Poker e Negócios, a palestra que eu sempre sonhei!

E aí pessoal, tudo em ordem com vocês?

Estou agora no aeroporto de Porto Alegre, voltando para São Paulo depois de menos de 24 horas aqui no sul do país.

Venho nos últimos meses me preparando muito para formatar uma palestra que linkasse o universo do poker profissional, que vivo nos últimos nove anos e o mundo corporativo. Mesmo sabendo todas as ligações entre estes dois cenários, trabalhei muito para chegar no melhor formato de passar para um admirador do jogo ou um leigo um conteúdo que resumisse perfeitamente tudo o que eu imagino que uma pessoa possa aprender com o poker para aumentar o desempenho na sua empresa.

Enfim, consegui!

Estou feliz demais com o ponto que cheguei nesta minha nova palestra e sinto a felicidade na cara de quem assisti e isto não tem preço.

Venho nos últimos anos me dedicando demais ao negócios e não tenho a menor dúvida de quais foram os pontos do poker que vem me ajudando a formar hoje o grupo AK88. Uma holding de participações em mais de 14 empresas.
Falando assim assusta um pouco mas não deveria. Vou contar um pouco da história para vocês até para compartilhar onde de fato o poker vem me ajudando a construir tudo isto.

Meus negócios hoje se dividem em alguns blocos, poker e não poker, e onde tenho gerenciamento direto e empresas onde sou mero investidor com alguma decisão participativa estratégica.
No poker sou sócio do Grupo Superpoker por exemplo, um conjunto de empresas de mídia deste nosso esporte mental. Site superpoker, tvpokerpro, mebeliska, Revista Flop, escola CT Superpoker e mais um bloco de projetos que estão nascendo agora. O grupo esta voando no comando do meu parceiro Igor Federal e Josiane Zani, duas pessoas incríveis que tocam hoje um projeto com faturamento respeitoso anual. Ali me envolvo muito pouco, talvez até pela enorme capacidade dos meus sócios. Ainda no universo do poker tenho minha sociedade muito mais participativa no QG Akkari Team com meus irmãos Leonardo Bueno e Piero Queiroz, ali dividimos todos os dias as decisões estratégicas não somente para comandar a empresa mas também o Akkari Team, um projeto audacioso que hoje já esta 100% estabelecido.
Ainda no universo do poker administro minha carreira de jogador de poker profissional e agora nascendo a de palestrante como se fosse uma empresa, cuido de cada detalhe, de cada fala, de cada slide ou texto de forma tão estratégica como comando as decisões das empresas.

Saindo um pouco do universo do poker mas ainda em coisas que tenho participação ativa entram o restaurante Sango no Tatuapé, um projeto alucinante em uma área que eu nunca tinha convivido que me dá um tesão absurdo, todos os dias eu aprendo alguma coisa, todos os dias eu também ensino algo lá dentro. Uma empresa com mais de 30 funcionários e com conceitos estratégicos avançados. Ali o poker tem me ajudado demais e mais pra frente conto para vocês como.
A Escola SURTO que está nascendo também na Vila Mariana é outro desafio gigante. Peguei o vício se é que se pode usar esta palavra em ensinar, em participar do cenário da educação, tenho certeza que impulsionado pelo QG, e o projeto da escola esta se transformando em algo único, um centro de conhecimento e troca de experiência em diversas áreas que não tem quem não se empolgue. Vamos focar em Negócios, Arte, Tecnologia e Esportes, nestas áreas isoladas, nestas áreas misturadas, é excitante demais. Na SURTO também o poker esta na veia, eu, Bueno, Denis e Piero tratamos de cada passo, de cada reunião, de cada prospect de novo curso como se estivéssemos na mesa de poker, é demais!

Bom, por aí vai, tenho participação ativa ainda no Win Dogs no Alphaville, na Quality Brasil e agora quase que 100% envolvido no Los Primos, uma empresa que esta bombando de paletas mexicanas. Mas a grande questão é, por que tudo isto? E como o poker me ajuda?

A resposta é a mesma, o poker me ajuda a ver este cenário de uma forma diferente. Multi tabling negócios com estratégias inteligentes e objetivas é algo que desenvolvemos, não somente eu, mas juntamente com meus sócios.
Por incrível que pareça, um dos segredos é a forma com que lidamos com FOCO. Um conceito novo relacionado a esta palavra, a esta habilidade.

No poker, se vocês ainda não tem muita experiência com este jogo espero que já já se aprofundem, não adianta você estipular metas, por sinal, meta é uma palavra proibida no QG e no nosso time. É muito fácil dizer que a sua meta no poker é ganhar um bracelete, ou ter 300 mil de profit em 2 anos, ou seja lá qual for, a questão é “O que você vai fazer na próxima meia hora?”, é aí que esta o segredo.
Não adianta nada você querer ganhar um bracelete se naquele próximo 99 no cut off em uma das 15 telas que você esta jogando você não saber como jogar, e pra ser sincero, aquele 99 no cut off é tudo o que de fato importa na sua vida. A relação que você vai ter com ele, naquele exato momento, vai ditar todo o seu futuro em relação ao seu jogo.

Mesmo assim, você abre 20 telas, e as trata como eventos isolados que merecem a melhor decisão no médio e longo prazo para cada um, e a soma deste esforço absurdo em apenas um evento, em velocidade acelerada, vai dar o seu gráfico de lucratividade nos próximos anos.
Conceito de FOCO fica estranho não fica? Não, FOCO não é você se dedicar a vida inteira a uma coisa, FOCO é você colocar todo seu conhecimento de vida em uma coisa naquele momento. Com isto suas chances de diminuir a margem de erro naquele evento diminui demais e assim aumentando a taxa de sucesso.

Vamos fazer a reunião da SURTO? Sim, ela começa as 14hs termina as 16hs e durante esta reunião não se come, não se bebe, não se fala de WSOP, EPT, par de 9, AJ, balada, festa, whatsapp, nada! Se fala apenas do assunto em questão, 100% focado, trazendo todo o conhecimento, relacionamento, experiência de uma vida de uma vida para cima da mesa para a melhor decisão naquele exato momento que traga resultado de médio e longo prazo.
Se você entender claramente este objetivo tenho certeza que ele pode ajudar demais você nas suas decisões. Para de falar do amanhã, traga para cima da mesa toda a sua capacidade de colaborar com a sua empresa AGORA, a próxima meia hora é infinitamente mais importante na sua vida do que os próximos 10 anos, pois é ela quem vai ditar a regra e os resultados que irão aparecer.

Diante disto foi construída a minha palestra mas a parte mais excitante é que catalogamos as ferramentas do poker que mais ajudam nestas tomadas de decisão, RANGE, METAGAME, PRÍNCIPIOS BÁSICOS LUCRATIVOS, EV, armas que o poker prega na cabeça de seus jogadores que eu consegui inserir 100% nos 14 projetos empresariais que estou envolvido.

Dividir isto nas empresas, com pessoas que tem conhecimentos diferentes dos meus em áreas que eu desconheço é excitante demais, estou super feliz de ter esta oportunidade de poder rodar o Brasil transmitindo e aplicando este tipo de conhecimento. Minha briga agora é evoluir, fazer o que venho fazendo no poker nos negócios. Nunca sosseguei no poker, fiz um gráfico de lucratividade em 16 mil jogos que vai demorar muitos anos para alguém bater, e agora que tirei o volume do meu jogo, aproveito demais o feltro para experiências e alegrias que antes o meu FOCO no jogo não me fazia aproveitar tanto, e o FOCO da minha próxima meia hora esta em usar o poker como uma alavanca de novas estratégias não somente dentro da própria mesa verde como nas de reuniões espalhadas por aí.

Minha agenda de palestra agora esta se formando, agora de fato tenho um projeto que me dá tesão de rodar o Brasil todo e nos próximos dias estarei em diversas empresas levando estes conceitos para centenas e centenas de pessoas. Com isto o poker cresce, eu como pessoa, como jogador e como empresário cresço e simplesmente sou mais feliz.

Grande abraço pessoal e fica meu abraço a galera de Porto Alegre e um alo para Campinas que é o local da minha próxima palestra!
Se sua empresa esta interessada neste tipo de conteúdo deixe um comentário aqui no blog com seu contato que o pessoal da 9ine e da AR5Live entrará em contato.

André Akkari

19 comentários sobre “Poker e Negócios, a palestra que eu sempre sonhei!

  1. Texto fantástico!
    Provando mais uma vez como é fácil se apaixonar pelo poker e o que ele pode nos proporcionar extra-jogo.
    Qdo estará em Campinas? Evento fechado???

  2. Multi Tabling negócios, rindo litros aki kkkk
    Caramba muito fascinante a sua visão dos negócios com a perspectiva do poker,
    sou amante de ambas as vertentes e esse texto me caiu como uma luva!
    Parabéns Akkari, quinta feira estou viajando mil quilômetros rumo ao Master Minds, até lá!

  3. Vc é muito bom Andre!! Fico so de longe lendo cada palavra sua e cada vez mais não tenho duvidas vc é a grande mente do Poker Brasileiro. Toda essa massa que vc fez crescer é reflexo de todas as suas meias horas que somando se traduz em uma vida de dedicação de amor de alma e de entrega. Vc é Master!!!!

  4. Fantástico!!
    Essa palestra vai ocorrer somente em eventos fechados para empresas?
    Há alguma previsão de ela ocorrer em algum evento aberto ao público geral, onde cada um poderá pagar sua inscrição e assistir?

    Saudações!

  5. Caraca o André Akkari tem os dedos afiados demais, não consigo entender como você consegue escrever tanto assim rsrs o pessoal aqui do trampo vão acabar me demitindo de tanto tempo que perco lendo seus textos Akkari, mas vale a pena todo esse conhecimento que o Akkari nos proporciona!!
    Muito sucesso André Akkari por tudo oque você fez no mundo poker.

  6. Ok, só acho que A VISÃO de CURTO/LONGO PRAZOs tem que ser revista de acordo com o spot, Nos busines, nem tudo que importa está nas decisões da próxima meia hora! But WP GG

  7. Gosto muito da ideia, Akkari, mas gostaria de mencionar que acho um tanto quanto altivo você dizer com frequência que não existem e não existirão números melhores que os seus na América Latina, o que não é nem verdade, principalmente se considerarmos o roi. Marketing é importante, mas humildade é o que nos leva à frente e nos faz evoluir de verdade. Não precisa aceitar esse comentário, estou mandando ele diretamente para você para que seja mais ameno neste tipo de afirmação. Abraço.

  8. Akkari, vc é um cara muito inteligente mesmo. Que incrível essa sua percepção, o futuro esta diretamente relacionado com o presente, cabe a gente fazer acontecer. Obrigado pelo texto, sensacional chefia, grande abraço

Deixe um comentário

