A prova que o poker é um jogo de habilidade

E aí meus amigos e amigas do feltro!

Já faz tempo que pensamos neste post, eu e a galera do QG, Bueno, Ivan e a turma toda sempre tivemos em mente que uma análise aprofundada de que tipo de trabalho realmente fazemos nos nossos cursos e quais resultados eles geram poderia ser feito de uma forma mais minuciosa e enfim chegou o dia, cá estamos.

Com muito trabalho do meu parceiro Ivan BanMartins, um dos mais competentes parceiros que encontramos nesta história de alguns anos do QG, conseguimos provar por A + B que poker é um jogo de habilidade de uma forma incontestável, inequívoca.

Como a grande maioria das pessoas que passam aqui pelo meu blog já sabem, poker é um jogo, esporte, ou seja lá o nome que você quiser atribuir onde a habilidade é predominante diante da sorte, entretanto, este conceito é sempre muito confuso para os leigos. tento explicar:

Como poker pode ser de habilidade se eu tinha AA e perdi para um 22 em um all in pre flop que bateu o 2 no river, maldito river?

Esta é o tipo de pergunta constante que aparece não somente para mim mas para todos os jogadores profissionais ou pessoas que participam deste mercado.

Pois é amigo(a), você esta certo, nesta mão você deu um azar fdp, mas não é assim que a coisa deve ser analisada, por mais que nada mais lhe importe naquele momento em que você realmente tomou um belo 2 no river, para avaliarmos o jogo de uma forma plena temos que colocar duas variáveis nesta sua reclamação, prazo e volume.

Se você jogar este seu AA mil vezes e perder a maioria para um 2 no river, aí sim, para o mundo que você precisa descer, o seu azar é tão grande que não vale a pena você jogar poker e também sair na rua, a chance de cair o famoso meteoro na sua cabeça é enorme, mas a boa notícia, a matemática não tem saída, nada a supera, mesmo você se sentindo o ser mais zicado do seu bairro ou até mesmo da sua cidade, você vai ganhar mais do que perder, bem mais por sinal. Entretanto, para você dane-se certo? Porque aquela vez você perdeu.

Poker é a combinação de três fatores. Volume x Habilidade x Prazo.

Se você sabe o que fazer, sabe como jogar, sabe como tomar a melhor decisão daquela mão exata que somente lhe garantirá o resultado em um prazo maior, então você precisa jogar mais e mais vezes e aguardar, o resultado não tem como não chegar.

Existem dois grandes problemas nesta equação simples.

1 – As pessoas não querem esperar. Para este problema não tem solução, azar o seu, ou você aprende ou continua jogando somente por diversão sem se cobrar resultados positivos.

2 – As pessoas de fato não sabem como tomar a melhor decisão por que não são boas de jogo, tecnicamente, portanto, ficam esperando algo que não vai acontecer nunca. Para esta eu tenho solução, e não sou só eu não. Muitos outros profissionais desprendem-se de seus conhecimentos para compartilha-los com vocês, sendo assim, você pode descobrir com ESTUDO qual a melhor forma de jogar mão a mão e mão e assim esperar sabendo que o resultado sim, vai chegar.

Vamos a prova então;

Fizemos exatos 28 cursos mensais no QG Akkari Team. Cursos que atraem pessoas de todas as características imagináveis. Jovens, idosos, pessoas normais, deficientes, caras que já conhecem bem do jogo, pessoas que não sabem a regra e por ai vai. O estudo amparado pelo Ivan levantou simplesmente todos os nicknames de todos os jogadores que já passaram pelo QG.

Resolvemos fazer este estudo de uma foram incontestável. Colhemos todos os dados de todos os jogadores em um volume de amostragem de jogos que consideramos ideal para que se apareçam resultados, positivos ou negativos, antes de eles ingressarem no nosso curso.

Chegamos em um número PRÉ CURSO assustador de 706.000 jogos, somados todos os mais de 800 jogadores que já passaram pelo QG em todos os 28 cursos.
Eles somados tiveram um média de valor de buy in de U$7,00, ou seja, uns jogam mais caros, outros mais baratos mas a média total é esta. E o resultado era trágico, veja abaixo;

^B527375E05012DEFED4778F2D6A8A3EBFC700C9F61DA11B910^pimgpsh_fullsize_distrPois bem, como você pode constar, todos eles juntos, perderam U$70.000,00. Não chega a ser tão assustador de considerarmos que são 800 jogadores somados, mas mostra muito bem a falta de capacidade em tomar decisões corretas. Eles jogavam, jogavam e jogavam mas não sabiam como ganhar, como jogar mão a mão ou evoluir em um torneio a ponto de serem lucrativos no longo prazo.

A expressão “longo prazo” não é sempre tão subjetiva? Pronto, estamos desvendando este mistério para vocês.

Dentro destes 800 jogadores, existiam 2 jogadores que saiam um pouco da curva, caras que mesmo antes do QG já tinham um conhecimento notório do jogo ou por sorte acertaram duas tacadas enormes. Pois é, quando você não sabe jogar, você pode dar sorte também, não lhe garante sucesso no longo prazo mas você também esta suscetível a acertar algo grande, quando inserimos estes dos nicknames, que não vou falar o nome deles porque não tenho autorização, mas depois que eles lerem o post se aprovarem no próximo eu falo quem são, mas aí o gráfico vai para este abaixo;

^1A3971146E32BDC64A997F9FCD29A375E0EBC975A0B15C7C70^pimgpsh_fullsize_distrO gráfico tem uma forte tendência de queda, mas é positivo, com duas pancadas enormes, uma de mais de U$150.000,00 e outra de mais de U$40.000,00. O resultado geral com estes dois jogadores incluídos é de lucro de U$138.000,00 entretanto, o que nos mostra uma coisa ainda mais interessante. Mesmo tendo duas “hitadas”, duas pancadas, enormes, os gráficos tem uma tendência de se continuassem tomando decisões da forma que tomavam iriam acabar vomitando tudo.

Na verdade, se você olhar com atenção, você vai ver que a tendência que prevejo no parágrafo anterior já de fato aconteceu no primeiro gráfico, veja que quando o gráfico chega a perto de U$150.000,00 negativo dos jogadores somados, uma grande pancada positiva acontece, de aproximadamente U$70.000,00 mas não adianta, ela não salva um conjunto muito grande de decisões equivocadas, e eles acabam vomitando nos próximos 400 mil jogos e perdendo o que ganharam na “hitada” e mais um bom montante para frente.

Depois de um certo volume de jogos, cada um destes jogadores tomou uma decisão, de ao invés de somente jogar, procurar conhecimento e estudo. E eis que a mágica acontece, veja o gráfico abaixo;

^5CA97CB8E5D6BCDB3B792E1C49A20C0BA65393CB07F8629114^pimgpsh_fullsize_distrO marco ZERO do gráfico é o dia do curso, de todos eles, mais de 800 jogadores, somados e com um total de 267.838 jogos, volume que o torna também incontestável. E eis o que acontece. Além de um lucro absurdo, uma forte tendência de alta constante, se você olhar o panorama geral do gráfico vai poder constatar que eles podem até ter algum tipo de variância de curto prazo, mas o final da novela o vilão morre. Na verdade, é exatamente o que acontece nos dois gráficos anteriores só que inverso. Nos gráficos anteriores, a tendência era de baixa mas no curto prazo sofriam algumas variâncias positivas, e neste não, as de curto praz são as negativas, mas no geral, lucro.

Jogar poker não é como futebol ou campeonato de embaixadas onde você pode pedir para o cara colocar a bola na nuca e você notoriamente ver que ele consegue e pode bater palmas, jogar poker é em segredo, em silêncio, somente gráficos podem provar aquilo que você quer que seja explicado sobre ser um jogo de habilidade. Se você não consegue enxergar isto na verdade o problema não é do jogo de poker, é seu. Nosso papel como profissionais e defensores do poker habilidade é cada vez mais mastigar este tipo de conhecimento e informação e fazer com que ela fique acessível ao público em geral.

Não tem como contestar, não tem como discutir, esta é uma prova real de que o poker é um jogo de habilidade, um esporte da mente.

Este artigo mostra que todas pessoas que estudam ganham? Que todos os jogadores que fizeram cursos do QG ou qualquer outro ficam lucrativos? Não, e é óbvio que não, este estudo mostra que todos eles condensados são positivos, uns jogadores acabam sendo muito mais lucrativos que outros e alguns outros continuam muito deficitários se não ficarem mais, mas o resultado geral é positivo. A soma de todos eles condensados gera lucro, isto é o importante. Como você faz para estar entre os lucrativos aí é uma questão pessoal, o esforço, o entendimento, e a aplicação do conteúdo é o que difere uns dos outros. Entretanto, todos os alunos de medicina se dão bem? Todo mundo que faz escolinha de futebol vira jogador? Todos os estudantes de engenharia são bem sucedidos? Pense nisto!

Vou além, nós temos o curso do QG Akkari Team, ministrado por mim e pelo Leonardo Bueno, a diferença entre o que fazemos e outros profissionais no Brasil fazem como João Simão, Decano, Chico Nogue, entre outros, é que nós fizemos este estudo, tivemos este trabalho e apresentamos, apenas isto, porque tenho certeza absoluta de que se eles fizerem o mesmo o resultado vai ser muito parecido. O que me dá esta certeza é que todos tem os seus próprios gráficos em médias de entradas de torneios muito maiores, positivos ao extremo, ou seja, o que eles passam nos seus cursos e o que passamos nos nossos são reflexos das tomadas de decisões que tomamos nas mesas tanto online quanto ao vivo. Desta forma não tem saída, é lucro na certa.

Vocês não fazem ideia do prazer que nos traz gerar um post deste. Nossos cursos são todos lotados graças a Deus, ganhamos dinheiro com isto, educando, mas muito mais que isto promovemos o nosso esporte e abrimos possibilidades para pessoas que não tinham este conhecimento de viver da mesma coisa que nos dá tanto prazer.

Vamos continuar bombando este conhecimento e impulsionando pessoas. Poucas coisas me dão tanto prazer e tem mais, ensinar pessoas nos faz evoluir como jogadores. No nosso curso mensal do QG quando chega o domingo jogamos para que todos assistam, ou seja, é prova de fogo, temos que fazer o que tecnicamente ensinamos que é o correto, não pode escorregar, não pode barrigar, tem que tomar decisões corretas de médio e longo prazo e as pessoas vão estar lhe julgando o tempo todo. Este é o tipo de pressão que só pode gerar coisas positivas para o nosso próprio jogo.

Em resumo, vejo vocês nas mesas finais!

Abraço,
André Akkari

39 comentários sobre “A prova que o poker é um jogo de habilidade

  1. valeu mestre todos os domingos eu acompanho voce e o pessegno no poker estar e torço forte pra voces cravarem os grandes torneios estou guardano uma graninha todo mes pra fazer um curso no qg pois nao tenho condiçoes agora mas me aguerde abraço deste fan do poqur bobi439

  2. Excelente Post! Parabéns!

    Com ESTUDO e principalmente quebrar o paradigma da “sorte” no poker, podemos almejar um gráfico positivo no fim do mês.

    Como ainda, disse ainda, não tenho recurso suficiente para fazer o curso no QGAkkariTeam venho estudando através dos seus videos no Youtube e de outros profissionais, e aplicando-os nas mesas online. E tudo de GRAÇA! Ninguém pode reclamar! Aproveito cada video como se fosse um prato de comida.

    E com isso o meu gráfico no Sharkscope de negativo ficou positivo, e com tendência para cima!

    Tudo na VIDA é ESTUDO! Não tem como fugir disso! Assim como você disse no video que assisti no SuperPoker da sua palestra na ESPM sobre o Neymar, Oscar, etc., que são rotulados como talentos naturais, concordo com a sua afirmativa. Vale muito mais foco, estudo, treinamento e aplicação. Sem isso não é possível termos talentos no mundo.

    Obrigado por compartilhar de GRAÇA seus conhecimentos pra gente!

    Alex Yamaguti.

  3. Akkari, você é muito fera cara, te adimiro muito não só como um profissional do poker, adimiro o seu trabalho e de toda a rapaziada que faz a correria para o poker crecer no Brasil, meus parabens de verdade te admiro muito, sempre te acompanho no periscope haha! Estou no começo ainda mas muito bem diciplinado, e sempre ouvindo os seus conselhos e de toda a galera fera. Ainda não tive a oportunidade, mas um dia vou conseguir fazer o curso do QG um sonho para todos que amam o poker e almejam um dia algo com esse esporte tão maravilhoso e empolgante!! Belas palavras grande abraço.

  4. Na verdade, qualquer esporte exige habilidade, mas conta, também, com o fator sorte.
    Por exemplo, no jogo São Paulo e Palmeiras ontem, o São Paulo foi mais hábil durante toda a partida e ganharia o jogo por merecimento, mas uma decisão errada no último lance da partida culminou no gol de empate do Palmeiras. Foi uma verdadeira bad beat.

    • Rapaz, vamos lá. Exemplificando: selecione todos os jogos de Palmeiras e São Paulo, veja no Youtube mesmo ou afins, e veja se na maioria deles o fator sorte prevaleceu? O que você acabou de mencionar é justamente o exemplo que o Akkari deu do AA x 22 com o 2 no river. Abraços

  5. Após anos ter tido a experiência em Freerolls e a um mês voltado a estudar o poker, ler isso me incentiva mais.
    O Poker está atingindo outra magnitude, comparando 10 anos atrás. Pessoas ganhando dinheiro. Pessoas vivendo dele. Pessoas criando um mercado através dele.
    Isto que você escreve e negócios em torno deste esporte, só nos mostra que o esporte da mente já está sendo reconhecido como tal!
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraço!

  6. Incrível estudar se dedicar, se esforçar ainda mais é o que faz que o jogador de poker se torne um verdadeiro empreendedor, tomando decisões a todo momento. Habilidade que se desenvolver em muitas áreas se desenvolve no poker também!!

  7. Grande Akkari,
    Tudo bem?

    Eu acompanho seu blog, mas nunca participei. Essa é a primeira vez que faço um comentário, pois acredito que você como profissional e formador de opinião está cometendo um grave dano, prometendo aos jovens jogadores algo que você sabe que não é real, e ao mesmo tempo, tentando lucrar com isso.

    Estou muito decepcionado com sua postura e por isso que preciso realmente lhe informar da verdade desse seu texto que tem o único objetivo de promover seu Curso, em um jogo onde a sorte é determinante.

    Seu artigo deixa claro que você prova que o poker é habilidade, mas em nenhum momento, você realmente prova nada. A tentativa de ludibriar sua audiência é notória e seria cômico se não fosse trágico.

    Eu jogo de poker quando o tempo me permite, mas mesmo se pudesse me tornar um profissional, não faria, pois eu ( e sei que você sabe) que o poker diferente de outros esportes da mente, como o xadrez por exemplo, tem suas limitações.

    1 – Uma das características fundamentais do poker é porque o poker é fundamentalmente democrático. Lembra do Doyle Brunson a” chip and a chair”. Isso mesmo, para ganhar no poker você só precisa de uma ficha e uma cadeira.

    O sucesso do Poker é porque eu posso jogar com você e ganhar ou participar de qualquer torneio e cravar. O poker só é conhecido hoje, porque alguém sem habilidade cravou o Main Event de 2003 (Moneymaker). Foi por causa dele, que estamos discutindo isso hoje.

    E é justamente essa essência, de ser democrático, que você quer através de uma jogada de marketing anular para lucrar em cima.

    Diferente do Xadrez, Akkari, onde eu aposto com você, que de 1000 jogadores, sendo 200 profissionais, quando esse torneio estiver no final, não haverá nenhum amador nessa reta final, porque diferente do Poker, o Xadrez é realmente um esporte da mente.

    2 – Quando vejo do exemplo que você deu de jogar AA mil vezes, isso demonstra o quanto você está cego para lucrar com seus cursos. Sim no exemplo que você deu, é pura matemática. Se jogarmos AA mil vezes contra 22, concordo com você, mas você esquece ou deixa de fora de propósito as outras variáveis.

    Não vamos está na mesma mesa, com o mesmo número de fichas, no mesmo torneio, na mesma reta, contra os mesmos jogadores mil vezes. Cada torneio, cada exemplo desses de mãos vão ter contextos diferentes, posições diferente e buyin diferentes. E o que vai determinar a mão vencedora, não é a habilidade, é a sorte, pois como disse antes, estamos conversando hoje, porque o poker é democrático e não adianta quantas vezes você falar a palavra “incontestável”, isso não vai mudar.

    2 – Ah! Mas agora você vai dizer, para tentar sem sucesso rebater o que eu disse com a palavra VOLUME. Ora volume? O BSOP tem 7 etapas anuais, se eu for jogar o BSOP, por exemplo, levarei décadas para criar o volume que você diz que seria necessário para botar em prática o que teria aprendido no QG do Akkari.

    Mas ai você fala, tem que botar volume, olha o online. Sua afirmação é tão triste, pois agora você define que antes de 2003 ( levando o começo do PokerStars), o poker era definido como sorte, mas depois de 2003 com o online, onde é possível jogar 40 mesas, ele se tornou um jogo de habilidade? Ou é com volume ou é sem volume, pois as regras são as mesmas. Essa sua definição de poker fere não só os jogadores que construíram as estradas para onde você está agora, mas também fere o intelecto de pessoas como eu.

    3 – Ainda sem provar que poker não é sorte e sim habilidade, você define que poker é três coisas, 1 – Volume ( porque antes poker era sorte), habilidade ( vendas de cursos) e longo prazo. Esse longo prazo é fenomenal. É que nem religião, quanto mais doa e não recebe de volta, foca no longo prazo.

    Te explicar longo prazo. Apesar de você tentar definir longo prazo e falhar miseravelmente, vou tentar te explicar.

    Longo prazo é a desculpa para continuar lucrando em cima das pessoas.
    Você mesmo diz, “Pois é, quando você não sabe jogar, você pode dar sorte também…”. Como assim? Mas como o jogo é de habilidade, como posso ter essa sorte de ficar em 1, talvez mesa final tudo bem, talvez entre os 20 tudo bem, mas o 1? E tua habilidade toda, o que houve? Eu troco minha habilidade por um dia iluminado todas as vezes que fosse possível.

    4 – Você diz isso no seu site:

    O conhecimento básico das regras do Texas Holdem é o único conhecimento obrigatório para participação no curso, todo o resto você irá desenvolver neste final de semana conosco no QG.

    E complementa:

    Cursos atraem pessoas de todas as características imagináveis. Jovens, idosos, pessoas normais, deficientes, cara que já conhecem bem o jogo, pessoas que não sabem a regra e por aí vai!

    Ora, em qualquer curso estruturado que queira passar conhecimento, existe a necessidade de filtrar os alunos por nível de conhecimento. Acredite, as escolas de inglês não tem cursos iniciantes, intermediários e avançados para tirar onda não. Existe a necessidade de segmentação, pois alunos com diferente nível de conhecimento( disse conhecimento, não habilidade) devem ser separados para poder agregar um maio valor no aprendizado.

    E claramente no seu QG, deve ser uma metodologia revolucionária, contra anos de estudos.

    5 – Sua análise dos gráficos e vontade de vender algo é gritante.
    Você fala, Além do lucro absurdo, uma forte tendência de alta constante…

    Fiquei tão sensibilizado que por um momento quase acreditei.
    Você disse que fez um estudo (nada científico) de uma forma INCONTESTÄVEL, mas esqueceu que você disse que pegou os dados de TODOS os mais de 800 jogadores que passaram pelo QG, antes de fazer o curso e comparou os mesmos dados após o seu curso e eles foram de forma como você disse, lucro absurdo.

    Não vou nem analisar esse estudo, pois na verdade é uma jogada de marketing sem nenhum valor científico, mas tenho uma dúvida clara. Você está tão cego para vender o seu curso, que você esquece até da lógica simples de suas palavras.

    Você disse que seu curso atraem pessoas de todos os tipos, inclusive pessoas que nem sabiam das regras, mas mesmo assim você contabilizou na sua análise essas pessoas que não sabiam das regras para jogar antes do início do seu curso (pode isso Arnaldo?). Devem se utilizar da mesma mágica que é adquirida no seu curso para jogar antes sem saber das regras.

    Como você disse, desta forma, não tem saída, é lucro na certa -> Para você!

    Akkari, como disse, você é um formador de opinião e com isso tem uma grande responsabilidade, e lhe peço, pare de tentar vender esses sonhos com o objetivo de lucrar. Em seu texto você só prova que poker é sorte, mas tenta desvirtuar forçando os jogadores a fazer seu curso, vendendo um falso sonho.

    Reflita sobre isso, e boa SORTE nos torneios, porque você está precisando ganhar alguma coisa e parece que na habilidade sozinha está lhe deixando na mão.

    • Ola amigo, tudo bem? Seria muito se vc se apresentasse de fato, conversas boas sao feitas com pessoas reais e não com nicknames.
      Você conseguiu escrever por um bom tempo, vários parágrafos e além de não falar nada que fizesse sentido, ainda nem mesmo o argumento contrário você conseguir expor.
      O estudo que mostramos na análise gráfica é completamente claro e fácil de ser compreendido. Não existe nenhuma ocultação de nenhum dado, nada que possa ser questionado.
      Não adianta você achar que pq escreve 10 parágrafos seja contestador de algo. Pode contestar o que vc julgar necessário mas faça com inteligência não por prazer de contestar.

      No item 1 que vc chamou de 2 por erro, sem problemas. Você contesta matemática do AA, não consigo nem entender? O AA ganhará 80% das vezes em uma amostragem infinita porque a matemática diz isto, não eu. Contestar isto é algo bem complicado para você. Eles são jogados de forma diferentes, em situações diferentes, todas elas somadas geram o tal resultado matemático. O AA ganhar não prova nada sobre habilidade, somente usei este exemplo para que pessoas entendam que muitas vezes perder dentro dos 20% não significa perder no contexto geral.
      No item 2 contesta volume. Quem disse que vc consegue ser jogador de poker profissional jogando apenas 7 etapas de BSOP? Você usa isto como se fosse parte da minha argumentação. Sim você precisa de volume, como na verdade qualquer jogo de habilidade do mundo precisa, quer dizer que se um dia o Barcelona perde para um time notoriamente pior então eles são piores e acabou a discussão, óbvio que não, com volume eles se mostrarão os melhores incontestavelmente. Nunca falei que antes do online o poker fosse sorte, apenas disse que volume é fundamental para fazer valer um princípio matemático estatístico. Se isto fere seu entendimento como você disse, procure um matemático formado e converse a respeito, quem sabe você se sinta menos ferido.
      No item 3, quase que não merece resposta, comparar volume de jogos e amostragem com religião doando alguma coisa faz apenas com que eu me sinta mal em querer te responder algo como estou fazendo, mas vou tentar ir em frente.
      No item 4 você questiona o pq colocamos no curso pessoas que conhecem as regras básicas, com elas, geramos este gráfico, mais uma vez não tem como fugir da matemática. A mistura de níveis intelectuais para o poker que as pessoas entram no curso gera este resultado. Tenho certeza que se entrassem somente jogadores mais preparados, os resultados seriam ainda melhores, mas assim esta justo.
      E por fim, no item 5 mostra que você apenas é mais um “hatter”mais uma pessoa que ao invés de produzir neste nosso país prefere perder este tempo todo em contestar e julgar o trabalho dos outros. Os 800 jogadores foram analisados antes e depois do curso, da forma que realmente tem que ser, e geraram estes resultados. Você não somente ofende a mim, que na verdade já estou acostumado com pessoas como você, como ofende os jogadores que conseguiram mudar sua linha de raciocínio em relação ao jogo que com certeza você ainda foi incapaz de fazer.
      Talvez por tão absurda que seja a sua vontade de odiar e em não produzindo falar mal de alguém, é que você use o nickname ao invés de aparecer com seu nome real. Coisas como esta são a natureza da vergonha que nosso país vive, pessoas sem personalidade, sem coragem de trabalhar e se aproveitando de ódio para preencher seu dia a dia.
      André

      • Grande Akkari,
        Beleza?

        Eu já esperava uma resposta dessa maneira. É notório que você tem problema de lidar com o pensamento diferente. Por favor, tolerância ao pensamento diferente. Espernear não adianta em nada.

        Quando li sua resposta notei que 80% era um ataque a minha pessoa no qual você nem conhece, deixando de lado o assunto principal que é sua falha em provar a habilidade no poker.

        Esse argumento sem sentido é conhecido como Ad Hominem, é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo.

        Você afirma que eu não me identifiquei por medo ou por não querer ser real, mas esquece que diferente de você que é um jogador profissional e lucra na venda de sonhos falsos, o poker no Brasil ainda é considerado algo que prejudica minha imagem, sendo considerado jogo de azar e sendo legalmente proibido em algumas modalidades. Eu não me identifiquei para me preservar, mas isso não que dizer o que eu disse não seja verdadeiro. Reflita sobre isso.

        Sua raiva o cegou ao ponto de não ler/entender meu texto. Controle emocional é necessário quando temos que refletir sobre pensamentos contrários aos nossos, peço que você também reflita sobre isso.

        Eu disse:

        2 – Quando vejo do exemplo que você deu de jogar AA mil vezes, isso demonstra o quanto você está cego para lucrar com seus cursos. Sim no exemplo que você deu, é pura matemática. Se jogarmos AA mil vezes contra 22, concordo com você, mas você esquece ou deixa de fora de propósito as outras variáveis.

        Nesse ponto, estou concordando com você sobre a matemática, mas vou além e digo que você omitiu outras variáveis.
        Mas mesmo eu concordando com você, sua raiva não lhe deixa entender e você me responde:
        No item 1 que vc chamou de 2 por erro, sem problemas. Você contesta matemática do AA, não consigo nem entender? O AA ganhará 80% das vezes em uma amostragem infinita porque a matemática diz isto, não eu.

        Oi?

        Você novamente fale de volume. Lhe pergunto como era antes? Quantos torneios os jogadores profissionais jogavam antes do advento do poker online? Por favor, não esqueça que o dia tem 24 horas e o jogador naquele tempo não podia jogar em mais de uma mesa. Então naquele tempo os jogadores profissionais na verdade, jogavam na sorte, pois era humanamente impossível ter o volume de jogos que se tem hoje.
        Você fala de uma análise INCONSTETÁVEL, mas sua análise não tem um valor científico. Você fala tanto de matemática que é uma ciência, mas na hora de provar seu argumento não utilizada nenhuma metodologia científica. Isso mesmo, tudo isso é uma jogada de marketing com o único objetivo de lucrar em cima das pessoas que ainda não tem a maturidade de entender o jogo.

        Se é incontestável, sua metodologia tem que ser provada, baseadas em métodos específicos que sejam feitos de acordos dos padrões vigentes. E meu caro amigo, isso não foi feito dessa maneira, então fale que é algo incontestável para você que está fazendo marketing, mas não para o poker ou muito menos para a ciência.

        Você finaliza soltando seu veneno sobre minha pessoa que você nem conhece. Fez isso, simplesmente pelo fato eu ter um pensamento contrário ao seu e conseguir enxergar o dano que você está causando na tentativa de lucrar vendendo esse sonho como se fosse algo fácil e rápido. Como você disso, lucro absurdo e subida constante.

        Concordo com você, em um país onde as pessoas tem que enganar, vender algo para se promover sabendo que não é verdade é algo que fico triste de ver, mas não posso ficar calado não, espero que você reflita e tire esse ódio do coração, pois como dizia Edmund Burke:

        Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada”.

    • Prezado Par de 22,
      Eu nem jogo poker, passei por aqui meio por acaso.
      Sabe, existe uma ciência que trata desse tipo de fenômeno abordado nesse artigo: a Estatística.
      Pela argumentação tanto sua quanto do Akkari, é visível que nenhum dos dois a domina bem.
      Se o Akkari soubesse um pouco mais, teria usado alguns termos, como Esperança Matemática, simplesmente para dar mais respaldo ao estudo.
      O estudo pode não ter rigor científico mas ao meu ver não falha em demonstrar o proposto.
      Exigir rigor científico fora de contexto é sem noção.
      Este não é um site de ciência, e o fato de o Akkari acreditar que o estudo é incontestável não implica má fé.
      Já pensou em policiar todo marketing com imprecisão científica? Ou em acusar duramente todas as pessoas inconsistentes? Acha que isso faz algum sentido?
      Argumentação baseada em crenças, sem respaldo, não faz sentido nenhum, é perda de tempo.
      Encontre outra maneira de dar vazão aos seus sentimentos que não atinja ninguém (dica muito importante).

      • Akkari o ¨par de 22¨ disse que antes do poker online o poker era sorte, então peça para ele nos explicar sobre os 7 braceletes da world series que o Phill Hellmutt ganhou no poker ao vivo antes da popularização do poker online.

  8. Acho que não entendi direito, alguém me corrija, por favor, se eu estiver errado. Deixo claro que concordo – e também carrego a bandeira do poker como jogo de habilidade -, mas para uma real constatação, como uma prova irrefutável, deveria-se pegar o gráfico de todos os jogadores antes, e de todos os jogadores depois (caso de fato isso tenha sido feito depois eu releio o artigo pois está tarde, estou cansado, e isso deve ter afetado minha compreensão). Utilizar o gráfico de um jogador antes e um depois para fins de exemplificação pode ser útil, mas como o objetivo aqui é de fato comprovar que a habilidade e o estudo prevalecem à sorte, deveria ser feito um gráfico com uma amostragem geral, mas acho que isso se torna bastante trabalhoso. Mas, enfim, shuffle up and deal.

  9. Muito Obrigado professor Akkari. Nesse podcast você mostra o que muita gente não entende. O pker e um esporte mesmo que damas ou xadrez ou Go, ou dominoes. esportes com um pequeno azar y uma grande parte de habilidade. só com estudo, força da mente e trabalho sem descanso o jogador logra chegar ao verdadeiro Pro do jogo. seja qual seja.

  10. Pra mim mostraram o curto prazo com as hitadas e no longo devolvendo o lucro se tirar os 2
    Megas big hits todos junto sao negativos, comparacao meio duvidosa o proprio ivan esta em uma downswing mto grande, pq nao fazem um podt disso? Falando que nao eh soh ganho no poker, ou o ivan eh ruim e o longo prazo chegou, espero uma resposta, pode ser via email

    • Ola Cleber, não entendi sua questão quanto as hitadas. As hitadas dos dois jogadores que mostramos no gráfico são pré curso, não pós curso. Após o curso o gráfico é super condensado, com pouca variância, e sem grandes hitadas. Em um volume muito bom o suficiente para uma análise de resultado. Quanto ao Ivan a algum tempo ele parou de volumar, parou de jogar todos os dias para buscar resultados. Hoje ele trabalha conosco durante toda a semana, horário comercial. Continua jogando nos finais de semana e eventos ao vivo. Neste modelo realmente a variância começa a aparecer mais e pode sofrer prejuízos. Assim como o meu próprio gráfico online deve ser considerado pré 2015 meados de 2014, pois depois disto parei de grindar e foquei no live, agora se for no Hendon Mob ve a minha performance live depois que o foco se tornou este e estou indo super bem. Espero ter esclarecido, grande abraço!

  11. André, boa tarde,
    Eu acho muito interessante este tipo de análise.
    Ficou bem claro que a tendência do gráfico dos 800 jogadores consolidados mudou após o curso. Era negativo e virou positivo. Fato. Confio nos dados analisados.
    Uma dúvida que me restou, se for possível e se vocês quiserem esclarecer é a seguinte….Dos 800 jogadores, quantos mudaram a tendência para positivo e quantos continuaram perdedores no jogo?
    Acho que é um dado estatístico interessante também.
    Obrigado pela atenção.
    Abraço
    Lucas

  12. pra ser vencedor o cara tem que ter dinheiro serto e corage serto e habilidade serto se fosse jogar so com par de as ta fora dos torneios serto porque num torneio o par de as vem umas 3 veses so entao nas posiçao com cartas ou sem cartas e fichas no pano e bota os cara pra correr certo abrasso

  13. Ando praticando , estudando e debatendo LIVE, não a dúvidas que POKER não é sorte!!E explica pro PAR 22, AA não ganha todas, e que um torneio pequeno são mais de 300 mãos, ele vai ficar esperado o par….ahuehaehua

  14. Akkari, boa tarde.

    Qual é o volume de jogo considerado necessário para negativar o efeito “sorte/azar”? Qual seria o breakeven?

    No online x horas dias? x torneios?

    Live? X torneios semana?

    Tem algo nessa linha? Obrigado,

  15. sobre o debate com o par de 22, tenho 3 coisas a dizer:
    1) concordo com o par de 22
    2) concordo com akkari
    3) discordo do par de 22

    é fato que par de AA conta 22 vai ganhar 80% das vezes,o que vai mudar é exatamente o que o par de 22 disse, e andre nao comentou ( mas tenho certeza que ele saber) as variáveis, pergunta a pedro padilha se ele nao preveria ter perdido 10 pares de kk em seguida e ganhar um na mesa final do bsop onde ele perdeu para um TT no ( se me lembro bem foi no bsop million) o 1 ganhava 1 milhão (eu acho)
    a matemática diz e é verdade ( ps, eu amo matemática) a cada 33 maos com kk voce vai ver um par de AAs pela frente, mas o que nao fala e a variável, ex: eu peguei agora recentemente aa e perdi um all pre flop 50 bbs, normal certo? certo! em outro AA meu contra o do vilao ele tava short com menos de 3 bbs,
    obvio que foi muita falta de sorte minha, que fez o meu bb/100 cai com AA e o ev bb/100
    mo meu holdem maneger tem uns 125 AA com 630/100 e o ev era 777/100 estou a com “falta” de sorte com par de AA? sim. entao conclusão poker é sorte!!!
    é fato que com a amostragem que andre colocou o nivel técnico melhorou, e muito,,, quem discutir isso nao tem logica, falacia é dizer que poker é sorte, é mesma coisa dizer que eu entrei em um campeonato de xadrez sem estudo e preparação e perdi, alguns anos volto com muito estudo na bagagem e ganho. então que dizer que foi sorte, nao eu mim preparei, o par de 22 esta cego pela raiva de nao sei o que, talvez inveja ou algo do tipo ou em tilt., conclusão o poker e habilidade,
    é fato que par de 22 esta com raiva de alguma coisa, ( ps, par de 22 nao mim leve a mal( se voce ler ), foi bom e útil mesmo que desagradável seus argumentos, eu acho que voce deveria usar sua inteligencia, ( que é obvio que voce tem um QI acima da media por fazer postagem com logicas(não logicas 66% do tempo) e com bastante dogmas para debates). que esta afetando seu modo de pensar e refletir.
    o sonho que voce disse que akkari esta “vendendo” nao e um sonho enfadonho, mas algo útil, é claro que ele lucra, mas se nao ouve-se ideais para gerar lucro nem carro, computador e remédios estariam a disposição do consumidor, se a resposta do lucas Hugo for respondia, ( a que ele que saber a % dos que lucraram) for de apenas 1% no caso 8 ja é motivo de orgulho onde 8 familias sao sustentadas pelo seu pioneirismo, ou iniciativa, tenho certeza que os outros 792 nao faliram, com gestão de banca( que faz parte de estudo) então o que akkari deve fazer é simples, tentar expandir mas conhecimento para que mais e mais pessoas possam ter pelo menos o sonho de viver com essa esperança de ter um emprego honesto, pense bem 8 famílias estão realizadas, obs 1% mas, tenho certeza que é bem maior esse numero, uma pessoa disse uma vez, poker é 100% habilidade e 50% sorte.
    sorte nos panos, é sorte para tomar as melhores decisões,

    rivaldo f

  16. Acho que o fator sorte no poker existe, tem que ter habilidade, mas principalmente em sites como o poker stars a frequência que pelo menos eu perco com mãos aonde eu tinha 80% de chances de vencer são muitas, não é lá uma vez outra e não é por um período, é sempre..
    Exemplo eu com AA e outro com AQ… Flor 8 9 10, o pote já estava bem alto, eu aposto ele all inn, eu pago, na última veio o J…
    Ele raise, eu re raise 5x a aposta dele. então eu joguei certo, porém o fator sorte decidiu essa mão… Estava em uma boa posição e iria ficar em vigésimo lugar em um torneio com 6000 jogadores, restando apenas 1200.. Jogo poker por hobby, pra mim não faz diferença… E olhem não sou um jogador que começou a jogar agora, já são 7 anos, um segundo lugar num etapa catarinense com 250 jogadores, alguns primeiros lugares na minha cidade… Enfim, gosto desse jogo, e continuo jogando, mas a sorte no poker on line com certeza é 30%, se não for mais… Principalmente no poker stars…
    Ainda irei filmar várias sessões minha no poker stars e divulgar, daí vou querer uma explicação do que acontece e do porque mãos com 80% de chances perdem muito..
    Enfim, irei continuar jogando, porque gosto, é um jogo emocionante, sem dúvida, mas que a sorte decide e em muito, não há menor dúvida… Apenas uma observação, no poker ao vivo acho que a sorte decide em 15 a 20%… Então é um jogo fantástico, emocionante, e é um jogo de habilidade e sorte na minha opinião, os dois fatores decidem…
    É isso aí, um abraço a todos!!!!!

    • E isso é lá exclusivo do poker? Isso acontece todos os dias, em todos os lugares. A maioria é medíocre. E olha só!… Isto é outro conceito estatístico!… 🙂

  17. Olá… Eu passo o jogo todo foldando mãos ruins e esperando posição e mãos jogáveis para ir em busca de fichas no PANO… mas sinceramente é de cair o cu da bunda o tanto de azar que eu tenho… Não é mimimi pq eu sei que o AA vai perder 20% das vezes que entrar no combate, mas eu perco 9 a cada 10 AA… e olha que é ALL IN no pré flop já para não deixar os “marginais” verem o jogo… Qualquer dúvida sobre o que estou falando é só ver algumas das desgraças que acontece comigo lá no BOOM: Fabriart33!!! Abraços. PS.: O Pokerstars mereceria uma investigação mas profunda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s