Afinal poker tem ou não variância?

O que vocês acham?

É claro que o que eu vou passar para vocês neste post que promete ser polêmico é nada mais nada menos do que a minha opinião, não significa que seja verdade absoluta mas é o resultado das experiência de um homem de 39 anos que a nove vive do poker no circuito mundial online e live.

Primeiro vamos entender o que é a variância.

Toda vez que você tem um acontecimento que possui um suficiente volume para que possa ser estipulado a média dos seus resultados, as alterações aleatórias deste resultado fugindo da média estabelecida denomina-se variância. Vamos ao nosso caso no poker, todas as vezes que um jogador que regularmente participa de, por exemplo, mais de 700 torneios por mês, tem um ROI (Retorno sobre investimento) de 30% ganhando uma média de U$10.000,00 dentro do sua média de buy in de U$50,00. Ele vem fazendo isto nos últimos 9 meses e de repente em um mês ele perde U$8.000,00 e nos próximos 8 meses ele volta a fazer a mesma média de lucratividade. Aquele mês negativo, se ele realmente volumou e não fez nenhuma loucura é a variância. Aquele mês deficitário foi um ponto fora da curva de lucratividade dele ocorrido para alterar uma tendência estipulada de média de ganhos dele no mês. Considere que estou exagerando no exemplo para me fazer entender.

Qual a solução mais inteligente no meu modo de ver para problemas de alteração de uma média já estipulada, ou variância? Três pilares básicos, conhecimento gerando lucratividade, disciplina e volume!

Ou seja, quanto mais volume você impor mais você irá levar a sua amostragem a ser diluída em uma média sem alteração, DESDE QUE, você seja LUCRATIVO! Quanto menos volume você impor, mesmo sendo lucrativo, menores as chances desta média conseguir se manter, pois esta mais a disposição do “acaso” e com isso, terá mais chances de sofrer com a variância. Isto tudo se você manter controlado a sua média de BUY IN, manter naquela média em que você de fato SEJA LUCRATIVO.

Resumindo, no poker tem variância? É claro que tem, mas na vida tem! Tudo tem variância!

O Nadal jogando tênis tem variância, o Neymar tem variância, o Bill Gates tem variância, o mundo tem variância.

Quem a variância machuca menos em cada uma das atividades deste mundo? Quem é MAIS LUCRATIVO E COLOCA O MAIOR VOLUME. Somente a combinação destas duas coisas salvam atuando com disciplina.

Portanto chegamos a uma conclusão bem simples, ou pelo menos eu chego né, você não precisa concordar, variância esta muito ligada a preguiça, ou de estudar ou de jogar ou dos dois.Variâncias de verdade, não aqueles desvios simples.

Variância é muleta, é a palavra que o poker achou para suprir todas as falhas comportamentais dos seus supostos ” profissionais”. Nenhuma outra área de atuação que eu tenha acesso usa tanto a palavra variância como os jogadores de poker. Ao invés do cara quando atingindo pelo momento fora da curva de média dos resultados simplesmente diminuir o buy in e jogar mais torneios, pois assim ele atuará em fields que jogam teoricamente pior aumentando assim a sua vantagem, ele simplesmente prefere continuar grindando no mesmo ABI (Média de Buy In) , poucos torneios e poucos dias por semana e dar o discurso quando questionado se esta indo bem ” Não, estou no meio da variância!”.

Vamos a alguns exemplos que mostram exatamente o que estou querendo explicar para vocês. Se vocês forem no SharkScope, site que mostra o gráfico de todos os jogadores de poker online, você poderá chegar a conclusões perfeitas sobre a tal palavra “variância”.
Analisando o gráfico de alguns jogadores cheguei a algumas conclusões.

No gráfico do Pessagno, resumidamente, a cada 10 mil torneios que ele joga ele ganha uma média de U$130.000,00. Quanto tempo ele demora para jogar 10 mil torneios? Não importa, o que importa é que a cada 10 mil ele faz 130. No meio destes 10 mil ele sim, sofre alguns desvios de média de lucratividade, de mil em mil, sempre tem quedas, e tem que ter mesmo, mas isto não é variância na minha opinião, isto é o desvio padrão que ele tem que sofrer para alcançar aquela média apurada de ganhos por volume. Ele é um bom jogador? Ele é ruim? Ele joga barato? Caro? Não importa, a cada 10 mil jogos ele ganha 130 mil dólares e pronto.

Se ele aumentasse o buy in ganharia mais? Não sabemos, o que sabemos é apenas o que esta aqui apresentado. Se ele conseguir aumentar o buy in e continuar ganhando o mesmo valor absoluto em $, matando o jogo, isto significará que ele poderá se dar ao luxo de trabalhar menos, mas se ele continuar fazendo o mesmo volume, e manter o mesmo ROI, sofrerá os mesmos desvios padrões, desta vez com valores absolutos maiores, mas não importa, ganhará muuuuito mais $.

Vamos ao caso do Kelvin, um outro jogador brasileiro que gosto e que respeito pelo empenho e pelo jogo. A cada 5 mil jogos ele ganha perto dos 17 mil dólares em média, no mesmo formato, sofrendo desvios padrões de U$8.000,00 em média mas nunca passando disto e sempre alterando sua média a cada 5 mil jogos. Lembrando que estou fazendo uma média simples, nada muito complexo ou matematicamente apurado, apenas para usar de exemplos de jogadores que eu gosto. Em resumo, o Kelvin, trabalha 5 mil jogos, na sua velocidade, no seu empenho seja lá qual for, para ganhar 17 mil dólares. O Pessagno trabalha 10 mil torneios para ganhar 130 mil.

O que mostra a mistura entre empenho e lucratividade dos dois jogadores citados, ambos tem mais de 30 mil jogos, com ROI´s positivos. Qual a diferença entre os dois? Um jogava uma média de buy in menor, no caso o Pessagno, portanto sua curva de inclinação positiva no meio dos seus 65 mil jogos era mais acentuada do que no final do gráfico. Isto é variância? Não, isto é treta! Ele esta jogando buy in maior e enfrentando mais gente boa de jogo, portanto, se adaptando, tendo que estudar mais, batalhar mais para manter a mesma média que tinha nos buy in´s menores, entretanto, continua sendo lucrativo. Se os seus novos desvios negativos alterarem demais, aí sim, ele estará sofrendo com a variância mas terá que ficar bem ligado para ver o quanto continua sendo lucrativo naquele novo cenário. Como se trata do meu brother Pessagno e sei o quanto ele é empenhado ele vai continuar arrebentando em qualquer buy in.

No caso do Kelvin, ele joga limites bem menores, e agora esta navegando nos limites em que o Pessagno arrebentava, portanto, o final da sua curva tem uma inclinação mais acentuada e com isso aumentando seus ganhos a cada 5 mil dólares. Se continuar assim, daqui a pouco se continuar subindo sua média de buy in irá enfrentar mais resistência no futuro e terá que lidar com isto com muito estudo, mantendo seu volume. Mas nos próximos meses a tendência que aumente demais o quanto faz de $  cada 5 mil jogos, pois esta na zona de conforto da média de buy in, operando todo mundo.

Vamos ao último caso que gostaria de citar apenas pq acho um dos maiores jogadores de poker online do Brasil, o Fviana, um cara carismático, gente boa demais e muito bom nas mesas. Eu pelo menos tenho uma dificuldade bem grande de enfrenta-lo. Ele tem uma média absurda de ganhos, a cada 5 mil dólares ele fatura 187 mil dólares, e isto vem acontecendo com ele sempre dobrando seus rendimentos de 5 mil em 5 mil jogos. Isto até chegar no momento atual do seu gráfico, com 35 mil jogos. Seus desvios negativos sempre giraram em torno de 15 mil dólares, o que para o seu ABI é completamente aceitável e eis que de repente ele vem sofrendo um balanço negativo de 50 mil.

Isto é variância?
SIM, se ele estiver mantendo o mesmo ABI e NÃO se ele tiver subido seus limites de jogo. Se subiu o limite esta simplesmente se adaptando a este novo cenário, se vai conseguir ou não, não sabemos, minha aposta é não só que vai como vai fazer história ainda, ele é um dos melhores mesmo na minha opinião, mas a resposta para isto ninguém sabe. Por outro lado, se ele não aumentou o buy in, e esta em um desvio completamente diferente dos normais que apresentava realmente esta dentro de uma variância que foge a curva.

Vamos ao meu caso para não falar que estou somente colocando o dos outros na reta, e apenas para deixar claro, não estou falando nada confidencial de ninguém, todos estes dados estão abertos nos sites de estatísticas dos jogadores, estou apenas analisando.

Eu tenho uma média de 90 mil dólares de ganho a cada 2 mil jogos, ou seja a cada 2 mil jogos que participo arrumo isto, entretanto, em um volume bem menor que o dos outros. Isto é bom?
Tem os dois lados, mostra que trabalho online muito menos que os outros, e que eu se eu jogasse mais, provavelmente estaria melhor de vida, mas tenho minhas razões pra isto, estou envolvido em diversos outros projetos e no poker live que me dá muito tesão, entretanto, para conseguir manter esta média, de tempos em tempos, como todos os outros sofro desvios de no máximo 30 mil dólares em períodos diferentes, poucas vezes na carreira mas sofro, mas sempre mantendo o mesmo padrão. Isto mostra que sofro variância? Na minha opinião NÃO, se aceitarmos estes desvios, todos iguais, em uma carreira de 9 anos, e sim, se eu disser que poker é 100% lucrativo a todo tempo, a cada sessão.

Fico feliz demais de conseguir manter uma lucratividade tão alta me permitindo trabalhar em outros projetos que estou envolvido. Se você olhar por este prisma são números de respeito, se você comparar aos monstros do online em termos de volume, de quantos torneios jogo por mês, fico devendo na praça.

A grande questão é que não fazendo volume e não diminuindo o buy in, nunca vocês verão eu chorando e usando a palavra “variância” para esconder a minha falta de empenho ou lucratividade. O dia em que eu não não mais for lucrativo vou culpar a mim mesmo e não aos deuses da matemática. E hoje invisto menos tempo para o online do que estes três monstros que citei, é o que é, não fico chorando por aí.

O que podemos tirar de conclusão?

1 – Quer falar de variância? Então trabalha! Vai estudar, e depois que você estiver preparado vai jogar, jogar muito.

2 – Os melhores jogadores do Brasil e do mundo tem estas histórias parecidas com as citadas acima, Acredito que estes três nomes, Pessa, Kelvin, Fviana, sejam de fato parte dos melhores jogadores do Brasil dentro de cada ABI que eles operam, por isso quis pegar três histórias diferentes e momentos diferentes, mas os três tem uma coisa em comum, empenho, visto pelo volume e pela manutenção das suas médias de lucratividade. Todos eles encontram momentos diferentes em suas carreiras quando sobem seus ABI´s e todos eles se readaptam e encontram suas novas médias de lucratividade.

3 – Se você é bom, sofrerá desvios negativos de vez quando e poderá chamar isto de variância se quiser, desde que você trabalhe. Se você é ruim, também terá variância, ou seja, você vai quase sempre perder, mas de vez quando vai ganhar e sua variância será pontos positivos no seu gráfico mas aconselho você a jogar o mínimo possível e estudar mais, entretanto, se você é muito bom, e trabalha muito, entenderá que estes desvios são parte do jogo e terá uma carreira vitoriosa todos os anos.

4 – Saber que limites você tem vantagem é essencial para o crescimento na carreira, por isso que séries como o SCOOP, WCOOP e os torneios lives vem para muita alegria ou muita tristeza se você não for disciplinado. Elas aumentam demais a média de buy in que você joga, aumentando seu risco de sofrer os tão temidos desvios da variância.

5 – Pare de chorar, para de culpar terceiros, ou sorte ou a falta dela para o seu insucesso. O mundo vai lhe retribuir de acordo ao que você entrega para ele e não de acordo com o que você pede pra ele.

Quer diminuir estes desvios?

Estude, viva bem, coma bem, pratique exercícios, compre uma cadeira confortável, compre uma máquina boa, tenha horários, não beba, não fume, não cheire, não injete. Mesmo fazendo todas as coisas ruins, você ainda assim poderá ser lucrativo mas terá mais desvios no seu gráfico, se preparando melhor a tendência de você ter desvios menores e mais espaçados será maior.

Lembrando que tudo escrito aqui é apenas a minha opinião e uma forma de enaltecer jogadores admiráveis deste jogo! Existem softwares e diversos coeficientes que calculam tudo o que eu disse de forma muito mais profissional, o que fiz foi apenas uma forma de falar para leigos como as coisas funcionam pelo meu prisma. Usar softwares para controlar seus ganhos e administrar sua carreira é de suma importância. Poker Tracker, Holdem Manager são exemplos destes softwares, procure se informar.

Citei estes três profissionais pois fiz questão de procurar casos diferentes, momentos de carreira diferentes e caras que eu não tenho tanto contato diário para saber como levam a vida e etc, mesmo eu adorando cada um deles, posso analisar apenas pela carreira em si e não pelo dia a dia em conjunto como seria com um do Akkari Team por exemplo. Mas são monstros na mesa, excelentes trabalhadores, honram a qualidade de jogador profissional de poker nas mesas. Quem dera eu tivesse os 25 anos com a experiência que tenho hoje para grindar como estes caras fazem, e com gráficos maravilhosos.

Parabéns a todos os profissionais brasileiros como Pessagno, Kelvin e Viana pelas suas carreiras e a tantos outros ídolos que este país esta formando, e como um dos que vive deste esporte, gostaria apenas de lembra-los o quanto vocês podem potencializar ainda mais estes legados com uma vida mais saudável acoplada a esta técnica maravilhosa que vocês já possuem.

Abraço galera,

André Akkari

34 comentários sobre “Afinal poker tem ou não variância?

  1. ÓBVIO que tem. Isso é MATEMÁTICO. Tem simuladores pra isso (especificamente pro poker). Vc pode ter um roi excelente que ainda pode passar MUITOS JOGOS em downswing considerando o field de uma reta no pokerstars. Eu entendo a “ideia” da hashtag, de que você é muito bom e quer mostrar que com estudo o poker é “fácil”, mas acho que ela não é bem empregada. Abç.

    • Ele especificou os “desvios negativos” que é diferente da “Variância” que é a desculpa usada por muitos e muitos para esconder a minha falta de empenho ou lucratividade.

      E quis dizer que da pra manter um intervalo de lucro de x em x jogos uma boa média de lucro mesmo com os “desvios negativos”.

      • Isso é questão de conceito. No próprio texto admite-se “desvios negativos” em mil jogos, o que é coisa de pouco mais de um mês mesmo pra um profissional médio. Isso é variância no sentido que todos conhecemos.

  2. Beleza Akkari ?

    Você tem razão ao comentar isso sobre variância, eu também tenho pensado da mesma forma, se um jogador tem uma média x de jogos pra ganhar x quantias, não importa se ele joga 100 torneios e perde os 100 e no 101 ele crava e fica pra frente em uma sessão ou na média de jogos mensais dele. Se o resultado é sempre parecido os fatores não alteram os resultados ! E mais uma coisa, #VoltaNaMiradoPro pra gente aprender e se divertir com seus comentários sobre as jogadas ! HAHA

  3. Pingback: Anônimo

  4. Mestre falou e disse… concordarei com você!!
    Tive a experiência e colocou muito bem… jogava em média máxima de $5,50, resolvi subir para $8,80, $11 e até $16,50… em volume menor e achei que era variância… mas na verdade é meu jogo que tem que melhorar pra jogar estes buyins… não estava preparado e acabei caindo achando ser “variância”… estou voltando ao nível que consigo ser LUCRATIVO que é até $5,50… e com volume maior como abordou… Show d+!!
    Sem você e muito outros seguidores o Poker Brasileiro não cresceria tanto! Parabéns e sucesso!
    Espero ir ao QG este ano ainda!! Abraço

  5. show de bola o artigo Akkari!
    botar toda responsabilidade das derrotas apenas na variância do jogo pra mim sempre soou como desculpa também. A análise de um jogador bom e lucrativo se dá a longo prazo e sempre tomei como parâmetro essa análise que você fez!
    Também tive uma baixa quando aumentei meu ABI e percebi que nao estava me adaptando ao novo field, reajustei meu jogo (com muito estudo) e hj estou conseguindo ser lucrativo.. mas se tivesse botado a culpa na coitada da variância com certeza já tinha lascado com meu BR todo!!
    parabéns pelo artigo!

  6. Obviamente existe variância, seja ela positiva ou negativa.

    O que ocorre muito é o pessoal reclamando da variância quando está em downswing, mas quando tem as upswing monstruosas não citam a mesma variância.

    Variância é um conceito matamático, existe vai sempre existir, mas não pode ser usado como muleta

  7. E se contar que nos últimos 2 mil jogos você não ganhou nada, é variança?
    E então analisa o gráfico do tnapoleao, que ficou 1 ano e meio breakeven e depois ganhou muita grana, e o cara mata, ou o Vincevegamfr que passou 8 messes break even e agora vem matando, onde não existe variança?

      • não é o que o sharkscope diz, de 24/04/2013 até hj o senhor está down juntando ps e fultilt, ou seja, mas de um ano sem ganhar dinheiro.

  8. o negócio é simples quem tem dinheiro faz dinheiro !!! fim de papo….
    como eu nao tenho…. ja viu né deposito em media 30 dolar mensal e jogo todos buy in menos de 1 dolar e só tomo bad bet quando nao é no começo e na reta final do torneio…kkkkk entao fica o que disse acima pra vc ter lucro tem que investir por que nesse momento de jogar seus 30 dolares certo e nao ganhar nada mais e nao conseguir manter nem a sua banca isso chamam de que???? a tah falaram la em cima eu que sou burro entao !!! nao acho … só queria ter a chance de jogar buy- in mais altos e assim jogar com que m conhece um pouco de poker nao com os doentes que encontro nos buy in que jogo….

    • Se você é loser com buy in de 1$, quanto mais jogando contra jogadores de buy in alto. Você não perde por jogar contra jogadores ruins, você perde por não saber jogar contra eles, e acredite, um pouco de estudo e isso vai ser fácil. Quando comecei também acreditava que eu era loser por causa das bad beats, Eu esperava mão premium o torneio todo, quando vinha a mão, tomava call de hand lixo e perdia. Mas sabe a verdade ? Eu não sabia jogar, Jogar por valor (mãos premiuns) é apenas uma ferramenta do jogo, existem muitas outras. Pelo jeito você deve ser jogador muito tight, experimente jogar sem olhar as cartas(coloca uma fita na area da tela que aparece as cartas), é um bom modo de treinar e aprender extrair ficha sem showdown. Você vai de all in com AK, o op te paga com 57s, você perde e sai reclamando de bad beat. Acontece que AK x 57s é 58% x 41%, vc tem apenas 17% de vantagem. Se você observar a cada 10 jogadas é normal vc perder 4 e ganhar 6, sao valores muito próximos, vai ter que fazer muito volume pra conseguir um pouco de lucro nessa jogada. Portanto estude, aprenda outras ferramentas do que ficar igual um robozinho indo all in preflop.

  9. Akkari, você não tem vergonha de ficar vendendo esse sonho do poker?
    Não é assim que funciona e você sabe muito bem, pegar 2 exemplos e falar é facil, quantos caras picas não passaram 10k games down ou breakeven em algum momento da vida…
    Para de vender essa ilusão para os jovens, sim o poker é possivel, é possível ser pro, mas não é esse sonho que você vende, quantos milhares de jovens não tão desistindo de fazer faculdade e etc por causa dos seus posts

    • Caro Pedro, vou aproveitar o seu comentário e deixar aqui a minha opinião… O poker online ainda é uma criança… Não sabemos a longo prazo a quantidade de jogadores(as) que poderão fazer vida como jogadores profissionais… Mas com certeza que seram mais, do que que aqueles que podem ser jogadores de futebol… Em relação alimentação de sonhos… As faculdades são o maior pesadelo de qualquer pai… Pois o que não falta é uma uma grande quantidade de cursos que não tem saída profissional… Catapultando os nossos jovens para o desemprego… As faculdades esquecem-se de dizer que nem todos podem ser doutores e engenheiros e limita-se a alimentar sonhos… Sonhos dos seus alunos e dos seus pais que querem o melhor para os seus filhos… No meu ver todos devem continuar os seus estudos… Mas nem todos vão poder exercer o curso que tiraram… Basta ver a quantidade de jovens licenciados no desemprego… Sem rumo… Actualmente o desemprego jovem é o maior flagelo que assombra a nossa humanidade em qualquer parte do Mundo… É natural, que jovens e não jovens, desempregadosprocurem uma saída no poker… E sempre vi o André Akkari a chamar atenção quem nem todos vão poder ser jogadores profissionais e ganhar milhões… É preciso muita dedicação para ganhar alguns dólares… Basta aos mais distraídos perderem um pouco do seu tempo e lerem os post mais antigos… Resumindo… E vamos ao que interessa… Poker=dinheiro… poker=mina… Só temos de saber a melhor maneira de escavar e lucrar… Os fortes resistem… E os fracos desistem… É a vida… Só embarca quem quer… Bons Jogos a todos… E já agora Andre Akkari eu sei que vais continuar a alimentar este sonho… É isso aí… O sonho comanda a vida… Força

    • Cara, se vc consegue ler e interpretar textos minimamente e tem acompanhado regularmente o Blog do Akkari, vc não pode estar falando sério. O Akkari vende o Poker, na minha opinião, da maneira mais honesta possível. Nunca falou que é fácil. Nunca falou que não existem downswings. Nunca falou que não precisa de estômago para aguentar os (constantes) ferros. O cara mostra o esporte do jeito que é! Um esporte mental em que o cara precisa tomar as melhores decisões sempre, esperando que o longo prazo mostre os resultados e tudo só acontece com dedicação e estudo. Isso não é vender ilusão. Ilusão é vc aprender o básico do jogo, depositar $215 no PS e achar que vai forrar no sunday million na primeira tentativa.

  10. Akkari, variância, desvio etc independente do nome é aquele pedaço pequeno que uma hora bate várias vezes e dá uma machucada no resultado. Embora eu seja guapeca concordo que tem gente que tem desculpa pra tudo e isso foi o que você quis explicar no post, concordo.

    Agora sendo prático, você tem o pessoal do AkkariTeam, Team Micro, etc, como vocês avaliam se um “cavalo” está passando por este desvio/variância estatístico ou está tendo algum problema no jogo? Como eu estou começando agora a correr atrás agora é uma coisa que eu quero ter em mente.

  11. Legal o texto, mas a análise é muito simplista e totalmente empírica. É basicamente acreditar no que já está acontecendo e achar que é a winrate real e que não importa quantas vezes acontecesse, esta ia ser a sua winrate no geral.
    A variância vai muito além disto. Há simuladores que mostram claramente que em cash games seu desvio para cima ou para baixo em um sample gigante (mais de 1 milhão de mãos) pode ser metade ou o dobro da sua expectativa. É só parar pra imaginar então a variância em torneios como deve ser bizarramente maior, afinal um flip ou um cooler pode valer alguns dolares ou 50mil+ dolares se for em retas de grandes fields/buy-ins.

  12. gostaria de expor meu ponto de vista a respeito do que julgo ser a VARIÂNCIA (matemática) no poker MTT online
    Sem antes começar falando do equipamento, do estudo, do desenvolvimento e controle da conta e do volume que foram todos detalhes ressaltados muito bem pelo mestre Akkari.
    Fiquei com a impressão que o tipo de jogador online que o Akkari quer alcançar com esse post ( e você que está lendo esse meu texto pode não ser esse tipo de jogador, pode já ser esse tipo de jogador, pode querer vir a ser esse tipo de jogador e pode nunca chegar a ser esse tipo de jogador) é o tipo de jogador de MTT que já possui um equipamento de ponta que permite jogar 8,10, 12 telas simultâneas ou mais , já consome faz um tempo e também consome durante muito do seu próprio tempo, vários tipos de estudos e conhecimentos minuciosos sobre todos os padrões do jogo de poker lucrativo praticados em cada faixa de buy-in, além de consumir vários livros, aulas online, participar de transmissões, palestras, coaching, conversar muito sobre poker, etc… e dependendo do desenvolvimento da sua capacidade de permanecer vivo nos MTT´s e dependendo da sua capacidade de ser lucrativo ao final deles ( oque para cada jogador vai chegar em um tempo diferente ) o cara vai conseguir desenvolver e ter que aprender a administrar uma conta ( e que conta ) capaz de conduzi-lo progressivamente e sucessivamente através das diferentes faixas de buy-in.
    Só depois de muita intimidade com todo esse conhecimento sobre o padrão de jogo a ser colocado em pratica para ser lucrativo e após conseguir administrar um grande volume de mesas online simultâneas com um alto padrão de controle e regularidade que o jogador conseguirá uma consistente amostragem lucrativa comprovando e confirmando assim um grande desenvolvimento do seu conhecimento e o grande progresso de sua performance online, trazendo a confiança necessária para seguir em frente e ai então começar a falar sobre VARIÂNCIA.
    A VARIÂNCIA DO PROPRIO JOGO DE POKER.
    VARIÂNCIA para mim é o seguinte: pode ser o Akkari, pode ser o Pessano, o FViana, o Kelvin ou qualquer ótimo jogador de poker, obviamente ele não vai ganhar todo torneio que jogar, ele não chegará a ter 100, 200, 300 big blinds em todo torneio que jogar, ele não será ITM em todo torneio que jogar e não fará FT em todo torneio que jogar, mesmo jogando o seu melhor 100% do tempo porque mesmo que participarem de 300 mãos no torneio por valor e mais 200 mãos por blefe, vão sempre depender das cartas que recebem, das cartas dos oponentes e das cartas comunitárias para ganhar as mãos que participarem e forem pagos por seus oponentes ou vão precisará ver seus raises, bets, cbet, ou 3bet, etc… emplacarem pré ou pós flop, no turn ou river sem a abertura das cartas e não existe nenhuma garantia de que essas ações em cada mão serão bem sucedidas mesmo que sejam comprovadamente as melhores ações a serem tomadas naquele momento especifico. ISSO NA MINHA OPINIÂO É A PRINCIPAL VARIÂNCIA DO JOGO DE POKER, a VARIÂNCIA que se referiu o Akkari é a oscilação OU NÃO entre períodos grandes de lucro e períodos pequenos de perdas, períodos médios de lucros e períodos médios de perdas e períodos pequenos de lucro e períodos grandes de perda que vão OU NÃO se revezar durante grande período de tempo ou de grande quantidade de torneios e que vão produzir uma dada media ótima, boa, media ou ruim que irá depender do nível da capacidade de performance e de adaptação do seu jogo e dependerá também do imprevisível sucesso ou fracasso daquelas comprovadamente melhores ações tomadas naqueles momentos específicos porque nada no poker garante que elas serão bem sucedidas.
    MORAL DA HISTORIA: estude muito, pratique muito, procure evolução todo dia sempre, espere o seu nível de performance ser comprovado por uma longa ou grande amostragem bem lucrativa, administre com maestria sua conta abrindo 8,10,12 mesas simultâneas durante muitas e muitas horas, terminando o dia com participação em +- 30 torneios com buy-ins bem digeríveis pela sua conta, durante no minimo 5 dias por semana e tente terminar a semana com uma media entre 100 e 150 torneios jogados sempre parando varias vezes para afiar o machado, pois esse é o único jeito de ser realmente lucrativo no poker online e não acabou … ter 100, 200, 300 big blinds, ser teampokerstars, ou ser famoso no poker, ou ter varias estrelas abaixo do nickname, ou ainda ter gráficos maravilhosos, potencializa intensamente a possibilidade de um oponente foldar suas apostas. Quem tem uma dessas coisas ou todas elas , com certeza mereceu e disfruta de mais essa grande vantagem.

    Grande abraço a todos e valeu mestre Akkari.

  13. ‘Variância’, gostei do ponto de vista porém acredito estar mais ligada ao fator psicológico, existem dias que não estamos bem, por motivos as vezes desconhecidos, portanto temos e precisamos nos conhecermos para evitar envolvermos nestes dias. Acredito que agindo assim concerteza diminuiremos a tal variância.
    Como exemplo podemos citar atletas super disciplinados, que em certos momentos, tiveram falhas ou recaídas, as quais podem ser consideradas como variância, que ao meu ver esta mais ligada a um fator psicológico momentaneo.
    Será que o Zico perdeu aquele pênalti por estar passando por momento de variância?

  14. Lembro de vê uma tabela no 2plus2 que mostrava o número de jogos necessários para superar a variância em teoria e com base em um roi positivo de um jogador vencedor, estudo muito bem feito e ele é relativamente antigo.

    Acredito que variância se encaixa em várias jogos e esportes, este é fator principal para o sucesso do poker, sem a variância não existiria Moneymaker. Cada pessoa tem um limite e no poker não vejo Acoimbra e Mement_Mori como preguiçosos, podem até possuir volume menor que alguns outros profissionais. Concordo com a ideia que é importante sempre buscar a evolução ao olhar para os casos de sucesso, mas discordo de muita coisa no texto.

  15. Cara vou ter que concordar com o aakkari

    Jogo “sério” NL holdem há menos de 2 meses, segui o conselho dele (dureza financeira) e passei novembro inteiro jogando apenas freerolls (bankroll mob, hubble round 2, fulltilt e ps)
    Até hj (tenho uma amostra no bankroll mob de quase 135 jogos) peguei 3 mesas finais nenhum 1º mas ja somei uns quase 3 dolares no leaderboard (que vai até janeiro)
    Entrei, pelo menos por enquanto, no top200 desse freeroll, nem sei em qual pos. estou agora confiram lá (eduardo.exs PS / eduardoXs FT)
    Mesmo ainda não tendo amostragem para saber de fato o nível que estou jogando, depositei 20 doletas e to jogando mtts de 0,02 até no máximo 0,27 (que nem sei se poderia estar jogando os de 0,27 ainda)
    Mas ja estou confiante o suficiente para continuar meu E-game tendo a certeza que mais cedo ou mais tarde vai dar certo…

    Qto à donkeys nem sei se posso, por tb ser um, mas eu tb tomo bad em AA com nego pagando de 54s na bolha da FT… e boto fé tb que isto pode ser em função dos limites baixos (só ressaltando que esse exemplo aí não foi eu de short stack com AA e o cara ultra deep com 54s não… era bolha da FT faltando apenas 13 (num torneio $250gtd 0,11 NL com 3k no field) cairem pra FT o russo panaca paga meu all-in de 264.000 fichas com 280.000 de stack do MP+1…..
    Mas vou continuar seguindo à risca tudo que aprendo nos blogs e na net… foda-se o cara, ele também não vai longe jogando desse jeito, mas isso é entre ele e o baralho…

    E boto fé d+ que deve ter milhões de pró’s aí que ao invés de culparem a si mesmos culpam a estatística…

    O que estou percebendo é que, pelo menos pra min, a disciplina tem dado bons resultados… mesmo eu não tendo ganho “nada” de relevante (só experiência, o que afinal para min é o que realmente interessa)

    Sou fã desse André Akkari… e na boa… um dia vcs vão me ver estourando ele num WSOP pode escrever isto, nem que para isso eu ainda tenha que mastigar grama durante uns 10 anos

  16. Qualquer filho da puta fala de variancia no Poker para justificar o injustificável. A variância é, falando vulgarmente, a tendencia de um resultado se afastar do esperado a curto prazo mas a longo prazo, no infinito, a variância é diluída. No entanto, no Poker online a variância é artificial, causada pela própria sala de poker , no entanto refugiam-se na desculpa da variância para poderem roubar à vontade e depois ainda tem jogadores de Poker burros como o caralho que, pratocinados por esses sites, falam sobre variância para justificar o facto de que AS SALAS DE POKER DESAFIAM AS LEIS ESTATÍSTICAS. Mas enfim. Puta que pariu qualquer filho de uma grande puta que patrocinado pelas grandes salas de Poker online, decide falar sobre merdas para enganar quem nunca estudou matemática.

  17. Um exemplo: 2 jogadores tem 100 dólares na banca e vão jogar um heads up de cash até algum deles ficar sem banca. O buy-in é 10 dólares e o site fica com 5 % de cada pote. Ora, se um jogador é superior ao outro, vai acabar por ganhar facilmente mas o problema é que isso não compensa ao site e porque? Admitindo que os jogadores só jogam e push/fold (para efeitos do exemplo) e que um jogador ganha todos os all-ins temos: 10 x um pote de 20 USD do qual a casa tira 5%, ou seja 10 x 1USD. Um jogador fica sem banca e outro com 190 dólares. Agora a outra hipótese que é, cada jogador, à vez ganha um all-in o que significa que, e apenas por exemplo, ao fim de 100 jogadas, já houve 100 potes de 20 dólares pelo que a casa já arrecadou 100USD em comissões, no entanto, cada jogador, mesmo ganhando tantas vezes como o adversário, só tem 50 USD. Como é possível ver, compensa mais às salas de Poker que o dinheiro passe de mão em mão e não que haja um jogador que seja superior ao outro pois isso levaria a que o pior jogador ficasse rapidamente sem o dinheiro. Ora, para contrariar esta tendência, as salas de Poker viciam o resultado das mãos para que o dinheiro seja distribuído igualmente entre os jogadores e continue a circular dentro da própria sala, até se escoar em comissões. Ora, alguém resolveu chamar a isto variância para justificar o que de facto é um roubo…mas como há jogadores de Poker que são patrocinados pelas casas de Poker, e tanto lhes dá perder ou ganhar porque jogam com banca que não é deles, vem para o público, armados em burros e enganar os outros jogadores com a desculpa da variância. Alguém que explique como o Dan Harrington foi a duas mesas finais consecutivas nos WSOP. Não seria de esperar “variância”? Claro que não, era de esperar uma bad beat de vez em quando mas como ele era melhor que os adversários, a qualidade sobrepôs-se à sorte, no entanto, se o torneio tivesse sido online, tal não seria possível. Variância é um termo pomposo para dizer ” roubo”…tal como político é um termo pomposo para dizer ladrão.

    • Você viajou grande irmão, o cara foi duas vezes mesa final de WSOP porque naquela época o fild era totalmente diferente do de hoje, havia poucos tag’s. Hoje em dia o cara não bate mais o fild.
      O fator sorte aumento drasticamente nos últimos anos nos Mtt de NL Hold’em.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s