Até sonhei com isto

Neste últimos dias tem sido inevitável dividir o tempo entre pensamento na minha profissão sendo bem executada aqui na WSOP e tudo o que está acontecendo no Brasil. Até sonhei duas noites seguidas com tudo o que está acontecendo nas ruas.

Invisto horas e horas do dia assistindo e lendo tudo o que é publicado nas redes sociais e nos grandes portais brasileiros tentanto alimentar um pouco da ansiedade que gera não estar no país em um momento como este.

Fiquei pensando muito sobre o que pode resultar todas as manifestações, paralisações e até mesmo alguns atos de violência que acontecem esporadicamente espalhados pelo Brasil assim como o comportamento de alguns amigos ou conhecidos nas redes sociais retratam realmente parte da nossa população e cheguei a algumas conclusões que gostaria de dividir com vocês.

A primeira delas é o quão pequeno é o pensamento de que isto não vai mudar nada, ou que as manifestações estão sem comando, ou desorganizadas e que isto não passa de fogo de palha mas que não nos trará nenhum benefício.

Não só vai mudar como já mudou! O Brasil é um outro país depois destes últimos oito dias.

Vocês imaginam o que significa cada um dos sinais que o povo brasileiro esta enviando mundo a fora e internamente nos últimos dias?

Quanto custa o país parado ou semi paralisado por um dia? Esta pergunta faz com que eu reflita todos os dias nas consequências de cada um dos movimentos e protestos que estão acontecendo em todo o nosso país e como isto de fato pode mudar o nosso futuro.

Apenas um exercício bobo, imagina um dos milionários investidores estrangeiros que esta prestes a enviar uma remessa de dezenas de milhões de doláres para um empreendimento na cidade de São Paulo. No momento da tomada de decisão dele, o mesmo liga a TV e ve milhares de pessoas pulando e gritando em cima do Congresso.

Então vamos lá, todos os planos traçados, impostos calculados, caminhos “por dentro”e “por fora” (infelizmente é assim no Brasil) já preparados e planejados, e de repente ele olha e imediatamente liga para o seu Conselho e diz “Paraaaa tudo, a coisa tá feia lá embaixo, melhor cancelar esta operação!”. E imagina isto sendo repetido dezenas de vezes todos os últimos oitos dias no mundo inteiro.

Agora vamos a um pensamento bobo também interno. Obviamente o Brasil é um país controlado por 70 ou 90 pessoas eu chutaria, presidente dos grandes bancos, homens fortes da agricultura e pecuária, Ministros, Desembargadores, e por ai vai, estes são os que realmente mandam e desmandam no nosso Brasil, controlam tudo, taxas de juros, empréstimos, licitações e tudo mais.

Agora pensa o seguinte, a bola da vez do começo dos protestos foi a tarifa de ônibus certo? Portanto, esta ardendo nos comandantes da área de transporte, donos das empresas, Ministro dos Transportes entre outros, mas na sala ao lado estavam os proprietários dos maiores bancos do Brasil. Estes em uma conversa em sala fechada devem estar pensando “Galera, é o seguinte, se esta Dilma não resolver esta merdança, o próximo alvo vamos ser nós, já já estes malucos se rebelam contra o sistema bancário e aí tocam pau na gente!”, tendo tido esta conversa de quebrada começam já a cogitar a possibilidade de apertar a nossa querida Presidente, “ou resolve ou a Sra cai minha senhora”.

Sim, acredito de verdade que estes somados aos outros donos do Brasil tenham poder para derrubar quem eles quiserem e já devem estar contando com esta possibilidade verdadeiramente.

É claro que estou dando um exemplo babaca mas imagina tudo isto multiplicado por todos os setores do Brasil, petrolífero, energético, x, y, z! Dia após dia, isto vai se transformando em uma bomba relógio cada vez mais potente nas mãos do Governo brasileiro e sabe quem está produzindo esta bomba que pode salvar o nosso futuro? Aquele maluco que começa a pular e dançar funk em cima da rampa do Congresso Nacional. Sabe aquele que um monte de gente crítica? Ou aquele que está andando nas ruas e gritando “Vem, vem, vem pra rua vem!”, isso mesmo, aquele seu amigo que você crítica no Facebook dizendo que ele só está lá para publicar no Instragram. Este parceiro que muitas vezes vemos pessoas criticarem é o cara que irá mudar radicalmente o seu futuro e o da sua familia se você mora no Brasil. E aí você pode me perguntar como ele muda o seu futuro certo?

Se você não é um dos envolvidos nos mensalões da vida, ou não ganha dinheiro com licitação armada, coisas deste tipo, saiba que menos corrupção gera mais dinheiro em cofres públicos, que gera mais investimento em educação, que gera menos violência, que por sua vez diminui a sua chance de tomar um tiro no meio da testa de um menor no farol da esquina da sua casa quando você estiver sentado no seu carro. Este mesmo investimento em educação gera mais trabalhadores no futuro do nosso país, trabalhadores consomem e sendo assim geram emprego, por sua vez acabam consumindo os seus produtos ou o da empresa que você trabalha e aí te sobra mais dinheiro para comprar um outro carro novo, ou ir viajar, ou mudar de casa, ou seja lá o que for que prove que a sua vida esta mudando. Tudo isto gerado pelas pessoas que resolveram ir para as ruas, ou daquele seu amigo que você está criticando que só quer aparecer no Instragram, ou daquele maloqueiro sem cultura que está subindo no Congresso virando estrela ou dançando funk!

Continuemos na reação em cadeia que os protestos geram neste exato momento, se pensarmos a fundo ela é impressionante!
Pensa no preço do dolar, pensa na confiança dos investidores estrangeiros, pensa no quanto de dinheiro que o Governo tem inter-dependência em projetos no exterior e internos que estão comprometidos apenas pela manifestação popular no Brasil. Hidroelétricas, estradas, isto sem falar na Copa do Mundo que aí multiplicamos tudo isto por dois! Você coloca o seu dinheiro de patrocínio na Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014 que por sinal é comandado pela Dilma que tomou aquela vaia? Pois é, estes oitos dias vão marcar a nossa história para sempre!

Sendo mais prático, tem saída esta história toda? Tem algo que possa acontecer que mude realmente o futuro do Brasil?

Na minha opinião o futuro do Brasil já mudou e agora temos a chance de acelerar ainda mais esta mudança. Tenho plena certeza que entre eles, governantes, ou uma cúpula bem fechada deles, nestes dias estão sentados em um sofá dentro do Palácio do Planalto dizendo frases do tipo “Porra, falei pra não subir esta merda desta tarifa, ganhamos umas 3 milhas a mais por mês de bola da empresa X mas eu tinha certeza que ia dar merda!”, “Cancela aquela bola que íamos receber da empreiteira do Estádio Y, isto vai dar merda tb” entretanto, acho que a conclusão que eles vão chegar para poder se perpetuar no poder até pelo menos as próximas eleições e continuar ganhando uns trocos é a de abrir mão, diminuir a ganância e servir o país com o mínimo de dignidade se é que eles sabem o que isto significa.

Não sei qual o futuro da Dilma mas era claro que este momento iria chegar, ninguém aguenta tanto desaforo assim, muito menos 200 milhões de pessoas. Mensalão e ninguém sabia de nada, 29 bilhões pra Copa do Mundo e ninguém esta super faturando nada, 900 mil cargos de confiança enquanto países como EUA tem 6.000 e ninguém sabia de nada? Para mim tudo isto era uma corrida do ouro destes governantes corruptos que acumulamos na nossa história, eles queriam amontoar o mais rápido possível fortunas pessoais e desfrutar do poder o máximo possível mas no fundinho sabiam que isto não poderia durar muito, ou para sempre pelo menos, uma hora a casa cairia e agora caiu.

No ápice da minha imaginação não consigo pensar que saída mágica a Dilma e seu time trará a tona para corrigir tamanha indignação e insatisfação por parte dos Brasileiros mas tenho certeza que nos próximos dias elas vão acontecer de algumas forma. Tenho outra certeza, se eles não inventarem algo rápido, quem vai derruba-los são os próprios canais de mídias de massa, eles ainda estão esperando para ver se o fogo acalma, mas caso não acalme não irão perder os seus negócios milionários e afundar junto, podem ter certeza que eles saem da toca e derrubam também quem quiser, canais de Tv e grandes jornais estão dentro daqueles grupos que comandam o nosso país com certeza, mesmo tendo a Internet como forte concorrente ainda conseguem manipular uma grande massa.

Mesmo que não ocorra um impeachment ou renúncia, acho que desta vez o Brasileiro vai para as urnas na próxima eleição de uma forma completamente diferente do resto da nossa história. O golpe foi muito forte, todos estão orgulhosos de serem brasileiros e de poder mostrar a força que temos enquanto povo.

Minha grande preocupação agora é quando chegar o momento das eleições quem irá nos salvar?

Queria algo diferente, não quero PSDB, PT esta mesma baboseira de sempre. Não quero também um partido novo que pinte camuflado de honestidade e clareza mas que na verdade use apenas tudo o que fizemos de barulho para se perpetuar na maravilha dos cargos de confiança e corrupção novamente. Será que existe uma possibilidade saudável para despejarmos toda o nosso orgulho e energia acumulada nos últimos oito dias?

Aí realmente eu não sei. Alguém digno de acumular toda esta confiança eu realmente não conheço mas só de sabermos que temos este poder agora eu já me sinto infinitamente melhor do que antes deste tumulto inteiro.

O importante é não esperar chegar a eleição para cobrar as mudanças, não parar pq reduziram a tarifa dos 20 centavos, não parar nem mesmo se derem a “Catraca Livre”, o alvo tem que ser tudo, a corrupção, o mensalão, a PEC37 que por sinal andei me informando da natureza da mesma e dá até vergonha deste Deputado Lourival Mendes do PT. Só existem três países no mundo onde parlamentares não são investigados pelo Ministério Público, Quenia, Indonesia e Uganda, em todos os outros o MP passa a limpo qualquer investigação de crimes parlamentares e o nosso querido Lourival quer nos colocar neste honroso time.

Tudo tem que ser cobrado, uma coisa atrás da outra, todas juntas, da forma que for, não importa mas não pode parar. Por muito menos do que está acontecendo no Brasil países da Europa já colocaram gente da rua e conseguiram suas mudanças.

Outra coisa que me tira do sério é aquele discurso de que não adianta fazer nada disto, que o povo sim é que tem que mudar, que o Brasileiro é malandro por natureza, sempre damos um jeitinho, furamos fila, pagamos propina, sonegamos impostos. Para por favor, para com este papo furado. Eu graças a minha profissão viajo o mundo inteiro e em diversos lugares vemos coisas tão feias como no Brasil ou até pior. Esta brincadeira do “jeitinho brasileiro” é muito mais por se orgulhar da malandragem e do samba do que do orgulho de fazer coisa errada. Tem no Brasil a pilantragem, propinagem e etc? Sim, claro, e muito, mas coloca o país em ordem, dando condição de existência digna para a população, educação de qualidade, sistema de saúde que funcione e ve se aos poucos o “jeitinho brasileiro” não some!

Acho incrível o número de brasileiros que se esforçam para torcer contra o Brasil, fazem de tudo para publicar algo contra os protestos, algo que tire o tesão de quem está indo pra rua, algo que minimize o esforço de todos. Poxa, este éo país onde nossos filhos e nossos netos vão viver, vamos tentar de tudo para transformar esta nossa história suja de relação com nossos representantes, a hora é agora!
Bom galera, este foi apenas um desabafo geral de quem está muito orgulhoso de tudo o que está acontecendo e muito triste de não poder estar aí. Pensei em um certo momento em até voltar, mas não posso, meus compromissos profissionais e com a minha familia são muito importantes e sem contar que acho que mesmo longe posso fazer minha parte.

Rezo para que não pare a pressão, conseguimos chegar muito longe para perder força neste momento. Rezo também para que um surto de lucidez e honestidade baixe na cabeça da cúpula do Governo e eles começem a mudar a forma com que fizeram tudo nos últimos anos, anunciem coisas boas, deem luz ao nosso país.

Só para não dizer que não falei dela, sou completamente contra a violência, entretanto, considero impossível tudo isto acontecendo e um controle pacífico 100%, sempre haverão os malucos, os rebeldes, os que querem resolver a coisa no tapa, mas tenho certeza que a violência deles é infinitamente menor que a violência que sofremos todos os dias por parte dos nossos representantes. Torço para que os protestos continuem pacíficos, mesmo pq a violência afasta a população das ruas e com isso esvazia o poder de fogo das manifestações agora focar em só falar da violência por parte de 400 manifestantes esquecendo o que 1 milhão nas ruas estão fazendo é cair no golpe que o Governo quer!
Abração a todos

André Akkari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s