser profissional, 50% querendo melhorar o nível técnico para dar mais trabalho mas não almeja o profissionalismo.

Que tesão que é jogar poker por diversão galera!

A alegria do cara Bozz hoje foi algo que vocês não acreditam, quando restavam 19 jogadores e deu o break de 20 minutos, nós combinamos que ele viria para o quarto do hotel correndo, pois eu fiquei plugado 100% na transmissão da TV pegando todas as possíveis informações e usar contra os oponentes depois. Marcamos tudo em folhas de papel, fizemos o mapa completo das mesas, pesquisamos no google cada um dos jogadores restantes, pegamos históricos de mãos que eles jogaram durante as carreiras, detectamos quais os melhores blinds para roubar, quem estava tendo um ano bom, quem estaria pressionado pelos “pay jumps”, tudo, tudo tudo, foi incrível e neste momento que restavam 19 jogadores, ele entrou no quarto, eu comecei a gritar com ele de alegria e ele simplesmente começou a chorar.

Chorou de verdade, eu no começo me preocupei mas longo senti que era um choro de alegria, um choro de atleta de Olimpíada que tem o prazer de viver aquele momento único na vida e aí eu coloquei mais pilha ainda. A adrenalina, a pressão, o coração batendo fora quase fora do corpo, é algo que somente vivendo você consegue entender. Para quem joga poker por lazer este talvez seja o maior presente que o poker vai lhe oferecer. Em que outro esporte você vai encontrar tanta democracia assim de te colocar em um cenário de alta performance destes mesmo não sendo pró e viver momentos como este, chorar de adrenalina?

Eu apertei a cara dele em um determinado momento e comecei a falar alto, “Presta atenção mano, não pensa em nada, onde você esta, qual o cenário, o título, a torcida, nada, você só tem que pensar em uma coisa, a próxima mão, tudo sobre a próxima mão, jogadores, posições, jogadores olhando suas cartas, a forma com eles reagem, o olho deles para onde vai, quanto tempo eles demoram para pegar nas fichas, se eles olham para o bb antes de receber carta, quantos blinds cada um tem, tudo sobre a próxima mão, de resto nada importa, você entendeu? prestou atenção porra?” e neste momento eu via uma mistura de busca por foco total com uma alegria impressionante, o homem estava com cara de realização máxima.

O segredo máximo do poker é foco, não pode errar no poker, para isto você tem que estar em um status que mistura FOCO TOTAL com PROATIVIDADE (Pegada) mas sem stress, sem nervosismo, alguns mecanismos no seu cérebro são acionados em momentos de nervosismo máximo que impedem o funcionamento pelo da área que cuida da razão, lógica, se acionar sistemas de stress máximo a chance de você errar aumentam demais, por outro lado se não estiverem pilhados o suficiente para não ativar toda a região da lógica e inteligência absoluta você também não consegue aproveitamento mental máximo. Ele caiu por excesso de stress e perda de foco, errou porque perdeu a concentração, o que é completamente normal não somente em amadores como em profissionais, mas a experiência de viver tudo isto é única.

Se você nunca jogou poker ao vivo e lhe convidarem para ir jogar um torneio de R$25,00 no clube da sua cidade com 50 pessoas, se começar a se aproximar a mesa final, pode confiar em mim, você vai ter um sentimento que você desconhece, uma alegria misturada a tensão e preocupação de não errar junto com a expectativa que venha uma mão de valor que acaba sendo uma fórmula de puro prazer absoluto.

Entretanto, existe um fator que impulsiona demais esta alegria e este prazer, a parte técnica do jogo! O jogo por si só jogando bem ou mal é emocionante demais, mas quando você tem discussões técnicas, um coaching te ajudando, um grupo torcendo mas opinando e discutindo sobre as situações do jogo, esta tensão se transforma em algo como um jogador entrando em campo na final do Brasileirão de futebol, eu acho né pois nunca estive lá mas conheço quem esteve e eles atestam isto que estou falando.

Portanto, se você joga poker por lazer, porra que tesão, você é um felizardo! Não precisa ganhar, mesmo querendo muito, não tem compromisso com fazer tudo certo mesmo querendo fazer, mas não se esqueça, se você se dedicar a discutir tecnicamente o jogo você vai ver como sua alegria vai ser ainda mais impulsionada e a adrenalina vai explodir.

No poker a parte técnica não garante resultado nenhum no curto prazo mas ela garante momentos de mais intensidade no curtíssimo prazo!

Este post é para parabenizar você que joga poker por diversão e 0% reclamando do profissionalismo, vivo a vida dos meus sonhos, mas aproveite ao máximo, viaje para jogar poker, leve sua esposa e familia, ou seu marido e familia, curta o torneio a cada momento, aproveite o acúmulo de fichas, empilhe-as e fique orgulhoso a cada pote, é du caralho demais você puxar um potasso. Por outro lado, estude, se dedique um pouquinho que você vai ser ainda mais recompensado.

Voltando daqui amanhã dia 16 de dezembro já embarco para o QG no dia 18 para mais um curso mensal, vai bombar novamente, e eu vou me deliciar de novo com várias histórias como estas que detalhei aqui para vocês do meu amigo Bozz que esta tendo aqui na cama do lado o sono dos justos, o homem tá dormindo com o sorriso no rosto mesmo, não é du caralho isto?

Abração pessoal,

André Akkari
Team PokerStars Pro

10 comentários sobre “O Poker por lazer é um tesão, hoje o cara chorou!

  1. Andre,
    Adorei o post e me identifico 100%. Fiz o seu curso em Agosto de 2013 e desde então, tenho curtido jogar poker live em Vegas sempre que tenho uma oportunidade (estou morando em Houston desde final de 2013). Realmente a adrenalina é indescritivel qdo chegamos à uma mesa final…grande abraço e parabéns pelo ano!

  2. Fala akkari! O que você acha que é o mais importante para se tornar um jogador de poker profissional? Não tenho nem 18 anos ainda e esse é o meu maior sonho, somente de jogar home games e uma vez ou outra ir em clubes de poker, além de estudar a parte técnica e de videos que vejo dos maiores torneios do mundo. Já sou lucrativo, mesmo sendo menor de idade e o que você recomenda para mim, e para conseguir realizar meu sonho e ser realmente um bom jogador de poker profissional?

  3. Muito obrigado meu grande amigo André!
    Realmente foi sensacional e é difícil descrever com palavras. Só tenho a te agradecer, assim como todos que enviaram mensagens e vamos para a próxima! Abraçao e bom retorno para nós!

  4. Parabens Bozzano.Eu tinha prazer de ficar na madrugada com voce Bozzano no Skype torcendo retas finais no Pokerstars muitos anos atras.Voce jogou muito naquela epoca ambos Live e no Pokerstars.
    Poker era sua vida depois veio outros opportunidades e o foco pelo Poker dininui,espero que com este grande resultado voce volta estudar e jogar de novo Enio que voce sempre era um dos jogadores importantes nos felts brasileiros e especialmente no scenario Brasileiro de Poker.
    Um abraço Enio e Parabens de novo meu amigo.

  5. Ao ler o post da para perceber o quanto vc, Akkari, se importa em elevar a cena do poker no Brasil. Ajudando outros jogadores, poderia ficar curtindo o hotel, mas preferiu estudar os adversários de um parceiro do poker. Parabéns pela iniciativa e que 2016 seja ainda melhor que 2015. Vc merece.

Deixe um comentário

