Conrad, on-line e minha estratégia para sits!

Antes de qualquer coisa gostaria de pedir desculpas ao pessoal que ficou esperando a atualização do blog. Tive uma semana muito corrida com o início da série Superpoker e Party Poker rumo ao WPT, que estamos organizando no Holdem Hall e a viagem para Punta, por isso só agora consegui parar para escrever no blog.

O mês de junho está sendo um dos melhores meses desde o começo da minha carreira. Começando pelo on-line, tive grandes resultados na primeira semana do mês, tanto nos multis como nos sits, cheguei a ter um aproveitamento na primeira semana de quase 60% ITM nos sits de 55 do Poker Room e Full Tilt, e um belo aproveitamento também no PP. No PS não fui tão bem, mas consegui manter uma boa média.

Nos multi-tables encaixei duas mesas finais, e 7 ITM, pegando 100+9, o de 55 PP e PS resultando em um belo aproveitamento no on-line. Agora no live foi de onde vieram as melhores surpresas. Na quinta feira passada, um dia antes de embarcar para o Uruguai, peguei o primeiro lugar no Vegas Open, torneio de R$1.000,00 de buy in que acontece no Paradise o que já fazia o salário do mês, no dia seguinte embarquei para o torneio de blinds assassinos do Conrad de buy in de U$500,00 com rebuy e depois de desviar de todas as balas em um field de 266 pessoas atingi a mesa final, levando a sétima colocação, ganhando assim talvez o maior prêmio live que eu já ganhei até então em um único torneio, o que deixou eu e minha família muito feliz.

Continuando o mês de junho com excelentes notícias, ontem meu camarada Christian Kruel detonou os gringos na copa do mundo do Poker Stars em Barcelona, tive até o prazer de avisar o pai dele pelo telefone, e ver a felicidade que o homem ficou ao receber a notícia. Hoje o dia não foi tão bom para os brazucas em Barcelona, com o Quaribravo sendo eliminado na sétima colocação, mas mesmo assim o Brasil ainda está bem na foto, restam várias etapas e estamos torcendo aqui para o pessoal. Quero só ver se o Raul, aquele pangaré vai fazer feio!

Sit and go

Desde o começo do blog recebi muito pedidos para que eu escrevesse sobre quais são minhas estratégias para jogar sit and go e resolvi dedicar este artigo para este assunto.

A primeira coisa que acho importante ressaltar é qual o objetivo do sit and go na minha carreira. Eu não enxergo o sit and go como uma fonte imensa de crescimento de BR. Fazendo uma analogia ao funcionamento de uma empresa, acredito que o sit seja aquele produto que você sabe que tem saída rápida, pouca margem, mas que acaba sendo a maior fonte de manutenção da empresa, é ele quem paga os custos, faz a empresa andar! Não que não de dinheiro, sim ele dá, mas de pouco em pouco, e com este dinheiro é que você pode arriscar em produtos mais sofisticados onde possa encaixar uma margem bem maior para conseguir aí sim montar na grana.

Seguindo esta linha de raciocínio, nos sits o que você precisa mesmo é entrar no dinheiro. Jogo para ganhar o sit, entretanto não perco a noção no meio do caminho de quem preciso ser lucrativo, isso é importante, use do medo das pessoas de perderem mas sem perder o foco de ser lucrativo. Obvio que se você conseguir a primeira colocação onde mora a maior parte das alfaces melhor, mas ser lucrativo é absolutamente fundamental, tendo isso em mente, sua estratégia muda de forma violenta. Se você quiser sempre ser o primeiro do sit, sem se preocupar se está ITM ou não, corre grandes riscos de ser um cara deficitário na minha opinião. Não jogue com medo de perder, mas não faça loucuras apenas pelo motivo de ter alguém maior que você na mesa, deixe ele tirar todo mundo, se ele tirar os outros, você também ganha, isso é importante!

Hoje uso quase sempre a mesma estratégia de jogo quando vou iniciar a minha noite, abro 3 sits de 55 e dois multis, normalmente dos mesmos valores, de 33 até 100, mas procuro mesmo os de 55. Desta forma, consigo um pequeno lucro nos sits e eles acabam pagando os dois multis. Tendo um bom resultado nos sits e não nos multis abro novamente mais 3 sits e dois multis, caso tenha resultado bom nos multis, não abro mais sits e fico concentrado naquele multi que estou indo bem e no pior dos casos, se não consigo resultados nem nos sits e nem nos multis, não abro mais nada e vou fazer outra coisa.

Bom, vamos aos sits que é o que interessa!

De todos os fatores que fazem um bom jogador no mundo on-line, tenho comigo a certeza que o que mais faz diferença para você se tornar lucrativo seja a captura de informação, ou seja, usar aquele botão escrito NOTE que tem em cada jogador da sua mesa. Comece a adotar a conduta de escrever NOTES de todos os jogadores da sua mesa, escreva tudo, que posição ele aposta, o que ele tem se for até o showdown, se ele é tight , se ele é looser, e se ele é um cara ganhador ou não. As informações se o jogador é perdedor ou ganhador estão disponíveis na Internet de forma clara e objetiva, veja alguns exemplos nos sites abaixo;

Informações sobre sit ad go no Poker Stars: http://www.sharkscope.com

Informações sobre Multi Tables no Poker Stars: http://www.thepokerdb.com

Pegue estas informações sobre os jogadores da sua mesa e anote elas no NOTE de cada um o mais rápido possível, você irá usa-las lá na frente.

Tanto em sit regulares como em sits turbo, adoto a mesma estratégia, entretanto com velocidade de passagem de uma etapa para outra diferente.

No começo do sit procuro ser o mais TIGHT possível, só jogo AA, KK, QQ, JJ TT, AKs, AKo AQs AQo, dando raise, pares baixos, Axs entrando de limp se tiver em uma boa posição. Quaisquer outras cartas eu desconsidero completamente, sem medo de ser feliz, nem os pares baixos jogo nas primeiras posições. Como eu disse anteriormente, o sit não é a corrida do ouro, você precisa sobreviver, e principalmente sobreviver com um stack que você possa partir para o passo 2 e 3 lá na frente nos levels maiores com um stack que ainda faça diferença. Não adianta nada sobreviver short stack para depois ficar no desespero, então poupe seu stack, não pague re-reraises de TT, 99, lembre-se que você está ali trabalhando e não como a maioria, vendo se cresce e se cair dane-se, entra em outro. Este primeiro parágrafo é dedicado aos levels 1,2,3 exemplo no Poker Stars, 10/20, 15/30 e 25/50.

Quando o blind atinge 50/100, é chegada à hora de iniciar um processo de agressão por posição. Se você segue a tática do parágrafo de cima, neste momento você poderá se encontrar em três situações.

1 – Caiu de AA para KK, ou vice versa e vai ficar contando no MSN como você é azarado.
2 – Começou com 1.500 fichas e agora deve estar por volta de 1800 a 2000 fichas pois jogou somente grupos do batalhão de elite e de forma agressiva.
3 – A melhor delas, se transformou em um monstro, dobrado, ou triplicado, pois deu uma “churrilhada” de Grupo 1 e 2 e agora ficou bonito na foto.

Se você se encaixa no primeiro caso, se atolou!
Agora para os blinds 50/100 e 75/150 se estou na situação 2 e 3, adoto a mesma estratégia, ou seja, jogo os as mesmas cartas que descrevi lá em cima, de forma agressiva, normalmente com bet de 3 blinds, entretanto, grupo 3, 4, 5 e 6 de cartas, do meio da mesa para frente, jogo de forma mais agressiva ainda, soltando de 3, 4 ou até 5 blinds respectivamente para a importância do grupo, resumindo, quanto pior o grupo um pouco maior o Bet, principalmente no Cut Off e Dealer. Neste ponto do sit and go vem à importância do NOTE, ou seja, uso muito, mas muito mesmo as informações que colhi durante o sit nas minhas anotações para saber, quem foi que entrou de limp antes de mim para saber se posso continuar com a estratégia acima, quem está nos blinds para saber se posso agredir, ou se provavelmente vou tomar call pelo estilo destes jogadores e etc.

A agressão dos blinds neste momento passa a ser um jogo de xadrez, pois, você precisa tomar cuidado com várias coisas;

– Não agredir desprotegido, jogadores com pouca ficha.

– Tentar não agredir, principalmente de forma fraca, jogadores com muita ficha, procure pelas informações que você colheu, agredir blinds de jogadores na média, tights e que tenham algum ganho, agredir cara muito ruim que só perde dinheiro é pedir para tomar Call.

– Randomizar o ataque nos blinds, não deixe a coisa ficar pessoal, se não, você vai tomar CALL por orgulho, a não ser que você tenha um monstro.

– Randomizar as apostas, evite estabelecer padrão de aposta, sempre que tem Grupo 1 3x blinds, sempre que tem grupo 4, 4x blinds. Se tiver mais alguém que nem você na mesa que faz do NOTE uma ferramenta de trabalho vai te pegar na curva já já!

Até este momento não usei a expressão roubar blinds, ela entra exatamente nos próximos níveis, ou seja, agora que o blind chegou a 100/200 e daí para frente, costumo usar de a mesma estratégia que coloquei nos itens acima, entretanto, independente de quais cartas eu possua. Uso muito o tal do Gap concept, se a mesa está tight demais o seu GAP é maior, existem muito menos chances de você ser chamado, estou em posição privilegiada e todos até a minha posição deram Fold, entro de Bet 3 blinds, principalmente se meu stack é poderoso, se a mesa é muito looser tomo mais cuidado para usar o Gap, mas mesmo assim faço valer minha posição se chegar em branco, é nesta hora que você começa a construir o ITM daquele sit, mas sempre prestando atenção naquelas regrinhas que coloquei acima. Usando o espaço para roubar blinds também costumo fazer de forma randômica, nunca duas vezes, três vezes seguidas, matematicamente sua chance de ser pego aumenta.

Se tudo deu certo, e entramos na grana, aí a situação torna-se mais agressiva ainda. Meu stack sendo o maior, mantenho uma inteligência de não entrar em potes grandes, com re-raises dos pequenos, mas não perco a chance de pegar blinds de forma nenhuma, caso meu stack seja o menor, aí é a agressividade total o mais rápido possível, para tentar o quanto antes voltar para o jogo.

Acredito que desta forma o sit and go passa a ser quase uma maquininha de fazer dinheiro. Dificilmente as coisas dão errado no longo prazo. Obviamente tudo isso que coloquei se alia a aspectos de leitura de jogadores, variação de estilo durante o jogo, usar um estilo tight em mesas loosers e estilo loosers em mesas tights, usar muito da matemática para tomar decisões importantes em mão fundamentais, acho que tudo isso faz com que no longo prazo você consiga alcançar um bom retorno de investimento.

Existem boas chances de o que você leu aqui, seja meio padrão, mas o importante são as dicas que já apanhei bastante, não tenha medo de se desprender de mãos grandes se sentir que está por baixo, é um grande prazer dar FOLD em QQ, JJ, não seja curioso, se você vive ou pretende de viver de poker tem que perder aquele senso de curiosidade que todo jogadores tem, arriscar 200 fichas das suas 1500 com um par de 22 para ver se bate no primeiro nível de blinds, este tipo coisa, você não precisa, na verdade você tem uma estratégia traçada para que tudo no final de certo, então para que sair dela só para satisfazer sua curiosidade?

Queria também deixar bem claro que não sei se está estratégia é tecnicamente a mais correta, ou perfeita de acordo com os grandes teóricos, mas posso afirmar que está é a estratégia que eu uso, e vem dando certo até o momento, nos níveis de sits que eu venho jogando desde agosto, comecei com elas desde os sits de 10 dólares, até os que jogo hoje de 55 e 100 e vem dando certo.

Tem boas chances de eu ter esquecido de algo, esta é a primeira vez que escrevo sobre minha estratégia de sit and go, portanto caso isso ocorra, peço desculpas e fiquem a vontade para perguntar via comentários ou e-mail que eu terei o maior prazer em responder.

Gostaria de parabenizar o Rodrigo Caprioli, que venceu a primeira etapa da série do Superpoker e do Party Poker que levará um brasileiro ao WPT, depois de uma série de não muita sorte no poker venceu este torneio.

Esta semana vou para o Sul jogar o Brazilian Series of Poker e na amanhã no Paradise para jogar o Vegas Open, a gente se encontra nas mesas, um grande abraço!

AAKKARI

3 comentários sobre “Conrad, on-line e minha estratégia para sits!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s