Quando tudo da errado, o que fazer?

E aí galera, tudo beleza?

Pois é, talvez a pergunta que eu mais recebo durante o ano todo desde que me formei jogador de poker profissional seja esta, “Akkari, estou fazendo tudo certo e não consigo resultado, apanho do baralho, o que devo fazer?”.

Por mais que eu tenha respondido por várias vezes, tanto online, no youtube, quanto nos cursos do QG, nada como um belo momento em que para nós mesmo tudo esta errado para realmente nos alertar como sair destas situações e buscar a carreira perfeita.

Viver de poker não é fácil, nunca foi, assim como viver de nenhum esporte é fácil. É uma vida muito boa para recompensar a muitos, dificilmente isto aconteceria, por isto só se privilegia de profissões como esta muitos poucos. Estes são realmente os que tratam a carreira de uma forma diferenciada.

Estou passando por um momento muito ruim nesta WSOP, joguei diversos torneios em diversas modalidades e até agora não consegui nenhum bom resultado, nenhum ITM (In The Money). Normalmente venho para a WSOP disposto a jogar de 18 a 25 eventos, e uma média de 10% de ITM seria o mínimo aceitável, este ano é zero! Na verdade, no próprio ano que fui campeão mundial meu índice de ITM foi baixíssimo mas mesmo assim veio otimizado, a cravada.

Jogador de torneio de poker não deve jogar para ITM, deve jogar para cravar, entretanto, deve usar o ITM para um termômetro do seu jogo. Quanto mais longe você for nos torneios, muito provavelmente será uma amostra que você está jogando um bom poker, esta tomando as decisões de forma mais correta do que equivocada. Amparar sua carreira em ITM’s para sustentar seu lado financeiro é sinônimo de curta carreira, se fizer isto você vai quebrar, mas não olhar o “deep run” como um termômetro das suas decisões pode ser um erro tão parecido ou maior do que o primeiro. Agora já teve educadores de poker por aí pedindo para a galera foldar KK na bolha de um evento apenas para entrar ITM, vai quebrar se fizer isto na grande maioria das vezes, entrou em torneio de poker é pra pensar e cravar, a única coisa que você fazer na bolha é apertar quem esta pressionado e soltar o braço.

Aliado a isto, não resultados positivos somados devem servir para uma profunda auto análise. Se o jogador de poker não fizer isto a chance de entrar em parafuso e começar a trazer ainda mais sua auto estima e confiança para baixo é muito grande, portanto, neste artigo quero falar sobre isto mas não de uma maneira subjetiva e sim no meu dia a dia aqui em Vegas dentro de uma “bad run” que estou passando. Acho que desta forma soluciono muitas dúvidas de jogadores espalhados no Brasil não de uma forma conceitual mas sim prática.

Primeiro ponto que deve ser analisado, sua mente! Como ela está? Você está feliz? Triste? Esta passando por problemas pessoais, financeiros, no casamento, na familia, com amigos? Isto é muito importante, conseguir definir se sua mente esta pronta para praticar um esporte mental ou não.

No meu caso venho fazendo esta análise nos últimos 20 dias e acho que estou muito bem mentalmente. Rindo todos os dias, vivendo em harmonia com a galera da casa. Tenho um ponto que me abala muito que a saudades da minha familia que este ano não pode vir pois minha esposa esta tomando conta do nosso Win Dogs no Alphaville, mas acho que consigo levar esta saudades de uma forma menos nociva e transforma-la em mais raça para conseguir um bom resultado no geral.
Meu poder de concentração na hora que estou em campo tem variado. Isto sinto que posso melhorar demais e talvez venha sendo um dos motivos dos meus maus resultados. A Copa do Mundo vem me tirando um pouco de atenção assim como outros negócios que construí no Brasil também puxam um pouco minha mente para lá. Tenho que responder muitas coisas no WhatsApp relativas a decisões importantes que somente eu posso tomar, estratégicas, financeiras, etc. Absoluta certeza que isto atrapalha e muito.

Mas por outro lado, tenho uma situação e uma alegria que deveria me gerar mais coisas boas nos feltros. Esta mesma quantidade de negócios que estou envolvido, todos eles indo maravilhosamente bem, são os responsáveis por uma tranquilidade de bankroll que nunca tive na minha história de vida e de poker. Acho que ainda não realizei esta situação 100%, passei tanto perrengue na minha vida que agora não consigo nem acreditar que não estou mais tão ferrado hehehe.

Outro ponto importante para a sua auto análise no momento difícil, você esta jogando bem?

No meu caso, tenho um senso muito forte de crítica as minhas jogadas. O que de fato é bad beat e o que de fato você esta usando para se punir ou se perservar diante da seu próprio julgamento e dos outros.
Eu tenho plena certeza que estou perto de um 50%/50% entre jogar bem e jogar mal esta WSOP. Fiz muita cagada até agora.
As cagadas normalmente não são nas mãos que você caí e sim naquelas que você não conta para ninguém e nem twitta, coloca no facebook e etc. Este é o maior erro do jogador de poker, não somente o amador como o profissional também. Nossa cabeça nos levar a pensar, a contar, a discutir, aquelas mãos derradeiras e elas não são as mais importantes. E aqueles 3bet lights que você não deu porque não estava prestando atenção? E aquele 3rd barrel bluff que você deu em uma textura de board que era óbvio que não passaria nunca? Entre erros e erros suas fichas começam a desaparecer do seu stack e quando você vai ver perde um 99 x A7 e acha que esta azarado.

Eu por muitos momentos venho jogando bem, calmo quando tem que ser calmo, acelerado quando se deve, mas de repente perdi alguns “times” e começo a fazer o inverso e aí é que vem o ferro. Em muitos eventos cheguei perto do final do dia 1, onde as pessoas começam a ver as chances de entrarem ITM e ali errei demais. Comecei a apertar a mesa de uma forma desnecessária, inclusive caras que não iriam se prender a premiação e aí mora o meu alto nível de quedas nesta hora do torneio.

Soltei hoje no torneio de 1.500 Mix Max, quando restavam umas 300 e poucas pessoas das 1400 que entraram uns 4 4bets lights completamente desnecessários. aqueles que quando as fichas saem da sua mão você já se arrepende. Apenas um deles passou, os outros todos eu guspi fichas, e quando fui ver estava com 12 blinds, sendo que cheguei a 90. Completamente desnecessário!

Por outro lado o grande antídoto para estes problemas é o foco. Foco em fazer a coisa certa, e se policiar para não errar. Somente isto e a mente boa, alegre curam qualquer “bad run”. Não quero e não posso acreditar em sorte, azar, devo apenas acreditar nas coisas que eu consigo mudar, o meu jogo e a minha forma de pensar na mesa. O resto é resto!
Esta semana tenho eventos bem importante e bem legais. O 1500 NLH, 10k Stud, e o Little One Drop, depois destes três vem o mais esperado de todos, o Main Event da WSOP. Entre estes torneios temos jogos do Brasil na Copa, a Copa do Mundo de Futebol para jogadores de poker, gravação de campanha para o PokerStars e muita discussão técnica e convivência com o Akkari Team que esta aqui em Vegas, além de exercícios físicos diários e muito descanso. Desta forma acredito que a situação se eu manter minha mente no lugar tende a se alterar e os resultados a aparecer.

E se isso não acontecer? Não importa, foco na próxima mão, no próximo torneios e na preparação como um todo. Jogar poker é exatamente isto e foi isto que me trouxe o bracelete, os mais de 3 milhões de dólares online em premiação, e pensando positivo as coisas continuam fluindo.

Quero agradecer de coração a toda torcida no Facebook e twitter, vocês são demais mesmo, nos momentos ruins e nos bons tenho um grupo de pessoas que não importa a situação me apoia incondicionalmente, fico feliz e realizado demais com isto.

O Brasil ainda vai dar o que falar nesta WSOP 2014 e na Copa do Mundo, vamos acreditar que acontece!

Abração
André Akkari

36 comentários sobre “Quando tudo da errado, o que fazer?

  1. Post bacana Akkari. Realmente se prender ao ITM é algo que não faz o menor sentido e se aquele buy in vai influenciar demais no seu bolso então você está jogando o buy in errado, rs.

    Porém, considerando isso ao fato de que um ITM a mais não faz mal a ninguém realmente acho que o quê você falou faz sentido em relação ao fato de quê vc quis explorar tanto que acabou sendo o explorado, mas faz parte.

    Tomara que não venha nenhum ITM pra você mas que no primeiro que pegar seja logo o bracelete!!! GL véia!!! Vamooo!

  2. olá,amigo Akari,ia te dizer que ñ sei porque concordo com tudo o que sentes mas até sei.No meu ainda débil jogo eu noto que basta ter umas irritações pendentes são o suficiente pra fazer um jogo ruim….boa sorte aí no wsop,abraço

  3. se pra voce que tem todo o apoio nessessario brancol tudo mais o resultado ta difici imagina pra um iniciante com tudo contra sem apoio nenhum conta estourada afamilha contra sera que chega la um dia abraço e boa sorte nos prossimos evento

  4. Na minha opinião: Se ficar ITM fosse ruim, o salão todo não comemoraria. A partir do estouro da bolha, aí sim, o que vier é lucro. Se tiver que 3betar ou 4betar, não importa, vc já tá no lucro. Em outras palavras: “Já to brincando de graça mesmo, então f…..-se. Quero ver se esse maldito tem um 7 e um T na mão”. kkkkk. É só a minha forma de pensar. Sucesso pra vc. Vc é um monstro e torço muito pra ti.

  5. Interessante você dizer que estão ensinando errado folda KK somente para chegar ITM o que de fato é verdade, mas ver você mesmo foldar Flush segurando A somente para chegar ITM como você mesmo disse.

    O interessante analisando gráficos agora é que tanto você como o pessagno no ultimo ano estão com o gráfico andando de lado e para baixo, o que represente quase um ano de downswing.

    • ICM determina se uma jogada deve ser feita ou não.

      Lamentável sua postura, pra que vir até o blog do cara fazer tais criticas, pelo que tenho visto o qg que ele montou deu muitos resultados positivos até agora, além do cara ser um campeão da wsop com $3 mi em ganhos com certeza não precisa provar nada pra um hater da internet

  6. Foldar KK é dificil, talvez eu foldaria na mesa final five-handed se eu não fosse o short stack e outros três vilões estivessem all in antes da ação chegar em mim. Fora isso em 100% das vezes é ficha neles.

  7. O cara ler isso de manhã, quando na noite anterior levou o maior furo da história de sua vida, não sabe se passa mais garra ainda ou se é hora de analisar tudo e quem sabe gg poker. Só pra deixar claro, a grande mão que perdi: no flop ele tinha 2 outs, e bateu no river. Depois fiz rebuy, o mesmo cara, eu de sequencia de flop dou all in, ele paga com 2 pares, e faz flush runner runner…

  8. Vamoooo Mestre. Fico pensando como você aguenta os críticos que pegam no seu pé. Outro dia mesmo vi uns caras batendo forte em você no Facebook !!! Será que esse post foi uma resposta para eles ? Força e GL ai em Vegas. Nos vemos no QG em Agosto 😉

  9. Este ano ainda vem forra gigante, acredite nisto, pense que foi precisa ficar no zero, pra vc abrir ainda mais sua mente e aumentar seu FOCO. Use o daqui pra frente que a forra é garantida!!! Eu acredito nisso!

  10. Esse Bracelete virá em Novembro na FT do Main-Event. Vaaaaaaaaammmmmmooooooooo! e ai a festa vai ser maior que a do primeiro Bracelete.

    Vai Akkari

  11. E ai akkari blz, belo post. Estava pensando, será que tem como vc fazer um whats up específico para fãs? Acho que seria legal e bem prático para mandar mensagens de apoio, dúvidas entre outras coisas. Estou mandando energias positivas pra você ai em vegas e vai pra cima deles.

  12. Akkari lembrei agora do comentário que vc fazia com pessoas, no intervalo do Torneio de Horse do BSOP, de que tinha um jogador e apontava pra mim que não sabia foldar nada na mesa. Fiquei na minha até ver vc cair antes do donkey. Não entendi foi ver nesta WSOP vc defender uma mão no RAZZ 10k segurando K8 com mais dois jogadores na parada, não deu outra vc caiu para a mão ganhadora de A até 7. Sei que vc fez o comentário na brincadeira , mas um lider como vc deve controlar melhor suas falinhas e até repensar suas pensamentos e críticas. Ademais bom artigo o seu, como sempre.

    • Ola Maratoan, nao entendi muito bem sua critica a mim parceiro. A grande crrica foi uma brincadeira q nao sabia foldar? Se magoeie c a brincadeira peço desculpas, nunca falo nada ofensivo a ninguem. Gde abraco!

  13. Minha humilde opinião: “Esqueça o bracelete e os mais de 3 milhões de dólares online em premiação!”
    Sente-se à mesa e jogue focado e empolgado como se fosse sua 1º WSOP, certeza que cometerá menos erros! Estou na torcida!

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços

  14. Akkari.isto mostra que vc é um ser humano. devemos ver vc como um ídolo e não como um super-herói que só vc. Obrigado por dividir conosco também seus dias ruins, pois quando passamos por isso achamos que nunca conseguiremos ser profissionais. Mas uma vez obriga. e GL. tenho certeza e torço para você cravar em algum dos eventos . Abraço

  15. Fala akkari tudo certo, você expõe muito bem seu pensamenro nos feltros minha pergunta é quando o problema vem de fora ? Como no meu caso, problemas de saúde sério relacionado a coluna, passo por esse perrengue a anos e não posso pensar em sentar e fazer um grind, infelizmente no começo não me reajustei a exercícios fisicos diarios ( não cedo o bastante ), e hoje sinto na pele! Sem contar que não consigo uma consulta! Sou de classe média baixa, junto disto começo a ter uma depressão forte, e não conseguir pensar nem perto do B game, como lidar com uma situação tão delicada, mestre?

    Preciso realmente de uma visão como a sua, se puder responder com email xxdark_ds@hotmail.com, Abraço continue assim.

  16. Pq vc se diz campeão mundial de poker?!

    Vc ganhou 1 evento… não o Main Event, sou seu fã, mas acho patético se dizer campeão mundial! rs

    abraço

  17. Parabéns pelo blog e obrigado por me ajudar a me aperfeiçoar no poker. Estou seguindo os estudos e na maratona dos sits, conforme ensinado.
    Peço a sua ajuda e/ou de outros aqui que estão lendo, para me ajudar em uma leitura.
    Fui eliminado ontem de um torneio live e gostaria de saber se eu errei e se poderia ter feito algo diferente.
    Torneio deep stack R$50,00 buy in (12.000 fichas), 41 jogadores.
    Quando restavam 18 players, 5 minutos pro intervalo, pego KK em MP 1+. 300/600. Meu stack é de 13.825.
    UTG limp, Faço raise 1825 (3bb). BB dá call de 10 e 8of e UTG call.
    Flop Q98. BB dá check, UTG check e dou c-bet de 3.000 (5bb) em um pote de 5.775.
    BB dá call (lembrando que tem 10 e 8), UTG fold.
    Turn vem 2. Aí minha dúvida principal. Se dou all in com 9.000 que sobraram, talvez ele folde, porém quero que ele pague, por vejo como grande a chance de estar na frente, ainda mais pelos calls. Dou raise de 4000, pra ele pagar. Ele dá call.
    River bate outro 8 e ele dá all in.
    Só me resta pagar os 5.000 e ver ele levar com trinca de 8.

    Ele ganhou na sorte? Eu deveria ter dado all in no turn ou fiz correto em querer dobrar minhas fichas e jogando para que ele pagasse? Afinal de contas pré-river minhas chances eram de aproximadamente 80%. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s