Se rebelar não é ser contra o PT, isto é cegueira!

Depois da grande discussão que tivemos ontem relativa ao blog de indignação que eu escrevi, hoje resolvi repetir o tema política para que possamos continuar este processo bacana de democracia aqui no blog.

Conversar é evoluir! E fico muito satisfeito em ver a quantidade de pessoas inteligentes que estão debatendo ideias aqui neste canal e orgulhoso de saber que estou promovendo isto, dá tesão de verdade!

Antes de mais nada, quero esclarecer que sempre que tenho um a folga de temas importantes do poker eu gosto, me dá prazer, em dissertar sobre outros temas, como política, futebol, etc. Se por acaso você não somente é contra isto, como resolve me xingar, incomodar e etc, a solução é muito simples, não venha aqui, não acesse para me encher o saco. Você está no blog de uma pessoa, se por acaso você não curte esta pessoa, acessar todo dia suas ideias, pensamentos e filosofias irá te fazer mal, procure o bem parceiro, viva feliz e não acessando conteúdos que te encham o saco.

Entretanto, 99% das pessoas que por aqui passam eu só tenho a agradecer do fundo do meu coração, o carinho e atenção de vocês para textos enormes, as vezes emotivos, outras técnicos mas que de fato revelam o quem eu sou, portanto, se você curte eu só tenho que agradecer e ficar feliz com meu trabalho.

Meu blog “Que Nojo” foi mais um dos artigos que eu escrevi quando eu fico puto, é assim que eu sou mesmo, tem coisas que me irritam, me indignam eu vou lá e escrevo e compartilho com que eu gosto e com quem gosta de mim. Este assunto da punição do Dirceu não foi apenas assunto do meu blog, foi de todas as minhas discussões com minha familia, meus amigos, aqui no QG com meu parceiro Bueno, em todo lugar. Eu gosto de viver desta forma.

Tenho certeza que passei exatamente a ideia que eu tenho sobre a situação, sobre o personagem Dirceu e sobre o resultado do julgamento, entretanto, gostaria de hoje com mais calma deixar mais clara o meu conceito em relação a este assunto de uma forma mais analítica MACRO, diferente de quando somos passionais onde a coisa vem a flor da pele.

Não sou Petista, não sou mesmo, nem mesmo Tucano, mas de fato acredito que isto são apenas nomenclaturas para ilustrar quase que os tipos de pessoas existentes. Pessoas tem características diferentes, umas mais conservadores outras mais contestadoras, umas mais ativas outras mais concentuais, o ser humano é assim por natureza, sendo assim, pessoas se aproximam de pessoas que mais tenham suas características. No mundo da política eu acredito que o retrato visual destas divisões filofóficas entre os indíviduos sejam os partidos.

Portanto, não acredito que mesmo se quisermos podemos abdicar de ter afiliações, nem que emocionais. Entretanto acho que quem é conhecedor do poder político consiga olhar tudo isto de cima e criar tendências de manipulações de massa que tragam mais pessoas para um lado ou para o outro.

O exemplo mais simples disto é uma campanha publicitária de massa. Ao ter o poder, ter verba, ter controle de uma situação, o Governo, por exemplo, pode com conceitos marketeiramente estratégicos alavancar mais pessoas que tenham a mesma filosofia que a sua para militar a seu favor mas também manipular parte das pessoas que não são adeptas a sua filosofia para também ingressar na militância. Se o PT estratégicamente cria situações de conversar com o povo que sejam com cara de PT ele agrada em cheio Petistas, mas com dinheiro e poder ele consegue atos que também agradem outras filosofias e assim dêem uma mordidinha na outra fatia. E tudo isto vice e versa! Tucanos podem atuar da mesma forma.

Históricamente eu acredito que o PT tenha se acostumado a lutar contra boa parte de uma mídia de massa. Quando acessamos mídias de massa conseguimos se prestarmos bastante atenção saber quais são as tendências políticas daquele canal. Se prestarmos atenção total, como em uma mesa de poker, a cada artigo que lemos de uma mídia como a Veja, ou um notíciário da Globo, um programa político da Band, ou seja lá qual for, vamos entender que pessoas com mais tendências a uma filosofia estão sendo expostas naquele espaço. Isto em um primeiro momento não transforma aquele canal em Petista ou Tucano, mas o conjunto de pessoas que são colocados no médio e longo prazo acabam sim criando uma tendência para aquele canal.

Na minha opinião de NÃO petista, o PT sempre foi o maior alvo de um país onde as mídias tem claramente uma maior tendência a ser de direita. Sei que alguns de vocês vão me xingar, reclamar e tal, mas eu verdadeiramente acredito nisto.

Portanto, analisando mais a fundo a situação de quem tem que atuar no papel do PT, ao entrar no poder eu acredito que a cupula da força petista ganhou a oportunidade que eles nunca imaginavam que poderiam ter. Comandar um país declaradamente de direita. Isto não seria uma missão fácil mas agora com poder eles poderiam criar estratégias mais eficazes para isto.

Para não me alongar muito, acredito que o chamado ” mensalão” tenha sido parte desta estratégia. Os caras sentados em uma sala e discutindo qual é a forma de nos perpetuarmos no poder, como iremos aumentar o nosso tempo no poder para executar as coisas que podemos melhorar este país no futuro?

Presta atenção antes de criticar, não estou defendendo isto, nem apoiando parcialmente, você pode até usar o espaço aqui para questionar qual é a minha opinião mas não assuma que a minha leitura da situação é a minha opinião, ok?

O grande problema desta estratégia do PT é que tem o desgraçado do SER HUMANO envolvido, com suas ganâncias, seus anseios capitalistas que quase sempre são maiores que qualquer plano estratégico político filosófico.

Em o plano vamos perpetuar tendo ido por água baixo com o escândalo do mensalão e tudo mais, a coisa caiu no meio comum, na forma com que o bandido político Brasileiro tem o costume de resolver todos os assuntos quando ele tem poder, ou seja, indicações protetoras, propinas, corrupção, suborno e etc que á conhecemos a tanto tempo.

A minha ideia de solução de problema incansavelmente vai pelo caminho da educação, da consciência política, do saber que você tem que fazer o seu honestamente para cobrar os outros de honestidade, que você tem que investir para que todos estes políticos já corrompidos quando morrerem sejam substitúidos por crianças que cresceram com capacidade analítica, com base familiar e etc. Duvido que algum petista duvide disto mas por outro lado, atacar o PT de forma indiscriminada, sem sentido apenas o da raiva e o da indignação é tão estúpido quanto ter colocado ele por votação onde ele está se você não concorda com a filosofia petista.

O Brasil precisa urgentemente acreditar que temos políticos honestos, que estes políticos honestos terão que ser cirurgicamente estratégicos para poder mudar algo lá em cima, que terão que dançar conforme a música com um plano benéfico por trás de todas as suas ações, um plano que privilegie o nosso país, o nosso povo. Sendo assim eu aceito ouvir sem julgamento qualquer plano, por mais que em um primeiro momento vá contra os meus anseios naturais populistas que todo mundo tem mas que eu veja que para um futuro melhor este seja o melhor caminho.

Minha indignação do artigo anterior vem de dois pontos bases.

O primeiro como um cara que fez tudo o que fez, que tem a estrutura de vida política amparada na batalha estudantil, na pressão pela ditadura, no sofrimento ligado a um ideal, foi tão imbecil a ponto de construir um plano de perpetuação de poder que o expusesse aos seus instintos capitalistas mais primários sabendo que a maioria não resiste a esta exposição, e escorrega. E ele escorregou! Escorregou por poder, por dinheiro!

E a segunda é como o STF, orgão onde deveriam estar os melhores juristas do país, e desculpe-me mas eu tenho que acreditar nisto, perdeu a oportunidade de mandar um recado para as nossas crianças e jovens, que planos estratégicamente mal elaborados serão punidos para defender o futuro deste país. Como o STF preferiu mandar a mensagem que se você for o comandante de um plano deste você tem o direito de errar tranquilamente e apenas ficar 2 anos em casa. O STF não pode ser populista se este foi seu erro, o STF tem que ser o orgão máximo da justiça da imparcialidade, não importante nem mesmo a forma com que eles conseguiram suas cadeiras naquela posição. Eu não admito perder o instinto de segurança que o STF tem que me prover, muito menos para que eles façam a coisa soar bonitinha para o Jornal Nacional e assim abrindo uma brecha enorme para vagabundos se beneficiarem da lei no futuro e escapar da prisão. Eu tenho que confiar no STF, nós temos que confiar naqueles caras sérios com cara de doutores que ali estão sentados, pelo amor Deus! Este foi o meu sentimento como cidadão do que aconteceu, não me julgue pq não sou especialista em Direito, ou o que você quer? Um país de advogados? Estou dando minha sensação como cidadão preocupado com o futuro do nosso país e apaixonado por estratégias.

Estas duas foram as minhas indignações, apenas estas duas! O resto é surto do quão puto você fica pelo resultado destas duas coisas.

Portanto, proponho já aconselhando você a parar urgentemente para o bem do Brasil e para o bem da nossa sociedade de falar que no PT só tem ladrão, e parar de falar que no PSDB também. Este está longe de ser o caminho correto, ( NA MINHA OPINIÃO), o caminho correto é o discernimento, e sim, casado com a indignação. O se indignar não é a solução e o reflexo, e ser humano sem reflexo não produz, mas temos que pensar sim na solução de médio e longo prazo, somente esta fará nossos filhos e netos tem algo que com certeza nós não tivemos e não teremos.

Olhe o desgraçado do Dirceu como o cara que foi vítima do seu próprio plano mas não pré julgue o Haddad, talvez ele seja honesto, talvez, analise, ouça ele falando. Pressione nos seus canais o Kassab pela bandidagem dos fiscais que está rolando neste momento se você julgar que seja bandidagem, mas não coloque todos os Tucanos na mesma cesta.

Caso contrário vamos ficar feito uns acéfalos dizendo que nada tem solução, que todo mundo é filho da puta ladrão e que temos que viver assim para o resto da eternidade, se você realmente acreditar nisto, então começa a invadir a casa do seu vizinho e roubar tudo pois isto terá que ser natural do brasileiro para você. Eu não penso assim, eu sei que teremos saída de longo prazo, como no poker, sempre pensando em ações +EV que tenham seu sucesso no médio e longo prazo e principalmente com volume aplicado.

Ontem 12 mil pessoas leram meu blog, se hoje tivermos ações de valor esperado positivo sendo cumprida por cada uma destas 12 mil estamos sim construindo uma solução, um dia bate as nossas e poderemos nos orgulhar dos nossos impostos.

Grande abraço galera,

André Akkari

18 comentários sobre “Se rebelar não é ser contra o PT, isto é cegueira!

  1. Akkari, você está usando a palavra Filosofia de forma equivocada. Substitua por ideologia, pois se refere ao que realmente quer dizer. Filosofia é algo muito mais amplo (Filo= afinidade, sofia=sabedoria).
    Em relação ao que está acontecendo no Brasil, sugiro a leitura do seguinte livro do Olavo de Carvalho: O minimo que você precisa saber para não ser um idiota.
    Grande Abraço!

    Vitor C.

  2. Precisamos realmente insvestir na educação e cultura de nossas crianças, para que o Brasil tenha condições reais de mudança à longo prazo.
    Quanto à questão do mensalão, é simples: quem é eleito em cargos majoritários (prefeito, governador e presidente da república) se não fizer todos os acordos pré-eleição, distribuindo cargos e outras coisas mais, ao ser eleito simplesmente não governa, pois os que ficam de fora dos pré-acordos fazem oposição ferrenha e não aprovam nada que passe por eles. Daí vem a criação do mensalão: para que o prefeito, governador ou presidente consiga a aprovação de seus projetos/leis/orçamentos, etc.
    Esta é a forma corrupta que nossos políticos usam desde o fim da ditadura e provavelmente até antes disso.
    Ou seja, se não começarmos a mudar a nossa cultura do “levar vantagem em tudo” na nossa vida, nossa casa e na criação de nossos filhos, este “cancer brasileiro” não se extingue.
    Conscienrizem-se para que possam conscientizar seus filhos, sobrinhos, netos e toda criança à que tenha acesso.
    Não se cale diante de tanta bandidagem.
    Cobre, mas cobre mesmo, a educação de qualidade no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país.

    Parabéns Akari!!!
    Voce como um ícone e ídolo de um seguimento da juventude brasileira, precisa mesmo publicar artigos como este, para que esta juventude comece a se interessar, questionar, pesquisar, apurar o senso auto-crítico, pq assim, na hora de votarem, não se contentarão com qualquer candidato.

  3. Citar Olavo de Carvalho é demais,eu respeito mas quem ainda acha que a Terra é o centro do universo não dá mais,falou pois conheço o cidadão em questão é irmão de um amigo do meu pai e um lunático contumaz,que perde todos os debates e apela para a demência…Falo com conhecimento da causa e da pessoa….Tipo Citar Olavo de Carvalho é o mesmo que usar o Clement para referência em poker!

    • Vini,

      Como premissa básica, pra falar sobre qualquer escritor é preciso ler e conhecer a sua obra, ou seja, saber o que o pensa dentro das sua atividade especifica.
      Você leu algum dos seus livros? Conhece a sua obra? Sabe o que o escritor pensa?

      Abs,

      Vitor

  4. Sensacional o texto Akkari! Curto muitoo todos seus posts! Tanto do poker qto da vida em si! O Brasil tem solução sim! Basta a gente querer. “As pessoas não são más, elas só estão perdidas. Ainda há tempo!” Como o Poeta Criolo já disse!

  5. Embora acredite que alguns ministros não agiram de forma correta e que o resultado não foi oque a maioria das pessoas queriam ( me coloco no meio), o julgamento do mensalão foi um exemplo de Democracia e respeito as leis em sua justa posta.
    Jamais em qualquer ocasião que seja devemos desrespeita-la e isso o supremos tirou de letra.
    Respeitando o direito na sua forma e mostrando a todos como se faz a lei de forma justa e isenta.( de acordo com lei).
    Acredito também que toda forma lei são anseios de uma sociedade moldado na ética nela existente e isto sim esta errado, pois , são leis arcaicas sem preceitos do atual momento em que vivemos.

    Um Abraço Akari , Vamooooooooooooooooooooooo.

  6. Querido Mestre Akkari, a cada dia te admiro mais, não só como o meu maior ídolo no poker, mas especialmente pela tua luta na defesa dos ideais humanistas, que estão acima de qualquer filiação partidária.

    Entendo tudo o que sentes e escreves com tanta propriedade, e digo isto com autoridade, pois diferentemente de ti, que nunca te filiastes a um partido político, eu desde 1986, quando tinha 16 anos, ajudei a construir o PT. Na época, nem podia votar ainda. Uma das minhas grandes alegrias foi tirar meu título de eleitora em 1988 e votar nos candidatos do PT. O PT sempre agregou várias correntes políticas, tinham os extremistas, os sindicalistas, etc. Eu sempre fui do Amplo e Democrático (considerado a ala dos intelectuais e direita do PT, rsrsrsrs).

    Eu não mudei meus ideais, nem meus sonhos. Eu não mudei, continuo uma Humanista. E por isso faço um esforço para não condenar a todos. Mas, posso afirmar sim, com propriedade, que após usar milhares de pessoas como eu, de coração puro, ao chegar ao Poder a nível Nacional, a cúpula do PT seguiu os ensinamentos de Maquiavel, que assim dizia:

    ” O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente”.

    “Assegurar-se contra os inimigos, ganhar amigos, vencer por força ou por fraude, faze-se amar a e temer pelo povo, ser seguido e respeitado pelos soldados, destruir os que podem ou devem causar dano, inovar com propostas novas as instituições antigas, ser severo e agradável, magnânimo e liberal, destruir a milícia infiel e criar uma nova, manter as amizades de reis e príncipes, de modo que lhe devam beneficiar com cortesia ou combater com respeito, não encontrará exemplos mais atuais do que as ações do duque.”

    Eu gostaria muito de te dar um livro de presente. Chama-se ” A Revolução dos Bichos” de George Orwell.

    Eu vou comprá-lo na Feira do Livro que está acontecendo em Porto Alegre, e depois descubro uma maneira de enviá-lo para ti. É algo que explica muito nosso sentimento em relação a tudo isso. Tenho certeza que vais gostar muito.

    Agora o que não podemos é desistir de pensar, refletir, debater. E neste sentido, querido mestre Akkari, você está exercendo tua cidadania de forma exemplar, pois é isto que este País precisa. Que pessoas de expressão, independente de vínculo partidário, promovam o debate intelectual, para que possamos juntos, de alguma forma contribuir para o desenvolvimento da sociedade que queremos.

    Embora muitos possam querer usar nossos sonhos e ideais, eu ainda acredito que nós podemos fazer a diferença neste mundo. O que precisamos é nos encontrar, nos unir. E você está fazendo isto, mesmo que ainda não tenhas percebido a grandiosidade de toda esta discussão que estás promovendo.

    Desejo-te muitas bençãos em tua vida e de todos os teus.

    Um grande beijo, e finalizo com mais um poeminha de Mário Quintana:

    POEMINHA DO CONTRA

    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!

  7. Susana e Akkari,

    Recomendo a vocês também o livro do Pascal Bernardin, Maquiavel Pedagogo (Se quiserem ver uma prévia do livro assistam: http://www.youtube.com/watch?v=XReiV7NOH7M).
    Este livro é sensacional, pois demonstra as estratégias de dominação da psique das massas, que são ações de engenharia social para moldar e tanger o comportamento do povo, e que corrobora bastante o que a Susana relatou a respeito da cúpula Petista em utilizar estas técnicas de Maquiavel, entretanto estas são utilizadas largamente na politica mundial, e isto não é exclusividade apenas do PT, este apenas está aplicando as estratégias com maestria.
    Neste ponto eu enxergo um pouco diferente do Akkari no título do seu texto, pois o PT é uma organização criminosa no seu cerne (qualquer alma boa que tinha ou tem por foi de uma ingenuidade gigantesca), provada não só por todos os escândalos de corrupção que desmascararam sua cúpula, como também pela sua associação com grupos de guerrilha, terrorismo e narcotráfico (FARC), e com governos genocidas e totalitaristas, isto é o óbvio dos óbvios, comprovado nas atas do Foro de São Paulo.
    O fato dos políticos corruptos do PT não serem exclusivos nos crimes de corrupção, dentro do meio político brasileiro, não isenta seus crimes que devem ser punidos como o de qualquer político independente da sua filiação partidária ou corrente ideológica.
    Na minha opinião o que tem de mais criminoso desde o governo de FHC, até o governo de Lula e DIlma, foi o que fizeram com a educação, e isto não tem perdão!
    Demolir a educação com estratégias sócio-construtivistas, formando milhares de semi-analfabetos que estão presos na ignorância e na burrice, e as estratégias de aniquilação dos valores morais do povo é algo digno de mandar prender todos os que passaram pelos ministérios da educação.
    Akkari, parabéns pelo espaço destinado ao debate!
    Grande Abraço!

    Vitor

  8. Mestre, eis um ponto que me sinto a vontade para descordar de você, pelo menos parcialmente. Eu concordo com o que você falou em vários pontos, nos dois artigos mas gostaria de fazer alguns contra pontos.

    1° No artigo anterior você disse que não existe direita nem esquerda no Brasil. Isso não é verdade. Li recentemente um artigo de um doutor em Estatística analisando as decisões do congresso e que mostra claramente tendencias e blocos que existem no nosso cenário político. Existe partidos demagogos e/ou que não seguem nem um linha restritamente de direita ou de esquerda. Mas no geral, tanto o PT representa a esquerda como o PSDB representa a Direita. Isso vai muito além de uma discussão por corrupção, e sim ideologia, concepção de atuação no mercado, de gestão pública, relação com as áreas sociais, etc.

    2° Tem uma questão que é, a corrupção parece generalizada para os dois lados. Nisso parece não haver distinção entre PT e PSDB. Nesse ponto eu entendo a sua revolta e desilusão. Mas acho que existe um FOCO MUITO ERRADO nesse problema e ele emana da mídia, dos partidos e de todos que não tem interesse em mudar essa questão. Muito se discute a respeito de punições e pouco se fala em correções do nosso sistema político que é falho e deixa brejas para esse tipo de coisa. Nosso sistema eleitoral é uma porcaria e o financiamento privado de campanhas foi que possibilitou todo o esquema. Hoje se você me der 2 milhões de reais eu elejo você, eu, , o pastor, o mendigo da esquina ou qualquer outro cidadão aleatório como deputado. Para mim esse é o ponto essencial para acabar com corrupção. No geral, acredito que o mais inteligente seja sempre INVESTIR EM AÇÕES SISTEMÁTICAS para atuar contra a corrupção. Um outro exemplo, planilhas padronizadas para apresentação de contas, seja de campanha, gastos públicos de esfera federal, municipal ou estadual. Hoje é uma bagunça, e no meio da bagunça sempre é mais difícil fiscalizar ou mais fácil desviar. MAS VOCÊ NÃO VÊ, CANDIDATOS, PARTIDOS OU A MÍDIA levantando essa bola. A verdade é que a mídia recebe muita grana de todas as esferas do Governo. É uma grana que facilmente é desviável, por ser difícil de medir a veiculação das propagandas em escala nacional.

    3° Velho, se fosse o Genoíno, o Delúbio, o Sílvio ou qualquer outro eu concordava. Mas não acho que o Dirceu tenha tido um julgamento justo. Não existe prova contra ele além do testemunho dos próprios envolvidos que tem fortes interesses políticos em queimar a figura do Dirceu. Eu não estou dizendo que ele é ou não inocente. Só acho que foi julgado de uma forma injusta, política e populista e nesse ponto fiquei decepcionado com o STF. Todos outros condenados tinham provas claras do seu envolvimento.

    E principalmente, achei injusta sua análise quando fala que foi o dinheiro que motivou o Dirceu. Lembrando que ele responde por corrupção ativa, ou seja, em nenhum momento ninguém citou ou acusou a ele de ganhar dinheiro no esquema e sim de corromper. O dinheiro motivou, Marcos Valério, Delúbio e moçada toda. Mas no meu ponto de vista essa acusação para com o Dirceu é injusta.

    Enfim, se ele comandou o esquema justa prisão para ele. Mas na minha visão de mundo é sempre mais injusto condenar um inocente do que absolver um culpado. E o STF nem ninguém tem propriedade para dizer que a primeira não aconteceu.

    Independente de qualquer coisa acho muito massa sua postura de discutir o tema no campo das idéias.

    Um grande abraço!

  9. Querido amigo Victor,quanto aos livros do Olavo,irmão de um grande amigo de meu pai natural de Campinas escreveu a imagem do homem na astrologia,que vale a pena vc conferir no quesito humor talvez porque é tanto devaneio que fica puxado,outra já debati com o próprio,numa roda com muitas pessoas que fique claro acerca de suas idéias,não tenho porque mentir aqui,quanto a suas obras li alguns trechos,não vou mentir e googlezar que li e etc,etc pois não é o objetivo,conhecendo sua história mais profundamente ele é ex-comunista e ex-erquerdista é um bicho complicado veja Lobão,Roger Rocha Moreira(um puta idiota) entre outros o que dificulta a argumentação,citou que o Marxismo é antes de tudo uma reforma protestante e que Karl Marx kibou a parada dos religiosos,o que sou um pouco estranho,fui atrás e não consigo concordar e nem achar paralelos suficientes para tal. Victor vc sabia que ele defende que a melhor forma de governar é uma ditadura tecnocrática???? Cara pró golpe de 1964!!! Além de outros no campo da física meteu a boca em Newton e Galileu Galilei afirmando categoricamente que muitas de suas teorias eram mentirosas.Outra Olavo defendeu que a Inquisição não promoveu um atraso no desenvolvimento científico???? porra os caras não liberavam informação para ninguem,como não atrasou? Fala que teoria da relatividade e heliocentrismo são ações de marketing! Sinceramente o que tem de bom um cara como esse? vc pactua destas opiniões do Olavo de Carvalho,como ser pró-ditadura,pró-golpe de 1964,defende a Inquisição e mete a boca em Albert Einstein,Isaac Newton,Galileu Galilei sem ter fundamentos científicos para,como alguém em sã consciência ataca o heliocentrismo nos dias de hoje.
    Espero ter respondido a sua pergunta,muitas informações se encontram na wikipedia e se tiver mais interesses nos devaneios posso te mandar via email….o meu vinicius@atmoz.com.br Forte Abraço

  10. Velha deixa eu publicar um livro de filosofia e vc compra o meu,não gaste seu dinheiro com Olavo de Carvalho,sem querer cornetar o amigo Victor,que certamente fez na boa intenção com a idéia de agregar conteúdo ao debate,mas definitivamente Olavinho Devaneios não dá para endereçar…..:) Sem sacanagem dá um google e vê as teorias do cara para saber do que estou falando.

    • Prezado Vini,

      Tudo isto que você reproduziu sobre as teorias supostas do Olavo são bastante difundidas pela internet, e foram levantadas por gente que não leu as suas obras, apenas repetiram noticias distorcidas de gente que não entendeu absolutamente nada do que ele disse a respeito destes assuntos.
      Vou colocar uns pontos abaixo, não me colocando na defesa de ninguém, mas trazendo o que de fato eu li ou ouvi ele dizer no curso que fiz com ele sobre o grande filósofo Louis Lavelle, do que li no seu livro Aristóteles sob nova perspectiva: teoria dos quatro discursos, do que li no seu livro a filosofia e seu inverso, no que li no seu livro o mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, e do que li no seu livro de crônica a respeito do filme o silêncio dos inocentes, que por sinal é excelente).
      Em relação ao golpe de 64, na época ele mesmo disse que era comunista, então não tinha como ele ser a favor da ditadura, muito pelo contrário, ele militava a favor dos revolucionários.
      Em relação ao seus estudos em astrologia, o mesmo o fez motivado para compreender a obra de Santo Tomás de Aquino, que continha muito da linguagem simbólica da astrologia, e era preciso ter um conhecimento mínimo na área para entender a simbologia dos textos de Santo Tomás, que por sinal, foi um dos maiores filósofos de todos os tempos.
      Em relação a Karl Marx, posso dizer que das fontes que eu já li dele, jamais mencionou que marxismo é reforma protestante, muito pelo contrário! Eu li dois livros de Marx e Engels ( manifesto comunista e o capital ), e sem sombra de dúvidas Marx era anticristão (ele é o autor da frase “a religião é o ópio do povo”), e claramente ele via que a religião e as estruturas familiares eram entidades de grande resistências a aplicação do comunismo, a primeira porque tinha os valores completamente divergentes a sua doutrina, que era a favor da liberdade sem restrições (mas preso ao estado, o que já é uma grande contradição), ao contrário do cristianismo que possui valores conservadores, e a segunda (estruturas familiares) eram grandes detentoras do capital, então o marxismo historicamente se sustentou em medidas que enfraquecem as famílias, com a finalidade de facilitar o controle de todos os bens e direitos privados, transferidos a favor do estado. Te garanto que esta é a posição do Olavo, fiel aos próprios escritos de Marx e Engels.
      Em relação a Newton, a divergência do Olavo se refere ao mecanicismo, que foi fruto das aventuras de Newton na filosofia (aliás, nesta área Newton sofreu duras críticas de Leibniz, Descarte, Hurssel e mais um batalhão de filósofos). O mecanicismo de Newton, trocando em miúdos, visava a matematização e mecanização de tudo independente da percepção humana, e indo diametralmente oposta ao cristianismo, a existência de Deus e a metafisica. Historicamente, esta visão Newtoniana foi adotada por muitos iluministas no século XVIII, que culminou com a perseguição e matança de milhares de cristãos. Por isto o Olavo implica tanto com Newton, mas ele não questiona a teoria da gravitação universal, por exemplo.
      A mesma coisa se aplica a Galileu, também um iluminista e mecanicista, que assim como Newton, foi um grande opositor a Igreja, mas o Olavo não contestou e desmereceu o Heliocentrismo.
      Infelizmente, Vini, o povo escreve muita bobagem na internet, sem ler nada a respeito das pessoas, e acabam divulgando qualquer asneira, este wikipidia mesmo tá cheio de besteiras.
      A mídia também não serve de referência como fontes confiáveis, pois atendem a diversos interesses.
      O povo se prerroga na autoridade da ignorância, pois o sujeito acha que o conhecimento total é o que está dentro dele mesmo, e isto dá uma propriedade ao individuo pra falar sobre qualquer coisa, mas com desconhecimento de causa e deslocado da verdade.
      Sócrates, o filósofo, foi o homem mais sábio do seu tempo, porque reconhecia a sua própria ignorância (ele foi o autor da frase “só sei que nada sei”), e isto o levava a conhecer mais e mais sobre as coisas, e não se prender no achar que sabia.
      O que eu tenho feito é ler o máximo de livros possível direto da fonte do autor, sem intermediários, salvo algum escrito comentado, penso que esta é a melhor forma de salvar nossa psique do caos que nos cerca.
      Se possível, dê uma olhada nisto, e veja que coisa construtiva: http://www.youtube.com/watch?v=cVxmo_DMWDY

      Grande abraço pra ti!

      Vitor

  11. Vitor interessante o que postou,mas o que digo é de experiência própria o irmão dele Luiz Paulo,estudou com meu velho no colégio e eram amigos próximos então não estou dando controlc+control+v sem fundamento debatemos muitos idéias interessantes e também alguns devaneios de Olavo,quanto ao golpe de 1964 claro que a epoca ele era contra mas depois passou a ser defensor fervoroso das questões envolvendo o governo militar,e as críticas contra Teoria da Relatividade sim procedem. Em tempo sou muito fã de Sócrates e li muito mas muito a respeito,dele e de Platão! Abração e bom ver o debate fluindo em alto nível,parabéns pela sua argumentação mesmo de que de pontos de vista diferentes mantivemos sempre o nível,só para concluir vc mesmo argumentou fervorosamente contra a mídia que atende a certos interesses e é ai que eu queria chegar,vc de uma maneira ou outra corroborou com o fato da mídia política ser totalmente tendenciosa e direcionada a interesses por isso devemos filtrar não só os comentários acerca de Olavo como os acerca da política nacional,quesito esse que é muito manipulável….

  12. Akkari, mais uma vez parabéns pelo blog! Acho muito legal abrir espaço para outros assuntos que não somente o poker. Acredito que as pessoas são complexas. Não somos só jogadores de poker, ou só estudantes ou só profissionais. Somos seres multifacetados, somos filhos, somos pais, somos chefes, somos empregados… Não podemos nos especializar apenas em uma área da vida e simplesmente ignorar todo o resto. Parabéns mesmo!

    A respeito do debate interessantíssimo do leitor Vitor C. e do leitor Vini Marques gostaria de apenas deixar minha opinião:

    Vitor, concordo com praticamente tudo que você disse, acho que o Olavo de Carvalho é excelente na visão que tem sobre o PT. Acredito que suas ideias tem muito a acrescentar em discussões assim. Porém devo concordar com o Vini quando diz que o Olavo é uma “porta” quando começa a falar de ciência. Ouvi da própria boca do Olavo algumas opiniões sobre a Teoria da Relatividade, quando ele tentou refutá-la. rs…. Acredito que ele perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.

    Em todo caso para mim ele entende muito de política, principalmente brasileira.
    ,

    Grande abraço a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s