E aí, você folda ou não?

E aí galera do poker!

Incrível o número de comentários que esta mão que joguei ontem na reta final do 200 rebuy gerou. A avalanche de mensagens foi tanta que resolvi escrever o blog de hoje sobre isto, para esclarecer minha linha de pensamento e poder abrir para discussão aqui no blog com vocês, partindo do princípio que temos no QG que a discussão é a melhor forma de aprendizado que existe no poker.

A mão rolou quando faltavam 3 mesas no torneio de 200 dólares com rebuy ilimitado, torneio que cravei a dois finais de semana atrás, pagando 20k para o primeiro. Este torneio é caracterizado por ter no field muitos regulares, e na maioria das vezes regulares queimados com o fim da session que não deu em nada, acabam entrando no 200r pra tentar a busca da forra. Eu mesmo faço isto muitas vezes hehehe.

Estou em uma mesa relativamente dura, nada demais dentro deste field, mas não pra dizer que era fácil, nela tem o Team PokerStars Pro online Mement_mori e o reg caaamel, um jogador que conheci no live no EPT de San Remo em 2012, tem já uma certa idade para os padrões joviais do poker moderno e fama de tight não de reg agressivasso.

Veja a mão —–> http://www.boomplayer.com/en/poker-hands/Boom/7643305_DC748C382D

Nesta mão, ambos temos mais de 60bbs, ele é UTG e abre 1600 nos blinds 400/800, eu dou call no botão de AQo. Todos foldam o flop vem K88 com duas de ouros, eu tenho o A de ouros. Ele cbeta pouco mais do que o mini raise que deu pre flop e eu dou call novamente. Vamos começar as análises então …

Meu call pre flop é justamente para jogar uma mão de valor, por valor e em posição. Sendo ele um jogador tight, e que isto também não significa que abre do UTG só algo maior que AQo, jogar em posição, controlando o pote contra o bet do UTG e de AQo julgo que seja a melhor estratégia, ao invés do tribet em cima do UTG, construir um pote maior onde ele possa querer fazer graça com mãos piores pré flop e eu seja obrigado a foldar o AQ. Quando o flop vem K88 duas de ouros, eu tendo o A de ouros, para qualquer bom jogador sabe que é praticamente impossível eu foldar para o CBET, pq? Primeiro pq abro chances enormes de flutuar ele, não acho que seja o melhor dos flops para floatings mesmo assim, ele sabe que eu não facilmente foldaria 77,99,TT e JJ, mãos que eu poderia também ter fletado do botão. Tendo eu o A de ouros e sabendo que jogaria estes pares dentre outras cartas desta maneira, julgo o call no CBET a melhor das saídas, o floating é um bom caminho. O turn vem um 6 de ouros e ele dá check.

O check dele e a combinação de uma carta de ouros para fazer valer o meu A de ouros é a combinação perfeita para o meu floating, disparo meio pote. Quais as mãos que ele dá call neste meu bet de meio pote no turn na opinião de vocês?

Para mim ele dá call em todos os K’s, mãos como AK, KQ, KJ, KT, dá call também com AA, QQ, JJ e TT, principalmente se tiver uma delas de ouros. Entretanto também acho que parte destas mãos são mãos que ele dá check no turn, mas por outro lado não sei se são mãos que ele daria bet no flop. Será que ele dária bet no flop de QQ? JJ?, TT? eu acho que não pelo que conheço dele mas é tranquilo de ele betar sendo que fica confortável com o flop K88, portanto posso pensar em descartar estas mãos mas não 100%. Estou brincando aqui com vocês de exercitar o que fazemos no nosso final de semana de curso no QG.

Bom, ele deu call no meu bet de meio pote no turn! O river vem um J de ouros. Sendo agora quatro cartas de ouros, vamos então aprofundar a nossa análise.

Quais as mãos que agora que eu tenho o melhor flush que ele teria jogado da forma que jogou e eu estivesse perdendo? Ou seja, quais as mãos de Full que ele daria bet flop, check turn e agora check river?

Na minha opinião por ter batido flush no turn, ele daria bet micro no flop e check no turn de KK, 88, K8 ( pouco provável do UTG) e A8, eu não acho que ele betaria neste flop o JJ mas poderia tranquilamente. Portanto no flop ele beta isto que coloquei e mais diversos blefes, sem descartar o JJ, de blefes Ajo, AQo entre outras diversas mãos que não acertou. Porém quais mãos que ele beta no flop “air” ou seja, blefe, que ele abre check call no turn? Acho que muito poucos, somente as de flush draw na minha opinião, Q de ouros e T de ouros. Se não dá check call turn air, então check raise river pra mim ou é valor 80% das vezes ou é blefe maluco em apenas 20% da vezes.

Quando ele abre check no river, e é este check que é o grande problema da mão, pq pra eu achar que ele tem full eu tenho achar que ele tem full e deu check turn e check river! Mas foi o que realmente eu achei hehehe…

Eu decidi então extrair o máximo de valor destas mãos que eu achava que dariam check call turn, a Q ouros e T ouros, e betei 70% do pote. Vi muita gente no Facebook falando, “Poxa se você não vai pagar a volta pq betar o river então?” Desculpa galera, mas esta pergunta não existe! Você tem que betar o river a vida inteira para tomar call do flush menor, tomar hero call do 8, ou quem sabe até do K, que acho difícil mas possível. Talvez meu erro possa ter sido o size bet river, mesmo assim acho que foi um size que inibe blefe. Se eu beto 50% acho que abro mais espaço para o cara fazer graça, quando beto 70% acho que tira a coragem dele para graça e se penso assim e ele realmente volta 31885 passa na minha cabeça a ser valor maior que o meu, full ou quadra.

Para ser full ou quadra, repito, tenho que acreditar que ele teria dado check com estas mãos no turn e no river, mas eu acho de verdade que fez isto. E o full poderia não ser com JJ pois acho que ele não beta o flop todas as vezes de JJ, mas pode betar. Acho que era realmente o KK ou 88, que viu meu ímpeto no floating, sabia que eu vinha duas pelo menos, turn e river e iria procurar o meu hero call no river ao invés de dar a facada no turn.

De fato, nunca saberei, as opiniões são diversas e foldar esta mão no meio do curso lotado com todos tensos assistindo foi uma expediência no mínimo engraçada, a comoção foi geral, nego suspirou fundo no salão e ficou comentando a mão por horas, mas acho que o recado mais importante que mãos como esta trazem é o que pensar é o segredo deste jogo. Este é um jogo de raciocínio e as vezes as pessoas esquecem disto.

Obviamente posso ter sido blefado mas tomei a atitude mais condizente com o meu julgamento raciocinado no momento, Pensei no range do meu oponente, no range que ele me encaixa e com o meu amparo técnico tomei minha decisão. Este processo no longo prazo vem me mostrando que é muito lucrativo.
Mais cedo ou mais tarde vou encontrar com ele e perguntar o que ele tinha nesta mão, até pq faz parte do meu processo de aprendizado e depois conto para vocês!

Por isso que poker é um tesão, por situações como esta, um verdadeiro jogo de xadrez!!!

Grande abraço galera e boa semana a todos!

André Akkari

94 comentários sobre “E aí, você folda ou não?

  1. Andre Aakkari . Olha Eu Novamente aqui , kkkkkk so o Luan estava no master Minsd de muleta tirei uma foto contigo .

    Então venho aqui deixar minha opinião , lendo seu post inteiro ate o fim e vendo o vidio não pude deixar de notar que ele jogou com muita tranquilidade toda a mão , eu também coloquei ele em KK , 88 , no bet dele no flop de 35 % do pote na minha opinião e pra demonstrar que o flop não acerto meu renge, vou tentar roubar , c ele tribeta eu foldo e ta tudo certo , como vc deu so coll ,eu imagino que ele tenha colocado você em um AKs Ouros , KQo QQ, JJ , Esse chek dele no tarn demonstra uma fraqueza pois só betou 35% do pot e deu check , esse seu bet de exatamente de meio pode o que demonstro , olha o eu to pesado com muita carta ou eu não tenho nada ainda e vou afasta ele agora já que demonstro fraqueza , esse coll dele demorou 3 segundos no vidio , ele nem penso , ali ele já demonstro to com muita carta , ele ja colocava você em flush ,esse check dele no river e trep na certa, eu iria de check birad , o seu bet de 75% do pot acho na minha opinião deixo entender que vc tinha algo mais nao demostro flush A ouros , talves com Q ouros , ai acho que ele poderia dar esse tribet de Ako , sendo que o K fosse ouros , ai ja axo que ele te coloco em QQ , caso tivesse dado esse coll ele nao tivesse KK , tivesse mesmo esse AK, com o K ouros ele iria continuar com 21k de fixas ainda era 23 bb e ele conseguiria se manter e ate se reerguer na mesa .

    acho que e isso , gostaria muito que pudesse me responder , se possível , kkkkk e desde já OBRIGADO pela atenção.

  2. genial está mão !! estou de acordo com vc Akkari ,acredito num KK devido O cbet fraco pra chamar pro jogo o check turner pra te dar corda mas o 3bet no river querendo call foi a confirmação do KK. Por outro lado ele pode ter representado este KK com QK , mas se ele fez isto foi uma história muito bem contada rsrsrs parabéns pra ele!! vlw Akkari sou mais um fã começando agora sucesso !!

  3. Mestre, com todo respeito, pra mim as opções mais plausíveis são: Ou ele flushou QT no turn (pouco provável pelo histórico Tight e open UTG) ou flushou river com QQ pensando que vc daria call com flush menores pois seu bet turn foi de quem tinha uma defesa e essa defesa certamente é um flush (maybe T), ou ele ganhou do senhor no metagame. De qualquer modo, eu não foldo essa mão pela forma com que ela foi jogada e pelo range air que o vilão pode fazer isso, ou até mesmo pelo range flush que o vilão faz a mesma coisa…

  4. QUEM SOU EU PRA FALAR DISSO, MAS ACHO Q ERROU NO RIVER, TENHO VALOR NO SHOWDOWN, MINHA MÃO É UM SEMI NUTS VOU DAR CHECK ATRAS PODENDO ATE PUXAR O POTE NO CASO DO VILÃO ESTAR BLEFANDO NA DOBRA DO 8. MAS MESMO ASSIM FOI UM NICE FOLD TMB PQ NO LONGO PRAZO SUAS DECISÕES SERÃO +EV OU -EV, ISSO QUEM DECIDE É VC!!! PARABÉNS MESTRE!!!

  5. Bom raciocínio Akkari , mas pense comigo , cbet flop tão pequeno sempre chama atenção (o sentido aranha deveria ter ficado alerta) . Na minha visão um check turn seria melhor opção , esconderia o flush de As e como já estava suspeito desse micro bet flop eu não perderia muitas fixas caso eles já estivesse com o full , alem do que no river se ele desse mesa eu poderia apostar por valor e mesmo tomando volta poderia dar o call, não perdendo muitas fixas pq o pot estaria menor e entenderia mais um pouco do jogo do adversario ; se ele betasse no river após o meu check turn , eu apenas daria call pelo valor do meu flush , lembrando que eu fiquei desconfiado com o pequeno cbet , portanto não voltaria nele no river sabendo mias ou menos o estilo do jogador. Grato , bela mão.

    • Neste estagio do torneio o mini-raise é adotado por todos os profissionais e até memos bons amadores, para não construir potes que ficariam difícil de comprar no flop ou para mascarar mãos monstro, em que houver 3 bet vc possa 4 betar e criar um pote enorme.

    • Mini raise é padrão parceiro, justamente pro pessoal não te colocar em mãos mais facilmente. Acredito fortemente era full tbm, com flush menor ele apenas pagaria e francamente, vcs acham que ele teria peito pra blefar o Akkari dessa forma? Não consigo ver outra coisa, se não muito valor nessa subida gigantesca dele, qse acabando com seu torneio se perdesse.

  6. simples ou era blefe puro ou full ………. fico no 50% , 50% … mais eu daria o call por isso sou donkey rsrsr
    tinha muita ficha no pote eu daria o call há uma grande chance de ser blefe .

  7. O melhor de tudo foi estar do seu lado e ver o fold mestre!!! =D
    Confesso que a galera do curso queria tirar o mouse da sua mão e ter dado o call… rsrsrs!
    Mas depois dos ensinamentos do final de semana… nenhum de nós tínhamos dúvidas que o Sr. sabia exatamente o que estava fazendo!
    Nice Fold!

  8. Muito dessa mao é se voces tem histórico ou nao, e como voce reagiu em maos assim no passado. Especialmente no BTN contra UTG, nao sei se voce defende muito aqui. Acredito que sim, com esses stacks e com a posição você é capaz de fazer a vida de qq jogador infernal.

    Eh muito metagame nessa mão, entao fica quase sem sentido responder se foldamos ou nao, principalmente com a seguinte premissa: o vilão é capaz de colocar o adversário em ranges? Caso for afirmativo, porque ele não shovou?

    Se eu acredito que ele me coloca em Ad, eu dou call nessa graça dele, e foldaria para shove (exceto se ele tiver um padrao invertido de blefe/value). Isso porque, todas as mãos que estariamos confortaveis em dar call, com a exceção do 88 ou K8, nao estao no nosso range.

    Por outro lado, a mao que faz sentido para ele ter jogado assim é 88 e JJ e só, creio que com KK, ele poderia e deveria ter voltado no turn, pois no river soh terá açÀO se o adversário dele tiver jogo. (board com FD, mesmo que com 3 cartas e dobrado), e se o adversario tem jogo, tem muito value em dar check-raise turn.

    Ja com 88, eh muito dificil de ganhar açao pesada no turn, com o aakkari segurando KQ, KJ e KTs (que nao poderiam ser de diamonds).

    Mas ainda assim, considerando que no ponto de vista do UTG, agora no river o range do aakkari eh muito mais de valor do que de blefe, mas sem ser o nuts, eu dou call em mini raise e foldaria para shove, pois eh muito chato dar call aqui com o hero range.

  9. Oi mestre, iniciei no poker ha pouco tempo e uma duvida consome a mim e aos meus adversarios de mesa:
    Em um jogo finalizado antes de virarem o river e o turne, como acontece com a total desistencia, por exemplo, é obrigatório virar o river e turne ou posso contestar para que nao vire ?
    Essa discussão sempre surge, acho q se todos estirem de acordo, pode desvendar o river e o turne, porém acho que se pelo menos um dos adversários quiser que nao vire ( até porque o jogo já terminou ),
    deve-se dar-lhe o direito, e cabe aos outros, aceitar !
    O que é certo ? Desde já, obrigado !

  10. Cara, belo fold…com quase toda certeza ele tinha KK e ficou fazendo slow player ate bater algo para fazer você cair numa armadilha, como esse flush. Eu pelo menos faço isso quando tenho mãos extremamente fortes. Hahaha…Abraços!

  11. Pelas informações do vilão eu jogaria diferente, não daria este bet no turn, betaria river ou apenas call se ele viesse de bet. Mas conforme a mão foi jogada acho difícil estar ganhando. Nice Fold!

  12. Ontem, em um torneio regular em um grupo a que de Campo Grande, MS, eu foldei kk no pré flop.

    Eu era utg na mesa final, premiava 4 e tinha 5 na mesa.

    Fiz 2x na blind de 1k/2k tomei uma volta de 5k do m1 o botao fez 10k eu paguei.
    O m1 deu all in de 20bb e o botao deu “instacall”, eu foldei a mão.

    M1 mostrou 99 e botao 88, o bord mostrou q o meu kk seguraria e certamente eu seria chip leader do torneio.

    Meu fold se deu pela agressividade tanto do m1 quanto do botao. Que na minha ótica, um deles poderia tem um par AA na mão.caiu o botao e eu cai em terceiro com um JJ na minha mao contra AQs. Fiz certo? Considerando bolha, e minhas fichas, eu tinha 30 BB e se eu perdesse comprometeria o torneio.

  13. ´É difícil soltar isso ai, mas o raciocínio está perfeito, o JJ tem valor de showdown e na grande maioria das vezes não vai betar o flop … mesmo raciocínio para o QQ, TT, etc. O detalhe é quais mãos betam esse flop (size para tomar call de qualquer coisa) e jogam de check/call turn ???
    Outro detalhe é o river, o bordo tem uma textura muito carregada para o vilão jogar de check raise colocando essa quantidade de fichas nesta textura…. Ele polariza muito e pela situação vejo uma frequência pequena de blefes .. Belo fold Akkari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s