Como virar jogador profissional de poker de verdade – Parte 2

E aí galera, tudo beleza?

Conforme prometido, vamos para a parte 2 do artigo de maior sucesso até agora na história do meu novo blog.

No primeiro artigo falamos sobre os aspectos mais básicos da construção de uma carreira sólida como jogador de poker profissional, na verdade, a única forma que acredito existir. Depois de muitos anos rodando o circuito mundial de poker acredito já ter visto de tudo em termos de irresponsabilidades, fraquezas e sucessos.

Jogadores que trabalham completamente fora do seus “bankrolls”, a grande maioria na verdade, mas trabalhar fora eu não digo uma loucurazinha aqui a outra ali, pq isto na verdade todos nós fazemos, mas digo trabalham 100% fora, sempre jogando tudo o que tem em um só dia, ou em uma só semana e depois recorrem a dezenas de métodos destrutivos para tentar mais uma vez.

Jogadores que não conseguem focar em evolução, estudo, preparação, e ficam completamente cegos pela busca das grandes premiações. O dinheiro cega as pessoas e no poker esta cegueira traz prejuízos terríveis. No poker sempre parece que você sabe jogar, sempre parece que você é melhor que seu oponente, ou que seu amigo, ou que aquele cara que pegas mesas finais todos os dias, mas na verdade você sempre acha que a única diferença entre você e ele é que ele tem sorte, ele acertou o “porradão” que você não conseguiu pq perdeu seu AA x 99 na bolha da mesa final. Esta cegueira é quase irreparável, poucos escapam, esta é a principal razão que venho escrevendo esta série de artigos. Tenho muita fé que se você seguir estes passos, sem ganância, sem pressa, apenas iniciando da forma mais sólida, construindo em bases técnicas a sua carreira você pode e irá chegar lá.

Vamos seguir em frente!

No último artigo você tinha que largar de 100 dólares e estar jogando torneios a partir daí de 1,50, torneios sit and go de uma mesa apenas. Iria começar com apenas uma mesa de sit and go e aos poucos iria ampliando seu esforço para mais telas, mais mesas, mesmo sendo de sits de 9 pessoas, ou seja, você abriria 2 sits, depois 3, depois 4, e assim por diante. Sem subir seus limites por no mínimo 45 dias. Peço a gentileza de depois do período de 45 dias vocês me enviem comentários dizendo quem realmente seguiu estas dicas, isto me empolga bastante para continuar escrevendo.

Neste momento, após 45 dias de estudo pesado e de jogo não tão pesado quanto o estudo, acredito que você já deva estar entendendo muito mais tecnicamente sobre o poker do que você entendia no começo. Conceitos básicos devem fazer parte da sua rotina neste exato momento. Nada de coisas muito complicadas do mundo dos MTT’s, ações avançadas pré flop, análise de range, metagame, nada disto, neste momento tem que estar na sua cabeça conhecimentos de sit and go, mesmo que básicos como, qual a forma de jogar os primeiros blinds de um sit, aumentar a agressividade proporcionalmente aos blinds, a importância de se jogar em posição, coisas deste tipo. Não vou explicar estes itens aqui pois o artigo é voltado para orientar a sua carreira macro, não em cada item técnico, por isso dei as fontes no artigo anterior para você buscar estudo. Durante minhas atualizações no blog, no programa Na Mira do Pró e tudo mais estou constantemente ensinando e falando sobre todos os itens, mas agora é hora de lhe preparar para virar profissional. Inclusive quero indicar dois sites muito bom para vocês buscarem estudo para SIT’s, http://www.pokerstrategy.com e http://www.intelipoker.com , nos dois vocês vão encontrar muita coisa boa. Lembrem-se que vocês podem encontrar estratégias diferentes das que estou traçando aqui mas a minha tentativa é o caminho mais rápido de chegarmos nos MTT’s e não planejamentos de carreiras para SIT’s, não confundam! Eu odeio SIT’s mas eles se fazem necessários, servem como base!

Se você estudou bastante e conseguiu jogar 1500 SIT’s nestes 45 dias você passou da primeira fase. Se você combinou tudo isto com ainda estar positivo, qualquer centavo acima de 100 dólares você tem que estar muito feliz mesmo, mas agora é hora de avançar.

Se você passou os últimos 10 dias conseguindo jogar 6 telas ao mesmo tempo, você pode passar para o próximo período de 45 dias, caso contrário comece este processo agora, o processo de ampliar o número de telas. Jogue no mínimo 800 SIT’s com 6 telas simultâneas. Para isso é importante você ter uma máquina saudável, nada demais, nada que você precise de muito investimento mas lembre que se tornar jogador profissional de poker é como abrir uma empresa, então alguns investimentos se fazem necessário, pequenos mas necessários. O ideal é você trabalhar em dois monitores de 29′.

Chegamos aos 800 SIT’s sendo em 6 mesas simultâneas? Mesmo que empatados, perdendo um pouquinho ou o melhor dos cenários ganhando um pouco? Agora é hora de atacar!

Serão 30 dias de SIT’s de 9 pessoas de 1,50, 6 telas ao mesmo tempo, e agora que vem a parte importante, 30 dias de estudo intensivo de estratégias de torneios multi table. Assinar todas as escolas que falei no artigo anterior agora se faz vital, assista vídeos todos os dias, leia tudo sobre estratégias de stack, ação pré flop, dinâmica de stack, range, se informe sobre tudo. Jogar MTT não é jogar SIT, é muito mais dinâmico, criativo, analítico, agora é hora de começar a sua formação profissional. Se você quiser continuar estudando SIT’s não tem problema, desde que você comece forte os estudos nos MTT’s.

Depois que você finalizar estes primeiros 30 dias desta segunda fase, temos o objetivo de estar com no mínimo de 180 dólares. Se você conseguir chegar aos 300 dólares aí então estamos no ponto perfeito mas o mais importante é o estudo de MTT neste momento, siga dividindo o tempo entre bater a meta e estudar. Não perca o foco, não jogue nada fora dos sits de 1,50, não deixe nada tirar você do caminho que você trilhou. Nosso objetivo agora é tentar executar o mínimo dos nossos conhecimento de SIT nos de 1,50 para migrarmos para o de 3,50 e este sim será o responsável para nos levar aos MTT’s.

Chegamos no final dos 30 dias da segunda fase? Temos pelo menos uns 300 dólares? Pronto, agora vamos começar com apenas 4 telas simultâneas nos SIT’s de 3.50! Agora sim o jogo começa a tomar forma, você está muito perto dos MTT’s.

Serão agora 60 dias nesta terceira fase, mas divididos em 2 partes, fase 3-1 onde você terá que jogar no mínimo 45 sits por dia. Objetivo principal um lucro de no mínimo 12 dólares/dia, os dias negativos acontecerão mas você deve calcular a média geral dos dias e resultar em um lucro médio de 10/dia. Para isto você terá que ter feito 300 dólares depois de 30 dias, caso isto não aconteça recomece o processo todo novamente. Não desanime, é este sofrimento que irá lhe fazer vibrar tanto na vitória. Se você conseguiu ótimo, provavelmente nosso bankroll agora está maior que 600 dólares certo?  estamos prontos para a entrada progressiva nos MTT’s.

Vou parar por aqui este segundo artigo. O terceiro começare na parte 3-2  do nosso processo, ou seja, ainda nos SIT’s de 3,50 mas com retas de MTT’s micros que utilizamos no QG Akkari Team em Cabreúva. Vou abrir todo o nosso sistema para que ajude-os em todos os sentidos em vossas carreiras. Pensamos bastante para bolar nossos planos no QG e tenho certeza que eles irão ajudar vocês demais. Não vamos cometer nenhuma loucura, isto significa que vocês ainda não estarão livres dos SIT’s mas a entrada dos MTT’s traz mais pimenta e adrenalina para este projeto.

Novamente quero pedir que me enviem nos comentários como está sendo a experiência de vocês, se estão realmente seguindo esta minha proposta de trabalho e se ela está funcionando! Quais são as dificuldades e no que estou ajudando, somente assim posso me preparar melhor vendo quais pontos posso ajudar mais.

Lembre-se que você deve estar dividindo seu tempo entre executar este plano e trabalhar. Somente com uma renda segura que não te deixe com dor de cabeça todos os dias te tirando o foco fará com que nosso plano flua perfeitamente. Sem criar problemas em casa, sem loucuras, sem ir jogar ao vivo com os amigos e ficar longe da familia, agora você tem um plano de profissionalismo, faças as pessoas que o cercam sentirem que você está focado, que tem um plano e que não surtou com um atividade qualquer. Faça um esforço surreal para combinar o seu trabalho, com estudo e com o jogo, mas colocando como prioridade sempre as pessoas que você ama e te amam.

Um grande abraço a todos, estou na torcida!

André Akkari

99 comentários sobre “Como virar jogador profissional de poker de verdade – Parte 2

  1. Estou começando a seguir passo-a-passo suas dicas e onde tenho maior dificuldade eh no estudo de 3 horas tem mta coisa q eu ja entendo e ja li e acaba me frustrando mto ter que ver tudo de novo. Mas vou continuar seguindo a rotina.

    Muito obrigado por tudo q faz pelo poker no Brasil.

  2. Estou seguindo a risca essas etapas, é como se eu tivesse sendo treinado por você Akkari, e isto até dá mais confiança nas mesas, pois tenho uma meta 1500 sit and go e vou chegar lá, preciso dessa amostragem valeu Akkari!

  3. Akkari, muito obrigado pelo post, mas disponibilizo de muito pouco tempo para jogar e muito para estudar. 2 horas por dia e o suficiente para jogar?

  4. Parabéns Akkari muito bem elaborado o seu texto, torço muito por você que me parece ser um cara gente fina,agora como é dificil lutar contra as barreiras do preconceito das pessoas esse é o meu maior obstaculo mais vou superar e seguir nos seus coselhos. abraço Hudson viana Nova friburgo-Rj

  5. Puxa André, eu já perdi algum dinheiro online achando que tava no caminho certo, mas agora com esta proposta de trabalho, acredito que em um ano estarei em outro nível de poker e poderei começar a sonhar em entrar em torneios que realmente possam fazer a diferença em minha vida. Obrigado professor.

  6. Grande Akkari,

    Sou um grande fã e sempre joguei poker na faculdade, mas apenas de brincadeira, e nunca pra obter lucros, mas ai estou cada dia mais apaixonado… agora estou sempre estudando, vejo blogs, assisto na Mira do Pro, os grandes torneios… sei que ainda ainda falta um longo caminho, mas sinto que o meu poker está evoluindo muito rápido… sempre que posso jogo um MTT pra distrair, as vezes perco o controle com dias ruins no SnG e penso em desistir e acabo sendo inconsequente e saindo do meu limite de buy-in… mas ai li esses dois artigos e resolvi continuar… mas agora com mais dedicação do que nunca e com disciplina… e ainda tive uma motivação extra, pois hoje em um dos MTT, que joguei pra distrair como faço as vezes, consegui fazer a primeira FT da minha vida em um torneio regular e tradicional do Pokerstar, o The Hotter $0.55 5K GTD… fiquei em 4°, uma grande marca pra mim, ainda mais com o field de pouco mais de 9500 jogadores… levei pra casa ai uma boa quantia que fortaleceu ainda mais o meu BR. E vou continuar nessa linha e não vou desistir… e tudo graças a você e outros grandes nomes do Poker nacional que me espelho… espero um dia chegar ao nível de jogar os torneios lives pra te encontrar e agradecer pessoalmente.
    Ainda não tenho cash pra fazer o seu curso, mas estou juntando grana e pretendo fazer em breve!!!

    Muito obrigado,
    Abraço
    Paulo

  7. Boa tarde. Sou um grande admirador teu porque apesar de estar em Portugal desde os meua 3 anos de idade nasci no Recife e amo o nosso BRASIL e qualquer pessoa que o represente lá fora em que area for! o meu probelma é perder de AA*10 ou K6 suit. Tenho de ter mais disciplina mental e ter cuidado com o bankroll. Tenho assistido ao’ Na Mira do Pro’ e tenho lido algumas coisas. Penso que sei quais os pontos que tenho de melhorar espero um dia encontrar-te num EPT seria o meu maior sonho.
    Um grande abraço

    Boa sorte para a tua vida 😉

  8. Bom dia, Akkari é inevitavel não dizer que estou empolgadissimo com esse programa e estou seguindo realmente a risca passo a passo conheço poker a 8 meses apenas e sempre fiquei muito perdido no sentido de qual torneio certo deveria jogar,qual caminho deveria seguir para conseguir traçar objetivos de no futuro me tornar um profissional ou ter o poker como fonte de renda extra. E assim como eu acho que todos que temos essa vontade ficamos muito agradecidos e felizes der ter essa oportunidade de orientação com um profissiona,l com você que é um dos grande nomes do Poker Brasileiro e isso me traz uma confiança , me traz mais determinação e força de vontade pra seguir por mais que sit & go pareça ser chato mais é o caminho mais certo e preciso para conseguirmos amostras pra assim passarmos para outra etapa, tenho acompanhado o seu blog frequantemente e do Caio Pessagno e realmente poder ouvir de vocês dois qual o caminho que devemos seguir para nos tornarmos um futuro jogador profissional me motivo e muito!

    Agradeço de verdade por esse programa e espero que ajude a todos tenho certeza que sim!

    Um Abraço!

    Ricardo Arnaldo.

  9. Opa. li os artigos hoje, este mes de setembro começo a me dedicar ao poker, venho estudando, vou começar com um capital, mas estudando e subindo degrau a degrau. Buscando oportunidades. Adorei ler os artigos, considero este o melhor, e mais importante jogador e exemplo a ser seguido, não desmerecendo claro nenhum nome do poker nacional, todos tem seu valor.

  10. André, pra mim realmente é muito emocionante ler esses posts, sua maturidade e clareza parece que sonda a mente de todos nós aspirantes a profissional, estou nessa luta e vou começar do zero seguindo essa rotina que você nos passou. Seu comportamento como profissional e ser humano é formidável. Amo o poker e amo vencer, é por isso que suas postagens serão a partir de agora minha bíblia. Obrigado e com fé em DEUS estarei no QG pra aprender diretamente com você.

  11. Akkari, como “desmistificar” o poker para os pais? Estou passando por diversas divergências dentro de casa. Não estou trocando faculdade ou o trabalho pelo poker, mas sim nas horas vagas(geralmente apos a faculdade) me dedico ao poker, porém meus pais estão começando a “encher” o saco kkkkkkk “Poker não leva a nada” “Volta pra vida real” “O tio da vizinha da filha da minha prima perdeu a fazenda” essas coisas. Queria saber uma forma de mostrar a verdade sobre o poker, até um saque do PS já fiz e mostrei que realmente “era” dinheiro o que tinha ali mas mesmo assim continuam. Abraço

    • No meu ponto de vista a melhor forma de vencer os preconceitos no poker é mostrar resultados, não de apenas um torneio ganho, mas gráficos mostrando evolução dos ganhos, mostrando ganho médio diário em um grande prazo, no blog caiopessagno.com.br ele relata como passou por esta fase de desconfiança da família. Mostre para seus familiares e amigos que historias do pai do tio do irmão que perdeu tudo so aconteceu porque ele jogou tudo de uma só vez… Mostre que você tem controle financeiro e tem um boa estratégia de bankroll. Boa Sorte Fernando… para você e para mim… rssss..

  12. sensacional akkari! parabens! so queria dar uma sugestão faça um na mira do pro especial voltado para esses artigos em especial voltado aos sit & go, seria no meu ponto de vista pra fechar com chave de ouro essa sua linha de artigos tão bem feitos de “como virar jogador profissional de poker de verdade”. o poker esta crescendo de forma muito expressiva no brasil e sem duvida vc é um dos grandes responsaveis por isso! abrç

  13. Opa Akkari, gostei muito desses artigos sobre o tema de virar profissional, afinal é o meu grande sonho!

    Me formei a pouco tempo, e estou com um tempo livre pra estudar poker, pois me formei em direito e to na luta pra passar na oab, daí vou estudando os dois, em horários distintos, já que tempo livre!

    Estou com um pouco de dificuldade pra encontrar bons materiais de leitura, pra fazer um planejamento de estudo de cada dia.

    Um grande abraço, e parabéns pelo artigo

  14. Pessoal. Partindo deste link (http://www.universidadedopoker.com/artigos-de-poker/16-por-hora-guia-para-construir-seu-bankroll-em-sngs-parte-1/) vocês irão encontrar as outras partes de um “curso completo” de SNG de uma mesa.
    Este link é a primeira parte e no mesmo site tem o restante. Notem que até o período de jogos é o recomendado pelo Akkari. Tenho certeza que irão gostar. Quando esperem chegar na parte do Sit´n´Go Wizard para baixá-lo. Vocês terão 30 dias para estudar com ele e o curso mostra como.
    Para treinar a fase de Push-or-Fold usem o ICM Trainner Ligth (http://pt.pokerstrategy.com/poker-tools/icm-trainer-light/) que é gratuito e pra começar está ótimo. Sempre façam 100 mãos nele antes da sua sessão.
    Boa sorte a todos.

  15. Boa noite Akkari, tenho seguido suas dicas e consegui saindo do zero chegar na casa dos 100 dólares, comecei fazendo minha inscrição na FullTilt e com os bilhetes que ganhei de graça e jogando os Sit´n Go de R$ 0,50 atingi esse valor. Pretendo agora transferir essa quantia para PS e iniciar os Sit´n Go de R$ 1,50, e evoluir como você sugere neste e nos outros Post. Estudei todos os vídeos de Sit´n Go da Intellipoker, além de vários artigos e materiais que estão disponíveis na internet, ja vi muitos vídeos seus e do Caio Pessagno. Hoje entendo a importância dessa base para melhorar o jogo, e fazer a construção do seu bankroll para chegar, como você disse, na “cereja do bolo”. Então é isso quando tiver no próximo nível te aviso. Abraço e sucesso!!!!

  16. Akkari trabalho das 8:00 as 18:00 horas saio as 7:00 horas, chego as 19:00, tenho até as 23:00 horas para tentar melhorar meu jogo, como estudar e jogar, mas pelo visto é pouco tempo, como posso fazer para adaptar horários de jogo e estudo, pensei em dividir os dias,,, Segunda, terça, quarta, para estudar e Quinta Sexta, Sábado e Domingo para jogar, o que vc acha ? daria certo?

  17. Pingback: Como virar jogador profissional de poker de verdade – Parte 2 | wiliamsalves

  18. obg akkari, cheguei ao final dos 45 dias jogando 6 telas e estou positivo / comecei com 80$ e to com 121$, agora é passa pro segundo passo, e continuar estudando muito. Já vi todos os videos do tempolivre na intelipoker e ja vi tmb todas as temporadas do na mira do pro, ta na hora de lançar uma nova temporada já em, to ansioso pra ver.

  19. AKKARI,

    PARABÉNS POR TUDO QUE VOCÊ VEM FAZENDO PELO POKER e PELAS JOGADORES!! ESSES SEUS POSTES SÃO SEM SOBRA DE DÚVIDAS FANTÁSTICOS!! MUITO MOTIVADOR!!

    UM VERDADEIRO EMBAIXADOR DO POKER DO BRASIL!!

    JÁ CONSIGO VER DA UNS ANOS VOCÊ PLENAMENTE CONSOLIDADO COMO “O AKKARI DO POKER” ASSIM COMO AYRTON SENA DA F1, OSCAR DO BASQUETE, RONALDO DO FUTEBOL, ANDERSON SILVA ETC… COM O DEVIDO RECONHECIMENTO NACIONAL!

    É ISSO AE.. VAMOO QUE VAMOoOoO!!

  20. e ai beleza Aakkari, cara inacreditavel, parece q voce escreveu isso para mim, eu sempre joguei poker pelo vicio e pela grana, e recorri a metodos destrutivos , nao so com minha vida, mas todos q estao do meu lado, enfim, sempre falei para todos q queria ser jogar de poker, e que era seu fa, mas nunca , parei pra estudar ou pra saber da sua vida, esse ano , eu percebi que pra mim chegar a esses meu sonho que era apenas uma fantasia pela pessoa q eu era, eu tinha q mudar, nao meu estilo de jogo apenas, mas tambem minha pessoa, meu esperito, minha fe em deus, tinha q mudar tudu em minha vida, ai resolvi saber da sua vida, voce acredita q eu comecei jogar poker, quase mesmo ano que voce cara kkkk, comecei a 8 ou 9 anos atras sem estudar kkk, mas nao estou tao mau, pq pelo menos minha conta no poker the db nao esta negativa esta empatada, comecei seguir seu blog, estudar,acompanho seu programa na mira do pro pelo youtube, e tipo, vem dando muito resultado, queria te agradecer, e hj sim posso fala q sou seu fa, valew cara, q maria te ilumine e te guie sempre

  21. Brigado mestre sou seu grande fãs, obrigado pelo artigo , olha tem meu ajudado muito a ter outra visão do poker obrigado por tudo sempre acompanho você no poker online e vamooooo!!

  22. Pingback: Regras do jogo | Evoluindo no Poker

  23. Bom Akkari como pediu retorno, mesmo vendo que você não responde a galera por aqui, vamos lá…
    Comecei a experiencia proposta, joguei até o momento 150 sits, uma amostragem de 10% do proposto, fato que para se manter vivo em sua proposta e não quebrar, temos que cravar 1 a cada 3 sits disputados, ou seja, ganhar 33,3% das disputas. visto que os sits de 1,50 pagam o valor referente a 3 inscrições para o primeiro colocado, sem contar os esporádicos 2 e 3 lugares.
    Obviamente que estamos falando de um iniciante, embora nos testes feitos do QG acuse intermediário e eu já tenha lido vários livros e jogue a algum tempo, mas isso não importa, visto que se meus resultados são negativos, sou iniciante mesmo.rsrsrs o fato é que somente com esta base e jogando mãos premium e da forma proposta realmente consegue-se manter-se vivo nos sits, porem, é muito comum cair com mãos premium contra mãos medíocres na maioria dos torneios. A vida dos sits realmente é dura.kkkk

    Para jogar 1500 sits de 1,5 com apenas 100 dólares, ou seja uma média de 16 torneios/dia por 90 dias sem ter uma base ainda mais solida é estatisticamente improvável, no ritmo que a coisa anda o bankroll vai quebrar.

    Desta forma, tive que tomar a decisão….

    Primeiramente parar nestes 10% de amostragem, com 15% de prejuízo e focar somente nos estudos pelos próximos 10 dias, após isso farei uma nova amostragem de mais 150 sits se não quebrar antes deste volume.

    “Depois disso falar para o Sequela considerar que temos que ver a nacionalidade dos vilões e se forem russos, foldar na certa, porque 22 com eles é o mesmo que AA para nós”.kkkk

    No mais é isso, obrigado pela força no material aqui exposto.

  24. favor considerar mãos premium na minha exposição, como jogar os grupos 1 a 8 encaixando por posição na mesa. Da forma que coloquei da impressão que só jogo o grupo 1.rs

  25. Akkari, eu depositei 20 dolares a 20 dias atrás, estou hoje com 121, estava ontem com 131, e eu tenho medo demais de entrar nos de 1,50, só joguei ele 5 vezes q foi quando recebi 5 tickets grátis, os MTT’s micros não são bom pra jogar ? Porque a maioria do meu bank fiz através deles.

  26. Pingback: Primeiro degrau para se tornar um profissional no Poker. | indcreck

  27. Boa Akkari. A sua luta pelo esporte é de sentir orgulho. Poderia muito bem só dedicar tempo a você, seus alunos e em como ganhar mais dinheiro no poker mas desde o começo sempre pensou no todo. Merece tudo que tá colhendo. Parabéns. Abs Caio

  28. Oi Akkari. Interessante a série de artigos. Estou vendo que são de 2013, mas estou procurando ver mais a fundo o esporte mais recentemente. Queria ver as partes 3 e 4. Estas duas partes foram publicadas? Abs!

Deixe um comentário

