O futuro do poker!

Ontem o poker deu passo importante para estabelecer um futuro promissor no Brasil.

Muita coisa mudou nos últimos oito anos, parte da sociedade que via no poker uma atividade não louvável, nada interessante, hoje enxerga o poker como algo “cool”, bacana, legal. Jogar poker é sinônimo de ser inteligente, sagaz.

Eu sempre senti esta mudança na pele. Por ter assumido um papel de um dos profissionais que não só pensou na sua carreira dentro das mesas como também no apoio e trabalho para a evolução do esporte mental no Brasil, fui nos últimos anos sentindo diferenças gritantes na forma com que eu era reconhecido pelos meus amigos, pela familia, e principalmente pela sociedade em geral.

Por muito tempo, as pessoas me reconheciam nos shoppings ou lugares públicos, os mais jovens vinham cumprimentar, pedir uma foto e tal, já os mais velhos sempre faziam uma cara meia esquisita, algo do tipo “olha este viciado aí”, mas nunca me abalei e continuei minha luta pessoal inserida dentro de um time de outros profissionais e a galera do mercado de poker em geral com a CBTH.

Já em 2010 veio uma mudança radical, foi a vez do poker ser reconhecido pela IMSA e com isso boa parte daquelas caras esquisitas já começou a se desmanchar. Desta vez o olhar passou a ser de curiosidade, cada vez mais pessoas ao invés de pré julgar, perguntavam, “Mas como funciona o poker em?”, “Como faço para aprender?” e frases deste tipo comecei a ouvir com mais frequência.

Em 2011 veio o título mundial e com isso quebrei muitas barreiras na minha vida pessoal, o poker já vinha quebrando por si só, pelo esforço em conjunto mas eu tive em 2011 um ano de mudança radical. Principalmente pela intensidade que foi o título, a gritaria em todas as mídias, a repercurssão internacional com os organizadores da WSOP. No Brasil a coisa ficou muito mais light, intensificou-se o processo de perguntas sobre o esporte mas a admiração também cresceu em relação a figura do jogador profissional de poker. Foi em 2011 e 2012 que além das pessoas me pedirem um foto ou um autógrafo começaram a me perguntar sobre outros jogadores profissionais, perguntas e curiosidades sobre Thiago Decano, sobre Felipe Mojave, Ariel Bahia, esta galera que começou a viajar e rodar o circuito antes que outros que agora começaram, estes começaram a ser motivo de curiosidade das pessoas em geral.

2011 e 2012 foram os anos que o esporte poker no Brasil realmente começou a aparecer para o senso comum, começou a firmar suas raízes na cultura brasileira de uma forma sadia mas ainda viria 2013 e tudo mudaria radicalmente.

Na minha humilde opinião, 2013 a febre estourou tanto no Brasil principalmente com a chegada do Ronaldo que aí as coisas não tinham mais como não perder o controle, positivamente eu digo, muita gente começou a jogar poker, muita gente jogando em casa, online, home games, circuitos regionais, clubes espalhados, aí veio uma massa muito grande de interessados primeiro, depois de praticantes, por volta de 5 milhões de pessoas, e por último de apaixonados, todos aqueles interessados de 2010, 2011 e 2012, em 2013 viraram apaixonados de verdade, guerreiros daquela causa que antes de 2010 eram apenas poucas pessoas em 2013 virou uma multidão.

E agora, quem segura? O que vai ser do futuro do poker no Brasil?

Cada vez mais as pessoas vão entender o que o poker traz de positivo para a sociedade. O quão inclusivo e democrático ele é, o quão adrenalizante e competitivo ele é, o quão prazeroso e social ele é, e aí não tem saída. Vai acontecer com o poker brasileiro o que acontece nos últimos 15 anos com o poker americano.

Todo mundo joga poker! Você tem orgulho que seu filho conheça os labirintos estratégicos do poker, você quer ensinar poker para os outros!

E então, o poker será como previsto, em menos de 2 anos desta data de publicação deste artigo, o esporte mental, o jogo, a atividade recreacional, mais praticado do Brasil!
Podem escrever isto aí, eu aposto que isto vai acontecer na mesma velocidade com que chegamos neste histórico dia 28 de novembro de 2013, onde o Ministro dos Esportes disse em alto e bom tom que poker é esporte, que poker é entretenimento, que ele tem muito orgulho de apoiar este atividade. Ontem o que aconteceu no BSOP foi um caminho sem volta. Daqui pra frente é como vamos acelerar este processo de forma regulamentada com o apoio do Governo Federal, como serão dados os passos em busca de buscarmos no poker todos o benefícios possíveis para toda a sociedade.

Prepare-se, você que está lendo este artigo, você será uma peça fundamental no processo de ensinar poker para os seus amigos, mais intensamente do que você já faz, não pq é sua obrigação mas sim pq eles vão te perguntar e te incomodar o dia inteiro para aprender. Você terá que ver a situação de ser eliminado de um torneio e seu pai ou sua mãe ainda estarem vivos no mesmo torneio. Você verá que sua filha as vezes precisa aprender a ser mais pró ativa, aprender a liderar e ter voz de comando e você irá sugerir para ela que aprenda a jogar poker para ser mais agressiva, você que irá pedir pra ela aprender e ela vai achar irado!

Em 2 anos seremos mais de 15 milhões de praticantes de poker no Brasil, imaginem isto? É quase a cidade de SP inteira jogando poker todos os dias … kkkkk irado!!!

Bom, ontem eu fui dormir leve leve! O Ministro dos Esportes e olhar a galera toda da visão que eu tive na abertura do BSOP foi exatamente igual ao dia que peguei aquele microfone da organização da WSOP e soltei o “Respeita esta porra…” meu coração estava explodindo pela garganta, ontem foi assim. Vou levar este momento para toda a minha vida.
Hoje será um dia completamente diferente, hoje serei novamente o jogador profissional de poker André Akkari. Entro em campo as 17 horas para praticar a minha profissão, sem me preocupar com nada mais.

Não vou parar de batalhar pelo crescimento do poker mas juro que hoje acordei com uma sensação de missão cumprida como nunca tive!

Grande abraço galera,

André Akkari

20 comentários sobre “O futuro do poker!

  1. olá Akkari, sou seu fan… Quando vocês vem fazer um evento aqui no Norte do país, tem planos para isso no futuro? se não tiver fica a dica, mês passado teve um torneio aqui Macapá -AP com mais de 300 participantes, muito bom esse esporte, to começando agora no poker to fascinado pela emoção que o jogo me passa. valeu…

  2. Sempre leio seus posts, quase nunca comento, mas hoje ao ler, foi inevitável lágrimas escorrendo pelo meu rosto aqui na empresa.
    Parabéns. E se antes eu já tinha alguns ídolos como o Senna ,Oscar Schimidtt, Michael Jordan e Pelé, hoje posso falar que você tem “a honra” de fazer parte deste meu seleto rol de esportistas que considero um exemplo na atividade que praticam. E você ainda leva vantagem pois conheço um pouco da sua vida pessoal!!!!!
    Um grande abraço e toda a saúde do mundo!!!!!!!!

  3. Sono leve e merecido sim, André. Você é um dos que mais lutaram para que o Poker chegasse onde está chegando. Não se se você viu, mas hoje teve matéria do BSOP MIllion no Jogo Aberto da Band. Tá certo que é matéria editada da que passou ontem no Band Sports, mas é o Poker sendo reconhecido como o esporte apaixonante que é e com certeza, nós, a comunidade do Poker, iremos ainda mais longe! Ficha neles!

  4. Texto muito bom, uma das poucas vezes que consegui ler um texto e sentir a mesma coisa do que o autor está sentido ao escrever, consigo sentir a sua energia e alegria lendo este texto.

    Mto bom mestre. bom jogo no BSOP.
    ah,e não se esqueça hem, ainda nos enconcontratemos pessoalmente. \o/

  5. olá a respeito sobre o comentaria do wagner senna de macapá AP, eu sou o saulo Campeão do maior torneio já realizado em premiação e quantidade de pessoas. foi bem legal e muito importante para nós Amapaense pois realizamos em um shopping onde haviam muitas pessoas que curtiram o evento e conheceram de verdade oq é o poker. pois bem ainda sim aqui muitas pessoas te olham como um jogador viciado e que vai perder tudo na mesa de jogo inclusive fazendas.. rsrsrsrssr pq na época sempre que as pessoas antigas perdiam no jogo perdiam casas fazendas e tudo o mais que era possível..porém não foi no poker e sem comparação os jogos deles de baralho no passado..só que eles sempre dizem que os avós perderam.. só que ninguém encontra quem ganhou…Valew abraços e estamos na luta

  6. Massa cara .Me identifiquei com o que tu escreveu ali dos mais velhos e tal . Ontem mesmo minha mãe quando viu eu jogando poker no pc , disse : olha meu filho , ninguém vive de jogo hein ? Jogo é vício ! Eu não respondi claro , mas só pensei : Mãe , logo logo a senhora vai ter que rever esse seu preconceito 😀 auhauha Abraços

  7. Parabéns Akkari, Mercier disse que o Negreanu era o The Face do poker, você é o The Face do poker do Brasil, sempre que ouço poker sua imagem mim vem a mente….
    Você é um dos principais responsáveis pelo sucesso do poker no nosso pais, continue lutando por ele vlw, sucesso

  8. Caro Akkari,

    Antes de tudo parabéns. Repetindo o que eu já disse ontem, quando a história do poker no Brasil for escrita, o seu nome será obrigatório. Você, juntamente com o Igor Trafane lutaram muito para fazer deste esporte o que ele é hoje. Ontem, eu posso dizer com toda certeza, não foi mais um degrau. Foi um andar inteiro que o poker nacional subiu. Eu me sinto honrado de ter decidido começar a jogar profissionalmente neste momento histórico do esporte no Brasil.

    Amanhã estarei no MasterMinds quando, finalmente, terei a grata satisfação de vê-lo ao vivo e a cores juntamente com mais outras feras do nosso esporte. Minha participação no BSOP terminou ontem mesmo, quando eu me eliminei no Satélite das 15 horas. Mas senti que pela primeira vez na minha vida, nos meus 45 anos, eu estava no lugar que sempre quis estar.

    Quanto aos autógrafos, no meu caso, não é que eu olho esquisito ou atravessado. É que eu sou um zero a esquerda para isso. Ontem, o Nicolau ficou no lobby do hotel uma meia hora esperando o pessoal do futebol e eu ali, caderno e máquina na mão e não tive a menor coragem sequer de elogiar a temporada européia dele. Pensei comigo mesmo – “porra, um marmanjo de 45 pedindo autógrafo e foto é de lascar”… E ficou por isso mesmo. Depois cruzei com o Nacho Barbero. O cara é gente finíssima mas, de novo, só de longe. Uns garotos ainda pararam e pediram foto, autógrafo e eu, para não perder o costume, deixei a timidez e o medo de incomodar tomarem conta. Mas eu tenho uma convicção imensa de que mais dia, menos dia, vou estender a mão para cumprimenta-los em uma mesa de poker.

    Desde o dia que eu me assumi como profissional eu procuro divulgar o esporte onde quer que eu vá e que as pessoas perguntem o que eu faço – “sou jogador de poker”. Outro dia fiquei preso 45 minutos em uma loja, juntou uns 4 vendedores querendo saber sobre o esporte. Aqui no meu condomínio já estamos mobilizando uma galera para eu ensinar o básico do básico. Cheguei a tentar entrar em contato com o pessoal da PokerStars para falar em favor deles, bem dito, em favor, não em nome deles, porque acho que se usasse uma t-shirt ou algo do gênero ficaria mais fácil, mas o pessoal do marketing ainda não me respondeu.

    Enfim, eu faço o que eu posso e o que está ao meu alcance para divulgar o poker. Você foi e é minha grande inspiração. Você mostrou que é possível, você mostrou o caminho da vitória, você é o cara, você é a cara deste esporte. Nunca o conheci pessoalmente, mas tenho um carinho enorme por tudo aquilo que você representa. O mínimo que eu posso fazer é tentar pegar a minha bandeira, a nossa bandeira e tentar levar adiante dentro das minhas possibilidades.

    Desculpe por mais uma missa, mas você merece. Você é o Pelé do poker. Você é o Emerson Fittipaldi do poker. E eu, em nome daqueles que eu conheço e que te reverenciam, agradeço e aplaudo de pé!!! Parabéns André Akkari. Você justificou todo o talento que Deus te deu. E mais abençoado é você ainda porque não se importa em repartir com os que sabem menos aquilo que você sabe. Você reparte o seu dom sem medo e sem reservas. E por isso nós te adoramos mais ainda!

    Grande abraço!

    Antonio Carlos Fernandes
    ThonnyEv

  9. Parabéns à você e à todos os profissionais que contribuiram para que o Poker chegasse nesse patamar no Brasil.

    Nosso país vai crescer muito ainda nesse joguinho e vamos dar muito trabalho para os gringos!! Hahaha

    Um grande abraço Akkari!

    Cassio

  10. Sensacional Mestre! Realmente, conforme o poker vai crescendo e as pessoas vão observando que um ou outro conhecido está jogando, o interesse em aprender e conhecer é muito grande !! Parabéns mesmo pela conquista magnifica que você sempre ralou tanto pra conseguir ! E agora, ninguém segura a avalanche que está chegando e vai invadir o Brasil inteiro !!!!!! vamoooooo absss

  11. conheço o poker a anos, jogo acho que desde 2005, online desde 2008, parabens pelo que vcs fizeram e da epoca que comecei ate hoje posso falar as pessoas nao tinha interesse eu mesmo jogava pouco, pq eh dificil ter alguem que conheça e quera jogar, mais hoje como akkari disse tem amigos que veem pergunta querem aprender a jogar e é bom ensina e ver que alguns perderam o preconceito. continuem levando o jogo par frente parabens novamente, vcs merecem

  12. Muitos parabéns Mestre Akkari e a todos os que contribuíram para essa explosão do poker no Brasil… penso que a curto prazo os portugueses também iram ter o retorno do vosso exemplo e empenho… 🙂

  13. Pode parecer absurdo mas a verdade é que daqui a alguns anos poker vai ser um esporte tão praticado, admirado e respeitado que haverão torneios infantis de poker assim como é no xadrez já ficou claro tamanho são os benefícios que este esporte trás.
    OBS: Quando falo isto é claro que me refiro a torneios sem premiação em dinheiro e sempre com a autorização dos responsáveis pelos jogadores menores de idade.

  14. É Akkari, o sr como ninguém, sabe como foi difícil a trajetória do Poker até aqui. Parabéns e muito obrigado por colocar o esporte que amamos, neste patamar que se encontra hoje no Brasil. Agora podemos jogar tranquilo, e ainda termos orgulho de falar para todos, que somos Poker Player. Valeu Man !

  15. Pingback: O futuro do poker! | wiliamsalves

  16. Boa noite ! Aakkari, a tua influência sobre os que jogam hoje em dia é muito grande. Os vídeos, os comentários na TV, entrevistas, blog, posts, tudo o que podemos acessar.é muito importante para o desenvolvimento, principalmente para quem ainda não consegue ser ‘profissional’…eu especialmente andei até sonhando esses dias que estava pegando um autógrafo e tirando uma foto contigo. Quem sabe um dia dá certo…ano que vem estaremos ai, espero estar em um torneio BSOP ao vivo…obviamente chegando longe…
    Abraço, Jean – Curitiba (janguinho)

  17. caralho andré vc é foda msm dentro e fora de campo , acompanho esta luta des de 2007 , obrigado , todos nos amantes do poker temos muito a te agradeçer vc tem muita culpa do poker estar onde esta , obrigado !!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s