Que vergonha do futebol brasileiro!

Mesmo de férias com a familia, não consigo ficar 100% isolado dos acontecimentos no Brasil.

Hoje gastei boas horas assistindo o julgamento do caso da Portuguesa e a volta do Fluminense para a primeira divisão depois de uma campanha fracassada no Brasileirão.

Juro que não sei o que pensar, a vergonha é tão grande que dá uma certa vontade de não mais se apegar a este esporte no nosso país, mas como fazer isto? Eu gosto tanto de futebol, gosto tanto de ir ver o Coringão no Pacaembú ou em casa pela tv.

Me parece que as coisas estão completamente fora do controle, a pilantragem, desorganização, corrupção no futebol refletem a situação do nosso país no geral. Isto é triste demais!

É claro que a lei que estava no papel foi aplicada, acompanhei tudo, a lei foi cumprida a risca mas sem nenhum julgamento. Ninguém se importou com que momento o jogador entrou em campo, o quanto foi importante a participação dele no jogo para a campanha da Portuguesa, a conversa entre o advogado e o clube, quem foi o culpado, as possibilidades de punição, nada, nada disto, o importante era apenas rebaixar a Portuguesa e subir o Fluminense, isto era o combinado e este foi o resultado final.

A questão é, até quando vamos apoiar um futebol levado desta forma?
O que podemos fazer para mudar isto?

Na minha opinião, a primeira grande decisão quando se trata de um esporte que é uma paixão nacional como é o futebol é tentarmos deixar a paixão de lado. Ficar indignado quando isto acontece com o Fluminense é o caminho porém para mudar precisamos nos indignar quando isto acontece com o nosso time. Somos um povo capaz de fazer isto e devemos começar esta mudança. Ver a torcida do Fluminense na porta do tribunal é uma das coisas mais tristes para o futuro do futebol.

O Corinthians por diversas vezes já foi beneficiado pela CBF, seja com suspensão de jogos, juízes, etc, etc, etc. É assim mesmo que funciona no Brasil, o Corinthians é o time que mais gera receita para todo mundo, a TV depende do Corinthians assim como depende dos grandes do Brasil, Flamengo, São Paulo, entre outros. Grandes eu digo não por títulos nos últimos anos mas sim por receitas, mesmo pq este ano os grandes do Brasil foram os mineiros, na bola mesmo eu digo! Portanto, chega galera, chega de apoiar decisões terríveis desta CBF nojenta contra ou a favor dos nossos times. Vamos tentar fazer algo para mudar isto. E não venha você Corinthiano me falar que jogamos a série B com honestidade como se isto justificasse todas as outras pilantragens que já foram feitas. Jogamos sim a série B e subimos na bola mas isto não muda os outros casos de tapetão e maracutaia de CBF.

Enquanto não tomarmos uma posição dura como torcedores em relação a este extermínio do futebol no nosso país nunca teremos um esporte decente. Quando eu twitto algo sobre algum clube nos próximos 30 segundos vem alguns torcedores deste clube defender as decisões mais nojentas da CBF e dos tribunais. Concordo que a paixão é grande mas para que ela continue viva por muitos e muitos anos precisamos deixar por algum tempo o fanatismo de lado e lutar todos apenas por um futebol limpo.

Eu como torcedor estou super disposto a lutar contra esta baixaria, mesmo que isto signifique ir contra o Corinthians em várias situações. Vou me posicionar desta forma todas as vezes que os acontecimentos vierem a tona. Tentar ficar mais ligado com o que acontece com o meu time do que o dos outros, este exercício pode ser a melhor forma para construirmos um futebol melhor.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a atitude da Portuguesa. Ou parece suspeita ou de uma incompetência história. Os cartolas e advogados deste clube pareciam não querer lutar contra este resultado ridículo. Não sou advogado mas conheço pelo menos uns 10 que fariam um trabalho melhor do que o que foi feito. Esta história de advogado não avisar que o cara não poderia jogar também, mal entendido e coisa e tal, sei lá, me parece estranha demais! Não duvido nada que tenha mais um monte de armação por trás disto!

Fico triste apenas pelos amigos torcedores da Lusa, são poucos é claro mas os que conheço são bem fanáticos. Os coitados sofrem demais com estes comando incompetente e o time fraco que ano após ano é apresentado, mas desta vez não merecia este final de campeonato, ficaram na primeira divisão por que mereceram, por que lutaram, e no tapetão foram passados para trás mais uma vez.

Vou continuar minhas férias aqui na Disney com a familia, sábado chego em SP e a rotina começa novamente, blog todo dia, trabalho online e preparação para o PCA em Bahamas!

Grande abraço galera,

André Akkari

40 comentários sobre “Que vergonha do futebol brasileiro!

  1. É uma piada! Infringir as regras já ocorreu dezenas de vezes e só quando a Portuguesa comete essa infração que o STJD aplica a punição dos pontos! O futebol nacional está sendo administrado por uma corja de corruptos, que escancaram decisões que são aplicadas quando os convém!!! Isso é uma vergonha!

  2. Parabéns André, um dos melhores textos que eu já vi no seu blog. Ou a Comissão Disciplinar do STJD tem um senso de justiça muito deturpado, ou eles sabem que a justiça não foi feita na noite de ontem mas mesmo assim preferiram se apegar a leis restringente e insensíveis. Na minha opinião, as leis do futebol deveriam sugerir, e não impor, deveriam servir apenas como um parâmetro. A lei não pode simplesmente ser cumprida friamente porque ela é burra, ela não coloca os fatos em contexto, ela não prevê as consequências de uma decisão, cabe a um ser racional, capaz de realizar tais julgamentos, ponderar entre a lei e a realidade. Os pontos que a Portuguesa perdeu resultará no rebaixamento desse time, o jogador que entrou irregular, jogou por apenas 15 minutos e não teve influência direta no resultado do jogo, a Lusa já não brigava por mais nada nesse campeonato. Todos esses fatos deveriam ter sidos considerados e analisados para o proferimento de uma sentença que mais se aproximasse da justiça plena. A busca pela justiça tem que ser implacável, ela não deve se limitar a um mero cumprimento de regras pré-estabelecidas.

  3. Com todo respeito a teu clube, mas desde 2005, do grande escandalo, e refazer todos os jogos sem o minimo pensar, analisar os fatos, e julgar o Internacional, ou você é campeão brasileiro ou vai para a Libertadores, os dois não! Aquele ano, tudo mostrou o roubo, com ligações, documentos, depoimentos, e o certo não foi feito. Mais uma vez STJD, favoreceu a um grande clube, um que traz mais receitas de tv, mais vendas de ppv. A Portuguesa até chegou a admitir o erro, mesmo que essa história do advogado esta mal contada mesmo, porém eles admitiram o erro! Mas era um jogo que não valia nada mais, o jogador ficou poucos minutos em campo, porém talvez se não fosse esse jogador o Grêmio poderia ir la fazer um gol, talvez eles pensaram assim… Mas acho tudo errado, eles fizeram uma grande campanha para um time como a Portuguesa, por 38, TRINTA E OITO rodadas se manteram firme, forte, como planejamentos de temporada, baixo orçamento, ao contrário do Fluminense com um time extremamente forte.
    Acho que chega de roubos, ajudas a quem traz mais lucros a CBF, Globo, etc.
    Vamos jogar bola no campo, e não papel, caneta em um tribunal.

  4. Se a CPF e STJ querem ser justos, então devolvam o título brasileiro de 2005 ao colorado, pois foi uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro.

  5. Pois é, Akkari, tá cada vez mais difícil acreditar que alguma no Brasil, é feita de forma honesta.
    É sujeira demais na política, na justiça e, agora, até no futebol.
    Quem perde mesmo com isto é o torcedor, que adora ver seu time jogar; que tem neste esporte um meio de deixar, mesmo que por minutos, os problemas de lado; que paga para ver o time no estádio… como assistir a um jogo do seu time tranquilo agora? Nunca se sabe se o resultado do campo de jogo vai prevalecer, sendo ele justo ou não.
    A Lusa errou? Sim. O erro interferiu diretamente na permanência na série A? Não.
    A permanência do clube paulista já estava praticamente garantida na última rodada, o tal do Heverton entrou quase aos 40 minutos do jogo e sequer teve participação em alguma jogada mais aguda, que favorecesse a Portuguesa.
    Faltou bom senso, sobrou sujeira… e como sujeira sempre se joga para debaixo do tapete, encontraram logo o Fluminense, que de tapete, entende, e muito!
    GG para parte da minha paixão pelo futebol. Vou continuar acompanhando meu Corinthians, que amo este clube, mas infelizmente, não com o mesmo afinco.

  6. Eu moro em Fortaleza e aqui não muda muita coisa mas bem que o pessoal da serie A poderia fazer uma campanha PUBLICO ZERO NOS JOGOS DO FLUTAPETÃO a principio seria a unica maneira de chamar atenção dessa palhaçada que ta ai. Sei que é dificil deixar de ir ao estadio ve seu time do coração, mas faça isso contra o Rei do Tapetão. Por que esse novo grupo que luta pelos jogadores não se pronuciou nesse caso? Bem que eles poderiam ficar parados nos jogos tambem. Quando o campeonato do ano que vem começar ninguem vai lembrar mais disso, principalmente a senhora Rede Globo que tem entre seus maiores locutores um torcedor doente do Flutapetão. Que vergonha!!! PAGUE A SERIE B VAGABUNDOS!!!

  7. Achei triste também o rebaixamento da Lusa, mas a gente vive reclamando que as leis existem mas não são cumpridas. Na minha opinião, seria pior fazer “vistas grossas” á essa tremenda comida de bola dos nossos amigos lusitanos e passar por cima das regras que estão lá para serem cumpridas. Poderiam então rebaixar 5 times, assim ninguém se beneficiaria da tremenda mancada lusitana! rsrsrs Traz mais um da serie B!!!

  8. Acredito que o melhor resultado para esse julgamento seria manter o rebaixamento dos últimos 4 colocados e com a perda dos pontos da Portuguesa, rebaixar ela também, já que ficaria dentro dos 4 rebaixados em pontuação. Acho que dessa forma, ninguém seria beneficiado. A Portuguesa pagaria apenas por sua incompetência do Depto. Jurídico. Quanto ao acesso da série B para a série A???? Simples, subiriam os 5 primeiros. Dessa forma acho que a credibilidade seria resgatada. No caso do Flamengo, como com a perda dos pontos ele ficaria acima dos 4 últimos, seria mantido na “A”, porém se ficasse atrás, seria rebaixado também e subiriam 6 da “B” para a “A”. Fica aqui minha opinião.

  9. Será que esses babacas também vão fazerem virada de mesa para prevalecer o Brasil?será que eles tem tanto poder assim? Isso só acontece por que a Portuguesa é um time pequeno, o Fluminense teve uma atuação atípica neste Campeonato, medíocre, sem empolgação.

  10. Concordo em tudo, Sou corinthiano e o que mais me envergonha é aquele brasileiro de 2005 que devia ser apagado da historia, ou ser dado pro inter de uma vez. Foi realmente ridiculo ver o “julgamento” ontem, na verdade não precisaria de Juiz nem de nada, só alguem para ler a regra e aplica-la.

  11. Vergonha!!! Sou Gremista, caímos e voltamos com a cabeça erguida, ganhando o jogo aos 60 e poucos do segundo tempo com um pênalti contra.. Foi a tal batalha dos aflitos heheh caímos merecidamente e subimos da mesma forma.

  12. Eu não torço para nenhum time, justamente por esses acontecimentos e muitos outros, sempre foi uma maracutaia muito grande o futebol brasileiro. Te admiro muito como profissional do poker, e a cada dia que passa, te admiro mais como pessoa também. O seu texto tem uma lucidez incrível, de que o certo é o certo, e não devemos aceitar o errado só porque é do nosso interesse. Parabéns pelas palavras e pela atitude de ter que ir contra o próprio time se isso for necessário. É de pessoas assim que precisamos para conseguir mudar alguma coisa neste país, onde as tramoias são feitas descaradamente. Parabéns pela atitude AAKKari. Um grande abraço.

  13. Sério não acreditei que li isso! meu Deus como as pessoas destorcem as coisas! Respeito a Opinião.
    mas…Acho que qualquer Clube que joga um Campeonato no minimo tem que saber as Regras(amadorismo da Portuguesa e o Flamengo), fizeram o que achavam, e pensam que no final tudo se resolve. Se a regra está errada é outra história, mas se existe a Regra qualquer time deve cumprir.

  14. triste historia mesmo Akkari, infelizmente algo simples, como verificar a possibilidade de alguem poder jogar ou não, acabou gerando resultado negativo pro esporte mesmo após o juiz apitar o final da ultima partida do campeonato. Voce destacou muito bem: ta hora de deixar o coração de lado e agir com a cabeça.

  15. Caro Akkari, não parece um contra-senso de opinião concordar com mensaleiros na cadeia e discordar de uma punição de um clube de futebol que descumpriu o regulamento? Porque ao meu humilde modo de ver, você concorda com o mau jornalismo esportivo que se pratica no país e acha que o quê aconteceu ontem foi uma virada de mesa, ou tapetão, ou como queira…

    Por que parece contra-senso de opinião? Vamos à um post que você publicou no dia 14 de novembro de 2013, titulado “Que Nojo”. Vamos especificamente ao seguinte paragrafo:

    ”Este desgraçado comandou um esquema de 350 milhões de reais, isso o que vem pra mídia, apostaria que foi pelo menos 10 vezes este valor. Ele era o Chefe da Casa Civil, a sala dele é ao lado da do Presidente, e o cara vai ficar preso por um período ridículo? EM CASA?”

    Acima você expõe sua indignação pelo não cumprimento da lei em sua plenitude, em relação a condenação do crápula José Dirceu.

    Então meu caro, como pode ser diferente no cumprimento das regras e leis esportivas?

    Se você realmente gastou horas assistido o julgamento e continuou refém da opinião do mau jornalismo, acho que você perdeu uma grande oportunidade de ver a verdade que foi exposta lá, no tribunal. Mas, talvez, você queira continuar pensando que tudo foi para rebaixar coitadinha da luzinha e subir o PODEROSÍSSIMO FLUMINENSE…

    Entretanto, a Portuguesa não foi punida com o rebaixamento propriamente dito. Ela foi punida com a perca de quatro pontos, ASSIM COMO O FLAMENGO, e o rebaixamento foi uma consequência da perca destes pontos. Isso é mais claro do que água destilada!

    Se a Portuguesa, que estava numa posição ruim da tabela, hipoteticamente tivesse conquistado lá os seus 55, pontos não haveria motivo pra toda essa revolta. Ou haveria? Quanto ao Fluminense ter subido na tabela, foi outra consequência. A consequência de ser o 17º colocado da tabela… Hipoteticamente, se o Fluminense perdesse para o Bahia na última rodada, hipoteticamente, poderia hoje ser o ”beneficiado” o Vasco, ou o Curitiba, ou ainda o Criciúma. Ah mas o Fluminense perdeu no campo! Sim perdeu! Mas perdeu cumprindo um regulamento e as normas com as quais todos os clubes concordaram e assinaram antes mesmo de começar o campeonato. O que tem a ver o Fluminense com o erro bisonho da Lusa e do Mengo (que na verdade foi salvo pela Lusa)? Tapetão seria deixar de cumprir o que rege o CBJD e o regulamento e quanto a isso não tem discussão. A discussão que tem que haver agora é a reformulação do CBJD, das metodologias do STJD, CBF e por aí vai…!

    Ah mas o Fluminense sempre vira a mesa! Pra quem pensa assim, sugiro que assista um vídeo em que o PVC explica bem isso: http://www.youtube.com/watch?v=ExvQaVomx44

    Pra quem defende que somente o resultado de campo seja considerado, penso que vale aqui duas comparações;
    Lance Armstrong, multi-campeão banido do ciclismo, perdeu seus títulos por descumprir uma regra esportiva ao se dopar. Mas ganhou no seu campo de jogo, na pista. Dopado. Mas ganhou! O que fazemos? Devolvemos-lhe tudo pois ganhou na pista?
    Outro, Ben Johnson, que ganhou o ouro olímpico nos 100m rasos em Seul 1988. Também violou uma regra ao se dopar e foi desclassificado. Lhe devolvemos também sua medalha?

    E sim, sou FLUMINENSE! Tenho muito orgulho de torcer para uma das maiores associações esportivas do Brasil. Somos, historicamente, um dos fundadores do futebol no Brasil. Berço da seleção brasileira. Berço do futebol brasileiro. Clube retumbante de glórias. Não entendo todo esse ódio que o Fluminense inspira nas outras torcidas. E enquanto tricolor, não acho que se tenha motivo para comemoração. Pois o imponderável futebol clube nos livrou da Série B certa. Que isso não nos sirva de consolo, mas sim, nos motive à planejar um 2014 muito competitivo, como tem de ser. 2014 na Série A, graças a Justiça que se fez!

    • Dalglis, entendo seu comentario, mas na minha opiniao a lei nao esta la apenas para ser aplicada. É para isto que existe o julgamento parceiro, deve ser analisado os fatos, discutidas as razoes por que do ocorrido, e nao apenas a leitura da lei. O que aconteceu foi apenas um jogo de cartas marcadas e a aplicacao da lei que sim, estava no papel. Se por acaso tivesse ocorrido todo o julgamento, justo, visto as razoes pq o jogador entrou em campo, o que afetou, e tudo mais como um julgamento normal deveria ocorrer e mesmo assim incriminado a Portuguesa e retirado seus pontos eh claro que o FLU deveria subir com certeza, mas nao foi assim parceiro. So fizeram desta forma, de ler a lei, pq era a Portuguesa! Respeito sua opiniao e nem acho que voce esteja escrevendo com o coracao mas nao concordo com a forma com que o julgamento aconteceu. GRande abraco

      • Você foi cirúgico nesse comentário akkari. Se for partir da ideia de qual a lei tem que ser aplicada sem considerar diversos fatores como a DESPORTIVIDADE, ou fatores pelo qual o problema veio acontecer, então não precisariamos de um ser humano para julgar, bastaria apenas utilizarmos uma máquina onde o usuário entrasse com a infração e ela nos retornaria a punição.

        O pior de tudo é um torcedor do Fluminense escrever um texto desse tamanho defendendo toda essa palhaçada, aí já é falta de vergonha na cara! Metram a mão na Lusa e pronto acabou! Falta união dos torcedores para fazer uma manifestação. Eu ainda tenho fé de que tudo será resolvido a favor da Lusa na justiça comum.

        Abraços!

  16. Poxa Akkari, me admira você falando uma coisa dessas. A regra é para ser cumprida à risca. Não interessa se ficou em campo por 10, 5, 1 minutos ou 30 segundos: “Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)”.

    Claro acredito também que se deve checar se o clube agiu de má fé ou não. Nesse caso, a Portuguesa agiu de má fé, pois eles sabiam que não podiam escalar o jogador (teve um julgamento anterior à escalação do jogador, portanto a Portuguesa sabia que estaria cometendo uma irregularidade). Eu queria sim que o Fluminense caísse, mas porque jogou mal e não porque deixaram de cumprir o regulamento para rebaixar um time. A Portuguesa deve ser punida. Não puni-la seria fazer o que a gente sempre faz aqui no Brasil: dar um jeitinho.

    • Leonardo, concordo parcialmente contigo parceiro. Nao teve julgamento, vc esta pressupondo que a Portuguesa sabia, pelo menos o que eu vi nao foi um julgamento, foi apenas a leitura da lei e aplicacao, entao nao precisa analisar fato nenhum. Na minha opiniao isto so aconteceu por ser a Portuguesa. Se caso o julgamento fosse feito, justo e chegassem a conclusao q ela deve perder os 4 pontos, eh claro que torco para que assim seja, mas nao foi! Respeito sua opiniao mas nao concordo com a segunda parte dela. Abraco

    • Pelo visto você não assiste futebol, é o famoso sapo. Pq a Lusa agiu de má fé, sendo que ela já estava livre do rebaixamento e estava apenas cumprindo tabela nesse último jogo? Ela estaria de agindo de má fé se precisasse de pontos nesse jogo para permanecer na primeira divisão.

  17. Olá, Akkari. Beleza, cara?
    Para mim é sempre um grande prazer acompanhar seu blog e tudo o que você faz pelo Poker.
    Mas, cara, hoje eu vou ter que descordar de você. E a razão disso seria a minha concordância com as punições tanto para a Portuguesa quanto para o Flamengo.
    Para mim, deixar barato a escalação de um jogador irregular, principalmente em se tratando de final de campeonato, é desrespeitar completamente as regras do jogo.
    Agora, se a participação dos jogadores nos jogos não influenciaram os resultados dos jogos, ou se os resultados dos jogos não influenciaram nos méritos ou deméritos do campeonato, ou, ainda, mas é muita sacanagem punir a Portuguesa… Cara, na boa, aqui vale o velhor “ema ema ema qualquer um com seus pobrema”. Regra é regra. É a base de tudo. Não deve haver dois pesos e duas medidas. Se não, vira anarquia.
    Qual seria a próxima desculpinha para evitar que a regra seja respeitada? Até onde vai isso?
    Agora, vamos falar do que importa. Quem foram os escrotinhos que tomaram a decisão de escalação desses jogadores? Onde eles estavam com a cabeça. Daí eu te respondo, Akkari: Estavam exatamente aqui, cara, esperando que a Regra não se aplicasse. É pra acabar com esse tipo de gentalha que a Lusa tem que cair o Mengão perder $3.5M.
    Abração e grande sucesso, cara. Você merece.

  18. é akkari parei com o futebol, situaçao que aconteceu o campeonato inteiro do cara ser punido e jogar e cumpre na outra rodada e levar tres jogos cumpre um joga e cumpre outro e joga com efeito suspensivo, a regra que so vale pra ultima rodada na moral parei com futebol brasileiro

  19. Incrivel como uma mentira contada mil vezes se torna verdade….cada dia mais começo a entender o Holocausto nazista pois vejo uma massa inflamada com paixão e ódio cego devido ao Futebol falar as mais incríveis imbecilidades…Cumprir a lei/regulamento agora é errado….se fosse o inverso, o Fluminense a perder os pontos ninguem ia achar estranho…..realmente 90% dos seres humanos são movidos a rancores e paixões sem nenhum sentido racional…Imagina aí Akkari…vc em um torneio contra um jogador mediocre que sem querer ve uma carta no baralho e ganha suas fichas….vc ia ficar quieto né? pq ele é um tadinho etc…. a regra não iria ser cumprida e vc seria eliminado, afinal ele não teve culpa, a culpa foi do Dealer……haha!!!

    • OI AKKARI ,
      DESCULPA O MEU PORTUGUER PRIMEIRO MAS COMO VC SABE SOU ITALIANO
      SINCERAMENTE NAO CONCORDO QUE FOI UMA ARMACAO , VC PODE VER ISTORICO NO FUTBOL DE TUDO MUNDO , QUANDO ACONTECE ISSO O CLUB PEGA SEMPRE PONTOS DE PENALICACAO JA ACONTECEU NA ITALIA E EM OUTROS PAIS ANDO SE VIVE DE FUTEBOL TANBEM,
      A COISA TRISTE E QUE A PORTUGUESA TRABALHA COM GENTE QUE NAO E PROFESSIONAL , COMO PODE COLOCAR PARA JOGAR UM JOGADOR QUE ESTA SUSPESO , QUE TOMA CONTA DISSO , FALAMOS DE PRIMEIRA DIVISAO NAO DE FUTBOL AMOATORIAL
      EU NAO SO TORCEDOR NE DO FLU NE DA PORTUGUESA
      ISSO E SO A MINHA IDEIA
      VIVA O POKER
      ABRACO
      SIMONE

  20. Esses caras são uma palhaçada isso sim, é por isso que muitos não respeitam o Brasil lá fora. Desorganização e pessoas cara de pau que só pensam no benefício próprio. Com certeza devem ter ocorrido outras irregularidades no campeonato, mas só vieram reclamar destas do final. E também tenho certeza que se o Fluminense não fosse um time grande, não iam nem ter a atenção da mídia. Já estariam rebaixados. O impressionante é que os times só se manifestaram após não conseguir ganhar dentro de campo. Depois que o campeonato acabou e viram que o próprio time não tinha escapado do rebaixamento, analisaram todos os jogos, procurando qualquer motivo idiota para dar a desculpa de ganhar pontos no tribunal. A justiça deve ser feita pelo simples fato de ela ser “justiça”, mas não deve ser feita somente nos momentos de interesse de um ou outro. É ridículo como o país da copa do mundo, que deveria dar exemplo em tudo relacionado ao futebol, não consegue cuidar bem nem da situação do próprio campeonato.

  21. Pra mim a discussão e o que deveria ser investigado mais a fundo é se houve ou não ajuda da portuguesa ao flu, eu acho que houve pois esta história está mal contada, como pode um advogado justo na ultima rodada esquecer de avisar o clube da suspensão de um jogador?? outro fato estranho é que o jogador da lusa entrou aos 32 minutos de jogo, aos 37 minutos no jogo do fluminense chegou a noticia do rebaixamento do flu por causa da derrota do são paulo, mas o jogo do flu começou 8 minutos atrasado, ou seja, o héverton entrou justamente depois do flu ser confirmado na série B, isso não é coincidência demais?? será que ninguém pensou nisso??? pra mim é muita coincidência a portuguesa “errar” justo no ultimo jogo e ainda o jogador entrar justamente depois do rebaixamento do flu, tem coisa muito errada nessa história.

  22. Discutir futebol é complicado. No caso do Fluminense, me desculpem, mas a lei deve ser cumprida.

    Se eu cometo uma atitude no poker contra as regras, não deveria ser punido…? A mesma coisa neste caso. A Portuguesa infringiu as regras e deverá ser punida, assim como o Flamengo.

  23. Esqueça o fluminense, pense apenas que o regulamento do torneio prevê que sempre que um clube escala alguém irregularmente perde os pontos conquistados no jogo + 3 pontos de punição. É apenas isso. Por acaso ocorreu na última rodada, mas se tivesse ocorrido na 8a por exemplo não teria tido repercussão. E mais, se tivesse sido o contrário, com o Fluminense perdendo os pontos e sendo rebaixado por isso, também não.

    Todos se esquecem de um detalhe imortante, a Portuguesa conhecia o regulamento e foi a única responsável por ter cometido o erro, para o qual também já sabia previamente o resultado.

    Vergonha é esse tumulto todo por se cumprir a regra.

  24. Bom, o meu pensamento sobre isso vai muito além do futebol. Leis existem para serem cumpridas, caso contrário, não há ordem. O problema, a meu ver, é que a lei no Brasil é falha e muitas vezes a aplicação da mesma vai contra a moralidade. E veja bem, não estou falando da minha moral, nem da sua, nem da dos meus pais, mas sim da moralidade coletiva. Deixando a paixão de lado, por que o sentimento de revolta? Simples é uma batalha de Davi x Golias, e o ser humano tem sempre a tendência de ficar do lado do mais fraco. Junte isso ao fato do Flu ser “reincidente” e você terá uma revolta generalizada.

    A lei foi cumprida, mas o sentimento que fica é que puniram o “roubo de um pão”, um deslize, com a pena capital. A Portuguesa merece a punição? Claro, ela foi contra a lei, uma lei burra, assim como outras tantas que já fora derrubadas. A queda é justa? Não, é uma punição severa demais. E o Fluminense? Bem, o Flu foi beneficiado por um deslize infantil. Foi rebaixado em campo e deveria ser “punido” por isso, jogando a 2ª divisão. Não importa se a Lusa pagasse os pontos no próximo campeonato ou recebesse outro tipo de punição.

    A sociedade perfeita seria uma em que lei e moral caminhassem juntas. É possível? Provavelmente, não, mas devemos sempre buscar esse objetivo. Com conhecimento de causa, pois já morei em uma cidade (fora do País, óbvio), que a comunidade caminha a passos largos para isso. E no Brasil, o que acontece? Parece que o contrário.

    A lei, por aqui, muitas vezes, é aplicada quando convém, no futebol, então, nem se fala. Eu me pergunto: será que se o Flamengo tivesse dois ou três pontos a menos, o curso da história seria o mesmo?

    O Brasil vem sendo “zoado” por tudo e por todos por causa disso. Será que o mundo está errado e o STJD está certo? A questão vai além do que é legal, e a história já provou isso, não só no esporte. Um pouco de moralidade nunca fez mal, principalmente no futebol (brasileiro), que vem perdendo a credibilidade ano após ano.

    Não sei se o texto passou o que eu queria explicar e a minha revolta com a situação, mas estou no trabalho e não deu para embasar mais. Sei que ficou extenso, mas vale a pena a reflexão.

  25. Porra Akkari, tu é mesmo um cara diferenciado quando o assunto é inteligência… É o primeiro torcedor que eu vejo reconhecendo que seu time já foi favorecido pela pilantragem do futebol.. Isso é raro! Sendo corinthiano ou flamenguista então.. Nossa! São os mais favorecidos pq geram mais receita e mídia, e os torcedores são mais alienados… Parabéns, cara! No dia que o pessoal colocar a honestidade e idoneidade em primeiro lugar, todos os esportes serão fantásticos! Aliás, tudo no Brasil será… Todos devíamos deixar nossos respectivos clubes de lado e apoiar um futebol mais limpo.

    Boas férias!

  26. É estranho muita gente alega que a lei tem que ser cumprida, mas vocês acharam isso nas 2 vezes que o Fluminense voltou para a primeira divisão de maneira irregular?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s