Como virar profissional de verdade! Parte 1

E aí pessoal, estão curtindo as atualizações do blog?

Vamos para mais um artigo que venho pensando faz tempo e que considero bem importante para as centenas e centenas de pessoas que alimentam o sonho de se tornarem jogadores profissionais de poker.

Venho planejando escrever este artigo de uma forma mais intensa após a WSOP deste ano onde recebi, devido a grande audiência que ela gerou, uma avalanche de e-mails de novas pessoas que estavam chegando ao cenário do poker com o desejo de virarem profissionais, todo este volume também estimulado pela chegada do Ronaldo como SportStars do PokerStars.

Então vamos ao que interessa, preparei este artigo para ser feito em pelo menos quatro partes, todas as semanas publicarei uma parte nova para vocês, espero que vocês aproveiem, vamos lá;

Primeiro vamos definir o que é um profissional!

Na descrição técnica pesquisada na famosa Wikipédia o profissional é aquele que cidadão que procura uma formação para aprimorar suas habilidades a fim de executar uma atividade demandada pelo mercado de trabalho, ou seja, é alguém que se prepara técnicamente para fazer algo que tenha uma necessidade de mercado. Não adianta você estudar, se preparar técnicamente para produzir máquinas de escrever, por outro lado não adianta você querer trabalhar na Apple sem pensar no preparo técnico, estudo e formação que irá te criar esta situação, caso contrário você irá bater com a cara na porta.

Portanto, profissional significa estudo e oportunidade. A boa notícia é que o poker possui estas duas variáveis latentes. Hoje em dia o mercado de poker cresce aproximadamente 20% ao ano, tanto em faturamento quanto em número de novos jogadores e novas oportunidades de emprego. Pesquisas dizem que em 2009 o número total de jogadores de poker no mundo era de 40 milhões, e de poker online 15 milhões, sendo que 23% destas pessoas estavam nos EUA. Só no Brasil acredita-se que este número hoje em dia já chegue em mais de 5 milhões de pessoas, isto não vem de nenhuma fonte especial, eu mesmo pesquisei em diversos sites na Internet e através de conversar ao redor do mundo, portanto, com estes números dá para se calcular o tamanho da oportunidade para quem quer ingressar neste mercado.

A oportunidade não está somente em se tornar jogador profissional de poker mas também em se tornar dealer, diretor de torneio, floor, montar um site, lançar uma revista, uma marca de roupas e por ai vai, são inúmeras as oportunidades no momento e o mercado não dá o mínimo sinal de tirar o pé do acelerador. Novos e grandes investimentos são feitos no mundo inteiro para se promover o poker tanto ao vivo quanto online, todos os meses novos mercados regulamentam as atividades e em 2013 o gigante EUA aprovou 100% o poker online novamente o que gera um bummm não somente lá mas em todos os lugares do mundo por reflexo. Mas vamos ao que interessa, como se tornar jogador profissional de poker?

Esta série de artigos é voltada a você construir a sua carreira pelo seu próprio esforço, 100%, sem cavalagem, times, dinheiro emprestado, ou coisas do tipo. Apenas um plano de ação para você avançar no cenário do poker profissional pelas suas próprias pernas.

Então vamos lá! Primeira coisa, você precisa entender e pesquisar quem são os profissionais de poker, quem são os bem sucedidos, o que eles fazem, digo não o pensamento nas mesas, mas quantas horas trabalham, qual a rotina, estude suas carreiras, que tipo de jogo gera que tipo de empenho e rendimento.
Torneios necessitam de um investimento de horas por semana X, jogadores de cash game Y, como são suas preparações e quais são seus gráficos de rendimento, procure seus nicks no sharkscope.com e no officialpokerrankings.com. Coloco isto como primeira coisa porque você precisa saber de onde você está saindo e onde você quer chegar. É claro que você quer ganhar o bracelete da WSOP ou um EPT mas isto todos querem, inclusive os grandes nomes, mas você precisa saber como chegar lá, quem está tentando e consegue, quem está a passos largos, quem erra, quem acerta. É a hora de pesquisar e ver se é realmente isto que você quer!

Depois que você conheceu a carreira dos grandes nomes do Brasil e do mundo, você já sabe quem é o Thiago Decano, Caio Pessagno, Alexandre Gomes, João Bauer, Caio Pimenta, Nicolau Villas Lobos, Felipe Mojave, Leonardo Todasso, Larissa Metran, João Simão entre outros jogadores que você pode se espelhar e estão espalhados no Brasil inteiro, agora é a hora de você dar o segundo passo, se preparar financeiramente e tecnicamente para o desafio.

Ser jogador profissional de poker é como abrir uma empresa e você tem que pensar exatamente desta forma. Quando você abre uma empresa você faz um investimento, pensa estratégicamente no mercado de atuação, planeja, executa e convive com pelo menos 14 a 24 meses sem ver lucro, sem ver pelo menos resultados positivos expressivos. É o período de maturação da sua empresa, o tempo que você precisa para ir buscar seu investimento, entender seu mercado, seus clientes para se firmar como uma opção ao seu público e enfim lucrar. No poker não é diferente!

Identifique seu caminho mais sólido e agora é hora de agir!

Caminho 1: Se por exemplo você tem uma despesa de R$1.500,00/mês, ganha R$1.800,00/mês, está com o cartão de crédito atrasado, cheque especial estourado você iria abrir uma empresa? Provavelmente não! Aí chegamos em uma bifurcação, você tem que direcionar suas ações para a estrada correta.

Você está ferrado, como na verdade eu estava quando começei, estava vendendo o almoço para pagar o jantar, cartão de crédito estourado, nome no Serasa, o limite do cheque especial você já acredita que é seu dinheiro e etc, a sua estrada é mais longa e mais árdua do que a de quem possui uma reservinha.
Não largue o seu emprego e continue com a atividade que te de o mínimo de segurança mensal, se você não tem emprego procure o mais rápido possível um, faça bicos, faça atividades de finais de semana remuneradas, mande curriculos, faça o que for preciso para deixar sua cabeça tranquila, sem pressão financeira, somente assim sua carreira no poker poderá fluir. Depois que você conseguir o mínimo para sua sobrevivência mês a mês, batalhe um pouco mais para comprar materiais de estudo, muito mais do que para jogar.

Para ser sincero, neste caso você só deve jogar Freerolls (torneios gratuitos que pagam dinheiro real, como os que faço no Boteco no PokerStars), qualquer investimento em dinheiro real lhe tornará irresponsável, e só você de verdade sabe quando está sendo irresponsável, até as vezes nos gera um certo sentimento de heroismo mas o final é sempre igual, não dá em nada, você acaba sendo mais um das centenas de derrotados pela vida, vamos seguir o caminho correto e vitorioso por mais duro que ele seja.

Caminho 2: Se você tem dinheiro guardado, fez uma reserva que te deixa em uma situação de poder ficar 1 ou 2 anos com as despesas pagas se tudo der errado, show de bola, você está no caminho mais perfeito para se tornar jogador profissional. Você pode estipular sua rotina, traçar um plano e executar com soberania. Dá para incluir horários de estudo, horários de treinos físicos, descansos pronlogados para fortalecer a mente e provavelmente a sua estrada rumo ao sucesso é mais curta do que do que forçadamente pegou o caminho 1.

Então vambora, sendo no caminho 1 ou no caminho 2, o primeiro ponto é estudar. Como?

Os estudos estão disponíveis de diversas formas, novamente batemos na porta do capitalismo, é claro, mas tem soluções gratuitas também.

Com dinheiro fica mais fácil, você pode assinar uma escola online como por exemplo uma cardrunners.com da vida se você fala inglês, e neste caso seu investimento é muito otimizado com o inglês, sem ele só faça se você estiver muito tranquilo financeiramente, de verdade! As melhores escolas que conheço fora do país são http://www.deucescracked.com , http://www.runitonce.com e o http://www.pokercfactor.com , aqui no Brasil estamos muito em breve lançando o CT Superpoker e assim que lançarmos anuncio aqui no blog mas no meu canal do Youtube acredito ter uma das melhores ferramentas disponíveis para quem quer conteúdo em português e ainda gratuito, o Na Mira Do Pró, https://www.youtube.com/MrAndreakkari , ali analiso diversos e diversos torneios de iniciantes, mão a mão, colocando o pensamento profissional dentro de um jogo amador. Acho que é um belo caminho gratuito para o início deste processo de aprendizado.
Acredito de fato que as escolas online e os vídeos sejam os melhores materiais para quem inicia. Outro ponto que pode ajudar bastante com um certo dinamismo são os blogs, o blog do Pessagno na minha opinião é um dos melhores no momento, http://caiopessagno.com.br/ , outro blog bacana que é atualizado com uma certa regularidade é o do profissional Felipe Mojave http://www.felipemojave.com.br/ . Os outros monstros brasileiros ainda não tem uma disciplina muito bacana de atualização de blogs, o que é uma pena, mesmo assim você pode encontrar muitas novidades sobre eles, seus resultados, pensamentos, nos sites de conteúdo de poker como o superpoker.com o pokerdoc.com.br e a cardplayerbrasil.com.br incluindo as revistas que sempre trazem alguma coluna realmente importante na parte técnica. No Brasil ainda não se tem uma política de controle de qualidade técnico muito grande nas colunas como nos EUA mas mesmo assim, toda hora saí uma pérola que pode fazer a diferença. Em alguns destes sites que citei você encontra também os blogs de alguns dos melhores do Brasil como Garrido no Superpoker e Fabio Eiji no PokerDoc. Peço desculpas se outros profissionais tem seus sites ativos e não citei, aqui estão os que lembrei, caso vocês conheçam outros bem importantes me enviem nos comentários que publico na próxima parte.

Muitos me perguntam quanto aos livros, acho que tudo o que você puder estudar é legal, quanto mais coisa melhor, mas não acho que os livros hoje em dia sejam as melhores ferramentas para se tornar profissional. Eles criam uma certa base, promovem as teorias primárias mas ficaram em geral um pouco ultrapassados. Eu gosto muito dos livros de histórias de poker como “Ace on the River” ou “The Professor, The Banker e the Suicide King”, livro que conta o desafio do banqueiro Andy Beal contra um grupo dos melhores profissionais do mundo. Entretanto, ainda existem livros que podem ajudar de alguma forma como o SuperSystem do Doyle Brunson, os três volumes do Dan Harrigton e Texas Holdem for Advanced Player. Hora eles falam de Fixed Holdem, hora de NLHoldem mas no geral trazem conceitos de equidade, pot odds que nunca podem ser descartados, mesmo porque passam a idéia técnica de pessoas que fizeram história neste jogo então ruim não podem ser.

Prepare-se para estudar de 2 a 3 horas por dia, todos os dias, se você trabalha faça isto quando estiver indo no banheiro, antes de dormir, em 20 minutos do seu almoço, não sei, mas não comprometa a sua fonte principal de renda para isto estudando no horário de trabalho assim como não deixe de estudar. Se não trabalhar aí fica mais fácil. Paralelo a isto, jogue pelo menos duas horas por dia, de preferência sit and gos freeroll. Busque torneios gratuitos e jogue por centavos, algo que não machuque e que apenas faça você colocar em prática tudo o que está acumulando no seu dia a dia de estudo e o principal, faça isto por pelo menos 3 meses e não se preocupe em ganhar, apenas aplicar. Neste momento você não tem nem volume nem habilidade o suficiente para ser vencedor.

Este primeiro processo deverá durar 3 meses, menos que isto você está se enganando, não faça isto! Batalhe forte mesmo! E agora passados os três meses vamos para o próximo passo…

Você precisa de 100 doláres! Um investimento minúsculo financeiramente falando mas que pode trazer um futuro brilhante para você e sua familia certo? então faça direito!

Pq 100? E como buscar este 100?

Buscar só tem duas soluções, a galera do Caminho 1 jogando freeroll atrás de freeroll, desta vez com mais qualidade técnica você deverá conseguir estes 100 dolares matando a turma que não é nada complicada nestes torneios gratuitos. Sim isto é completamente possível, é bem difícil mas é possível! E quem disse que as coisas são fáceis na nossa vida? Gostoso é vencer os desafios mais complicados mesmo, é para isto que estamos aqui, para comemorar as grandes vitórias, então vá atras delas. Para a turma do Caminho 2, deposita e vamos em frente.

Vamos adotar o seguinte sistema de jogo! Você nunca vai investir em um único torneio mais de 1,5% do seu bankroll combinado? Isto mesmo, se você tem 100 dolares você vai jogar torneios diários de 1 dolar.
Ai você vai pensar, “Mas Akkari, e se eu tenho 300 doláres, posso jogar o de 3 dolares, certo?” Não, errado! Você vai ter apenas mais tranquilidade para jogar os torneios de 1,5 dolares.

Jogue neste momento 1 torneio por vez na primeira semana, aumente para 2 ao mesmo tempo na segunda semana, e assim por diante até chegar em 4 telas por vez!

A meta é jogarmos apenas sit and go de 1,50 dolar, sim, a coisa mais chata do mundo, sit and go one table, mesa de 9 pessoas que começam assim que todos sentam. Vamos ficar internados nestas mesas torturantes durante 45 dias. Serão 45 dias que irão testar a nossa paciência, a nossa persistência e o nosso amor por jogar poker. Difícil falar qual o volume que você vai conseguir implementar em 45 dias mas sei que você com muito esforço pode chegar a pelo menos 1500 sits em 45 dias, não é nada absurdo. Este deve ser o momento que você começa a se acostumar a jogar no mínimo 4 telas ao mesmo tempo com tranquilidade. Isso irá sim comprometer a sua qualidade em um primeiro momento, entretanto, quando você estiver procurando materiais de estudo nas escolas, livros, artigos, tenha foco em sit and go, esqueça nestes primeiros meses os torneios multi table que é a cereja do bolo, já já estaremos lá matando todo mundo. Agora é hora de sofrer um pouco para depois comemorar e nos sits a técnica é um pouco mais automática do que nos mtts o que facilita um maior número de telas.

Se você tiver um outro emprego este processo ácima demorará 90 ou 120 dias, se você está 100% focado em ser jogador profissional irá durar os 45 dias citados ácima. Não suba de valor, não jogue os de 3,50, apenas os de 1,50, não seja ganancioso, controle seus instintos e prove para quem o critica por estar jogando poker que você tem controle da sua carreira, que você tem comprometimento com o treinamento e a educação em uma área que você defende que não tem nada com a sorte. Se você fizer 500 doláres, siga firme no de 1,50 e não pare de estudar todos os dias, mesmo que você sentir que seu nível técnico evoluiu, mantenha este plano ácima, faça-o ser sagrado!

Paro por aqui, meu artigo de Como Virar um Profissional Parte 1, lembro que ele será escrito em pelo menos umas 4 partes, uma por semana, continuarei soltando o dedo nas atualizações do blog mas uma vez por semana vem um artigo desta série.

Minha principal mensagem é não minta para si mesmo, não se engane! Nesta vida não tem almoço grátis, as pessoas criam diversas ferramentas para culpar terceiros pelos seus erros ou incapacidades, “eu sou bom mas não tenho sorte”, ou “sou o melhor mas o software não me ajuda”, “eu sou gênio mas a atitude do outro acaba comigo”, nada disto funciona no final do dia, somente a sua vontade de fazer a coisa certa e correr atrás do seu sonho, o resto pode até funcionar no curto prazo mas no médio e longo você apenas vai ser mais um a ficar perdido neste cenário em que tão poucos conseguem vencer.

Faço esta série de artigos de coração aberto para ajudar quem quer começar da forma correta, de forma sólida e não na adrenalina descabida e na procura pela fortuna rápida, isto é ilusão, porém capacidade, pró atividade e empenho, aí não tem mágica, elas sim geram lucros, alegrias, conquistas e tudo mais, portanto sigam estas dicas em cada uma das partes do artigo que tenho certeza que encontrarei vocês em breve nas viagens pelo circuito mundial.

Grande abraço e a semana que vem tem a parte 2!

André Akkari

169 comentários Adicione o seu

  1. Nandoborba28 disse:

    Incrível este artigo ! Foi o melhor que li até hoje sobre carreira. Está melhor que o de um cara ai que faz vlog e fica de blá blá blá e sem objetividade. Você é minha inspiração !

    1. Diego Souza disse:

      O Vblog a que vc se refere tb tende a ser muito bom. Ainda está no Módulo 1 ainda com as informações de como ele começou a carreira. Se tiver um pouco de paciência e acompanhar até o final de todos os módulos, terá uma outra opinião ao final do Coach. Ele um monstro e referência no Poker On Line e merece todo nosso respeito.

      1. Thales disse:

        Sei que dada as circunstâncias perguntar parece extremamente inapropriado, mas vocês me deixaram curioso. Você se importaria de dizer de quem você tá falando? Pode ser por e-mail se quiser =)

      2. Bruno Scan disse:

        Ótimas sábias palavras Diego, Tenho Pessagno e Akkari como exemplos a serem seguidos… E a propósito, belo Artigo em Akkari 🙂

      3. Tiago Tomás disse:

        quem é ja agora?

  2. Igor SS disse:

    Sensacional, Akkari! Vou acompanhar cada post. Material muito bom.

  3. Muito bom !

    Estou seguindo um plano parecido com o que vc descreveu! A diferença e que não penso em ser profissional até provar para min mesmo que posso ser um! Preciso ser mais lucrativo do que sou hoje na minha atividade atual, por isso encarro as metas que criei com muita dedicação e pé no chão, quero ver até onde posso chegar.

    Post como esse me motiva cada vez mais! Valeu!

  4. Eduardo Lima disse:

    Boa Akkari!

    Parabéns e tenho certeza que estes artigos será a luz de muita gente.

    Abraço

  5. Cassio SIqueira (facebook) Poker RJ24 (PS) disse:

    Obrigado por tudo André Akkari! Deus abençoe tua vida e família imensamente com muita saúde e alegrias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Ricardo Dal Medico disse:

    Sensacional esse post, palavras sabias de uma pessoa incrível, Parabéns Akkari, vou seguir teus conselhos e vamos ver aonde consigo chegar.

  7. cesar daflon disse:

    MUITO BOM N É ATOA QUE É CHAMADO DE MESTRE

  8. wellyngton disse:

    Ótimo Akkari, nunca fui de ler nada na vida e meu primeiro livro foi aos 21 anos sobre poker rsrsrs, aguardo a parte 2. flw nick PS (jhond2)> so pra constar

  9. Mauricio S. disse:

    Muito bom sem ser apelativo, jogou a real, aí vai de cada um. Parabéns pela 1ª parte do artigo, está muito bom… só quem tem experiencia pode transmitir experiencia. Abraços!

  10. Luciano Corrêa disse:

    Você realmente está de parabéns, Akkari!

    Como um amigo já citou em um dos comentários, é o melhor (disparado) artigo que já li sobre o assunto.

    Muito obrigado por compartilhar a experiência de um verdadeiro campeão conosco!
    Cada vez mais e mais sucesso na sua vida, campeão!

    Espero em breve te conhecer pessoalmente no QG, quem sabe não pago apenas com os lucros do Poker? Rs!

    Amplexos.

  11. Super feliz em ter o maior ídolo do poker nacional empenhado em desbravar cérebros nacionais para futuramente existirem novas promessas lutando pelo poker brasileiro. Parabéns de coração, foi através de você, com todas suas iniciativas que hoje sou amante desse esporte da mente chamado POKER e que mesmo com todas as dificuldades que possam surgir no meu caminho (tempo e outros fatores), procuro aumentar minhas técnicas e evoluir meu jogo nas horas vagas. Que Deus sempre nos abençoe, nos fazendo super felizes, noque fazemos e almejamos 😀

  12. kn0tHead disse:

    Muito bom ! parabéns akkari por promover o esporte cada dia mais no nosso país !

  13. Walter disse:

    show de bola, voce nao tem noçao do quanto isso é importante

  14. Markki_V disse:

    Discordo em algumas coisas sobre o que foi dito:

    1º Sobre os livros: Com certeza o Akkari conhece os livros “Easy Game” do Baluga Whale, “Let There Be Range” e “Poker Math That Matters” …
    Claro que o SuperSystem está totalmente ultrapassado, mas porque não citar esses acima? Que não estão ultrapassados e ainda passam muito conhecimento,
    principalmente o “Poker Math That Matters”, que mostra a principal matemática do jogo. Inclusive foi com ele que aprende a estudar HH.

    2º Quanto a forma de se tornar pro. Olha para o Viktor Bloom… ele aprendeu nas mesas.
    Tudo bem que o cara já tinha uma grana e tal, mas existem outras formas de conseguir, óbvio que não existe uma fórmula mágica para se tornar pro, mas para começar,
    aqui está a minha concepção p/ os brasileiros, onde a GRANDE MAIORIA infelizmente não tem grana como o sueco.
    Se baseando na idéia de que você ganha R$1000/mês, divida contas de casa com mais gente, já sabe o que é Pot Odds e outs.
    (implied odds é um conceito fácil matematicamente falando… o problema é saber contra QUEM você tem implied odds) …

    A) Esquece balada, cinema e outras diversões.
    B) Faça um depósito de $100 ($100 dólares no PS). E é obvio, que se você não tem $100 dolares agora, espere até conseguir. Mas tenha essa meta de conseguir.
    Se você ganha R$1000,00/mês, em 2 meses da pra arranjar.
    B) A partir de agora, quando receber o salário do trampo, pega R$150 (reais) ou mais e vai guardando por 4 meses. (GUARDANDO, NÃO É PRA DEPOSITAR NO PS).
    C) Enquanto isso leia o “Harrigton on Cash game” (os 2 volumes) , pois ele te dá uma idéia para colocar vilões em ranges, depois leia “Poker Math That Matters”,
    absorva o conteúdo dos livros. Assista também os ótimos programas “Grinders” e o TODOS os “Na mira do pro” (Akkari) da Tv poker pro, que podem ser encontrados no youtube.
    D) Vá colocando em prática o que você aprende durante esses 4 meses nos jogos sng de R$1,50 e NL2 (o cash game acho importante, pois creio que ajuda a explorar
    melhor turn/river). Jogue apenas 2 vezes por semana, em 1 mesa apenas. No cagh game, fique apenas 1 horas. Perdendo ou ganhando saia em 1 hora. O seu objetivo não é ganhar dinheiro, é aprender a ser bom.
    E) Para estudar o conteúdo, assista o Akkari, o Pessagno, Nanonoko jogando online. Pegue os HH deles e/ou use o BOOM do PS também. VEja também algumas mãos dos High Stakes Poker, Poker After dark, nos fóruns 2+2 e maisev…
    mas sem ver a mão do vilão, pra você poder colocá-lo em um range e fazer corretamente a parte matemática.
    F) Passou 4 meses e você tem R$600 reais.. ou $300 dólares …. coloque-os no software de poker de sua preferência.
    G) LEMBRE-SE: jogar não para ganhar dinheiro e sim para APRENDER a jogar, pois se você aprende como jogar, automaticamente está aprendendo a ganhar dinheiro.
    H) Comece jogando NL5, 1 hora e meia, 2horas por dia. NÃO ESQUEÇA DE USAR O TEMPO QUE VOCÊ TEM PARA PENSAR DURANTE AS MÃOS…(escolho o cash game, pois creio que da pra explorar melhor o turn e river). Perdendo ou ganhando
    você vai sair da mesa.
    I) No mesmo dia, ou no dia seguinte, você vai estudar MATEMATICAMENTE a sua HH, de acordo com as tendências dos vilões.
    J) Não esqueça de continuar guardando os R$150,00/mês. Continue esquecendo as festas, baladas e pans…
    K) Se nesses quatro meses você quebrar, saiba que provavelmente você não absorveu todo o conteúdo de estudo de forma correta, então estude melhor as HH, coloque suas
    mãos nos foruns do mais, 2+2 entre outros, reveja conceitos…espero até ter mais $300 dólares pra continuar nesse esquema.
    L) Leia o Let There be Range, Easy game do BalugaWhale, são livros mais agressivos. Continue frequentando foruns de poker.
    M) Quando tiver uns R$1000, decida qual caminho quer seguir: MTT ou CASH GAME. Caso escolha MTT, comece jogando 2 mesas de SNG de $3,50 9 players, 18 players… você decide.
    Vá jogando, tentando crescer o bankroll, e sempre estudando. Vá aumentando o buyin de acordo com bankroll e se possível faça coach. Caso escolha Cash Game, vá procurar um coach de NL50, sempre estudando,respeitando a grana.
    N) Ultimamente tem aparecido oportunidades de entrar pra times como o do Akkari, 4bet… vai tentando…
    O) Um dia você chega lá… caso escolha MTT, jogará contra o Pimenta, Akkari, Pessagno… caso seja cash game… Nanonoko, Roqueiro, Ivan, Bueno, Mysters_Y…

  15. Parabéns aakkari, finalmente um artigo que vai realmente ajudar o poker a crescer. Afinal de contas, prá esquema ponzi funcionar realmente tem que entrar cada vez mais gente né? Vamo lá gurizada, estudar é prá nerd, produzir é prá operário, trabalhar é prá doméstica, o negócio é jogar poker e tirar dinheiro dos velhos bebados, vamooooo, antes que o FBI bloqueie tudo de novo!

  16. jailtonopano disse:

    Isso mostra realmente como deve se manter como um verdadeiro jogador de poker….

  17. zé da silva disse:

    impressionante, não apensa pela parte técnica, mas sua intenção real de crescimento do esporte…parabéns.

  18. Julio Cesar disse:

    Parabens Akkari, pretendo seguir suas dicas.
    e fica uma pergunta, se alguem poder responder.
    como faço pra entrar no BOTECO DO AKKARI no PS.?
    Obrigado desde já.

  19. Aderson "Pastor" Zuazo disse:

    Parabéns pelo início no mínimo fantástico do que acredito ser a mais correta definição da estrada do sucesso profissional para qualquer profissional e independente da área em que atue. Falou como um Dr. administrador. Jogo a alguns anos e profissionalmente com moderado sucesso em torneios Live e cash no meu estado e com certeza só comecei a vencer depois de reservar tempo pra adquirir conhecimento teórico e estudar o mercado da minha cidade e os jogadores em si. Fico no aguardo do restante e parabéns pelo profissional que bens sendo e pelo empenho em expandir o lindo esporte da mente que é o Poker pra todos no nosso país.

  20. Rafael disse:

    Sensacional!! Akkari, parabéns por estar sempre ajudando os inciantes e intermediários!! O artigo está perfeito em sua primeira parte !! Mais do que as dicas de buy-in, BR e estudo, o que voce fala sobre dedicação, paciência, vontade de conseguir e disciplina são fundamentais para que a gente possa ingressar no caminho certo !! Valeu mesmo!! e rumo ao Akkari/Steal team !! LOL abs!!

  21. muy bueno gracias a dios y muchas horas ..de 25 usd ya complete 300usd espero poner en practica todo esto para avanzar…gracias AKKARI

  22. Huan Carlos disse:

    Parabéns pelo artigo muito bom!!! Acompanho vc direto Akkari. So umas perguntas nos primeiros 45 dias, quantas horas e quantas mesas/dia devo jogar? qual o limite de valor? e ate quanto posso perde/dia?

  23. allanpio disse:

    Muito bom Akkari, parabéns por compartilhar estas informações super valiosas!
    Espero em breve colher grandes resultados! obrigado

  24. João Paulo disse:

    Muito bom!
    quando leio um artigo como esse me motivo ainda mais, por ver que já passei por algumas etapas que vc descreveu, desde o período de adaptação em sit and go com 9 pessoas e depois com mais jogadores, em entender como funciona o mundo do poker, os grandes jogadores a linha de raciocínio e técnicas de profissionais.
    Semana passada tive a felicidade de cravar meu primeiro MTT com um field de 2500 jogadores com buy in de U$ 1,10 e vejo que estou no caminho certo, já tenho um gráfico interessante no sharkscope, quem sabe um dia me integro ao seu time em Cabreúva!

  25. Akkari, comecei ontem a saga pelos 1500 sit and go!!

  26. Bruno de Godoy disse:

    Muito bom Akkari! Muito motivador! Eh o que estou precisando pra entrar de cabeça nessa jornada!!

  27. joao paulo ,reidopoker13o disse:

    muito bom como faço pra participar do teu clube boteco do akkari?um abraço

  28. thiago disse:

    Parabens pelo artigo as pessoas sonham com isso mas tem que ter preparo.

  29. Fábio disse:

    Não percebi uma coisa então com os 100$ iniciais vamos jogar os sng de 1,5$ 9mens ou os de 1$ de 45mens?

  30. António Freitas disse:

    Olá André Akkari

    Sou português, e estou inscrito na escola intellipoker.pt… Jogo na pokerstars com o Nick AFTerranova… De todos os blogs e artigos sobre poker… O seu despertou enorme interesse pois tenho um objectivo de passar dos $50 aos $1000 de banca até ao final do ano de 2013… E se possível virar profissional de poker, pois em tempos de crise penso que jogar bem poker pode ser a salvação…

    Vou começar, hoje a seguir a risca tudo que falou no post….

    Muito obrigado por partilhar toda esta informação

    Com os melhores cumprimentos

    AFTerranova

    1. Fábio disse:

      Ola eu tambem sou portugues e estou a pensar começar este projecto que dizes de partilharmos experiencias com tudo isto e ajudar um ao outro? manda-me email frsd93@gmail.com

      1. Antonio Freitas disse:

        Sim… já mandei o email… o meu blog na intellipoker é:
        http://www.intellipoker.pt/blogs/AFTerranova/big-bang-obrigado-obrigado-obrigado

  31. Savylle disse:

    Muito Bom Andre… vou seguir passo a passo.. ainda quero ter a honra de jogar contra vc em um torneio..

  32. Ricardo tadeu disse:

    AAKKAri, muito bom esse post eu estou seguindo as suas dicas já ha mais de um mês e ja vejo uma pequena diferença, e parei com os erros mais bobos. alem do 3x agora só o bet 2,5x rs.

    Obrigado por esses post

  33. Abel Galilei disse:

    Bem interessante! Eu já estudo e jogo MTT’s a algum tempo, porém, vou topar esse desafio e começar tudo de novo! Vou voltar ao zero e seguir rigorosamente todos os passos! E muito obrigado por além de abrir os caminhos, mostra-los! Tenho que ser sincero que parece extremamente difícil, mas isso me atrai. Sem grandes batalhas, não há grandes vitórias! Abraço!

  34. Matheus Milício disse:

    Muito bom esse post. Tanto o Akari qto o pessagno ajuda bastante com posts muito bons e principalmente sinceros, é meu sonho de viver de poker, não pela grana mas pq amo esse esporte. Gl a todos

  35. Poxa Excelente artigo, Conheci o Poker as uns dois anos atrás no pokerstar, joguei algumas vezes apenas como passa tempo, coloquei $ 10,00 duas vezes apenas para jogar, nem conhecia o jogo; mas apos assistir alguns programas em canais fechados e conhecer mais esse mundo do poker fiquei interessadíssimo nesse esporte e há menos de um mês decidi me dedicar um pouco mais a ele e a conhece-lo e este artigo do mestre Akari trouxe um ótimo direcionamento…Parabéns pelo artigo, pelo blog e pela brilhante carreira que serve de exemplo a todos nós….apaixonados pelo poker..

  36. 1° semana – negativo em 23$…. joguei uma media de 70 sits
    Entrei em uns MTTs de 15 e 30minutos pra recuperar um pouco de dinheiro, desculpa ir contra o treinamento mas senti que era preciso, estava baixando dmais meu bankroll por isso entrei la afim de recuperar, mas to firme no treinamento, amanha inicio 2telas de sit and go simultaneas, e pode ser que eu entre em um ou outro MTTs, caso eu veja a necessidade de resuperar um trocado.
    Tentarei me focar nas 1table.

    1. Soh pra ir alimentando meu post…
      hoje iniciando as 2 tables por vez, ja cometi um erro aqui, fui entrar pelo celular e me inscrevi na mesa de 15$ ao invez de 1,50$… Para piorar a cituacao, pqp cai antes do ITM, e soh fui perceber agora que vi meu caixa em baixa!!! =(

  37. Depósito realizado…bora ver no que vai dar…vamossssssss!!!

  38. É galera…fiz o depósito, mas não deu muito certo…desci até os 50 dólares….creio que esteja faltando habilidade e principalmente paciência…bom, vou seguir o conselho do meu amigo tempolivre e voltar para os limites mais baixos…preciso trabalhar bem minha paciência antes de ir para um limite alto desse. Valeu e boa sorte aos demais.

  39. gilsants disse:

    melhor artigo sobre carreira q já li

  40. darkriki1987 disse:

    Adorei o artigo André Akkari, eu próprio estou a fazer a caminhada para me tornar jogador de Poker Profissional…. iniciei a minha carreira em 9/7/2013….. estou neste momento na fase de estudo e dos freerolls… 😉
    Estou também a seguir os cursos da escola portuguesa de Poker, sim sou de Portugal…. 😀
    Abraços

  41. tiago7tomas disse:

    faz-me lembrar quando começei nas apostas. (meu actuali trabalho)

    Vou seguir a risca este plano, sendo apostador profissional basta arrumar bem o tempo em que estou a trabalhar e encaixar o poker no tempo restante. Em Janeiro começarei a fazer apenas 2 jogos por dia e uns 4/5 ao Sabado e Domingo, o resto sera poker (a volta das 5 horas diarias e talvez 3 ao Sabado e Domingo). Ainda arranja-se tempo para exercicio fisico e estar com os amigos e familia 🙂

    Obrigado por este artigo e espero daqui a 1 ano tirar bons rendimentos extra do poker
    abraço

  42. LPVale disse:

    Obrigado pelos conselhos, mestre. Tô começando exatamente como vc começou, sem um puto no bolso. Mas como acabei de pegar um 2º lugar num freeroll do H2 passei a acreditar mais em mim mesmo e agora vou investir pra valer na carreira. Antes só perdia o dinheiro que já não tenho, com 30 reais aqui ou ali entre amigos. Vai, Corinthians!!

  43. Fábio Quintino Morais disse:

    ola comecei os 1500 sit dia 30 de dezembro, como não sabia que tinha bastante bagagem me assultei com os resultados em 09 sits premiei em 8 e to com um lucro de 18$ em 09, se contiuar assim poderei ate pular alguma faze, mais foco diario de estudo e revisão de maos..

    1. Gleyber disse:

      Tenha certeza que isso nao acontecerá sempre, pode haver de você nao premiar em nenhum dos 9. Mas desanimas e continuar o plano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.