O golpe de misericórdia!

Histórico!

Neste final de semana o poker no Brasil cravou mais um grande momento na sua história explosiva dos últimos anos.

Além de bater todos os recordes, além de colocar abaixo o Holliday In novamente, desta vez a avalanche chamada Neymar entrou no salão e simplesmente nos impulsionou para um novo nível.

Atualmente Neymar é um canhão de audiência, de geração de mídia pelo mundo todo. Sua hora é a mais cara entre os atletas, suas redes sociais são as que tem os números mais expressivos, sua performance na profissão é incontestável mas mesmo que ponderando todos estes itens que o torna um personagem fantástico, soma-se a isso o seu carisma, simpatia e alegria.

O muleque merece tudo o que esta acontecendo com ele. Humilde de uma forma que ele até acaba prejudicando a percepção sobre outras celebridades. Ele parece um menino mas já é malandro, adulto precoce, sabe tudo o que esta acontecendo ao redor, sabe muito bem o que ele representa, sabe o que ele causa nas pessoas próximas e principalmente nas que o vem pela primeira vez, e mesmo assim, ele trata a todos de uma forma que realmente parece que você já amigo do cara a tempos.

Quando o conheci em Barcelona, na sua apresentação para o PokerStars ele fez questão de levantar no meio da coletiva de imprensa e vir me cumprimentar na frente de todos, eu fiquei assustado, me tirou a fala, depois o encontrei no camarim e mais uma vez ele surpreendeu pela humildade. Agora no BSOP, ele deu show na mesa da tv em todos os momentos e com todos os participantes. Se divertiu, deu risada, sacaneou quem pode, fez piada o tempo todo e no final mesmo com vôo marcado para Barcelona ele simplesmente não aceitava ir embora. Por diversas vezes vi ele e o seu parceiro Duda, que é o seu braço direito, por sinal com viés paternal tamanha o carinho que os caras se tratam, discutindo para alterar o vôo para que ele pudesse jogar até o fim. Por várias vezes eu o questionei do horário e ele manteve contagem regressiva minuto a minuto torcendo para estes não passassem e ele pudesse jogar mais uma mão.

A forma com que ele entrou na área reservada para convidados, participantes e imprensa, mostra um pouquinho do tamanho do garoto. A mídia vai para cima do cara como abelha no mel, é incrível, para quem vê de fora chega até a ser engraçado e mesmo assim o homem não perde a pose, sempre rindo e atendendo a todos.

Jogar poker no Brasil por muito tempo foi algo mal visto, eis que o esporte cria alguns dos seus embaixadores, eu me considero um deles, assim como Decano, Bahia, Moja entre outros, ir contra o poker com sala escura que na verdade quase nem existe é fácil, mas ir contra a formação, resultados, imagem, dos embaixadores não é tão fácil assim você concorda? Praticamente todo o trabalho dos praticantes, somado ao trabalho das mídias e dos representantes maiores do jogo como o Igor Federal já foi o suficiente para uma quebra de paradigma, para uma infinita melhor interpretação do poker por parte da sociedade. Quando a briga já esta praticamente ganha entra em campo o Ronaldo. O jogo já estava 3 x 0 para nós e aí veio o fenômeno. Ir contra o poker você pode até tentar, mas ir contra o Ronaldo, o cara que meteu os dois gols na Alemanha e teve uma carreira que encheu os brasileiros de orgulho não é tão fácil assim. O homem vem e mete mais uns 2 gols.

Quando o nosso placar esta 5 x 0 o técnico chama o Neymar. Sacanagem né! Pegamos o time adversário perdendo de 5, cansado, sem quase resistência e entra um dos três melhores jogadores do mundo. Aí virou covardia.

Isso é o que representou o BSOP São Paulo em julho de 2015 para mim. O golpe de misericórdia!

É claro que burocraticamente o poker ainda tem um longo caminho a percorrer. No comando do Sr Trafane as coisas estão caminhando mas é óbvio que no Brasil tudo é sempre muito obscuro. Os interesses políticos, as curvas lobísticas, os interesses paralelos, tudo. Mas em termos de sociedade, em termos de aceitação do poker como um jogo saudável, um entretenimento que diverte, que gera adrenalina, que é democrático, que coloca pessoas para sentirem emoções que muitas delas nunca sentiram no esporte em nenhum outro momento da sua vida ou que já estão com idade avançada para sentir de novo, a passagem do Neymar pelo BSOP para mim fechou o caixão.

Foram textos e mais textos neste blog em defesa do poker, em fortalecimento a ideias que em outros países não mais precisavam ser discutidas, em argumentações que serviam para que chegássemos a este momento. Acho que agora viveremos uma nova era. Uma era de muita busca por regularização de uma forma inteligente, de uma forma que não só quem ganhe seja o governo e seus tentáculos, mas não mais de questionamento do poker como esporte e entretenimento. Acho que esta missão já esta cumprida.

Não precisa me falar que você tem uma tia que ainda acha poker terrível, sim, estas pessoas acredito que sempre vão existir, ao passo que tem pessoas que são contra o celular, tem pessoas que não deixam seus familiares serem tratados por médicos quando doentes, tem pessoas que acham que Tv Plasma é coisa do capeta. Esquece, isto sempre vai existir sempre.  Mas acho que o poker agora entrou na categoria de aceito pela sociedade brasileira, uma das sociedades mais conservadoras e atrasadas do mundo. Uma sociedade que aceita dos seus governantes coisas que poucas outras aceitariam, e que vive constantemente com o freio de mão puxado pela falta de atitude de seus integrantes. Sendo assim, na minha opinião, o nosso trabalho foi muito, mas muito, mas muito bem feito. Conseguimos o que parecia impossível.

Agora é jogar poker, jogar o máximo que pudermos e o quanto quisermos. Torcermos para os responsáveis facilitarem as nossas vidas na questão tributária, para que não paguemos valores absurdos como hoje pagamos em um formato injusto. cobrarmos as empresas e os organizadores para eventos cada vez melhores, maiores, mais confortáveis de se participar. Exigirmos resultados e evolução de nós profissionais todos os dias. O Brasil esta arrebentando nos feltros e vamos voar muito mais alto. Aceitar que com este crescimento vem cobranças ainda maiores. Buscarmos patrocinadores dos grandes mercados para apoiarem o nosso esporte, para termos mais atletas patrocinados, mais eventos grandiosos, mais benefícios para os participantes, que mais empresas sigam o caminho da SKY que por enquanto esta nadando de braçada e muito merecido pela ousadia em acreditar que isto tudo aconteceria.

Por falar nisto, parabéns a SKY, acreditou quando quase ninguém acreditava e no domingo brilhou horas e horas com a sua marca refletindo da mesa para o olho do Neymar a todo momento que batia um flop. Sinistro. Os caras tiveram uma visão e um peito que mereceram demais esta recompensa.

Agora é uma nova era na minha opinião.

Na minha carreira busco também uma nova era, meu foco agora é nos estudos da mente, da capacidade humana, e na parte técnica do jogo. Isto é tudo o que me interessa atrelado ao crescimento do poker. Foi para isto que destinei minha vida e principalmente é isto que profissionalmente me faz feliz, mesas finais, conquistas, potes grandes, retas finais e títulos, continuar um ano que vem sendo o mais vitorioso da minha carreira, buscar o top do ranking GPI. As relações do poker com a vida real, com o mundo dos negócios me fascinam demais e vou continuar estudando e compartilhando isto nas minhas palestras, sem contar a formação de novos profissionais. Meu foco é este e por sinal amanhã definiremos a data do novo vestibular do Akkari Team que mais uma vez arrebentou no BSOP.

Cada um na sua onda, cada um na sua prancha mas todos no mesmo mar de águas bem mais calmas agora do que em 2007, mas ainda tem muito que remar.

Grande abraço galera,

André Akkari
TEAM POKERSTARS PRO

7 comentários sobre “O golpe de misericórdia!

  1. Como é bom ver esse joguinho se transformar nesse país tão abandonado por grande parte da sociedade e dos que nos representam, como é bom ver esse jogo mudar a vida de tanta gente!!! Amo o jogo desde os 14 anos de idade. (Hj tenho 29), aprendi a dinâmica sozinho vendo maverick e Cartas na mesa e as regras baixei no site da Copag na época onde quase ninguém tinha NET em casa, o jogo era totalmente desconhecido e descrinado por todos. Em 2009 conheci o poker on line e troquei um iPhone 1 por um PC antigo só pra poder começar a jogar, desde então jogar é uma das coisas que mais me deixa feliz na vida. Como foi difícil conseguir as regras e aprender apenas a dinâmica do jogo na época e hoje o Neymar joga um BSOP e isso é falado em todas as mídias, emocionante demais! Parabéns a ele e a todas as celebridades que ajudam a crescer o joguinho e parabéns Akkari por tudo o que faz pelo jogo, você é um dos nossos melhores representantes senão o melhor e parabéns Poker por ajudar a mudar a vida de tantas pessoas!!! Voa POKER voa!!! Abraço!!!

  2. Só tenho uma preocupação com relação ao Neymar!
    Assim como fizeram com Luxemburgo, que em alguns programas esportivos diziam que o seu desempenho como técnico de futebol havia caído devido ao poker, temo que o mesmo possa acontecer com o Neymar, se por ventura ele não for bem em algumas partidas da seleção nas eliminatórias, porque sabemos muito bem como funciona o imediatismo da nossa imprensa brasileira.
    Excelente artigo!
    Abraço!

  3. Akkari… Vc não acha que já fez a sua parte na divulgação do poker? Que tal voltar a ser pro? Que tal fazer um volume decente mensalmente? Todos sabem que quando vc se dedica somente ao jogo, seu nível técnico sobe absurdamente, e isso refletiria nas vendas de seu coach.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s