Como se tornar um jogador patrocinado?

E aí pessoal, sei que não tenho sido tão rotineiro nas minhas postagens aqui no blog, entretanto, venho tentando preparar posts mais otimizados e que gerem um efeito mais positivo nas dezenas de milhares de pessoas que visitam o blog toda semana.

Antes de começar, vocês viram a session de ontem? Triste né, viu só, ser jogador  de poker profissional não é moleza não parceiro, mas quem pensou que era né? Nos últimos meses venho sofrendo um downswing nos mtts, terça passada bolhei a mesa final do Super Tuesday, dois domingos seguidos bolhando mesas finais dos grandes, mas faz parte. Não considero um swing tão grande de 1 ano, como alguns que cuidam dos meus números dizem porque na verdade não venho jogando muito, mas de qualquer maneira, enche o saco, mesmo estando acostumado e sendo longe dos piores que já tive, o jogo testa sua paciência ao limite kkkkk, mas aqui tem muita. O negócio é focar na próxima mão e pronto!

Vamos ao que interessa, desta vez gostaria de esclarecer alguns pontos e dar algumas dicas sobre patrocínio, esta área que avançou tão pouco ainda no Brasil mas que na Europa e nos Estados Unidos alavanca a carreira, os ganhos e a imagem de muitos jogadores de poker.

Na última parte do meu curso no QG, no sábado, reservo pelo menos uma meia hora para bater um papo com os alunos sobre este tópico e tenho certeza que eles saem de lá super satisfeitos. Quero aqui no blog não falar sobre tudo como falo lá, porque confesso que falo melhor do que escrevo, mas dividir com vocês algumas oportunidades e preocupações sobre este item.

Antes de mais nada,como faço no QG, quero declarar que o jogador de poker brasileiro evoluiu demais, no mundo inteiro o poker está ficando mais profissional, mais técnico, mas poucos lugares do mundo acho que deva ter evoluído tanto quanto no Brasil. Jogadores do alto pelotão estão cada vez brigando mais de igual para igual com os americanos, canadenses e outras potências mundiais. Entretanto no assunto patrocínio o brasileiro parece que não entendeu como a coisa funciona ainda, andou muito pouco em relação a isto.

O profissional brasileiro viveu dentro de um dilema, “Jogar e ganhar para conseguir um patrocínio e depois sim trabalhar minha exposição ou jogar e ganhar, trabalhar minha imagem e exposição para que aí sim apareça um patrocinador?”

A resposta é ridícula, fácil, mas a falta de visão do profissional brasileiro obstruiu este caminho para as nossas feras até o momento.

Você deve trabalhar desde o começo sua carreira de uma forma estratégica, pensar na parte técnica, tática e administrativa do seu jogo, mas desprender uma outra parte da atenção a sua imagem, a forma com que as pessoas se enxergam e como você pode atingir mais gente sendo embaixador do esporte.

Ao contrário do que o Colman disse, o poker é espetacular, democrático, livre, um fabuloso exercício mental para pessoas de diversas idades, a possibilidade de adrenalina para quem não teve esta chance nos esportes mais famosos entre outros benefícios. Obviamente, como sempre, pessoas serão contra estes argumentos, mas é assim que de fato eu penso e vejo o poker no mundo inteiro. Portanto, sendo assim, se transformar em jogador profissional, queira você ou não, lhe coloca uma bandeira no peito, você acaba sendo um “outdoor”ambulante de um esporte chamado poker.

Diversas empresas que trabalham neste setor, assim como outras empresas como a Nike, Adidas, trabalham no setor de futebol e tem seus interesses diretamente relacionados com o sucesso daquele esporte, investem bilhões de dólares no crescimento desta atividade e estão a procura justamente de embaixadores para a sua marca.

A parte mais difícil de fazer é jogar e ganhar. Não são todos que conseguem, portanto, a partir do momento que você conseguiu o mais difícil, porque não ser estratégico e inteligente e fazer o complemento. Se preparar para ter receitas e ganhos extras como marcas patrocinadoras?

Pois é, parece que o brasileiro demorou demais para acordar para esta realidade!

Vou fazer uma pergunta simples, que pode parecer prepotente mas é apenas para ilustrar o meu pensamento:

Quantos jogadores de poker no Brasil escrevem mais posts em blog do que eu? Usam mais o facebook ou o twitter? ou pelo menos fazem este combinado diariamente mais do que eu faço?

Acho que a resposta para esta pergunta de fato vai ser “nenhum” ou “quase nenhum” e como complemento; Qual jogador brasileiro que você acha que tem provavelmente o melhor contrato de patrocínio como profissional?

Porque o cara que já tem o melhor benefício com esta ferramenta é também o que mais trabalha em prol desta manutenção da imagem como jogador e do poker em geral?
Não deveria ser o contrário? Ou seja, você que ainda não tem patrocinador, trabalhar todas as redes sociais diariamente, escrever blogs diários, usar o twitter, facebook e instagram como profissional para clamar um belo contrato no futuro e eu que já consegui algo simplesmente ir mais devagar que a média?

Agora segue outra pergunta importante, sabe qual foi o momento da minha carreira onde eu mais escrevi posts e fui mais ativo em redes sociais? A resposta é, antes de eu ter o meu contrato de patrocínio e não depois. Este é o segredo!

É claro que tudo isto sem resultado não adianta nada, tem que ganhar, tem que jogar bem. Nos últimos meses venho passando momentos ruins de resultados, não tão ruins porque na verdade mudei meu foco para os grandes torneios, como eles são poucos, as fases ruins duram mais, mas mesmo no online nas três últimas sessions não fui bem, o que é mais que normal, só quem joga sabe, mas sem resultados expressivos de longo prazo é impossível avançar na parte marketeira.
Sempre contestarão seus resultados como contestam os meus e o de todos. Se você ganhou um bracelete porque não ganhou dois? Se ganhou dois porque não 10? Se você ganhou 1 milhão online porque não 2, 3, 12? Esta parte no meu caso é a mais forte. Além de eu ter o bracelete mais sonhado do universo do poker profissional, ainda tenho um número no online que desafio qualquer um a achar melhor, 13 mil jogos com 3.2kk de prize. A relação número de jogos e resultados acho que sem falsa modéstia vai ser muito difícil de achar na América Latina.
No live é claro que eu gostaria que fosse melhor mas a amostragem é ridiculamente baixa, isto para todos os brasileiros profissionais é incoerente cobrar algo, só cobra quem não entende de fato como a coisa funciona, ou haters. Portanto, para começar a pensar em buscar algo você precisa construir sua carreira e isto vai acontecer nos feltros ao vivo e principalmente digitais que você como brasileiro é onde vai encontrar a sua melhor amostragem.

Entendendo esta missão do jogo, do resultado! Ao mesmo tempo você precisa traçar um outro plano. Como impulsionar a minha carreira, minha imagem?

Se você esta começando nos limites mais baixos, freerolls, micro, você esta no ponto certo na hora certa. Mais pessoas querem acompanhar a sua carreira do que a minha. A minha hoje gera curiosidade, assim como a do Ariel Bahia, Decano, João Simão entre outros, mas a sua é a realidade de 97% dos jogadores. Dividir esta experiência do seu dia a dia em um blog bem feito e bem organizado é criar seguidores e torcedores para o resto da vida. Eles vivem as tragédias e alegrias da profissão diariamente como você também vive e seu blog acaba sendo uma válvula de escape para as pessoas entenderem que realmente não tem almoço grátis neste mundo.

Crie um blog, gratuito, wordpress, onde esta o meu por sinal, ou qualquer outra ferramenta de blogs gratuitos que estão espalhadas na internet.

Você pode falar, “Akkari, mas meu blog não vai ser visto! Como vou atingir pessoas!?”
Calma galera, este é o pior mal do brasileiro e do jogador de poker em geral, a ansiedade. Escreva para 1 pessoa, para 2. Não é tão ruim, você não tem audiência mas também esta aprendendo a escrever blogs então acalme-se. Uma coisa eu te garanto, comece a pegar mesa final do torneio de 1 dólar, depois no de 3, depois no de 5, regularmente e você vai ver se automaticamente sua audiência não vai subir. O jogador de poker não é como o Anderson Silva que sobe no octagoon duas vezes por ano e todos vão ver se ganhou ou perdeu, ou o Ronaldinho Gaúcho que coloca a bola na nuca e todo mundo diz “nossssaaa que craque né!”. Jogar poker é entender e aceitar que as pessoas não entendam que são resultados de longo prazo, mês a mês, ano após ano, trabalhando através de decisões estratégicas que ninguém enxerga o seu futuro.

Use as redes sociais como alavancadores da sua história de carreira. Publique seu blog e promova aos poucos no seu facebook, twitter e instagram. Seus amigos aos poucos vão apresentar suas histórias se forem bem contadas para outros amigos e assim o fenômeno viral começa a acontecer. Em pouco tempo quando você olhar o seu relatório de visitas verá os números aparecem e isto te deixará cada vez mais feliz em escrever, como eu.

Foque na sua carreira, jogo e estudo, sempre, mas invista 40 minutos no final da sua sessão para cuidar da sua imagem, das suas redes sociais e do seu blog. Lembre-se que jogador profissional é um atleta profissional e suas redes sociais serão profissionais, você não pode falar “Chupaaaa”para o time rival ao seu no twitter, você serão dois, a pessoa que tem amigos e vive a vida normal, zuando, brincando, xingando, gritando, e o profissional que leva a coisa com inteligência e estratégia entendendo o comportamento e respeitando pessoas que você não conhece pessoalmente mas que te admiram.

Conforme sua carreira for melhorando, seus resultados aparecendo, você vai começar a virar referência de ensino, de aprendizado em geral, as pessoas vão querer saber como você pensa, o que você pensou naquele fourbet light de J3 na mesa final do The Hot 3,30 e aos poucos se os seus pensamentos e técnicas fizerem sentidos você gera valor na vida destas pessoas e aí você começa a entrar na trilha que os patrocinadores querem.

Valor é uma palavra muito importante, muito difícil também, quando você tem valor não existe outra saída a não ser interessados te procurarem, O conceito de valor o poker me ajudou demais a entender e a desenvolver, valor não é monetário, valor é de vida, de importância, de diferença que você gera. Você não precisa ser famoso, importante, celebridade nem rico para ser feliz, mas uma coisa que vai te fazer feliz é ter valor, para sua familia, para seus amigos e porque não no mercado em geral.

Este conceito vem atrelado com honestidade, credibilidade, portanto, todas as suas ações na sua carreira devem ser estratégicas. Já devo ter recebido mais de 20 propostas de patrocínios na minha vida de itens relacionados ao poker que neguei, Tirariam um valor que eu venho construindo para a minha imagem, cultivando com cuidado. Somente de clubes de poker foram mais de 15 e neguei todas. Nenhum deles eu tinha uma confiança na sua imagem e nos seus atos para colocar minha imagem em risco e não é a toa que fui cultivando excelentes relações de patrocínio e mais importante, lucrativas e duradouras. Inclusive nas próximas semanas anunciarei mais um patrocinador com muito orgulho.

Portanto, não se atrele a ninguém enquanto você não tiver instituído valor como jogador profissional, pois este próprio ato pode ser o inibidor do nascimento deste valor e lá na frente você não vai entender o porque as coisas não deram certo. Marcas fortes querem pessoas fortes e somente bons embaixadores e jogadores conseguirão sobreviver neste mercado no médio e longo prazo.

O poker hoje possui muito investimento ao redor do mundo e como ele sempre foi um esporte marginalizado e somente nos últimos três anos esta história mudou radicalmente, sendo assim, empresas de poker preferiram ao invés de escolher algo 3D, gráfico, um bonequinho, ou cachorrinho para representar suas marcas, escolheram seres humanos. Seres humanos geram credibilidade e ajudaram o poker a chegar onde ele chegou. É mais difícil uma familia americana ir contra o Daniel Negreanu, um cara carismático, simpático, inteligente e vencedor, do que ir contra o poker, e isto fez com o valor gerado em torno dele fosse imenso.

Este é o caminho que você deve trilhar. Se transformar em um grande jogador e uma grande imagem de promotor deste esporte. Todos os seus passos devem ser minuciosamente pensados, onde você vai jogar, com quem você vai jogar, a roupa que vai usar, as palavras que vai falar, tudo. Desta forma, se a missão “mãe” que são seus resultados estiver sendo cumprida, o resto irá acontecer naturalmente.

Tenho boas notícias para vocês!

A primeira delas é que eu acredito que o maior boom do poker no Brasil ainda estar por vir em termos de patrocínios, como tudo aqui demora um pouco mais do que na Europa e nos Estados Unidos, nos próximos dois anos vão acontecer três coisas;

1 – Grandes empresas investirão alto no poker online, cada vez mais, empresas como o PokerStars entre outras.
2 – Como hoje acontece lá fora, as portas se abriram para empresas off-poker, a Ruffles patrocina a WSOP, a Duracell o EPT,  e em breve isto vai acontecer aqui no Brasil também, não existe outro caminho.
3 – As empresas que compõe o item 1 e 2 estarão procurando por mim, pelos profissionais que acordarem rápido que já possuem resultados expressivos, mas  também por você, profissional que estará no ápice da sua carreira que começa agora daqui 2 ou 3 anos. Vai cair no seu colo se você fizer o trabalho bem feito.

Empresas de marketing esportivo aqui em São Paulo acordaram para isto, umas estão nascendo apenas com esta função, outras abriram o leque de alcance dos seus esportes e atingiram o poker, como a 9ine, que também irão  procurar por você que está agora nos freerolls mas na WSOP de 2017.

O que definitivamente não vai acontecer?

Você não se preocupar com nada disto, não cuidar estratégicamente da sua carreira e quando chegar em 2016, 2017, uma destas empresas ir te procurar apenas porque você ganhou o bracelete ou EPT, BSOP, LAPT, esquece. Como o mercado técnico de poker evolui o marketeiro também evolui.

Marcas entenderam que contratar jogadores APENAS por resultado não vale a pena. O cara ganha, vira ícone de três meses, mas não sabe falar em público, não sabe escrever, não gosta de aparecer, então naquele programa que o cara foi campeão a marca tem uma super exposição mas que é diluída ao nada conforme os meses vão passando até que outro ganhe outra coisa e aquele fique 100% esquecido. Marcas precisam de vencedores/embaixadores e não apenas de jogadores.

Outra boa notícia é que eu acho que finalmente alguns brasileiros acordaram para este universo. Ariel Bahia, Thiago Decano, João Simão, Pessagno e Felipe Mojave me parece que entenderam como a coisa funciona, sem contar que vem aí Bruno Foster também com a mesa final do Main Event da WSOP em novembro. Estes começaram a enxergar o quanto perderam de oportunidades até hoje mas principalmente o quanto vão perder se deixarem o barco passar e agora estão fazendo “coachings” , vídeos, treinamentos, cuidando de seus blogs e investindo nas suas carreiras como um todo. Outros estão começando a entender o funcionamento desta máquina, Bruninho, Nicolau, entre outros viram que a parte mais difícil era a de se jogar poker, e esta eles já tem, rodar o mundo em busca de resultado e jogar online todos os dias, agora vem uma mais estratégica mas menos difícil.

Jogador de poker tem que ter disciplina, ser controlado, ser inteligente mas também tem que ter um íntimo relacionamento com a palavra “risco”, esta palavra que tantos temem foram do nosso eco-sistema poker e nós lidamos tão bem. Rodar o mundo e defender seu país é algo tão prazeroso e tão difícil de se conseguir que depois disto tudo fica mais fácil. Imagina poder fazer isto ainda sem correr tanto risco? É um bom prêmio para quem sambou em cima da palavra risco durante anos e anos certo?

Portanto, eu acredito que se você que esta lendo este blog e esta planejando ser jogador profissional de poker entender a minha mensagem, você terá a oportunidade de começar de uma forma muito diferente do que a minha a de todos os outros que estão citados aqui. Seus benefícios serão muito maiores porque você encontrará um poker muito diferente, um poker 100% reconhecido, legitimado como um esporte mental de qualidade com uma vasta gama de investidores e empresas de grande porte e isto multiplicará suas oportunidades desde que você se prepare agora.

Muitos mais jogadores preparados em todos os sentidos nascerão para este esporte e por incrível que pareça, o tanto quanto o jogo me excita hoje em dia, também me excita ajudar na formação destes profissionais, vocês não tem ideia o quanto tenho tesão nisto. Ontem meu parceiro de Akkari Team Victor Begara ganhou o 100 regular, e acho que fiquei mais feliz do que se eu tivesse ganho, tamanho é investimento de intelecto que colocamos nele. Ver isto resultando em algo positivo é impagável.

Estou investindo boa parte do meu dia a dia na nossa nova escola, no QG, mas também em trazer para um Brasil um sistema inovador de reconhecimento de personalidades e formação de equipes e liderança, tive acesso a isto graças ao PokerStars na última reunião de Team Pro e fiquei apaixonado a ponto de ir executar o treinamento nos próximos meses nos Estados Unidos e implanta-lo no Brasil, Ainda não posso adiantar muito mas estará na nossa escola em São Paulo e logo mais em todo o Brasil, assim como irei me preparar para treinar empresários, equipes de venda, atletas e principalmente jogadores profissionais de poker. Mais pra frente conto mais …

Hoje minha mensagem era esta, repassar para vocês um pouco do que aprendi neste mercado nos últimos anos, e queria apenas lembrar uma última coisa;

Nada impede um jogador profissional de poker de apenas grindar, apenas jogar, não vejo nada negativo nisto, aquele cara que não quer saber de marketing, imagem, de nada comercial deste tipo e pensa em apenas abrir suas 20 telas e jogar todos os dias. Acho muito louvável e bonito também esta missão, aqui no blog passo apenas minhas experiências. Como sou hiper ativo, sempre fui, jogar sempre foi muito pouco para saciar minha sede!

Galera, é isto, lembrando apenas que ainda estamos com vagas abertas para trabalhar na nossa nova escola em São Paulo e também no QG em Cabreúva. São diversas áreas, mídias digitais, designer, web-designer, personal trainer, mental coachings, psicológos, são muitas áreas, se você tiver interesse deixe seu comentário aqui no blog com seus dados que a Luciana entrará em contato para agendar uma entrevista. Tem que morar em São Paulo é claro (respondendo a centenas de perguntas de uma vez hehehe).

Valeu pessoal, vamboara para Brasília onde dou palestra na quarta feira, sou capitão da equipe paulista na quinta no Campeonato Inter-Estadual, jogo o BSOP na sexta, venho em um casamento do meu irmão Piero no sábado, volto para Brasília para o dia 2 no domingo e se der errado jogo online no mesmo domingo, tá mole? kkkk

Grande beijo no coração de todos,

André Akkari
TEAM POKERSTARS PRO

79 comentários sobre “Como se tornar um jogador patrocinado?

  1. Pingback: Tentando ser poker pro – o desafio | Será que dá pra ser profissional de poker?? conseguir patrocínio??

  2. Ótimo texto, pontos interessantes que boa parte dos jogadores deixam de lado e muitos não entendem.
    Sou iniciante no poker, mas ja obtive alguns bons resultados para montar meu bankroll. Tenho interesse em trabalhar com vocês, para entrar em contato é marcel1sl@hotmail.com

  3. vc e muito inteligente, o que sobra em voce, falta pros outros.. essa vontade, essa confiança em fazer acontecer que faz voce se manter entre o topo do topo no poker brasileiro e esse idolo que voce é do poker basileiro

  4. Pingback: Resposta no Blog do Akkari | ThonnyEv

  5. Cara, não tem nem como agradecer tudo o que faz pelo poker no Brasil. Você merece tudo o que aconteceu de bom com você, e que aconteçam ainda mais coisas tanto na vida profissional como pessoal.
    Tudo o que posso fazer para agradecer é rezar por pessoas como você e tentar ser exemplo para alguém também.
    Espero de verdade um dia merecer ser um jogador profissional reconhecido e quem sabe até um Akkari Team.
    Vou aproveitar para divulgar o novo post no meu blog que iniciei junto com a jornada para um dia chegar lá: http://phdemattei.wordpress.com/2014/08/03/evolucao/

    Obrigado.

  6. Pingback: Começando um Novo Projeto | Alface Verde Player

    • cesarvictori.wordpress.com

      AlfaceVerde boa tarde meu amigo,
      do mesmo jeito que despertou a vontade de criar um blog eu também criei o meu é esse ai logo acima.
      e parabéns pelo seu blog ótima iniciativa e tamo junto nessa parceiro precisa de alguma coisa estamos ai!
      jogo mais o online mas ja provei a sensação de sentar numa mesa de 9 pessoas e o coração disparar kkkkkkkkkkkkk e digo que é muito loko kkkkkk

      abraço parceiro

  7. Ótimo conteúdo como sempre Akkari… só como dica, procura deixar seus post’s mais “curtos” deixa a leitura mais agradável ==> http://www.ferramentasblog.com/2012/08/7-dicas-para-escrever-um-bom-post.html ==> na minha opinião dessas 7 dicas seus post’s cumprem 6 ¹/², só peca no tamanho.

    Ah… e caso tenha uma “vaguinha” na área Contábil e/ou financeira não deixe de entrar em contato heitorhdiniz@gmail.com seria formidável trabalhar em uma empresa ligada ao universo do poker!

  8. Boa tarde mestre Akkari,
    assim como você sou amante desse esporte prazeroso que é o Poker e venho acompanhando o seu blog e depois que vi esse post seu me incentivou muito a criar um Blog pra mim e postar a caminhada do começo da carreira que quero seguir. se não for pedir muito gostaria muito que você pelo menos desse uma olhada como ficou meu primeiro post e se possível comentar kkkkkkk, se não for atrapalha você eh claro.
    Obrigado desde ja mestre e VAMOOOOOO!!!!!
    Sucesso cara!! tamo junto.

    endereço do Blog: cesarvictori.wordpress.com

  9. Olá “Mestre”, comecei a seguir o seu conselho neste exato momento, criei um blog e se vc puder me dah uma moral eu agradeceria, criei um post falando que o motivo deu estar criando o blog é exatamente pq eu li o seu post dizendo sobre: além de ser um jogador vencedor, ser também um jogador que pode fazer mais do que simplesmente jogar, enfim, vc escreveu vc sabe kkkkk. Acabei de ver também que muitos aqui fizeram o mesmo, sinal de que você iinfluência e muita a galera, todos os seus conselhos não estão sendo em vão. Então se vc puder dah uma olhada no meu blog agradeço e se não der também tá de boa! GG, GL Mestre!

    Blog: http://bercotpoker.wordpress.com/

  10. Estou na luta pra tentar quem sabe chegar aos pés do q vc e, mais com trabalho família e filhos não ta fácil , mais não desisto , pq se fosse fácil não teria o mesmo prazer e reconhecimento !

    ótimo texto abraços e sorte na jornada

  11. Olá Akari, jogo poker desde 2000 e amo mais que tudo esse esporte.Adorei o seu blog. Parabéns! Você escreve muito bem!
    Gostaria de trabalhar na escola (tenho mestrado em psicologia e sou doutoranda também em psicologia na PUC SP). Meu e-mail é {naiara_m@hotmail.com}

    Abs.

  12. Boa noite, Akkari.
    Meu no Raquel, estou abrindo uma loja de roupas masculinas e artigos para poker.
    Essa loja estará localizada Alameda Tiete 43, na Galeria Gardens localizada no centro de São Paulo. A
    loja terá roupas masculinas voltadas para público que gosta e tem o esporte de poker como estilo.
    Também teremos artigos para o esporte de poker, como baralhos, maletas, fichas e entre outros artigos.
    Um dos nossos produtos de decoração da loja será uma mesa de poker profissional.
    Gostaria muito de apresentar meu projeto a você.

  13. Sei que essa matéria é de 2014.
    Mais gostaria de trabalhar com vcs.
    Sou iniciante no jogo de poker, mais já ganhei alguns torneios que participei.
    Segue meu instagram jandersongomes
    Lá tem algumas das minhas conquistas.
    Obrigado pelo momento.
    abcs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s