Você dá Raise?

Vamos falar de poker?

Venho recebendo muitas mensagens no face, e-mail e formulário aqui no site sobre como ser mais lucrativo no poker para quem esta começando, então vamos lá, tem um assunto que quem esta começando precisa urgentemente entender, e quanto mais rápido isto entrar na sua cabeça, mais sucesso você irá alcançar.

Parece banal mas a maioria dos jogadores iniciantes não entende o conceito.

Raise? Por que você dá Raise em uma mão? Você sabe?

Pois é, eu acho que a maioria não sabe, ou pelo menos a maioria das pessoas não enxerga a razão teórica pela qual executa este movimento.

Não quero falar apenas sobre uma mão em si, mas sobre o conceito. Raise significa aumentar, subir uma aposta, ou seja, você acredita que a sua mão é tão boa mas tão boa que ela merece mais ficha, que você quer extrair mais ficha do seu oponente, mandando para ele o recado de que sua mão sendo mais forte do que a dele, restaria a ele detectar se isto é verdade ou se isto é mentira, pagando ou foldando. Sendo verdade ele corre o risco de perder mais fichas, sendo mentira, aquela mão dele é o suficiente para fazer você perder mais fichas.

Entretanto, o conceito é uma coisa, na prática é outra!

Raise é o mecanismo pelo qual fazemos os outros FOLDAREM, ok?

Portanto, se você entender que jogar poker é a grande arte de fazer as pessoas foldarem, você precisa ser especialista em RAISE, e suas combinações como o CHECK-RAISE.

“Mas Akkari, por que jogar poker é a arte de fazer as pessoas foldarem? Muitas vezes quero extrair fichas das pessoas porque tenho uma mão de valor, não estou certo?”
Sim, o Sr esta certo, mas a quantidade de oportunidades em uma mesa de poker que você poderá fazer pessoas foldarem para ganhar fichas é infinitamente maior do que a quantidade de vezes que você acerta mão de valor, mesmo que valor médio ou valor baixo, e alavanca fichas pelas próprias cartas.

Ter isto em mente é vital para o jogador de MTT, você precisa procurar oportunidades de fold e elas só se mostram boas quando você entende o conceito de RAISE.

Raise é a ferramenta na qual você faz o seu oponente se sentir mal. Vamos supor que ele aposte do meio da mesa de A9 de copas, ok? E você deu call no botão de 34 de espada, o flop bate T 9 2, rainbow, e ele cbeta, e buuummm, você dá raise.
Independente de julgarmos o cbet dele, esquece isto, mas qual o sentimento que você acha que passa na cabeça do caboclo? Desconforto! Ele se sente mal. E fazer as pessoas ficarem desconfortáveis em um pote é a chave de sucesso para conseguir o fold. Raise é blefe muitas vezes ou é o começo da construção do mesmo.

Ele sobe do UTG de AK, e você dá call no botão de XY, flop TJK, ele bet e você RAISE, buuuuummmm, pronto, o cara esta se sentindo mal de novo!

Portanto, podemos chegar a algumas conclusões simples sobre o jogo de poker, RAISE faz os outros se sentirem mal. É claro que tem tanto jogador de poker traumatizado que lendo este artigo vai sempre pensar “Mas Akkari e quando eu dou RAISE e ele esta trincado, nuts, bla bla bla?” Dane-se cidadão, não importa, para cada 20 vezes que seu RAISE fizer os outros se sentirem desconfortáveis uma vez você encontra ele armadasso, tudo bem! Vale a pena demais!

Sendo este um artigo básico, para quem esta começando no poker com esta febre que esta acontecendo no Brasil tenho certeza que vai ajudar muita gente, minha mensagem principal é a seguinte;

Ao invés de você ficar olhando suas cartas e torcendo para que elas batam no flop dando call, no turn dando call, por que você não começa a pensar em dar RAISE, pois aí, além das chances da suas cartas baterem serem as mesmas de antes, você ainda tem a chance do desgraçado do outro lado FOLDAR, entendeu?

Óbvio que não é para você dar RAISE em qualquer mão, sem pensar, sem inteligência. Lembre-se do seguinte, para você poder imaginar o que acontece com seu oponente, se ele vai dar call no seu RAISE, ou foldar, ou dar outro RAISE, combinado com a ação pré flop, com o perfil dele, e com a textura do board, você não precisa de fato DAR O RAISE, você só precisa considerar a hipótese, fazer o exercício na sua mente, e se achar que as chances são boas olhe para a cara do dealer e diga RAISE!

Fica aqui uma campanha para o Brasil dar RAISE, ao invés de tanto call. Call é importante demais, call controla pote, diminui marcha, posiciona você na jogada, mas RAISE é muito melhor, principalmente para quem esta começando, se feito com inteligência é arma letal.

Valeu galera,
Grande abraço e vambora para o Perú no LAPT, lembrando que as inscrições para o curso de poker e negócios comigo na SURTO já estão abertas em, apenas 3 parcelas de 300,00, quatro aulas em duas semanas. Vocês vão surtar! Mas as vagas estão acabando, acelera. www.sistemasurto.com.br

André Akkari

25 comentários sobre “Você dá Raise?

  1. parabéns Akkari, tenho utilizado este conceito muito, ou seja, dado muito Raise e realmente isso tem dado muito certo se executado da forma correta. No mundo Micro é claro que Raise por blefe vc deve ter muito cuidado, pois os caras são maniacos e pagam com 2°par ou top par com kicker fraco então minha dica é conte uma bela história pré flop, pós flop, tur e river e nem esse maniaco vai pagar pra ver. kkkkkk sucesso a todos, abraço valeu Akkari!!!!!

    • Incrível… comecei a ler o blog e só com as dicas eu consegui chegar em duas mesas finais…
      Eu ainda não tenho a grana pra fazer o curso…
      Mas eu vou levantar essa grana nem que seja cantando sucata… sou seu fã… o seu curso deve ser fantástico…

  2. Show de Bola o artigo Akkari ! Jogo Sit and Go há um tempo, mas estou começando nos MTT’s maiores agora…e de fato, Raise é uma arma bem poderosa ! Valeu !!! Abs.

  3. Antes de viajar chefe, converse com a Luciana sobre o meu c.v. Daí poderá viajar tranquilamente pois terás contratado um grande funcionário. Me dá essa chance. Sucesso.

  4. Mestre Akkari, te encontrei em Floripa e simpático como sempre, mais uma foto de recordação com você! Sobre o artigo muito legal, lendo e aprendendo, agora praticar, objetivo agora é a vaga para o BSOP Millions.

  5. Antes de fazer isso nos micros, coloque na mente a seguinte frase. “ELES PAGAM TUDO”. “ELES PAGAM TUDO.” É sim uma ótima ferramenta, mas nos micros, funcionam nas fases finais dos torneios e principalmente você tem que ter informações do oponente ao qual vai aplicar o raise, check raise, e por ai vai. Demorei a entender isso, mas a principal analise no poker não esta nas cartas e nem sempre na parte técnica mas sim na leitura e quantidade de informações que você tem dos adversários. A parte técnica é apenas o tijolo, agora o terreno onde você vai construir sua casa é você quem deve analisar e definir. Quando você descobre o padrão de comportamento do seu adversário, ai já era.

    • Dica boa essa sua, pois no micro o pessoal paga com qualquer coisa, tem que ter paciência pra fazer ganhar algumas fichas até no final do torneio e começar a betar.

  6. kkkkk Excelente Akkari. Agora me diz, tem um número médio de acessos por cada artigo teu? Por que eu jogo micro e se 10.000 pessoas lerem isso, hoje a noite será de re-raises. Enfim o que achei que você falaria mas não falou é que se você não der raise, não está dando nem a oportunidade do outro cidadão foldar a mão. Quantas vezes já passamos por essa de só esperar aquele cbet pra largar aí o cara nada. No turn nada. kkkkk… Então moçada. só fazendo esse adendo, dar raise é a única oportunidade do vilão foldar e você levar o pote e muitas vezes isso está claro, é só pegar nas fichas.

    PS: Akkari, ontem cravei o 1+R 20k do PS. Em parte me sinto muito grato por este tipo de artigo, embora isso seja quase nada comparado ao que já fez pelo nosso jogo. Obrigado. Abraço.

  7. Boa matéria Akkari… eu gosto deste tipo de jogada, porém hoje aconteceu de eu ficar desconfortável como falou…

    Estava jogando zoom mesa com 6, tinha K 6 no big e o DEALER deu bet de $0,10, eu CALL e UTG tb call…. Virou flop 4 6 K e fiquei lindo porque até o momento não tinha possibilidade do FLUSH, já que todas as cartas eram naipes diferentes… fiz um bet de $0,10, UTG deu CALL e DEALER deu CALL….
    Virou J no turn , dei CALL pra ver se o UTG iria apostar e tb chamou CALL, nisso o DEALER fez um bet de $0,26 e aí pensei ….é agora… fiz um raise de $0,52 e aí o que acontece??? O UTG que não tinha feito nenhum bet, meu deu ALL IN de $2,65… O DEALER deu FOLD, mas eu que estava com dois pares, fiquei todo desconfortável, pensando e fazendo várias leituras na mesa…. foi duro cara, vc tem um baita jogo na mão e numa jogada pode perder quase todo seu pote…. Pensei porque quando virou J ele não deu ALL IN??? Ou será que ele tem KK?? Situação complicada… mas dei FOLD porque não quis comprometer me pote, acho que fiz o certo…. Mas inconformado…rsrss…
    Por outro lado, se tivesse um pote maior e conhecesse melhor o adversário certamente chamaria, mas….

    Abraço e aguardo comentários…

  8. Parabéns Akkari, meu nome é Lucas tenho 22 anos e sou de Pelotas RS. Assisto todos os dias no seu canal do youtube os videos do na mira do pro e venho chegando em retas finais dos torneios micros. Fiz um depósito de 20 dolares no PokerStars e só olhando seus vídeos do na mira já consegui até sacar uma graninha pra mim. Sigo a risca tudo o que você fala nos programas e esta dando muito resultado. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com nós amadores, e quem sabe um dia eu conheça você pessoalmente kkkk sonho. Um forte abraço mestre!

  9. Esse tipo de informação é otima mas também é perigosa. Concorda que alguns ganham dinheiro no poker porque a grande maioria é muito ruim? Se todos forem bons, não haverá mais técnica e o jogo vai depender muito mais da sorte.

  10. Aakkari eu comecei a ler o blog hoje é com as dicas que eu peguei aqui consegui chegar em duas mesas finais…
    Eu nem acredito… Eu amo esse jogo… Eu era louco por xadrez mas depois que eu conheci o poker é só poker…

    E o seu blog ta me ajudando muito… tipo evolui 1000% so lendo o seu blog… agora a minha meta é ganhar 900,00$ para fazer o curso… espero conseguir ainda em 2016…
    Agora eu entendo por que te chamam de Mestre..

    Muito obrigado MESTRE AKKARI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s