O que você faria?

E aí pessoal, tudo beleza?

Gostaram da seleção hoje? Eu curti, gostei de o Felipão ter trocado o Paulinho, por mais que eu seja o maior fã dele, definitivamente ele não estava fazendo por merecer, parou de jogar geral, não é a toa que esta amargando o banco na Inglaterra. Neymar incrível né? Impressionante, é capaz deste cara fazer história ainda nesta Copa, coisa de louco mesmo e no geral acho que estamos evoluindo na hora certa para buscar o título.

Assistir aqui em casa foi show, galera toda vibrou muito mas eu ainda sinto falta de estar ao lado da minha familia em um momento como este. De qualquer maneira por ela mesmo é que eu estou aqui, então vamos seguir.

Acabei de voltar de uma session praticamente empatada no Bellagio de limit 20/40 já que a 40/80 não abriu vaga, ganhei 150 dólares apenas mas teve uma situação inusitada na mesa que eu gostaria de saber a opinião de vocês.

Logo na minha primeira mão jogada, um tio de uns 80 anos de idade limpou 20 no meio da mesa, eu no botão fiz 40 e eu o SB pagou. Ação voltou para o tio e ele também pagou. Flop bateu TJ2 ele check, eu bet e os dois call. Turn bateu um 3, e nesta hora ele subiu suas cartas e eu ve claramente na mão dele Q3s. Ele deu check e eu falei “Sr, i just saw your cards, please, protect it” (Tio, eu acabei de ver suas cartas, por favor, protege-as). Como todos tinham dado check eu também dei check e resolvi não usar desta informação que eu tinha, afinal de contas tinham boas chances de o tio foldar para o meu bet turn e river.

River bateu um carta que não mudou nada, o SB deu check, o tio check e eu check também. O tio puxou o pote com o 3.

Ok, até ai tudo bem. Enquanto ele esta arrumando as fichas, ele vira e fala, “Você é um garoto muito honesto, parabéns”, eu falei um obrigado e seguiu o jogo.

Duas mãos depois, ele abre para 40, eu tribeto ele para 80 de A9copas, o BB dá call e ele dá call. Flop vem 237 duas copas, ele check, eu bet e tomo call dos dois. Turn 8 copas, fico absoluto. Ele check, eu bet, call do BB e raise do tio, eu reraise, call do BB e call do tio. Até aí ele havia protegido a carta dele e tudo estava normal. River bateu um 6 preto, não muda nada e eu estou nutz. Tio check, eu bet, call e call e puxo um pote grande. Entretanto, a aposta do river o tio deixou na frente dele. A dealer deveria ter puxado tudo para o centro do pote e me entregado, mas ele começou a empurrar um monte de fichas para mim e deixando o último call do tio de 80 dólares na frente dele. Fui puxando o pote e resolvi não falar nada sobre as fichas até não acabar de puxar o pote, isto em fração de segundos. Quando vou colocar a mão para puxar ele fala “Não, este é meu dinheiro!”, o cara do BB surtou, falando que era o call do river e que ele fazia isto toda hora, que era safado.

Começou uma confusão na mesa, chamaram o floor e ele disse que já era reincidente o tiozão nestes casos. Fez ele pagar e deu advertência que aquela seria a última vez que o malandro poderia entrar no poker room do Bellagio.

Até aí ok também, a grande questão que tenho para vocês é a seguinte.

Daquele momento em diante, eu continuava podendo ver todas as cartas do cara se eu quisesse, ele abria todas elas muito na frente sem proteção nenhuma, o que vocês fariam? Olhariam mesmo e que se dane? Falariam novamente para ele? Tentariam não ver? Qual seria a sua atitude?

Fiquei pensando demais nisto e resolvi abrir o debate aqui com vocês!

Depois conto o que eu fiz mas quero antes saber qual a opinião das pessoas que acompanham o meu blog,

Grande abraço galera e estamos curtindo o intervalo de jogo aqui da WSOP, só volto a campo para o segundo tempo na quarta feira no evento de 5k.

André Akkari

137 comentários sobre “O que você faria?

  1. Aviso uma vez, acho que no máximo duas, as próximas vou aproveitar da situação! Não pelo fato dele ser ou não safado, isso imo não muda, mas vou aproveitar uma falha do adversário, ele ja foi avisado, continua mostrando porque “quer”.

  2. Akkari, minha forma de agir, se estivesse no teu lugar: EM HIPÓTESE ALGUMA olharia as cartas dele. O cara é pilantra? Vai morrer pela boca! Se a gente regular pela vizinhança, olho por olho e todo mundo fica cego… Abraço.

  3. Acho bem simples, mudaria de mesa e GG, pensando na idade do senhor e tal. Agora se é um malandro, malandro, tudo muda e realmente não sei qual seria a minha reação. (Quando falo malandro, malandro, entendam com ladrão safado…hehe)

  4. Eu não tentaria olhar as cartas dele, por um simples motivo: “vingança” ou “fazer pois outros estão fazendo” é o que, em minha opinião, trouxe o Brasil até esse estado deplorável de falcatruas que vemos diariamente. A política infelizmente é apenas um reflexo da corrupção que vemos diariamente em todos os âmbitos da nossa sociedade (dentro de casa, entre familiares, numa loja do shopping, numa vaga de estacionamento ou assento do metrô).

    O erro de um (o velho sendo safado) não justifica o erro do outro (dar o troco nele vendo as cartas e tomando vantagem nisso).

    Tenho certeza que o Akkari não tentou levar vantagem vendo as cartas, pois de tudo que sempre o sigo nas redes sociais sempre se mostrou um kra muito honesto, e o teu exemplo Akkari, este sim deve ser seguido.

    • Perfeito garoto. Isso sim mostra o que todos deveriam fazer, esse pais ta do jeito que esta por conta do “do levar vantagem em tudo” tambem acredito que o Akkari nao se prestaria a uma conduta “espertinha” o idoso ser malandro problema dele, ser correto sempre e o caminho.

  5. Apesar da tentação de olhar, eu iria me vigiar para simplesmente não olhar.
    Acredito que está resposta vem muito em função da forma como a pessoa vê o jogo de poker. Eu como acredito que é um esporte da mente onde o longo prazo faz prevalecer o jogadores que tem talento e se esforçam, as atitudes de pouca ética não tem espaço neste senário.

    Acredito que toda a comunidade de jogadores de poker e amantes deste esporte tem se esforçado para mostrar que se trata de um jogo mental e de ética, praticado entre cavaleiros. Esse tipo de “vantagem” nas mesas acredito que pode ser evitada, afinal, somente o lucro a qualquer preço não tem sentido.

    Só minha opinião, mas o assunto é polêmico.

  6. Sinceramente,olharia e tiraria esse pau no cu do torneio(desculpe o termo,mas sei que você também é corinthians…), não é querendo ser cuzao mas quando voce quer ser honesto demais acaba sendo otário,e quando é desonesto demais você acaba virando um completo filho da pulta,tudo que agente faz deve ser balanceado e nesse caso esse cara merecia se foder,voce tirar proveito dessa situação não faria de você uma pessoa desonesta,você seria mais um vingador,justiceiro sei lá hahahaha(Tipo um Batman do Poker )

  7. Boas AKKARI! Foste sincero e acho que esse sujeito não merecia o respeito que tiveste para com ele. Eu não sei o que faria depois da atitude dele só estando na tua situaçâo, mas talvez eu aproveitasse a situação pelo menos 1 vez. Mas dado que já não era a 1ª vez que ele fazia isto, não entendo porque os organizadores do torneio o deixaram participar para mim também têm culpa. Um abraço AKKARI e boa sorte. )

  8. Bom, pensando da maneira fria e correta, eu não olharia para não obter informações, seria tão desonesto quanto ele, mas também não avisaria nada a ele.
    Pensando pelo lado do jogo e em relação ao meu temperamento na hora, com certeza eu ficaria bastante puto, não sei o que eu faria no calor da treta, mas sigo muito a filosofia de que: “Respect to be respected.”

    Força Akkari ! Destrua todas as mesas em Vegas !

    Espero um dia me tornar um profissional do Poker, você com certeza é uma inspiração!
    Quem sabe, quando me tornar um jogador de nível intermediário, participar do Vestibular do Akkari Team… hahahaha…
    Abraços.

  9. Akkari tu proprio dizes que devemos de usar todas as vantagens que possamos ter. Foste honesto uma vez. O tio ainda por cima tenta te passar a perna!
    Eu aposta que a usas-te essa vantagem. Eu pelos menos faria. Ainda por cima com um trapaceiro

  10. Akkari, eu honestamente continuaria a jogar, porem sem olhar as
    Cartas do Tio. Avisar novamente não ia adiantar claramente, pois é um Sr de idade e em poucos minutos já estaria se descuidando novamente e mostrando suas cartas! Eu continuaria jogando, sem olhar as cartas dele! Simples assim…. Cheating, jamais!!!

  11. Fala Akkari, sabe por quê é uma situação complicada? Porque ele é um senhorzinho de 80 anos, se ele fosse um cara jovem e folgado, que além de tentar roubar as suas fichas ainda ficasse zoando com todos na mesa talvez a decisão fosse mais fácil, tem gente que às vezes pede para se ferrar, e tem um detalhe, às vezes a gente vê um tiozinho desses e fica até com dó mas não considera como ele foi a vida inteira, tem gente que é pilantra a vida toda até 100 anos, eu já fui no DEIC fazer reconhecimento de pessoas através de livro de fotos (faz tempo isso) e nos livros com fotos de mulheres tem senhorinhas que você diria que é a sua “Vovó querida” respondendo por roubo, não é furto não, é ROUBO. Meu pai teve um sócio que também era tiozinho e dava nó até em fumaça, graças a Deus se desfez dessa sociedade há muito tempo.
    De qualquer forma o ideal é sermos nós mesmos e fazermos oque acreditamos ser correto e honesto, independente da atitude do outro na minha opinião você deve seguir os seus princípios, além disso para mim diversão no poker é jogar sério ainda que eu não seja pro, então acredito que eu avisasse novamente uma vez ou duas e não olharia as cartas dele ou de quem quer que fosse, abraços e GL aí em Vegas!!!!

  12. Só mais uma consideração que me ocorreu depois de postar, talvez eu ficasse batendo na tecla mais vezes para ele cuidar das cartas pois da mesma forma que você conseguia ver o cara do outro lado dele também tinha essa chance dependendo de onde ele estava sentado e usar essa informação em favor próprio e te ferrar com isso

  13. Eu sairia da mesa, pois seria possível continuar vendo as cartas do Tiozão, e nisso o jogo passaria a ser algo mais na base da malandragem no mal sentido do que a malandragem do Poker. Sendo que se eu saísse da mesa evitaria tbm mais interrupções e até maiores discussões no decorrer da sessão. Acho que me sentiria mais confortável desta forma, pois mtos podem pensar em ficar na mesa e continuar ganhando as fichas do tiozão, mas na minha visão e situação eu faria isto p estar bem até comigo mesmo e de boa!

  14. Fala mestre! Essa situação aconteceu recentemente cmg numa session de cash game aqui na minha cidade(João Pessoa, PB). Eu avisei o cidadão sobre as cartas levantadas, mas não teve jeito e ele continuou a agir da mesma forma. Eu passei a session inteira evitando olhar pra esquerda pra não me sentir mal. Busco a cada dia evoluir meu jogo e meu edge sobre os adversários e acredito que os bons jogadores não precisam desse tipo de informação “extra” pra conseguir lucrar.

    To na torcida por você e por todos os brazucas aí em Vegas! Mete bala por aí!

    Grande Abraço!!

  15. Simples, mudo de local, pois não gosto disso, já aconteceu comigo em torneios e sempre tinha que olhar para outro lado para não ver as cartas. Situação muito chata.

  16. Eu trocaria de mesa. Em uma mão com 2 vilões acho que poderia influenciar em alguma decisão errada minha (que não sou profissional nem nada). talvez sabendo que o Vilão 1 (no caso o tio) está apostando com um jogo menor que o meu, eu de alguns calls que não daria levando em conta que temos mais 1 na mesa.

    Ou se tratando de uma casa conhecida pediria ao floor para que acompanhasse o jogo para evitar tal postura do tio.

  17. Desacredito que vc ficaria com a cabeça tranquila se passasse a seção toda tirando vantagem indevida do referido jogador… O preço que se paga em sua consciencia não vale dinheiro nenhum… Um dia nós teremos tb 80 anos, mesmo que estejamos sujeitos a todas as complicações por conta da idade, é ruim que isso possa acontecer conosco. Não é discursso hipócrita barato, é uma questão de consciência, já é ruim vc profissional do poker jogar contra um recreativo de 80 anos, porém ela está lá pra isso e é sua profissão…portanto vc ja está em muita vantagem contra ele, não precisa de mais ajuda… O caráter dele é irrelevante nessa situação, vc não é como ele e não pode se portar igual…não é sua natureza.

  18. Eu no seu lugar ganharia dele sem olhar, na raça, ate mesmo pq eu seria o AAKKARI, acho q num ia precisa desse spot. Vamooo !!!

  19. Andrpe, tudo bem? Bom, espero ser parceiro de profissão e quem sabe de time de todos vocês haha quem sabe com o vestibular do Akkari aí né?
    Com isso criei um blog porque gosto de escrever e acho que vai ajudar nesse meu objetivo de me tornar profissional e até me ajudar a me preparar pro vestibular. Então se puder dar uma força e ajudar a divulgar, ou o pessoal dos comentários quiser dar uma passada lá, ou até mesmo se tiver tempo pra ler, aí está:
    http://phdemattei.wordpress.com/

    Valeu!

  20. Por sua idade, este homem merece respeito.
    Por seus maus hábitos, merece advertências (educadas).
    Por sua falta de habilidade, merece uma orientação (ofereça ajuda).
    E se, por ignorância, ele não aceitar avise-o que tirará proveito disso.
    Pronto.

    Depois… “Mantenha o foco no trabalho, independente da situação.”.

  21. Boa noite Akari, sou um grande fâ do seu jogo e agora mias ainda por sua atitude, em questão acho que fez o correto e poderia tranquilamente ter avisado o sr. mais uma vez. O brilho do jogo não pode ser ofuscado por pouca coisa….abraço

  22. Acho que é dever dele cuidar das cartas, foce bondoso de mais avisando de seu descuido, bom eu ficaria constrangido em ver as cartas dele mas, não julgo se alguém aqui se aproveitasse da situação afinal a falha e dele e não vejo isso como trapassa, e não duvido nada que ele possa a estar fazendo de proposito para deixar os outros jogadores desconfortáveis.

  23. Ah não dá né? Se ficar olhando as cartas do tiozinho estaria se rebaixando ao nível de safadeza dele. Ficaria na minha e jogando meu joguinho. Abraços!

  24. A questão aqui é q não é necessariamente contra as regras ver as cartas do adversário, porque cabe a ele protegê-las. Avisá-lo como o Akkari fez é uma questão de gentileza e também ética… Eu também tentaria não ver as cartas dele. Mas se o Akkari ficou em dúvida é porque, com certeza, pelo menos mais uma vez deu para ver. Aí fica mais difícil: vc não precisa fazer a mesma gentileza de novo, mas por outro lado não é muito ético não avisá-lo independente de q tipo de pessoa ele seja.

  25. Qual o objetivo de você jogar poker? É ganhar né. Ou seja é o seu negócio. Por exemplo se você acaba sabendo o preço do concorrente e você tem essa informação, e há a possibilidade de você fazer uma nova proposta , vai preferir perder o pedido? se você já avisou o cara e ele continua cometendo o mesmo erro, conforme a literatura do poker nos ensina ” se seu adversário está cometendo um erro, deixe ele descobrir por si só”. Talvez o tiozão está lá só por diversão, vai entender as pessoas! cada louco com a sua mania. Faço outra pergunta se o tiozão fosse o Daniel Negreanu, o que você faria?

  26. Supostamente teria avisado de primeira, mas, após ele querer me roubar/trapacear com as fichas, eu não falaria mais nada e olharia mesmo.

  27. Blz Akkari…eu acredito q no primeiro momento tbm avisaria, porem depois de saber q o velho é sem vergonha, ae é sem misericordia. Depois de tanta coisa q a gente v por ae, é dificil se manter sempre honesto e avesso a desonestidade dos outros. Se mater dentro da moralidade é bem legal, até vc ser atingido…eu jogo o jogo, abço!!!

  28. Tentaria não vê , pq sabendo o jogo dele , eu poderia jogar de uma forma diferente do que eu jogaria , e prejucaria meu jogo no longo prazo , e outra coisa mesmo si eu ganhasse olhando as cartas e ganhasse em consequência disso , não melhorararia meu jogo , meu rendimento , prefiro jogar na raça e tentar lê os jogos , analisando as probabilidades de um adversário ter uma carta ou não.

Deixe um comentário

