Um absurdo!

E aí galera,

Tinha combinado comigo mesmo que eu evitaria ao máximo qualquer post demonstrando pensamentos políticos ou ideias que não fossem conectadas diretamente ou indiretamente ao poker mas devo confessar que não resisto. Nos últimos 10 anos o blog vem sendo uma válvula de escape para eu explodir algumas coisas que me incomodas. Discutir com vocês o futuro do nosso país ou pelo menos as coisas que me deixam feliz e me incomodam demais não deixa de ser uma forma de expelir energias e limpar a alma.

Esta semana minha esposa me mostrou um vídeo do Zé Padilha, produto do Tropa de Elite. No vídeo ele dá a explicação do porque ele acabou se mudando para Los Angeles. Segundo ele quando estava no Brasil ficou na mira de corruptos que se incomodaram com o filme de alguma forma e foi ameaçado de morte pelos mesmos, não só ele como sua familia também.

No vídeo ele fala uma das coisas mais incríveis para definir a situação atual do nosso país e da nossa sociedade. Poucas vezes vi um cara resumir tão bem o que eu também penso mas nunca tinha condensado a ideia em uma pensamento como este.

Segundo Padilha, o fato mais extraordinário da atual situação brasileira não é a corrupção somente, o descaso político, a falta de segurança pública, o mais impressionante é a forma com que o brasileiro se acostumou com o absurdo. As coisas nos últimos anos no Brasil tomaram uma proporção tão assustadoramente negativa que fez com a nossa percepção aceitasse o absurdo de uma forma realmente impressionante. No vídeo ele cita o caso do empresário que foi esfaqueado na Lagoa Rodrigo de Freitas, galera, pensa bem, o cara tomou diversas facadas e mataram o senhor para roubar uma bicicleta no meio da Lagoa. É cena do Mad Max! Padilha cita a comparação se por acaso isto acontecesse no Central Park em NY, um americano andando de bicicleta e de repente tomasse 10 facadas no meio do parque. Cinco minutos depois teriam 500 policiais no parque, helicópteros, parava a cidade, parava o país. No Brasil isto não acontece mais.

Quer mais absurdo?

Declaradamente no Brasil, a ameaça de um político importante contra o Governo é que ele vai abrir a CPI do BNDES, ou seja, dando a entender em mais de 100% que se ele abrir vai obviamente pegar sujeira de membros do Governo ou seus aliados, um absurdo né? Não, nem compara com o absurdo que é um membro do Governo ir a público e falar que vai lutar contra a CPI, que a CPI não pode ser aberta de forma alguma! PQPPPP!!!! Porque não pode meu Jesus?

Se você abre a home de um grande portal hoje, como fiz agora, a notícia principal é que presidente da SeteBrasil admite ter recebido U$224.000.000,00 em propina, galera, de novo, 224 MILHÕES de dólares. Esta é uma das centenas de notícias que passam todos os dias nas homes de todos os portais brasileiros. Por incrível que pareça nós não nos indignamos mais, e isto é um absurdo!

E aí para não machucar o ego inflado dos PTistas fanáticos que não entendem que a maior indignação hoje é contra ele porque eles são Governo, Eduardo Cunha é o Presidente da Camarão, sim, ele é, ao mesmo tempo que ele é indiciado na Lava Jato, ligado no passado ao Mensalão, acusado em fraude de 850 milhões em impostos e ainda vendeu uma casa para o traficante Abadia, todas acusações acredito eu mas fraquinhas né? Isto é um absurdo! O cara não é um síndico de prédio, o cara não é sub prefeito, nem vereador, o cara é a porra do Presidente da Camara e que acrescente a este absurdo que a semana passada o cara entrou em rede nacional, meu Deus.

Tudo é um absurdo, tudo o que aconteceu em todos os partidos é um absurdo e nada mais parece absurdo para o brasileiro.

Confesso galera que estou no meu pior momento do meu namoro com o Brasil, estou ultra triste, ultra decepcionado, sem condições de ver perspectiva em nada, e isto é exatamente o oposto da minha situação pessoal, que fique bem claro isto.
Meu jogo esta na melhor fase de toda a carreira, tenho participações em algumas empresas que começamos do zero e hoje estão umas indo super bem, outras meia boca mas nada comprometedor. Restaurante japonês caminhando mas no inverno é sempre um movimento mais baixo mesmo, a sorveteria também passa pelo inverno em marcha lenta mas com promessa de bombar novamente no verão, QG bombando demais e Grupo Superpoker arrebentando, fora isto tenho uma participação pequena mas que me enche de orgulho na Sakeria no Itaim que está explodindo todos os dias.

Entretanto minha tristeza é cada vez maior, não vejo saída de médio e longo prazo para o cenário político e econômico brasileiro, e sendo assim, vejo nossa população com menos dinheiro no bolso, menos tranquilidade e em um jogo de lógica, aumenta-se a violência, abaixa o poder de compra dos brasileiros e todos nós vivemos definitivamente em um país pior a cada dia.

Mas talvez a minha maior tristeza venha do super orgulho que sempre tive de ser patriota, sempre fui assim, sempre tive um prazer imenso de acreditar no Brasil e impulsionar as pessoas para este caminho. Desde investir no meu país o pouco que consegui juntar até investir o que tenho de melhor que é o meu intelecto mas confesso que estou declinando, não tenho mais tesão em empreender de forma plena. Meu tesão hoje é em outras coisas que não a estrutura de onde eu vivo como país de fato. Tenho tesão na minha profissão, nos meus amigos, na minha familia e muito nos brasileiros, mas eles estão conseguindo me tirar o tesão institucional. Ontem mesmo eu ia jogar o LAPT com a camisa do Brasil, pode parecer um exemplo ridículo mas estou sendo sincero, quando cheguei na porta do quarto para sair e olhei no espelho e vi o símbolo da CPF me deu um nojo tão grande mas tão grande que troquei a camisa. Vou comprar uma camisa do Brasil sem este nojo da CBF pendurado, já até sei uma que vende no Free Shop e na próxima eu uso.

Uma das coisas mais iradas que tem até hoje na minha carreira é o sentimento de representar o Brasil ao redor do mundo, hoje eu mudei, eu represento parte do Brasil, muito declaradamente, represento as pessoas de bem, honestas, que sofrem como eu sofro com estes filhos da puta nos assaltando mas hoje já faço questão de não representar diversas outras milhares de pessoas. É óbvio que isto não muda nada, nem para a população, nem para o Brasil, sou completamente insignificante, mas muda para mim e acho que esta mudando para cada um dos brasileiros.

Foda né fazer um post depre destes, vocês sabem que eu sempre fui pra frente, mas qual a saída? Eu to muito fácil de ser convencido, se vocês me derem uma perspectiva futura política e econômica eu aceito mole mole, mas não estou conseguindo enxergar.

Ok, vamos ao impeachment, e aí? Caí a Dilma e entra quem? Prepare-se, porque a coisa fica feia em seguida. Ahh ok, esperamos a próxima eleição, ok e aí? Quais as nossas possibilidades? Aécio? Lula? Corremos para onde meus amigos e amigas? Teve uma época que até tinha um Ciro Gomes mas deixamos escapar, hoje em dia ficamos sem outs, não tem escape.

Sim, sei também que temos que pensar no longo prazo, em uma classe política rejuvenescida para o futuro, para daqui 15 anos, mas eu sou jogador de poker amigo, sou ansioso, quero a porra da mudança amanhã, e saber que ela não vai acontecer pelo menos até 2020 me irrita demais a ponto de me fazer escrever um blog as 4 da manhã em Lima no Perú. Perú que por sinal é de dar inveja em termos de patriotismo, todas as janelas tem uma bandeira nacional na frente, impressionante.

Bom, desculpa dividir com vocês estes pensamentos meio tristes beleza, talvez seja uma tentativa minha de fazer com que vocês me mandem alguma mensagem positiva e eu recarregue as minhas baterias.

Amanhã vou rumo ao título do second chance e depois no High Roller aqui no LAPT, torçam e espero energias positivas, isto é sempre du cacete!!!

Grande abraço, e assista o vídeo do Zé Padilha CLIQUE AQUI

André Akkari

25 comentários sobre “Um absurdo!

  1. O problema passa muito pela atitude do Brasileiro. É passivo, se limita a reverberar nas redes sociais o discurso moralista e seletivo da mídia.

    Por exemplo, a Câmara de vereadores de São Paulo acabou de aprovar o aumento do número de funcionários que podem ser nomeados nos gabinetes dos nobres vereadores, de 18 pra 30.

    A lei teve o apoio de TODOS os partidos da Câmara, do PT ao PSDB. Isso num momento de crise política e econômica.

    Cadê a pressão dos movimentos sociais? Cadê a pressão dos coxinhas paulistanos que lotaram a Avenida Paulista bradando contra a corrupção?

    Se houvesse pressão efetiva sobre todas as instâncias de governo, de TODOS os partidos, talvez a história fosse diferente.

  2. Akkari, curti muito a definição do Padilha. Tinha até compartilhado em minha linha do tempo.

    A empresa que eu fazia estágio me mandou para a Alemanha por um ano, voltei pro Brasil, me formei e larguei a empresa pra voltar pra cá pra procurar emprego.

    Muitos me chamaram de louco e falam que é exagero. Mas a definição dele é genial e é algo que eu já tinha na cabeça.

    Quando voltei, passei por Roma, em um albergue ví uma menina da Hungria perguntando pra um Brasileiro, do Rio, se o Brasil era perigoso, que ela ve muito falar na TV. Ele disse “não, isso é tudo exagero, lá é um lugar seguro, só não pode vacilar muito”. Ela completou “então você nunca foi roubado?” ele disse “fui duas vezes esse ano, mas nada de perigoso”

    O CARA FOI ROUBADO E NÃO É PERIGOSO -> É normal levar tua carteira se tu não leva tiro.

    SÓ NÃO PODE VACILAR MUITO -> É normal ter que andar prestando atenção em tudo que ocorre ao seu redor pra evitar um sequestro/assalto.

    A gente se acostuma com isso e não percebe… só quando ve outra realidade… Vivi 21 anos no Brasil achando que tinha liberdade, fui chegar aqui pra ver que fui enganado esse tempo todo.

  3. Bom dia Aakkari,
    Concordo com quase tudo que escreveu,só discordo quando enaltece nosso povo, os políticos são o reflexo da nossa população(não generalizando),todos malandros, querendo trabalhar pouco e ganhar muito,muitos direitos e poucos deveres,sempre querendo levar vantagem…etc…vemos isso só na política???? Vemos isso em todo lugar. Minha singela opinião, tudo se resume em educação, e não só educação na escola, educação moral e social. Quando nosso povo tiver um pouquinho de consciência de quão importante ele é de verdade, quem sabe as coisas mudem!
    Abraço Aakkari, GL!!

  4. Não é a toa que cada vez mais brasileiros vão pra fora do Brasil ou procuram em alternativas antes impensadas um modo de levar a vida. O esporte as vezes é a unica solução que os jovens veem para poder dar uma condição de vida melhor para si e para sua família, pena que como sabemos não há espaço para todos.

    Boa sorte aí pra vc, torcemos muito por tí que é idolo e inspiração da galera que aprecia o poker!

  5. Difícil fora que em SP agora pra andar na marginal abaixou pra 70 a velocidade máxima, é um roubo atrás do outro e é que nem o diretor falou e virou normal.. Amo meu país amo esse povo mais se tivesse condições ia em bora numa boa, não aguento mais ser robado e não ver luz no fim do túnel.

  6. O escape é o AEROPORTO … amigos meus ja estao saindo por ai … eu nao tenho como mas minhas filhas com certeza terão o caminho do aeroporto internacional como destino.

  7. O cenário político atual é, no mínimo, confuso. Seria o momento de as forças vivas da nação, os trabalhadores, os agentes sociais comprometidos, os intelectuais de todos os campos, instituições com crédito e coerência como a OAB, CNBB que nos 20 anos após o golpe de 64 tanto tiveram de sofrer e lutar para restabelecer a ordem democrática, todos esses atores precisariam pensar o que diriam, e como iriam explicar, se uma Presidenta da República, indiscutivelmente eleita numa votação livre e democrática, fosse tirada do poder. Seria por que a economia vai mal? Mas isso é motivo para destituir um presidente da nação? O que se nota mais claramente é o empenho, agora, de “descobrir”, ou “construir” algum “crime”, algum fato que fundamente a destituição. E quem o está “construindo”? Não há clima para repetir 64, quando se apelou aos quartéis. A quem se vai apelar? Ao judiciário, ou ao legislativo, como se fez no Paraguai? Seja qual for a alternativa, uma coisa permanece certa: o papel da mídia vai ser indispensável para construir, justificar e sacramentar um possível golpe.

    O que me espanta é que inúmeros analistas e comentaristas políticos, que fazem questão de se consideram democratas, parecem estar flertando com o golpe, falando em impeachment a toda hora e, surpreendentemente, achando que, afinal, “as coisas são assim mesmo”, rendendo-se covardemente a uma “naturalização” dos fatos. Vem-me à mente a exclamação de Paulo Freire, na última entrevista de sua vida, 15 dias antes de morrer, referindo-se à gritante desigualdade do Brasil que, na verdade, é ainda o que está em jogo aqui – a insuperável dominação da elite da Casa Grande sobre o resto da população: “Não! As coisas não são assim mesmo! Nós é que as construímos, e como as construímos, podemos mudá-las!”

    Além do mais, não se pode menosprezar o que significa a destituição do presidente de uma nação eleito democraticamente pela maioria da população. E sublinhar que em nossa Constituição está muito claro que todo o poder emana do povo, e não de qualquer outra fonte.

    Pessoalmente continuo convicto – e esse objetivo desses comentários – de que enquanto não se regulamentar o papel dos grandes monopólios e oligopólios da Mídia – estou copiando a Constituição – que são o “elo fundamental” e a garantia de golpes e criação de escândalos, continuaremos distantes dessa nefasta prática golpista que agride de frente a Constituição Democrática da nação.

  8. Há um ano e dois meses deixei o Brasil pra morar na Austrália e mesmo não estando lá agora confesso que sinto a mesma revolta e o mesmo sentimento de impotência, mestre.
    Li todo o Seu post e a unica coisa que posso dizer é, se nesse momento é humanamente impossivel mudar a sutuaçao do país, entao a soluçao é atuar, com suor, lagrimas, sangue, com o que for preciso pra mudar a vida daqueles que estao sofrendo Perto da gente… Na Mesma rua, mesmo bairro.
    Sou da z/l tb, Ali do carrão, e sempre participei de projetos como voluntario.
    Eu continuo acreditando que Deus se importa com Essa situação, mas acho que precisamos faZer algo de concreto com nossas proprias maos.

    É impossivel que alguem como você nao consiga influenciar e inspirar pessoas a fazer algo…
    Eu mesmo ja vestiria a camisa!

    Boa sorte amanha!
    Poe o nome do Brasil dos Brasileiros de bem la no topo!

    Grande abraço

  9. Akkari concordo com você em todos os aspectos, e outro dia, conversando com um amigo, ele me disse algo a respeito disso que é uma coisa muito sensata, tudo isso é um processo e vem de muito tempo, é aquela história, temos que começar nos nossos gestos, na nossa casa, no nosso exemplo, ir mudando por amor a vida, a Deus, a família, a cidade enfim… acabar, banir nossas pequenas corrupções por que há muito tempo crescemos ouvindo que devíamos “levar vantagem em tudo” e isso criou profundas feridas em todos os negócios, começa na gente, nos pequenos gestos, na educação que damos aos nossos filhos, enfim, a luta é constante e não podemos desistir, desanimar e ficar chateado faz parte, mas acredito que precisamos de mais guerreiros patriotas como você, você me inspira a lutar pela melhora da vida da minha família, dos meus projetos, da minha cidade e isso faz com que cada artigo seu seja importante sim… grande abraço e juntos faremos a mudança que queremos! Sucesso sempre e que Deus o abençoe e a todos os seus!

  10. Bom dia Akkari, muito dificil poder falar qualquer coisa que possa ajudar a melhorar ou de criar expectativas de melhoras a curto prazo sobre tudo que voce expos no seu desabafo. Infelizmente eh a pura realidade, no mais desejo que vc possa desligar de sua mente essa situaçao tragica que vivemos nesse momento e consiga usar toda sua sabedoria nesse esporte em que voce represente muito bem nossa Naçao… Gl ai parcero… Grande Abs…

  11. Sinceramente, o Brasil não tem jeito..
    O problema é muito grande… E o maior deles pra mim é o povo.
    O político de hoje saiu do povo, povo esse que quer sempre agir na malandragem, levar vantagem em tudo e óbvio que isso se reflete em todos os lados.
    Pra quem busca qualidade de vida, o ideal é ir embora dessa merda.
    .sou seu fã

  12. Sem esperança e triste com o pais… também me sinto assim. Muito bom este desabafo. Talvez isto leve outros a falar. Porque tem de haver mais brasileiros que pensam.

  13. Primeiramente parabéns pela opinião faço minha as suas palavras e as palavras do Padilha. Entendo vc não querer comentar esse tipo de notícia mas acho fundamental sim que pessoas como vc se importem em passar esse tipo de informação , hoje a visão que tenho do pais é justamente pq que na política tem tanta gente mal caráter? Vou dar um exemplo, Akkari vc teria coragem de entrar na política com o intuito de ajudar o país diante do pensamentos e cabeça boa

    • Primeiramente parabéns pela opinião faço minha as suas palavras e as palavras do Padilha. Entendo vc não querer comentar esse tipo de notícia mas acho fundamental sim que pessoas como vc se importem em passar esse tipo de informação , hoje a visão que tenho do pais é justamente pq que na política tem tanta gente mal caráter? Vou dar um exemplo, Akkari vc teria coragem de entrar na política com o intuito de ajudar o país diante do pensamentos e cabeça boa que vc tem? Provavelmente não.
      E isso é o que acontece com todos as pessoas de boa fé. Aonde precisamos de mais pessoas com pensamentos como o seu , o do Padilha é na politica mas ninguém quer entrar nessa podridão e meio que entramos num circulo sem perspectiva de melhora.
      Quer um exemplo, olha onde o Collor foi parar depois do seu impeachment, olha onde esta Maluf, Sarney, olha de onde o Lula veio e onde foi parar, ninguém consegue tirar esses caras da política e é facil perceber que nenhum brasileiro pro mais bom que seja por mais que queira ajudar o pais, dedicaria uma vida inteira dentro dessa politica se não fosse por interesse pessoal, se não fosse por saber que ali eles vão conseguir construir seus impérios e não tem ninguém pra pará-los.
      Enfim, é realmente triste mas precisamos cada vez mais de pessoas como vc, abraços!!

  14. Eae Akkari, blz? Concordo com a sua indignação mas a “corrupção” é um problema quase que estrutural no sistema político brasileiros, ela não começou no governo do PT, nem do FHC, ela já vem se desenvolvendo desde o inicio da construção do estado Nacional. Mas afinal o que é “corrupção”? Tenho plena certeza que o buraco é mais embaixo, para muitos a corrupção seja apenas aquilo que os outros fazem, mas nós não somos corruptos? E o “jeitinho” brasileiro? Furar fila, baixar músicas, filmes, programas, jogos e muitas outras coisas “piratas”não é uma forma de corrupção? Infelizmente, esse jeitinho brasileiro está impregnado na sociedade brasileira, desde a micro escala até as grandes fortunas e não será resolvido facilmente e muito menos dá noite pro dia.

  15. eu sinto exatamente o que você sente, eu adoro o brasil, mas como natureza, maior reserva natural e cultural. mas no final sinto-me triste, pois um pais tão prospero e rico como o brasil, vive com medo todo dia, roubado e torturado pelo governo, não só PT mas o governo em geral.

    o povo tem que parar de criar Guerra de rede social e ir atras da liberdade real. pois a cada dia que o governo permanecer roubando, é menos um dia de vida pro brasil.

  16. Fala mestre! Bom diante de tantas respostas coerentes que ilustram a atual realidade do nosso amado Brasil, só me resta te dizer a frase que nosso querido Chico Xavier tinha escrita na porta do quarto onde dormia, e que ele dizia reler sempre que viva uma situação muito boa ou muito ruim: “Isto também vai passar”. Foco no jogo irmão GL Vamooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!

  17. Akkari eu tenho 43 anos, morei em Portugal de 1997 a 2002 e de 2002 a 2008 na Suíça, voltei ao Brasil depois de todos esses anos pois as notícias eram de que o país estava bombando. Hoje preparo minhas malas e volto a Portugal. Primeiro fugi de uma crise e onda de violência em 97, HOJE vejo que voltamos atrás novamente. Conclusão: Estou indo embora de vez, desde criança via no “Jornal Nacional”(única referencia em jornalismo na época) Europeus, americanos, indo as ruas lutar por seus direitos, aqui no Brasil… Se tem dinheiro pra comprar cerveja barata e um churrasquinho em cima da laje está tudo bem! Protesto? Vamos tirar Selfie!! Estou cheio disso e com minha idade, agradeço a Deus a oportunidade que tive fora do país, de ver com meus próprios olhos o que é respeito e dignidade para um ser humano, resolvi voltar e feliz por saber que existe uma luz no fim do túnel, mas bem longe daqui. Nunca fui uma pessoa negativa é a REALIDADE! O PAÍS SEMPRE ESTEVE NO FUNDO DO POÇO E NÃO SAIRÁ TÃO CEDO! NOSSAS VIDAS E DE NOSSOS FILHOS SÃO AGORA! NÃO ACREDITO MAIS NO BRASIL.NÃO TENHO COMO ACREDITAR!

  18. Boa noite, Akkari

    Sobre as ideias e pensamentos sobre a situação do país, te dou a seguinte dica: Formule os seus próprios pensamentos, não reproduza textos de opinião e “sensacionalismo” da mídia brasileira.
    Se apegue a dados e fatos, leia textos acadêmicos quando possível e você provavelmente ficará mais otimista sobre a situação do Brasil, a grande evolução recente pela qual milhões de brasileiros em todas as regiões do país passaram.
    Eu, particularmente, dedico minha vida à política e à situação socioeconômica do país. Partilho de uma tristeza semelhante à sua, mas é justamente devido à falta de consciência da população sobre o que acontece no país. O brasileiro não consegue se conscientizar, não consegue se desprender do direcionamento dado pela mídia e formular um pensamento sensato e saudável sobre o país.
    É fácil criticar, se revoltar, se tornar inimigo de tudo e todos. O brasileiro é exatamente aquela sua descrição do jogador que “culpa o software, culpa o cachorro, culpa a mulher que chegou perto”, mas não percebe que o seu adversário pode ter feito uma jogada muito boa, ou o próprio jogador pode ter cometido uma jogada ruim. Saia dessa bolha ilusória de desesperança do país, que é a mesma que o jogador não lucrativo vive. Pode ser mais difícil, mas será muito mais produtivo para você.

  19. Cara, é complicado mesmo a situação do nosso país. O problema não é só um, é o famoso “sistema”. Não adianta remover um e por outro, somos uma nação e todos devem se unir para ir contra eles. É o unico jeito de acabar com a corrupção hoje no país, só que sabe que dia isso vai acontecer? Nunca! A maioria está no comodismo, e enquanto não afetar eles, não vou mecher um palmo se quer para ajudar. Entendo seu desabafo, pelo o simples fato de poder usar uma camisa do país, e representar muito bem ele, e como você mesmo diz, olhar no peito e ver escrito “CBF”, de tantos escandâlos.. é foda. Cara, eu acho realmente que o Brasil vai ter mais crise, e que pra reerguer isso de novo, vai demorar. Se todos não unir e derrubar esse “sistema”, que eu acho quase impossível, vai continuar assim e se não piorar.

  20. Eu acho que vc se encaixa bem no meio politico Akkari, vc devia se candidatar, vc consegui iludir muita gente no mundo do poker, tenta na política.

  21. Bom dia Akkari,

    Sensacional o texto! E ainda mais contundente partindo de você, um cara que é apaixonado pelo Brasil e que sempre defendeu as cores do país onde quer que vá.

    No meu caso, frisando bem, no meu caso, eu vejo duas saídas – Cumbica ou Viracopos. E se tudo der certo, até final de 2017, se ainda estiver vivo, vou usar uma delas. Porque isso aqui já era. E justamente pelo que você falou. Pela incapacidade do brasileiro de se indignar. Se o que está acontecendo aqui acontecesse em qualquer país civilizado, já estaria instalada uma guerra civil há muito tempo. Em que pese os números daqui em termos de violência baterem qualquer conflito armado no mundo, esses números referem-se a cidadãos sendo mortos por criminosos e não lutando pelos seus direitos.

    Eu cansei. Ao contrário de vários brasileiros, a minha indignação chegou ao topo. Como não vou conseguir mudar o país, vou seguir o conselho que tantos defensores do indefensável me deram – “sai fora”.

    Estou saindo…

    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s