O Erro de Subir o Buy IN

E aí galera,

Quero aproveitar mais uma vez o blog para falar da razão pela qual vejo a grande maioria dos casos de tentativas de pessoas virarem profissionais resultarem em insucesso, subir o buy in antes da hora!

Existem coisas nesta vida que são de caráter estratégico, tático mas existem outras nas quais nós devemos apenas lutar, coisas que o ser humano é pré formatado a fazer e que tem que praticamente lutar contra a nossa essência diariamente, uma delas eu acho que esta intimamente envolvida com este problema que leva tantos a falhar na tentativa de andarem com suas carreiras.

Supondo que você seja um jogador regular de MTT de 5,50, jogue seus 30 torneios por dia, um nível que você conquistou o direito de bater, com muito estudo, troca de informações com seus amigos, experiência e etc você já consegue fechar mês após mês lucrativo, mesmo que as vezes não ganhando como imaginava você se sente confortável em operar naqueles limites mas de uma hora para outra você resolve jogar o The Big 55. Independente de ter conseguido a vaga por satélite ou ter dado o buy in o que vai acontecer quando você sentar no assento do The Big é que o seu tesão vai ser tão alto que nunca mais você conseguirá jogar o 5,50 de uma forma intensa, com aquele tesão que você jogava anteriormente e invariavelmente isto vai afetar o seu rendimento.

Vejo isto acontecer todos os dias. O cara chega perto da mesa final do 100 com rebuy e nunca mais que jogar o 22 regular com a mesma pegada. Não confunda com a pessoa nunca mais jogar, todos irão jogar mais baixo, irão continuar mas o tesão e a pegada é que desaba a carreira. No final das contas você não vai ter nível técnico, ainda, de operar com a mesma tranquilidade o The Big, vai encarar muita gente ruim é verdade mas por outro lado um grupo de profissionais de peso que já ganharam o direito de serem regulares daquele limite, por competência, e eles farão com você o que você fazia com os de 5,50.

Entretanto, nenhum ser humano aceita isto, principalmente no poker, dizer que é pior que o outro, tirando casos extremos, se te perguntarem quem é melhor, você ou Negreanu, de resto você sempre vai achar que fulano tem mais sorte que você, que tem mais oportunidade que você e nunca que ele fez por merecer ser regular daquele cenário por estudar muito, por discutir muito e etc e isto vai acabar com a sua carreira.

O ser humano é condicionado a andar em um carro de 80 mil reais e não ter mais tesão de dirigir o de 20 mil, de morar em um apto de 200 mil e visitar com o corretor o de 350 mil e daí pra frente só pensar nisto, pelo menos a minha experiência de vida mostra que este é o maior erro desta nossa máquina que estamos dirigindo mas eu cheguei as minhas conclusões do porque isto acontece e de como podemos enganar nosso corpo e mente para que isto não mais aconteça.

O problema central desta questão é foco, se você vai viajar com seus melhores amigos, dando risada o tempo, curtindo um samba, e vai para São José do XY, um lugar simples, sem luxo e etc, o grande foco da sua viagem é a companhia, é alegria de estar junto com seus amigos e amigas, as risadas, algo simples como um copo de cerveja e um espeto de carne na churrasqueira improvisada já lhe gera alegria. Quando você for comparar esta viagem com a da Disney, no hotel cinco estrelas, na piscina enorme comendo do bom e do melhor, não signifique que você tenha que desgostar, mas se o foco for dar risada, se divertir com os amigos, chorar de alegria, você vai perceber que a viagem não é tão tesão assim e com o dinheiro que você irá gastar para ver o Pateta você poderia compartilhar mais 10 viagens animais com seus grandes amigos.

Jogar o 5,50 e bater este limite tem que ser o segundo grande tesão da sua vida profissional, o primeiro grande tesão tem que ser o que te levou a bater este limite, o estudar! Se você tiver o foco no quão tesão é jogar poker, no quão tesão é aprender e evoluir, saber hoje o que você não sabia ontem, e não o dinheiro, o prêmio ou o status de jogar torneios que poucos jogam, se você realmente conseguir colocar o foco onde ele tem que estar, aí acabou, você estará curado, e antes do que você pensa você será regular de torneios que antes você nem imaginava.

Se transformar em jogador profissional de poker é algo que somente 2% dos jogadores de poker online e live do mundo inteiro conseguem, muito poucos conseguem focar no que realmente se precisa para isto, mas por outro lado não são poucos que tentam e que até experimentam as viagens, os famosos “tiros” e etc, e da minha experiência mostra que muitos poucos ou quase nenhum destes aventureiros andam com suas carreiras tranquilas.

Queria escrever este artigo para mais uma vez alertar sobre o principal inimigo de todos vocês que querem chegar lá, o controle de bankroll, os “tiros”, sei que muitos contestam esta idéia, principalmente quando se lida com vagas em satélites, mas eu tenho minha opinião muito formada e baseada na minha experiência de 9 anos. Cuidado com os satélites, se a vaga que eles dão for dentro da sua zona de conforto, os jogue, muito, e consiga o maior número de assentos possível, se a vaga que eles dão for para algo que você vão tremer as pernas de jogar, cuidado, não julgo que seja a melhor idéia você jogar, conquiste esta vaga pelo satélite do estudo e não o do “tiro”.

Grande abraço galera,
André Akkari

40 comentários sobre “O Erro de Subir o Buy IN

  1. Como sempre Belissimo post.
    E Acho que todos os jogadores de micro limits que já conseguiram vaga pra aquele torneio que premia 100k o primeiro entenderão esse post, haha é uma adrenalina absurda. Você está la jogando torneios que pagam, 300, 500 dolares, e de repente um que paga 100k, e quando volta a realidade vê aquele torneio que paga seus 500 dolares tão sonhados um dia, e olha até com desanimo de pagar tao pouco.

  2. Inacreditável como você sáb cutucar no lugar certo, você tem toda razão, eu quando jogo um nível que não estou acostumado, a pressão é grande e não consigo desenvolver, e assim caindo cedo, e quando tenho que voltar aos lv que sou acostumado, fica o desanimo que demora a retomar. Vlw André e continue sendo quem você é porque está nos ajudando muito e espero um dia te conhecer pessoalmente.

  3. É, estou seguindo sua linha de raciocínio publicado nos artigos “como virar um profissional”, mas o PS insiste em dar aquela BAD no River. De qualquer maneira isso só quer dizer que não estudei o suficiente e preciso seguir em frente controlando meu BR. Grande abraço AAKKARI, sou seu fã!

  4. Akkari te admiro muito como jogador profissional de poker e achei muito interessante este artigo…No entanto, tenho algumas dúvidas quanto ao início de sua carreira (talvez você pudesse escrever uma biografia e publicar). Pelo sharkscope, vejo que no online, no início, seu buy in médio era de $25, meio puxado pra quem tem uma BR menor que $2500 (na minha opinião). Em 2008 você já era patrocinado pelo PS ? Você estava numa fase de dowswing e deu uns “tiro” alto, jogou 2 MTT de mais ou menos $12 k de buy in cada, você foi stackeado? Chegou ficar com $35 k negativos. Como conseguiu lidar com a situação e dar a volta por cima? um abraço e continue divulgando o poker e o Brasil para o mundo

  5. Nossa, muito bom esse artigo é algo para refletir. Gosto muito do seu estilo de jogo, estou aprendendo a cada dia que poço,sei que preciso melhorar muito,mas muito meu jogo, mas lendo alguns artigos vi que estou no caminho certo,um dia chego lá …

  6. Começei a alguns meses excercitar essa disciplina e foco, em questão de limites de buyins, livros, estudo, hoje em dia está tudo mais claro em minha mente, pretendo um dia viver disso, então a cada dia estou tentando aprimorar, estudando e comparando experiencias com amigos, tanto no live quanto online, cabeça firme, centrada, com foco, vamos que vamos.
    Meus parabéns Andre Akkari, admiro sua história, suas postagens, e é meu sonho um dia chegar nesse patamar que você chegou, nós todos iniciantes só temos a te agradecer por tudo, você é nosso herói, nosso orgulho.

  7. Pô Akkari, você vai desacreditar, mas esse texto é 100% o que eu estava precisando ouvir hoje.
    Vi o texto por acaso e parece que ele foi escrito especificamente pra mim.
    Estava passando isso esses dias e já estava próximo de dar esse passo e provavelmente me arrepender.
    Espero em um futuro não tão distante, ter a oportunidade de te encontrar e lembrar do quanto isso me ajudou em uma possível “nova” carreira.
    Um grande abraço e que todo o sucesso atual se mantenha e se multiplique.

  8. Caramba Akkari, a cada dia você se supera mais e mais escrevendo coisas que realmente nos ajudam bastante. Texto perfeito, penso exatamente desta forma e aprendi muita coisa lendo isto. Muito Obrigado e que venha o proximo Post.
    GL aí sempre.

  9. Jogo por hobby a cerca de uns 5 anos. Estudava o que podia no início, sempre joguei mais por diversão o que não significa que não levava a sério. Cheguei a ter bons resultados antes da black friday, o maior deles 1.200,00 dólares. Sempre gostei muito da interface do full tilt e após o fechamento fiquei afastado. Voltei a pouco tempo e reparei que muitos torneios no limite em que eu estava acostumado a jogar (micro), foram alterados, acho que devido ao número muito menor de usuários no full tilt. Entretanto tenho voltado a estudar o jogo e pretendo migrar para o pokerstars, quero jogar de uma forma um pouco mais profissional, imprimir volume ao meu jogo e estabelecer metas e este blog tem ajudado bastante. Acompanho o poker nacional a um certo tempo e tenho certeza que este cara que nos escreve neste blog sabe exatamente o que está falando. Vi uma galera boa surgir como gênio e realmente são, e simplesmente desaparecer. Na teoria sei que é bem mais fácil do que na prática portanto siga escrevendo para que consigamos nos manter sempre focados e determinado.

  10. Sensacional este post .. Todos que têm o objetivo de se tornarem profissionais de verdade no poker devem ler esta material ..

    Parabéns Akkari pela visão privilegiada do mundo do poker ..

  11. Sempre muito consciente! E transmitindo VALORES para os iniciantes (como eu), não apenas técnicas e dicas, mas uma filosofia e “pé no chão”.
    Grato!!!

  12. Grande Akkari,

    Parabéns mais uma vez por um post sensacional, pena que ele chegou com 24 horas de atraso… rsrsrs…

    Dando testemunho do que você disse –

    Meus limites são SnGs e MTTs de $ 1,50 a $3,50, mas eu tenho uma vontade descomunal de jogar o Main Event do BSOP. Fui disputar os satélites, porque pagar o buy-in de R$ 2.200,00 seria bem apertado para mim. Resumo da ópera – primeiro satélite, o bonitão já foi direto no $82. Resultado – paulada na cabeça e eliminação com pouco mais de 3 níveis. Baixei a bola por uns dez dias, recuperei um pouco do dinheiro investido e, dessa vez, fui no $11 freez-out. 72 jogadores, primeiro lugar, belezinha, ganhei a vaga para o $55 +1R1A. Já fiz o Rebuy de cara e, nessa hora, já senti o drama de gastar os $50. Fui bem até o intervalo, estava bem acima da média. Quando faltavam apenas 20 e poucos jogadores no field a pressão começou a bater e em duas cagadas monstro eu joguei a vaga fora.

    Na primeira AK naipado, fiz slowplay, bordo lixo com pedida para sequência baixa e o trouxa aqui vai até às últimas contra um Supernova Elite. Perdi 4/5 do meu stack nessa. Recuperei, dobrei de novo e aí fiz a última indo all-in com A3 num flop 45A. O Turn veio 3 e o River K. O caller tinha A2, fim de torneio. Traduzindo, são erros imperdoáveis que, geralmente, não acontecem quando eu jogo dentro dos meus limites. Lógico que eu cometo erros, mas não tão infantis ou primários como perseguir um draw, por maior que seja, num bordo desconexo contra caras que já jogaram mais de 20.000 torneios. Fui dormir puto da vida, porque uma coisa é apanhar do baralho, perder para um cara que joga muito mais que você. Outra coisa é fazer valer o dito do Stu Ungar que afirmava que o pior inimigo de um jogador é ele mesmo.

    Talvez se eu tivesse lido isso aqui ontem teria embolsado os $55 que eu ganhei no primeiro satélite e ido jogar aquilo que eu sei e me sinto confortável para jogar. Aconteceu a mesma coisa nos SnG de $1,50, porque eu comecei direto nos MTTs e quando eu li o seu artigo sobre como se tornar profissional foi um porre voltar para trás. Enfim, estou tentando me disciplinar. Minha vida é o live, eu adoro live, é onde eu quero estar. Mas, para estar lá, tenho que vencer no online para sustentar a vida do live que é bem mais cara. Sendo assim, rabinho no meio das pernas, mais humildade do que nunca e toca recomeçar tudo outra vez.

    Yes, I am not so good as I think. E cada dia que eu aprendo uma coisa nova, mais eu tomo consciência do quanto ainda falta e do quanto eu pouco ou nada sei sobre o assunto.

    Por tudo isso e por tudo que você tem passado, meu muito obrigado!

    Grande abraço

    ThonnyEv

  13. Belo post, Akkari. Isso também se aplica ao cash game. Tem situações em q o sujeito joga um limite mais caro do q está acostumado porq o jogo está bom; faz tudo certo: decide quando será a hora de parar, quanto dinheiro vai investir, projeta quais situações pode encontrar, ou seja, se planeja mentalmente.
    O cara vai lá e consegue… ganha muito dinheiro naquela noite.

    Depois disso acabou a vontade de voltar para o limite “juice” q ele jogava antes, e que o bankroll dele permitia.

    Falo por experiência própria.

  14. Excelente visão do que acontece com a grande maioria dos jogadores. Em casa vivo ouvindo que eu deveria jogar torneios de buy in maiores do que eu jogo. Que eu não tenho ambição de ganhar dinheiro e que vou ficar patinando a vida toda desse jeito. Tenho que agradecer esse post e vou mostrar que esse é o caminho certo para se chegar longe.

  15. Prezados,

    Posso estar enganado, mas tenho uma idéia diferente do controle de BR.

    No meu caso, não tenho disponibilidade de jogar um torneio live. Primeiro, não posso jogar 2 ou 3 dias da minha semana, segundo, não tenho saco para isso.

    Na internet, por ser mais rápido, posso jogar um torneio, cuja a premiação seja maior, em menos tempo.

    Assim, ao invés de pagar R$ 250,00, R$ 400,00 ou até mais em um tornei live, prefiro depositar no PS o valor de R$ 150,00 e jogar um torneio de 55 dólares.

    Não vejo qual o problema nisso. Acho que o controle de BR serve, smj, para àquelas pessoas que querer ser PRO, que não é meu caso.

  16. Caramba eu mandei um tweet 2:00 Hrs feliz demais que cheguei em 2 em um Sit in Go cujo o Buy In foi de 0,02 … ganhei 3,30 … meu .. cheguei a acordar a patroa felizasso ..

    esse nivel quero chegar um dia .. mais hoje o que vale é a Adrenalina de chegar na mesa final de um torneio de 0,02 … kkkk show

  17. Nossa excelente post como sempre, Akkari sempre ensinando de uma maneira legal para galera as artimanhas por “traz” do poker. Mostrando que um aprendizado de vida pode nos ajudar e tambem como resolver os problemas de jogar poker.

  18. Puta Que Paril!!! Que post bom do caralho hein mano!! Desculpa pelos palavrões mas não tem como, vai escrever bem assim lá na pqp! kkkkkkkk

    Akkari, aproveitando esse post me veio uma ideia na cabeça agora, eu tava vendo o blog do Headao que por sinal tem muita coisa excelente também e queria deixar um pedido pra vc:

    No Blog do Headao tem um esquema tipo “Blogs que eu acompanho”… vc podia usar isso também e colocar os Blogs que vc acha bem maneiro a gente frequentar pq além de popularizar mais a galera que está com vc no dia a dia como o Headao, Padilha, Bueno e etc… também ajuda a gente que está começando e as vezes acaba focando apenas no seu blog por vc ser o destaque e tal… mas os kras também tem muita coisa pra acrescentar pra gente e como você é um multiplicador e eles também, acho que se linkasse aqui ia ajudar pra caramba!!

  19. CAR*(#(*$%LHO!! Que post Show !!! Juro por Deus que já estava agendado para hoje os satélites de $1 com Rebuy para o Sunday 109$. Consegui a vaga uma vez por menos de 10$ e fiquei duas posições acima do bolha naquela ocasião… Foi barra demais mais consegui. Quando faltava 1h para o Sunday 109$, parei para refleti, uma “luz” me iluminou, coloquei a mão na consciência e fiz a coisa certa, cancelei minha entrada, embolsando os 109$. Hoje, cerca de 2 anos depois, eu estava achando que já podia encarar os Tubarões de lá…. Duro engano, porém a realidade veio a tempo.

    Mais uma vez Mestre, seus conselhos e dicas são mágicos para nós que estamos neste vasto oceano do Poker. Dessa vez vou desistir de vez dessa idéia de dar os tais “tiros” por que este simplesmente não é o caminho!!!

    Muito obrigado pelo post e pelo Blog, continue sempre nos ajudando que todos só temos a ganhar.

    Forte abraço e sorte no pano verde.

  20. Akkari, eu venho estudando muito ultimamente, e os seus posts ajudam nesta minha trilha.

    Antes dos meus estudos, meu gráfico esta girando em torno de $200 negativos.
    Depois de estudar, ler vários livros, entre leles o Power Holdem do Negreanu, participar dos fóruns, meu gráfico subiu de uma forma que eu mesmo fiquei impressionado. Mais de $ 300 up em menos de 2 meses.

    Obrigado por trazer esta motivação e pelo seu empenho e levar o poker a todos.

  21. Excelente post, Akkari estou com uma dúvida e acredito que até a galera que acompanha você por aqui pode me ajudar.
    Estou seguindo os passos do seu post de “Virar um PRO de verdade” e como trabalho e estudo, o tempo que tenho é bastante curto.
    Então fiz um meta de jogar 3000 sng de 1,5 no PS até passar para o proximo estágio. A grana que posso investir é R$ 50,00 por mês, então a idéia é comprar os dolares e taca ficha nos SNG. Se os dollares acabarem antes do final do mês eu continuo estudando e aguardo o próximo mês para voltar a jogar.

    Mas conversando com um colega aqui da região que tem muito mais experiencia acabei ficando confuso se estou no caminho certo. Gostaria de saber a opinião de um PRO ou de quem está no caminho sobre este assunto.

  22. Pingback: BankRoll Ideal para migrar de Sng 1,50 para 3,50

  23. Parabéns pelo post mestre! Poderia complementar também sobre a escolha correta dos torneios e a relação entre buy-in, re-buys, addons e premiação. Jogar bem poker também passa pela boa escolha dos torneios. Poderia dar a sua opinião sobre os torneios jogados num dia só em relação aos torneios de 4 ou 5 dias. Qual a sua preparação? qual a sua estratégia? é vantajoso fazer a reentrada no mesmo dia ou guardar o dinheiro e fazer a entrada no dia seguinte?
    Segue aí uma boa sugestão para o próximo post e aguardo ansioso.

  24. Pingback: Hora de subir de nivel?

Deixe um comentário

