Mudanças no PokerStars – Parte 1

E aí galera, como vocês estão?

Continuo no meio dos meus cinco dias de férias românticas com a esposa. Estamos em Roma e poucas viagens que eu já fiz foram melhores do que esta. Roma é uma cidade incrível principalmente para você e sua esposa ou seu marido investirem um tempo sozinhos. Este tipo de viagem renova o relacionamento e depois de tantas viagens sozinhos nos últimos 5 anos eu de fato estava precisando de um tempo com a mulher que escolhi para viver para tomar um vinho, comer um macarrão, dar risadas e conhecer lugares fantásticos. Estamos muito felizes neste momento!

Resolvi dar um break hoje pela manhã para escrever este artigo já que o PokerStars nos últimos dias anunciou mudanças em algumas áreas que atingiram diretamente os jogadores e a forma com que formamos nossa percepção do jogo online, e sendo assim, como muitas pessoas me enviaram mensagens tanto no Facebook quanto no twitter, resolvi quebrar um pouco os passeios da manhã e dividir com vocês o que me informei até agora e como vejo este cenário.

Outra coisa que me faz querer compartilhar meus pensamentos neste assunto no momento é quantidade de imbecilidade que vejo pessoas falarem, na real, nem tanto no Brasil, principalmente em forums de poker internacionais onde passei boas horas lendo tudo, mas também brasileiros que para variar tem preguiça de ler, se informar de forma plena, começam a soltar palavras em redes sociais sem nenhuma noção do que estão falando. Inclusive, estando aqui em Roma e vendo cenários como o Coliseo me faz criar uma relação que as mesmas atrocidades, não físicas, mas ideológicas que aconteciam por aqui em outros tempos, acontecem hoje em redes sociais. É impressionante a quantidade de pessoas do mal, racistas, ignorantes, se juntam em lugares como o Facebook para simplesmente fazer o mal para outros seres humanos. A pouco tempo vi uma quantidade de xingamentos para uma atriz brasileira negra que me deu vergonha da raça humana, coisa deplorável.

Mas vamos ao que interessa! Para quem não sabe o PokerStars anunciou através de release mudanças de duas categorias básicas, a primeira sobre o uso de HUD’s, para quem não sabe, HUD’s são aqueles softwares como o Poker Tracker e Holdem Manager que condensam informações numéricas sobre os jogos que acontecem online e as expõe para uma melhor tomada de decisão do seu proprietário. Já falo mais deles lá na frente. E a outra mudança significativa é sobre o plano de recompensas de rake back para os jogadores, o sistema VIP.

Antes de mais nada, algumas poucas pessoas acabaram misturando estas duas coisas, uma não tem nada a ver com a outra. São duas áreas, uso de HUD’s e VIP completamente diferentes, eles podem tomar decisões isoladas em qualquer área que uma não afetaria a outra em momento nenhum. Entretanto, para criticar uma preguiçosos que não querem nem saber de ler ou se informar acabam misturando tudo e que se dane. Em nenhum momento o próprio PokerStars misturou nada, apenas soltou dentro de um mesmo release onde ele acaba aglutinando assuntos de melhorias macros para o futuro do jogo.

A questão macro primeiro antes de discutirmos os detalhes. O PokerStars acredita que sejam necessárias mudanças na forma com que as pessoas jogam poker online para beneficiar ou pelo menos equiparar a quantidade de ferramentas entre amadores e profissionais. HUD’s geram na opinião deles uma vantagem abusiva para profissionais diante das dezenas de milhões de amadores que praticam o esporte na internet e sendo assim decidiram cortar acessos destes softwares parcial, sem ainda soltarem oficialmente quais seriam estes cortes. E segundo, planos de alta recompensa para jogadores high stakes segundo a empresa acabam por gerar benefícios para estes jogadores que não somente o jogo em si, eles jogam por rake back diante de um plano de recompensa e não pela natureza do jogo como  um todo. Estas em linhas gerais são os pontos macros desta discussão.

Quero deixar bem claro o porque coloquei no título deste artigo PARTE 1. Eu não tinha ideia destas mudanças, assim como vi outros jogadores patrocinados também surpresos com estas mudanças. São mudanças corporativas estratégicas, nem acho que eu deveria ser avisado já que não sou parte da companhia e sim jogador patrocinado, entretanto, enviei um e-mail ontem para a diretoria com alguns questionamentos que acho justo diante da estratégia como jogador para saber qual o posicionamento sobre algumas linhas. Mas mesmo assim, me sinto confortável para falar de parte destas mudanças e a outra parte vou falar depois de obter as respostas.

Primeiro vamos falar dos HUD’s. Não uso HUD, não jogo com Holdem Manager ou Poker Tracker e para as centenas e centenas de pessoas que já foram no QG e me assistiram jogando comprovaram isto. Não acho nada de desleal em usa-los, que isto fique bem claro, acho que se é uma ferramenta permitida e pessoas gostam, se sentem bem usando, tem mesmo é que usa-la. Portanto, não acho que quem use esteja cometendo nenhum tipo de risco ético ao jogo. Segundo, não uso porque nunca me adaptei em usar e não por preguiça, quando tentei durante alguns dias usar senti que aquilo estava me tirando o foco do que eu mais tinha habilidade nas mesas, leituras, comportamentos daqueles exatos momentos, eu ficava muito preocupado em olhar números e coeficientes e acaba relutando em tomar decisões que antes eu tomaria em prol de números que não amparavam aquelas decisões. Acho que isto é culpa minha e não do software, eu que deveria ter habilidade para inspirar aqueles números e fazer com apenas me ajudassem e não me prejudicassem. Por outro lado, dentro do próprio Akkari Team muitas pessoas já usavam, Headão, Ivan Martins, e agora a pouco tempo atrás o Padilha também começou a usar. Nunca fui contra mas também nunca fui a favor, e mais ainda nunca julguei o uso de maneira alguma.

Partindo do princípio que já emiti minha opinião sobre a ética do uso, e mesmo o PokerStars nunca falou em ética, como alguns em redes sociais querem se transformar em vítimas sem sentido. Agora o ponto de discussão é o seguinte, HUD’s ajudam o crescimento do jogo ou prejudicam?

Para mim PREJUDICAM e não é pouco. Prejudicam amadores e profissionais. Não acho que seja discurso de gaveta falar que o poker é sobre interação humana, é SIM, é sobre isto que é o nosso esporte. O não uso de softwares de apoio cria um ambiente muito mais amigável ao amador, não os afasta e não os afastando beneficia os profissionais no longo prazo. Vi profissionais dizendo de tudo, por exemplo dizendo que os HUD’s são abertos a todos, então se não usa é porque tem preguiça, é óbvio que ele esta equivocado, as pessoas querem aprender e se divertir jogando poker, principalmente amadores, aprendes Holdem Manager é um tipo de convite que as pessoas não querem, não é por isto que elas estão lá. Isto não tem nada a ver com preguiça. Acho sim o jogo de poker mais saudável e distribuidor das mesmas armas SEM HUD’s. O jogo pelo jogo. E se jogar sem HUD lhe tira vantagem, eu entendo a sua indignação mas o poker não tem na sua natureza nenhuma ferramenta de apoio que fique acumulando dados para lhe facilitar o trabalho. Será que não é você o preguiçoso? É quando ouve deste jeito pode soar mal certo? Então cuidado para não rotular os outros.

Jogue muitas telas, faça notes, foque 100% e diante da técnica apurada que você tem porque estudou muito, a mesma que você apresenta nas mesas ao vivo, tome suas decisões melhores do que as dos seus oponentes e seu resultado no médio e longo prazo irá aparecer com certeza. Sempre achei HUD’s uma forma que o ser humano tem de criar atalhos para coisas mais complicadas, de novo, sem ferir a ética de nada, mas atalhos, Tanto é que nos cursos uma das perguntas mais levantadas é “Akkari e o Holdem Manager? Ajuda mesmo? ” dá para ver na cara das pessoas que elas querem algo que soe como mágica.

Por outro lado não tiro em nada o louvor aos caras que usam os softwares com maestria, dá um trabalho desgraçado e não acho nada preguiçoso não. Vejo discussões gigantes diante das informações dos HUD’s e acho até bacana o debate, mas se fosse minha a decisão eu eliminaria por completo, o que acho que não é o que vai acontecer. Poker para mim é sim uma relação entre duas mentes, sem apoio, sem estatística extra a não ser as que estas duas mentes elaborarem e armazenarem.

É claro que emitindo minha opinião vários grinders virão me xingar, ou me chamar de tiozão, não me importo, emito minha opinião sem preocupação nenhuma e sou homem o suficiente para muda-la quando vejo que estou equivocado, portanto, estou sempre aberto as discussão saudáveis. Só não venha com xingamentos ou preguiças intelectuais que aí não troco idéia mesmo.

Ainda não sei qual o posicionamento do Stars quando aos HUD’s mas espero que eliminem o uso ou diminuam demais as possíveis funcionalidades que eles possam oferecer. Neste ponto concordo 100% com a decisão tomada pelo PokerStars e acho que isto só ajuda inclusive o profissional, talvez os menos experientes não vão conseguir enxergar isto, mas no longo prazo estão sendo salvos por decisões como esta, tudo o que afasta o amador prejudica o profissional, fato!  Isto sem contar o mais engraçado de tudo. Vozes em alto volume nas redes sociais defendendo o uso de HUD’s como se fossem as salvações das suas vidas e quando você vai ver o cara tem o pior gráfico da história dos regs. Amigo, é melhor você pedir para bani-los, porque alguém com HUD ou sem HUD esta jantando a sua alma neste esporte. Eu enquanto grindei pesado online até antes da  WSOP de 2014 tenho meu gráfico muito bem feito, bem desenhado, sem HUD, e olha que não tive em todos estes anos 20% do volume que a garotada de 22 a 27 anos consegue. Isto porque a idade faz diferença mesmo, por mais que me doa falar isto, comecei minha carreira no poker com 31 anos, foda né! kkkk! mas mesmo assim fiz e venho fazendo meu papel.

Agora vamos ao outro assunto, VIP!

Foi nesta área que mandei minhas perguntas para a diretoria do PokerStars antes de escrever mais aqui no blog, quero pegar todas as informações antes de emitir uma opinião tão incisiva como fiz sobre os HUD’s mas posso falar sobre minhas primeiras ideias a respeito das mudanças.

Primeiro, acho que o plano de VIP do PokerStars, que significa para os leigos o mesmo processo de relacionamento entre uma companhia aérea e seu cliente nos planos de milhagem. Uma forma de devolver para o jogador parte do rake (comissão) que o site cobra em recompensa a sua fidelidade, voltando, acho que foi sempre top demais, o PokerStars caprichou demais nisto. Inclusive gerando benefícios e atendendo a nós clientes como nenhuma outra empresa, o suporte do PokerStars para mim é o melhor de todas as empresas que eu me relaciono, e não tem nem 1% de benefício por ser Team Pro, falo pelo mesmo canal de todos, suporte@pokerstars.com e me tratam como a todos, super bem.

Como nos planos de milhagem quanto mais você usa o serviço mais recompensas você ganha, me parece que tirar benefícios dos SuperNova Elites possa ser um erro estratégico. São clientes fiéis e assíduos do site, continua sendo uma decisão coorporativa, marketeira, mas acho que não é bacana. Por outro lado, o plano é gerar mais benefícios para os Chorme Stars, que são a grande base do universo de jogadores, isto eu acho fantástico, quanto mais benefícios para novos jogadores e mais novos jogadores ingressarem no esporte melhor para todos, inclusive para os profissionais. Mas não me parece justificativa boa para eliminar benefícios ou reduzi-los para os melhores clientes. São muito poucos SNE no mundo, mas os Supernovas também acabaram sofrendo reduções, não sinto isto como algo positivo, respeito é claro a decisão mas gerar benefícios para quem mais gera rake era algo que me parecia muito bom. Não pararam de o gerar mas o reduziram e não fico feliz obviamente.
Para você que esta começando você só tem a comemorar!

Um ponto que achei maravilhoso é a troca de tudo, FPP, VIP, Milestone e etc por Stars Coin, eu achava tudo muito complicado, condensar tudo em uma “moeda” só é muito melhor para o entendimento de todos. Se eu que sou profissional já achava tudo meio confuso imagina alguém que esta entrando para o jogo agora, então foi uma boa decisão.

Um outro item que foi a minha maior pergunta para a diretoria e vou compartilhar com vocês aqui no blog na semana que vem é sobre a quantidade de profissionais que se esforçaram em 2015 feito loucos para conseguirem subir seu status para Supernova Elite em 2016, agora serem surpreendidos com esta notícia, isto para mim é relevante demais. Eles vinham se dedicando para ganharem recompensas maiores e no entanto, acabaram sendo surpreendidos. Não digo quanto a capacidade de se fazer ou não mas sim pelo lado humano da coisa. Alterar seu plano de fidelidade sinto que é direito da empresa entretanto, apresentar um formato, centenas de pessoas se dedicarem a ele e depois você nas vésperas da virada do ano altera-lo não me parece o melhor caminho, vou aguardar a resposta do pessoal pois as vezes comi alguma bola neste entendimento.

Mesmo achando que a empresa tem o direito de tomar as decisões estratégicas que lhe convier, acho que nasce um dilema forte depois destas decisões das recompensas. A partir do momento em que jogadores profissionais operando nas mesas de cash 5/10, 10/20 ou maiores, não tiverem mais recompensas volumosas, eles poderão tomar dois tipos de caminho. 1 – Parar de jogar, o que acho muito pouco provável 2 – Descer seus limites, o que tenho certeza que vai acabar acontecendo, e sendo assim, o nível técnico dos jogos menores vai crescer, ficar mais difícil, e aí você acaba colocando mais complicação para os que estão começando. Esta reação em cadeia acontece até lá embaixo, no 1/2, 0,50/1 e por aí vai. Tenho medo que isto seja um tiro no pé, ou seja, você toma uma série de decisões para facilitar a vida dos amadores mas acaba jogando mais tubarões para enfrenta-los em limites menores. Não sei e acho que nem vão compartilhar comigo a natureza da decisão mas acho que o que narrei acima é o que vai acabar acontecendo.

Quanto aos benefícios para jogadores de MTT não vi mudança nenhuma, as mudanças foram na alçada dos status de VIP como Chrome, Supernova e SNE, portanto se caso eu fique sabendo de alguma alteração específica para MTT trago aqui para vocês mas não é só porque não jogo cash que vou me reservar o direito de não opinar na sua política de rakes, sendo jogador profissional me reservo o direito de sim opinar e tentar entender o modelo adotado para cada tipo de jogo. Entretanto, entender e estudar o assunto é importante, vi muita gente principalmente no Brasil indo para o twitter e falando um monte de groselha sem nem mesmo ler os comunicados. Ou simplesmente querendo gerar aquele sentimento catastrófico de vítimas e coisas que o ser humano usa para justificar qualquer mudança ou derrota, já estou nestes 10 anos de poker bem acostumado com estes posicionamentos.

Não tenho o mínimo problema em questionar o PokerStars quando julgar necessário, como alguns poucos acham, primeiro porque sempre fui atendido pela empresa com a maior atenção e simpatia do mundo, segundo porque realmente acredito que eles sempre façam o melhor para o médio e longo prazo do nosso esporte, mas também tenho certeza que como uma empresa, procuram a melhor forma de posicionar sua empresa no mercado e faturar. Entretanto, obviamente em alguns momentos eles agem como corporação, e se for no direito deles, é claro que eu não posso influenciar, mas posso concordar ou discordar. Sempre tive liberdade para isto e a exerci.

Confio e sempre confiei demais na forma com que o PokerStars tomou suas decisões, sempre foram muito sábias e mercadológicamente inteligentes, inclusive depois que Amaya assumiu, sinto que a linha continua a mesma, pelo menos na minha percepção a proteção do esporte em si, do crescimento do mercado e número de jogadores e do relacionamento com o cliente sempre foram pontos altos das duas administrações, espero que eles tenham acertado novamente.
Do lado do profissional, precisamos abrir nossas cabeças sem deixar de discutir nossos direitos, o PokerStars sempre foi muito aberto a todas as discussões, inclusive levando profissionais para reuniões em suas sedes, promovendo encontros nos grandes eventos para melhorias do software e etc, e acabaram com isto chegando a melhor plataforma do mundo para se jogar poker online e tenho muito orgulho de representar esta marca pelo mundo. Acho também alguns profissionais por terem a cabeça fechada no jogo, o que não é ruim, não enxergam as vezes benefícios de campanhas com Neymar, CR7, estes sim são os maiores investimentos que empresas como o PokerStars podem fazer em nosso benefício, trazer esta avalanche de novos jogadores para melhorar as premiações, aumentar o número de jogadores e etc.

Que fique bem claro que os dois assuntos, HUD e VIP, não se misturam, nunca foram jogados como misturados, e que eu André Akkari emiti minha opinião como jogador de poker profissional sobre os dois. Você pode concordar ou discordar, a área de comentário aqui e no Facebook esta aberta para justamente debatermos, discutirmos mas não pense que porque você é grinder e usa o HUD vai ter o direito de me ofender e solicitar discussões saudáveis no futuro, com você que é mal educado não discuto, mas com todos os outros estou super aberto a conversa e debatermos para juntos analisarmos o futuro do nosso esporte. De uma coisa você pode ter certeza, não construí minha reputação ficando em cima do muro, e sim, tendo opiniões fortes de assuntos pertinentes, concorde você ou não.

Quanto a estes questionamentos que citei acima enviei minhas perguntas e assim que eu tiver respostas eu compartilho com vocês aqui no blog, acho que desta forma vamos formando nosso esporte da melhor maneira possível. O poker esta explodindo, não somente no Brasil mas no mundo inteiro e esperamos que a nossa atividade de jogadores profissionais possam continuar inspirando as pessoas a jogar cada vez mais e melhor poker. Eu sempre estarei nesta luta como estou desde 2006 e de lá pra cá conseguimos muitas coisas para tirar o poker de uma atividade carregada de preconceito a ser o maior hobby e um dos maiores esportes do mundo todo. Vambora continuar neste caminho!

Grande abraço galera,

André Akkari

60 comentários sobre “Mudanças no PokerStars – Parte 1

  1. Minha opinião é que se é esporte da mente que todos jogadores sem exceção não usem software pra ajuda, acho sim covardia o recreativo jogar contra o profissional que já tem mais habilidade por ser profissional ainda ter números pra ajudar mais ainda. Sobre as recompensas já acho que volume deveria ter a recompensa normal. Lutam tanto pró Poker ser legalizado e querem usar softwer pra mente não ser usada.

    • Muito lindo isso aí, pena que a empresa não vai conseguir impedir o uso, assim como o ban do PokerStove, PokerOracle etc foi completamente inútil porque basta uma máquina virtual para rodá-los. Mesmo que acabem com os históricos de mão locais, a tecnologia de “screen scraping” já existe e existirão HUDs no mercado negro completamente indetectáveis para quem decidir usar duas máquinas. Prefiro mil vezes que comprem a Jivaro e implementem o HUD dela no programa do que proíbam de vez e tenhamos alguns poucos abusando da maioria, sem jamais poderem ser punidos por isso.

  2. HUD apoio a retirada, pq acaba deixando em desvantagem quem n usa.
    VIP acho q deveria deixar como q está e como vc disse os limites mais altos são os que trás mais rakes para corporação e seria uma falta de respeito com eles q lutaram para chegar lá !!!!!

  3. Que bom.ver alguem.lucido a falar sobre huds…compactuo da sua opiniao, é permitido que se use, agora e obvio que.ele limita o desenvolvimento da capacidade mental de armazenamento de informações e tbem.e.obvio que ele nivela um.jogador mediano.a um.jogador top, mas repito se é legal por ora, nada impede que seja usado.

  4. A PokerStars poderia se empenhar mais em banir os bots e os multi-players pra depois mexer no HUD.
    Tecnicamente falando, vai ser impossível a empresa banir o HUD, já que existem meios de evitar a detecção pelo software, assim como os bots evitam ser detectados.
    Existe uma rede de bots nos SitnGo Micro limits gigante, e a PokerStars simplesmente finge não ver. Se você procurar, tem bots que tem um volume absurdo nos $0.25 tento o lucro médio de $0.01, mas o que garante cerca de $5K up por ano.
    Uma pessoa que resolva comprar o WarBot, que custa apenas $300 a licença, pode criar 100 contas falsas e fazer seu bot rodar em todas elas, jogando em horários e torneios diferentes, colocando cerca de 7 bots num mesmo torneio de $0,25 45p, inclusive conseguindo pegar ITM com todos eles num torneio.
    “badbet 13” é um desses nomes que estão no meio disso.
    Esses bots são capazes de compartilhar as mãos entre si, em tempo real, então eles tomam a decisão em cima das Dead Cards.
    “Ahh, mas $0.01 de lucro médio, $5k por ano..” Multiplicado pelo número de contas que esses caras tem.
    “Ahh mas e o IP?” Máquinas virtuais em serviços de computação nas nuvens como a Amazon AWS.
    “Ahh, mas a PokerStars tem como identificar colusion.” Ela mesmo disse que os recursos identificar trapaças são empenhados nas mesas de Mid e Hi Stakes, e que os Micro e Low Stakes não consomem esses recursos.
    Existem problemas muito maiores matando os recreativos do que os Regs com HUDs.
    Sobre os Multi-players, são jogadores com várias contas jogando num mesmo torneio, ou numa mesma mesa de Cash Game.

    • Leonardo … muito interessante seu comentário.
      Fiz uma revisão e achei algumas mãos jogadas contra este BADBET 13 e perguntei a um amigo que também identificou tal.
      Nas duas bases de dados, este nunca jogou uma só mão.

      Você enfrentou diversas vezes este?

      Olhando no site do Warbot, aparecem diversos vídeos onde estes são ativos em diversos sites de poker e, alguns do PS em ação nos FREEROLL bem “pagangarés” que são longos e pagam pouco, ótimo para “calibrar” tais.

      Agora me vem a pergunta, se os BOT´s são lucrativos, como eles manejam as contas para sacar tais lucros?

      • É igual lavar dinheiro, Marcos. Pra conseguir criar uma conta com depósito e saque, tem que identificar ser uma pessoa real, você pode usar o nome do seu pai, da sua mãe, irmão, primo, amigo, quem for. Usa algumas contas Neteller pra concentrar o dinheiro, transfere em mesas de cash game entre os bots. Como é tudo automatizado, botar os bots pra jogar por 4 horas lá, passando a grana entre eles devagar, não dá nenhum trabalho. Digamos que até possa existir alguns bots “principais”, onde a quantia majoritária estaria concentrada e o dono sacaria sem problemas e tal.

    • Já joguei diversas vezes contra esse “badbet 13” e agora não tem mais infos dele no OPR nem no Sharkscope mas lembro que quando tinha infos disponíveis era winner e tinha muitos jogos. Não duvido que tenham um monte de russos usando isso também, eles estão sempre nas mesas e é tudo mafioso kkkkkkkkkkkk

      • Opa..
        Dias atrás denunciei dois russo por collision… demorou uns dias para responderem as investigações..

        Segundo o PS eles estavam realmente na Russia em cidades muito longe (+600km),,, mas jogavam muito suspeito, não se enfrentavam.. e só davam raises altos contra mim… entre eles era limp easy.. check check.. showndown.

    • Concordo 100%… Inclusive achar q o HUD espanta os recreativo não faz o menor sentido. O recreativo não vê o HUD, não sabe quem o usa ou não e, muitas vezes, sequer sabe o que é um HUD. Tirar o HUD só prejudica a galera q ta lá embaixo tentando ganhar a vida ou tentando subir. Essa galera sim precisa do HUD, pq nem todo mundo é uma maquina humana q consegue jogar 14 mesas ao mesmo tempo e gravar informações sobre todo mundo. “Ah, mas o Akkari joga sem”; nem todo mundo é o Akkari. No caso dele, se os ganhos dele caírem um pouco, isso não afeta a capacidade dele de viver do jogo. Agora para quem ta grindando NL25, NL50, toda ajuda é importante e uma pequena mudança na winrate pode alterar a capacidade de viver do jogo, fazendo com que esses grinders tenham q voltar para os empregos e se dedicar menos ao poker.

  5. Respeito demais o Akkari. Concordo em parte com a opinião. Surpresa seria se defendesse a manutenção do HUD, já que não usa. Surpresa seria se concordasse com a redução do rakeback, já que é beneficiado por ele. Enfim, cada um puxa a brasa pra sua sardinha! Não vou jogar mais gasolina nesse fogo. Vou esperar a posição oficial. Compartilho do pensar do Padilha: do jeito que vier essa bola, a gente mata no peito e segue o jogo! Paciência! Quem não quiser que vá distribuir currículos.

  6. Eu, em particular, acredito que o Hud´s deveriam ser banidos do poker on-line, pois entendo que o poker, é um esporte da mente, onde você monta suas estratégicas para vencer o adversário.
    O poker, não é um jogo de azar. Portanto, ter ferramentas que te mostram estatísticas, percentuais de certos jogadores e jogadas, deixa o jogo da mente mecanizado, qual o valor então de dizer que é esporte da mente?
    Não acho errado o uso, se o mesmo é permitido. Mas no meu ponto de vista, deveria ser proibido. Pq EU jogo poker e não joguinhos de computador.

  7. Como o amigo Leonardo C. ali em cima disse. Quem quiser usar o HUD, vai conseguir usar, mas de forma ilegal, o que vai se mostrar pior do que temos hoje. Até mesmo, em um segundo PC, se for o caso, que eliminaria qualquer chance do PS identificar essa situação, é possivel de se obter o mesmo tipo de informação que o HUD provê hj. Considerando time bank de torneios em torno de 120seg, não seria problema nenhum ter que olhar para uma segunda tela para analisar algo que hj esta na mesma tela. Sendo assim, vejo que a proibição vai fazer com que o uso diminue, mas não seja evitado, porém somente quem tem a pre disposição para levar vantagem de forma ilegal, se beneficiará com isso.

    Para piorar ainda, os números do HM/PT são válidos para quando vc tem uma quantidade de mãos consideráveis de um oponente. Com 20-30 mãos, a chance dos números serem incorretos é enorme. Sendo assim, o software vai conseguir fazer toda a análise que faz hj e gerar os mesmos números. O que vai impedir de uma pessoa pegar esse número do HM2 e jogar em um note? ele vai continuar sabendo que jogou 3k mãos com aquele oponente, que o VPIP dele é de 22% e que ele faz steal 70% do BTN e 80% do SB. Acham mesmo que a falta das últimas 100 mãos contra aquele oponente, durante aquele torneio, vai alterar esse número de forma a mudar a ação da pessoa que está com aqueles números? Eu não acho não.. a pessoa so vai ter mais trabalho para após a sessão, atualizar os números daquele oponente dentro do campo de note. Até mesmo durante o torneio, vai ser possível ajustar esses notes, fazendo uso de Máquinas vituais ou um segundo PC. Break vai virar momento de atualizar os HUDs estáticos.. rsss

    O que mais ccho estranho é muitos defenderem o banimento do HUD dizendo que ele dá vantagem em relação a quem não usa, pq ele armazena informações históricas, mas o que isso muda em relação aos Notes, que tb te ajuda com informações histórcas? A diferença é que vc, pessoalmente, está anotando ao invés de uma automatização? Se a base da defesa é de que o poker é um esporte da mente e que não deve ter auxilio externo, de que maneira o Note se diferencia disso? Ou jogando live vc faz notes em um caderninho? se vc “armazena” o note na cabeça no live, podemos dizer que o Note do online tb deve ser armazenado na cabeça?

    De qualquer forma, acho muito polêmica essa decisão sobre o HUD, principalmente pq hj temos opções grátis ou até mesmo o HM2 em um preço que não é tão caro, e temos diversas pessoas que já mostraram que o jogo pode ser vencido sem o auxilio desse software. Acho que muitos usam a desculpa de ser perdedor pq não querem ter o HM2 e essa mudança vai apenas provar para essas pessoas que o problema delas não é o oponente ter o HUD(até msm pq ela nao tem certeza que alguem tem o HUD, rss) e sim que falta estudo, dedicação, foco e parar de tentar acertar a broca tda vez.. rss

  8. Pingback: O debate só cresce! | Blog do Ban

  9. Mestre mais uma vez fazendo um excelente trabalho.

    Durante vários os dias que se passaram procurei informações sobre essas mudanças, mas sabia que a mais esclarecedora iria vir da sua pessoa :D.

    Excelente texto, muito esclarecedor e fiel as suas tantas opiniões já compartilhadas nesse blog. Com isso venho tentar entender juntamente com você ou os demais amigos aqui presente a seguinte situação:

    Voltei a jogar poker com a intenção de me profissionalizar neste esporte a 1 mês, a possível proibição do HUD não é algo que me afeta agora e nem afetaria no futuro visto que eu não gosto do mesmo, o que me da prazer no jogo de poker, seja ele online ou live, é poder ler nossos adversários, analisar a forma de jogar dele naquele exato momento e com isso tomar as melhores decisões.

    Minha dúvida então é com relação ao rake, ele influência de alguma forma a minha caminhada? de alguma forma quando for tentando limites mais altos isso vai impactar no meu “ganho” mensal?

    Faço essas perguntas porque vejo em diversas fontes, diversas informações diferentes.. como “Acabou o jogador profissional.. e blá blá blá” e isto de certa forma aflige quem está abraçando esse esporte como profissão e não possui muito tempo ou BR para se dedicar ao LIVE nesse momento.

    Obrigado novamente pelas palavras Mestre.

    VamOOO!!!

  10. Olá Akkari, belo artigo, opinião de peito aberto é muito sensata, há + ou – uns 7 anos atrás, mandei um email pra PS, sobre os HUDs, falando exatamente o que vc disse…(incrível os pensamentos semelhantes)… e hoje estão pensando -PS – quase igualmente…

    Com relação aos VIP SN, SNE, li no artigo da PS, que estes não serão prejudicados, e manterão a trajetória para os mesmos atingirem suas metas… pelo menos até 2016… foi o que entendi…
    abrs

  11. Por mim não faz diferença com ou sem HUD.
    Pokerstars faria muito mais para os amadores qto para os profissionais limpando o site de bots e carteis! Vejam a covardia que é a forma como os carteis que atuam no sng. Nos HU hyper, para ter uma idéia, existem listas dos regs/melhores jogadores fora dos cartéis que devem ser perseguidos qdo se sentarem em alguma mesa. Então os integrantes do cartel se revezam tentando espancar a “presa” até que ele desista do limite para dar espaço a jogadores recreativos menos inexperientes!
    Isso sim que prejudica a comunidade do poker, não HUDs.
    HUD é simplesmente um acessório que vc usa para te auxiliar, não é um BOT que toma decisões sozinho..não adianta nada um HUD com um asno fazendo a leitura dele.
    O jogo evolui, as pessoas evoluem, as empresas evoluem e fazem uso de tecnologias para estar um passo ‘a frente do “concorrente”. Porque o jogador de poker não pode aproveitar tbm a tecnologia ao seu alcance, desde que dentro da legalidade e da ética?
    Oque mais desanima o jogador recreativo? Sentar em 10 mesas de sng e dar de frente com um monte de bots ou integrantes de cartéis ou enfrentar um outro jogador que faz uso de HUDs?

  12. Akkari concordo 100% com o post e parabéns, melhor post sobre as mudanças até agora e sobre o HUD obrigadíssimo por dizer o que players como eu não podem, estou nesta caminhada do poker a 6 meses e em 6 meses sem HUD aprendi coisas que me serviram para a vida e não podem ser descritas em números.

    Obrigado
    Abraços!!
    Lucas R.S.K

  13. Com certeza a comunidade do pôquer estava aguardando este artigo, excelente diga-se de passagem!

    Pra mim com relação aos HUDs não ira mudar em nada, porque não utilizo pelo simples fato de mais me atrapalhar, tirando a minha atenção e foco das mesas. Desde o inicio tenho utilizado as Etiquetas Coloridas do PS, e marcando notas manualmente. Já me acostumei com isto!

    Em toda empresa existem acertos e erros, nada é perfeito! Mas com toda certeza a PokerStars não iria brincar com a sua reputação de anos construídos de muito esforço em contribuir e muito para o crescimento vertiginoso do esporte no mundo, nenhuma empresa faria isso! Em tudo na vida existe Evolução, e as empresas também precisam se aperfeiçoarem e melhorarem o compromisso com seus clientes/atletas.

    Mudando de assunto, assisti um video direto do Curso do QGAkkariteam em que você em um breve recado disse que o curso iria acabar! Por favor, não faça isso! Estou batalhando nos micro limites para poder ter bankroll suficiente para pagar o curso e jogar ao mesmo tempo. Espero que continues com o curso por muitas décadas ainda, e que seja apenas um “bluff”!

    Abraço 🙂

    Alex Yamaguti

  14. Fala Akkari,
    Concordo com boa parte do que você escreveu, acho que mudar as regras do jogo com ele em andamento não é legal, acredito que para os SNE o período mínimo para o qual se planejam é de 2 anos, primeiro ano pra alcançar e o segundo pra desfrutar dos aproximados 70% de rakeback na manutenção, eu mesmo cheguei a cogitar jogar alguma modalidade que me desse um bom retorno através de rakeback, também discordo que os SNE não joguem pra ganhar, eles jogam pra ganhar sim, porém, como um grande supermercado que tem cerca de 1 a 3% de margem de lucro e faz um retorno em cima do grande volume. Outro aspecto que pode ser um tiro no pé ainda em relação mudanças do benefícios esta atrelada ao disponibilidade de jogo, no poker joga-se player x player, na falta de um adversário o jogo não acontece, me preocupa o que pode acontecer pelo desestimulo do volume de jogos, em épocas onde os fields já se encontram bem curtos em determinados horários do dia.
    Em relação as HUDs acho que a análise não esta sendo bem abordada tanto pelo PS como pelas players.
    PS comunicou que vão ocorrer mudanças, fazendo um paralelo, ele chegou num chão de fábrica e disse pessoal vão acontecer demissões no próximo ano. Pronto, esta instaurado o coas na fábrica, os boatos vão se multiplicar e o clima de instabilidade prejudicara a todos os “empregados” (no nosso caso profissionais de poker). E ai quando sai as demissões eram 2 de 10k funcionários totais. Então o PS bem que poderia ter definido qual seria essa mudança e dar a noticia e não criar uma dúvida enorme na cabeça dos jogadores.
    Não concordo com vc Akkari em um só ponto, em que a mudança de status vip e a modificação ou retirada da utilização da HUD não tem inter-relação, ambas vão impactar na disponibilidade de jogos. Ao meu ver é muito simples jogar poker sem HUD da mesma forma que jogamos o live, busco e armazeno todas as informações que acho pertinente na mente, porém, tenho um limite máximo de mesas pra fazer isso, no meu caso 2 a 4 mesas simultâneas, pra mim ok, não jogo muito mais que isso atualmente mas jogo buy-ins altos que me permitem ter um lucro e me manter como um profissional de poker. Porém já cheguei a jogar 30 mesas simultâneas e acho isso impossível de se fazer sem HUD, a dificuldade pra quem esta jogando micro e médio fica enorme e mata uma das maiores propagandas do PS: “venha ser um profissional de poker”, “venha ser um campeão de poker”……………
    Um outro detalhe que tenho discutido bastante nas redes sociais é que reduzindo o número de telas os regulares teoricamente jogaram ainda melhor cada mão dificultando ainda mais a sobrevivência dos regulares que poderia espanta-los ainda mais, a final eles jogam por hobby mas um hobby onde so se toma na cabeça não é legal pra ninguém.
    Abs
    Vlw

    • chico, a sua abordagem foi perfeita. Sem os HUDs, os profissionais que fazem uso dele e jogam 30 mesas simultâneas, não jogarao mais. Vao ter que reduzir essas mesas, e com isso, jogarao ate melhor e dificultando os regs. Bem levantado questão. Eu particularmente jogo no máximo 12 mesas, uso o HUD sim, mas com informações que acho importante. Concordo que não tem como prestar 100% de atenção em todas elas e jogar seu A game e o HUD faz isso pra vc, vai armazenando o que um humano não consegue fazer para poder volumar. Sem o HUD, eu consigo no máximo jogar de 4 a 6 mesas também. Enfim, vamos esperar a resposta oficial ne.
      Um abraco.

  15. Penso que a questão não é se o HUD prejudica o amador e beneficia quem usa. A questão é se o amador se sente prejudicado, pelo que vejo nos comentários a respeito, penso que sim. Como grande parte da massa de amadores se sente prejudicado acho que o software tem que sofrer restrições sim.
    Se você acha que o software beneficia da uma grande vantagem ao pro, deve achar justas as restrições. Se você acha que não trás uma grande vantagem então não deve se preocupar também com as restrições.
    Respeito demais as opiniões do Akkari. Concordo que o poker tem que ser mais humano, uma guerra psicológica…o poker estava remando para um lado mecânico demais, tinha uma hora que isso tinha que ser freiado. Espero que com as restrições que fizerem os amadores não continuem se sentindo prejudicados, que os prós se adaptem e continuem matando…

    Acho que o banimento ou restrição dos HUDs dificultaria demais para volumar, seria uma dificuldade muito maior para quem quiser ser SNE ou até mesmo Supernova. Não vejo essa necessidade em baixar os rakebacks para os players que geram mais rake ao site ainda mais agora que pode ficar mais difícil fazer isso….porém acho que todos devem respeitar a decisão que vier, decisões serão tomadas visando mais e mais jogadores novos entrando nesse mundo. Mesmo perdendo em um lado os prós vão estar ganhando em outro, o mercado estar crescendo novamente será otimo a todos!

    Parabéns pelo blog mestre. Eu como outros profissionais estamos devendo mais isso, se informar mais, opinar e debater mais com todos.

    Grande abraço!
    Matheus Schell

  16. Parabéns pelos excelentes esclarecimentos Akkari. Eu utilizo HUD’s há algum tempo e sempre me foram bastante úteis. Eu até me torneio afiliado do PT porque sempre acreditei que o bom uso pode trazer muitos benefícios, principalmente se você está jogando muitas mesas ao mesmo tempo e as suas decisões precisam ser mais rápidas. Eu não sei se tirar algumas funcionalidades dos HUD’s vai diminuir a vantagem de quem já é profissional. Afinal de contas, o profissional chegou nesse patamar não por causa do HUD’s e sim por causa de suas habilidades. Eu penso que sito seja mais uma jogada de marketing do que algo prático. Eu falo isso porque nunca ouvi nenhum amador falar que não jogava online porque o profissional utiliza HUD ou o profissional dizer que era vencedor por causa do HUD. entendo perfeita a sua linha de raciocínio e acho que a discussão é bastante saudável. Talvez seja um assunto para ser mais debatido e ouvir outras opiniões a respeito. Um grande abraço e sucesso!

  17. Caro Akkari deixo aqui algumas considerações que são a minha visão dos factos discordo com algumas coisas que disseste mas tenho um enorme respeito por ti:
    -O jogador amador não deixa de jogar por causa dos Hud´s, ele deixa de jogar porque não sabe jogar, não quer estudar e porque o dinheiro acaba.
    -O problema dos jogadores que usam Hud não é não conseguirem jogar no máximo das suas capacidades, o problema é apenas conseguirem jogar 10 mesas ao mesmo tempo em vez de conseguirem jogar 24 ao mesmo tempo.
    -Quanto ao plano vip estou de acordo acho que é um tiro no pé, os jogadores vão jogar menos, a casa vai ganhar menos, etc.
    -Quanto ás stars coins acho uma boa medida mas era escusado baixarem o valor pois eu com 500 FPPS comprava um bilhete de 7.50$ e agora preciso de 750 stars coins para comprar o bilhete de 7.50 e a maneira de ganhar as stars coins é igual há maneira de ganhar os FPPS.
    -Discordo que a linha de pensamento em relação há anterior gestão seja a mesma, desde que o Amaya assumiu o controlo já foram imensas as medidas que prejudicam claramente os jogadores.
    Abraço

  18. Injusto seria se os HUDs não estivessem disponíveis para todos, mas está! Usa-los ou não fica a critério do player.

    Usando uma analogia bem porca, ” Uns preferem ir para o trabalho a pé, outros de carro…” well …
    Emoticon wink

    Eu, particularmente uso HM como estudo e software de apoio SIM porque sou grinder online e não tem como aproveitar todos os spots sem um HUD jogando 15 ou 20 telas ao mesmo tempo. Meu gráfico está aí pra provar como o HUD me ajudou a evoluir.

    Muito fácil criticar os HUDs quem nunca os usou ou quem é reg live ou recreativo online que joga 1, 2, 3 mesas apenas.

    ‪#‎RespeitaFilho‬ ‪#‎VemBuscar‬

  19. Só tem bot no poker stars. è uma grande mentira como o site Ashley Madison. Qdo os hackers invadirem e divulgarem as contas vão saber que a maior parte dos usuários são bots do próprio poker stars.

    É muito óbvio.

    Cada torneio com X dólares garantidos tem sempre a quantidade de jogadores para compor o prêmio garantido . Em cima da hora sempre entra um monte e fica em torno do prêmio garantido as inscrições.

    É uma farsa absoluta.

    É um tal de 72-off pagar allin pre flop e catar cartas milagrosas, todo mundo percebe, é muito falso.
    Quem tem mais fichas tem 80% de chances de ganhar as mãos

    Enquanto escrevo esse post acabou de acontecer de novo.

    Usuário Fantik79rus da Rússia pagou meu all in com 96 off na fase final do torneio. Entrou 996 pra ele.

    Uma pessoa real não faz esse tipo de aposta. Acontece o tempo todo.

    Akkari é cúmplice, faz propaganda desse site junto com Ronaldo e companhia.

    • Acontece filho. Até no live. Ontem, no progressive knocout 4,40 com 500 left. Abri de mp com 45s, tomei 3bet, paguei. Flop 236r e o cara mostra QQ. Uhhh, sou um bot!!!

  20. Fala Mestre Akkari, muito legal abrir esse espaço para debatermos sobre essas mudanças. Sobre o HUD, o único argumento que não consigo me conformar é que os jogadores recreativos deixam de jogar pois outros jogadores usam HUD, acho que a maioria nem conhece a existência do HUD e muito menos deixaria de jogar pois sabem que outros estão observando algumas informações. Realmente, nunca vi em nenhum grupo ou forum relacionado a poker alguém declarando que iria parar de jogar pois outros jogadores usavam hud. Então não acho que esse seja um dos motivos notáveis para um recreativo parar de jogar o uso de hud. Talvez o ps deveria se preocupar mais em não promover tanto o spin n go, por exemplo, que quebra o br de vários recreativos e fazem eles desistirem do poker pois estavam jogando “bingo”.

  21. caracas li tudo e o que percebi??? querem continuarem a tomar o dinheiro do Amador , mais nao querem que eles parem de jogar????. pra comecar o ps. nao deveria permitir profissional jogar junto com Amador, profissional deveria jogar contra profissional. pois ele ja tem vantagem sobre o Amador nao e justo, e como eu amar jogar tenis me escrever num torneio e vou jogar contra Rafael nadal, guga, Federer, etc….. quais as minhas chances??? a mais vc. tem que se profissionalizar. tudo balela, quer fazer justica? profissional contra profissional Amador contra Amador. O ps deveria limitar um byn pra Amador e outro byn para profissional.

  22. Até parece que um iniciante vai procurar saber se os profissionais usam programas ou não. Eu quando me iniciei no jogo jogando com play money, fiquei muito interessado quando soube do uso desses softwares. Me instigou ainda mais a aprender.
    E todos os softwares para análise de ranges e icm que podemos usar depois das sessions? Eles vão proibir também? Acho essa decisão uma tremenda besteira. Mas respeito sua opinião, mestre akkari. Você é uma prova de que não se precisa de HUD pra ser mestre no jogo. Mas como vc mesmo disse, não é antiético usar HUD e dizer que vai aumentar a quantidade de iniciantes é piada. Simplesmente não vai.

  23. Parabéns Akkari, pela dedicaçao que você tem ao esporte, mesmo de férias dedica um tempo para nos deixar informados. Já estive no QG e sei que vc não usa HUD. Acho que o PS está certo em priorizar os amadores.
    Sds. e aproveite o passeio.

  24. Pingback: Por que a Comunidade de Poker Online ficou agitada em Novembro de 2015 | AlexYamaguti Poker

  25. Mas e claro que vc vai se posicionar favor do seu patrocinador, se fosse o contrario, o pokerstars tivesse proibindo huds, e digamos que o PS fosse vender seu proprio hud.. Com certeza vc estimularia as pessoas a usar.
    A pouco tempo o PS impos algumas restriçoes aos HUDs, as quais na verdade, podem ser “dribladas”, um programa instalado no seu pc, “proibe” o stars de “proibir” certas estatisticas. Ou seja, estas mudncas todas no pokerstars, so nos trazem uma mensagem… O JOGI ESTA SECANDO!! Se eles estao excluindo o SNE do programa VIP e pq nao se torna mais viavel mnter tais jogadores recebendo tmanha quantidde de rakebck..

    Me impressiona alguns qui, que sempre estao comentando seus posts, rasgando ceda pra tudo q vc diz, e nao entendem absolutamente nada da tmosfera do jogo online.. Os huds estao ai e tem q ser usados,cso sejam proibidos,.. o mundo do poker tem pessoas inteligentes o suficiente para burlar iso e em dias teremos um solucao para continuar usando nossos HUDs.

    Se vc entrar agora no site do PS, la esta propaganda, encorajando pessoas a jogar para se tornar SNE ou SN…

    Nao se discute etica em um abiente o qual o acordo entre jogador e empresa, é unilateral;;; Se alguem aqui ja leu os termos de uso do PS, sabe oq eu digo… O PS pode fechar as portas a qualquer momento, ficar com o dinheiro das pessoas sem previos visos. E isso esta escrito la!! No cordo que o brasileiro sem vontade de ler, concordou = );

    Tenho vc Akari, como um grande jogador, mas algumas vezes vc se torna um cara muito sensacionalista, e nao mede a forca de suas palavras…. Discordo de muitas coiass que vc disse aqui nesse post.. E acho q vc tmbm

  26. Prefiro mil vezes que a PokerStars compre o Jivaro e implemente ele no software do que proíba o uso de HUD’s, não só porque eu sou um fã da tecnologia, mas porque o ban seria inútil. O ban recente do PokerStove e similares pode ser driblado com uma simples máquina virtual, ou, com 0% de detecção, usando um laptop do lado. Mesmo que acabem com o histórico local de mãos, a tecnologia de screen scraping já está bem avançada e certamente surgirão HUD’s no mercado negro que se utilizem dela para burlar as novas regras, de novo, 0% de detecção usando duas máquinas. Aí teremos alguns poucos se aproveitando da tecnologia que é super acessível hoje em dia para se aproveitar dos outros jogadores, que, hoje, só não usam HUD porque não querem – sem qualquer chance de punição.

  27. Poker é essencialmente um jogo de tomada de decisões. Qualquer coisa que te ajude nesse sentido além das ferramentas nativas do corpo humano pode ser certamente considerado como trapaça pois não faz parte do jogo e influencia resultados.
    Não é à toa que companhias em todo mundo gastam milhões em software de datamining e business inteligence só pra ajudá-los a tomar decisões.

    Qualquer software de coleta e análise de dados certamente traz uma vantagem muito grande pra quem toma decisões, isso é indiscutível. Obviamente sou contra o uso desse tipo de programa quando há algum tipo de premiação envolvida.

    Mas se o Pokerstars criasse um modo de jogo contra Bots que sirva como treinamento, acho que até o próprio Pokerstars poderia prover esse tipo de ferramenta como um recurso educativo e não haveria problema nenhum.

  28. Poker é essencialmente um jogo de tomada de decisões. Qualquer coisa que te ajude nesse sentido além das ferramentas nativas do corpo humano pode ser certamente considerado como trapaça pois não faz parte do jogo, e influencia resultados.
    Não é à toa que companhias em todo mundo gastam milhões em software de datamining e business inteligence só pra ajudá-los a tomar decisões.

    Qualquer software de coleta e análise de dados certamente traz uma vantagem muito grande pra quem toma decisões, isso é indiscutível. Obviamente sou contra o uso desse tipo de programa quando há algum tipo de premiação envolvida.

    Mas se o Pokerstars criasse um modo de jogo contra Bots que sirva como treinamento, acho que até o próprio Pokerstars poderia prover esse tipo de ferramenta como um recurso educativo e não haveria problema nenhum.

  29. nice post Akkari!

    primeiro sobre o hud. Olhar dados e saber interpretá-los corretamente para poder tomar a decisão certa faz parte da habilidade de um jogador, os jogadores que conseguer tirar vantagem dos seus HUDs é porque dedicaram seu tempo estudando de modo a conseguirem ter um desempenho melhor na mesa. Assim como muitos profissionais de live e online estudam estratégia e teoria, o estudo do hud e interpretação de estatísticas faz parte do jogo. A grande evolução técnica e de estudos teóricos do poker foram possíveis por conta do HUD.
    Discordo quando dizem que o uso de hud é injusto, pela mesma lógica colocar profissionais e amadores na mesma mesa seria injusto. Todos podem fazer uso dos HUDs, e quem alega que não tem $ para comprá-los certamente não joga stakes altos o suficiente, como você mesmo falou, é possível bater o jogo sem HUDs, principalmente microstakes.
    Como já falaram acima, banir HUDs afetará ainda mais os amadores, pois estes não terão acesso ao software, enquanto pros irão continuar usando enquanto jogam, seja através de um programa que o PS não detecte ou através de outro computador que ele pode acessar enquanto joga, ou seja, muita mais desvantgem para os recs.
    Além do mais, matemática/lógica são grande parte deste esporte.

    O pokerstars já foi a melhor empresa do mundo, antes de amaya comprá-lo, esse ano tive vários roblemas com o suporte enquanto viajava e mudava de país, me falaram uma coisa e fizeram outra e nunca pediram sequer desculpa, a mentira ou “miscomunication” deles me custou muito $.

    A informação sobre HUDs saiu dos dedos no Negreanu, que deixou escapar no twitter, o PS jamais falou sobre isso, mais um erro deles.

    Quanto ao VIP program concordo com tudo que você falou, acho sim que é um tiro no próprio pé, o jogo vai ficar muito mais difícil para jogadores recreativos e o volume de HS vai cair muito, o “sonho” vai ficar muito mais distante.

    Só um detalhe, a informação sobre a mudança no programa VIP foi vazada no site russo, após isso o PS correu para fazer uma postagem oficial sobre o assunto, sabe-se lá quando iriam falar sobre isso, dia 25/12 quando ja ta quase todo mundo de férias?
    É uma falta de consideração sem tamanho com seus maiores clientes.

    Além do mais, platinum stars terão uma redução de 10% em RB, mtt pros serão afetados sim, assim como a maioria dos Recs.

    Chrome stars terão um aumento de 10% em RB, o que significa 30 CENTS a mais por mês, TRINTA CENTS, assim no fim do ano ele consegue comprar 2 pastéis e uma coca cola com todo esse aumento de RB.
    As stars coins valerão 25% a menos do que os atuais FPPs.

    Tudo que tá acontecendo é sim, um absurdo, tão se esforçando pra ser mais um site qualquer, eis o problema do “monopólio”.

  30. HUD’s: Meu mindset não vai se alterar indepedente do que aconteça.
    Uso; HM2+TST+TO+Notecaddy edge+CREV.
    Jogo entre 12-18 mesas, em um cenário de proibição talvez eu precise me adaptar a jogar entre 6-10 mesas. Ainda assim, seu que minha win rate não vai ter uma mudança drástica e a razão é simples – o fish continuará sendo fish.

    Programa VIP: Esse ano alcancei o status Supernova, serão aproximadamente U$7.200 de rakeback, mas nem ao menos comemorei ainda, meu pensamento já estava em 2016, minha meta seriam 300K VPP’s, U$21.000 de rakeback, porém agora o Pokerstars diz que todo o meu planejamento não vale nada.

    Comecei a ano jogando NLH10 e meu main grind agora é NLH25, micro-limits, são poucos os jogadores que alcançam Supernova nos nesses limites, eu sou um deles, gerei aproximadamente U$19.000 de rake e agora o Pokerstars me diz: “Muito obrigado por o seu dinheiro, mas estamos a mudar nossa política para ‘favorecer’ os recreativos, vamos pegar os seus beneficios e dar a eles”.

    Dizem que o volume sempre é recompensado…
    Eu só não esperava que a recompensa era essa.
    Meu sentimento em ralação a isso se resume a decepção, mas segue o jogo…

  31. Você já parou para pensar HUD/tracking é uma forma uma forma de auditoria pública que ajuda a passar a confiança no software da PS e a identificar quem realmente é jogador e quem é bot ? Qualquer um pode auditar o PS salvando as mãos ,caso o HUD/tracking seja banido teriamos que confiar cegamente nos órgãos reguladores e eu não confio.

  32. Concordo com o Akkari sobre huds, e eu sou um exemplo de muitos e muitos usuários que se apaixonaram pelo jogo e que ao descobrirem a existência desses softwares, ficaram frustrados com o jogo online.
    Quantos usuários com eu não desistiram do poker online. Eu não desisti… mas e os outros ?

    • Jonatas,

      Lamento pela frustração com o jogo…

      Porém posso te afirmar e a qualquer outro jogador que esses softwares influenciam na relação Regular vs Recreativo muito menos do que estão a vender por ai…

      Para as estatísticas dos HUD’s serem confiáveis em cash games eu preciso ter, em um cenario otimista, 1326 mãos de um adversário, numero de combinações possíveis em um deck de 52 cartas.Portanto, precisaria jogar contra esse “vilão” aproximadamente 11 horas, considerando uma media de 60 mãos/hora em single table.

      Em MTT’s a influencia tende a zero.

      Os HUD’s tem maior grau de eficiência quando aplicados em Reg’s war (guerra entre Regulares) e massive multi-tabling.

      A estratégia contra jogadores que temos poucas mãos em nossa database – Recreativos – é jogar o mais simples possível e extrair o máximo de valor com monster hands (easy game). A maioria do Reg’s nem mesmo leva em consideração as stats dos recreativos porque se resumen a high VPIP e PFR, mas isso eu posso observar (feeling) sem usar um HUD.

      Eu uso HUD, porém se for proibido, que se dane! Eu vou me adaptar…
      O que me preocupa são as “alternativas” que os massive multi-tabling vão encontrar para burlar as regras um cenário pós proibição.

      E o mais importante de tudo, essa notícia da proibição dos HUD’s é apenas para desvirtuar o que de fato é importante, a alteração no Programa VIP, isso vai ter um impacto gigante no ecossistema do poker online, pós Black Friday é a maior mudança no mundo do poker.

      Espero ter ajudado…

      Boa sorte nas mesas!

    • Conhece o site maisev? No fórum tem quem compre os dólares do PS, um que é muito confiável é o Diógenes Malaquias, todo mundo da comunidade do poker conhece o cara, eu já vendi para ele, você pede a cotação por email, tranfere para a conta dele do PS e no dia seguinte tá na sua conta do banco que indicar

  33. Bom.. esta polêmica esta indo longe e estou chegando cada vez mais a conclusão que PokerStars é uma bela lavanderia.

    Digo ser uma lavanderia, pois se olhar em qualquer estatística de torneio verá que mais de 35% dos jogadores eram RUSSOS… vejam bem que acontece agora com a polêmica de Dopping no esporte, agora imagina aqui se não é loucura… muitas jogadas estranhas…

    Quando um destes russos ganha algum prêmio mais especial tente dar uma olhada no SharkScope para entender o quanto profissional é aquele ganhador..

    Claro que o Akkari tem seus méritos por jogar ao VIVO.. e ter seu bracelete, mas jogar no on line é incerto.. Jogar volume aqui te faz “incorporar” alguns calls de maneira mais automático que para o jogo ao vivo faz total diferença,..

    Esta mudança vai realmente afastar os jogadores recreativos para outros sites onde eles se sintam confortáveis de não encontrar profissionais

    E o mais interessante de tudo que anunciam a mudança faltando quase que 45 dias para começar sem qualquer período de transição.. até aqui que somos a “república das bananas” tem-se a consciência que tem que ter um período de transição..

    Para finalizar, se o PokerStars é tão bom assim, por que em Portugal e nos Estados Unidos ainda continuam bloqueado? Ahhh já vai ter o chato dizendo “este cara é noob e não sabe que lá liberaram”… mas é por estado, como diz o nome do país ESTADOS UNIDOS… é como se cada um fosse um país.. diferente da aqui que é uma república.

    Conversas a parte… PokerStars esta correndo um risco grande de deixar um concorrente surgir e, não duvido usar de redes de BOT para derrubar os concorrentes como acontecem em dias que tem prêmios ou torneios melhores.

    • Descordo amigo, aqueles dados que são mostrados precisam ser bem interpretados ou são inúteis e de acordo com o numero de mãos continuam sendo inúteis com a leitura correta. Não é pq vc dá 60% de Steal que necessariamente ele não será respeitado. E que você faz isso com 60% das mãos. Na vdd o HUD apenas deixa de igual pra igual quem joga 1 mesa contra quem joga 8 mesas.

  34. Po, Akkari não é nada disso. Eles NÃO VÃO PROIBIR O HUD, eles vão proibir alguns softwares e funcionalidade não númericas do HUD. Por exemplo, o PT tem um programa q gera notas automaticas em alguns jogadores de acordo com o q eles fazem, como “Donkeys flop with top pair or worse” e coisas assim. Pelo q eu entendi do comunicado deles, esse tipo de coisa será proibido. Eles também falaram q referências númericas de situações muito específicas serão proibidas, embora eu não saiba exatamente o q isso quer dizer. Mas o HUD continua bom, galera.
    Post da PS no TwoplusTwo:
    http://forumserver.twoplustwo.com/28/internet-poker/3rd-party-software-pokerstars-proposed-rule-changes-1538981/

  35. Inocência achar que a proibição dos HUD’s vai afetar a dinâmica de jogo entre um profissional e um amador. Vai alterar somente a dinâmica da disputa entre profissionais.

  36. Concordo com tudo que foi dito. Acredito que HUD não é uma coisa justa, como dito é um jogo da mente entre pessoas, os mais experientes já tem sua vantagem por estudarem o jogo e terem muito mais caminho rodado, mas com certeza deve doer o investimento que fizeram para adquirir e estudar o uso dos softwares.

  37. Vejo muita gente que fala que o HUD da vantagem imensa e bla bla bla, o HUD ajuda não faz milagre apenas permite você jogar mais mesas sem ter que prestar tanta atenção em uma única mesa. Na minha opnião o HUD não vai prejudicar os REG’s não vai impedir os profissionais de explorarem os recreativos. Vai apenas dificultar ainda mais o jogo para os recreativos. Por que ?
    Sem HUD os reg vão jogar menos mesas e prestar mais atenção em cada uma delas será a morte para os recreativos. Não vão ganhar mais nada.
    O HUD da uma noção muito básica do jogo de cada um poderiam limitar o números e o tipo de stats.
    VPIP / PFR / STEAL / 3BET isso é básico e quando você está com apenas uma mesa é fácil de mesmo sem stats.
    E outra as STATS com menos de 50 mãos o que acontece na maioria das vezes é completamente inútil.
    Eu tenho mais de 1,9k torneios só tenho mais de 50 mãos contra REG’s.
    Na boa quem tem HM2 e usa sabe de todos os benefícios que ele traz o HUD é o menor

  38. Li o post da OS houveram restrição nas funções automáticas do HUD como marcar um cara de loose agressive sozinho e coisa e tal, outra restrição foi para Stats muito especificas tipo FOLD pra Cbet quando tem Flush draw no flop. E recursos como Holdem Resources calculatar que é um calculadora de ICM foram bloqueados enquanto o cliente OS estiver logado.
    Até ai blz até concordo.
    Agora pensem comigo existe algo virtual 100% seguro? É Claro que não.
    É obvio que por ai tem reg que simplesmente quebra a segurança da OS e consegue ver que cartas os outros tem. Se a OS bloquear o HM2 o Tracker alguns poucos realmente poucos vão achar um jeito de burlar e vão continuar usando.
    Isso é basicamente a lei do desarmamento, somente os bandidos terão armas. Ai vc terá os Reg’s focadas e honestos em menos mesas comendo vivos os recreativos bem pior que hoje em dias e os caras que além de reg’s estão armados,.

  39. HUD… Não vejo problemas, desde que sejam baseados em mãos que vc estava no torneio (ao contrario do sharkscoope). Não uso pq me atrapalha mais do que me ajuda. Com relação ao VIP, isso me desanima do sonho de um dia chegar a Supernova Elite, nem sonharei mais com isso… Ja a Side Discução dos Bots, eles são maquinas programadas seguindo uma logica, entenda a logica deles e eles passam a ser seu fish….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s