A minha semana lucrativa e as formas de estudar

Este é o meu primeiro artigo após contar um resumo do meu começo, então resolvi escrever praticamente separando em duas partes os artigos daqui para frente. Uma primeira parte falando sobre o meu dia a dia, como foi a semana tanto no on-line quanto no live assim como comentar o meu ponto de vista sobre os acontecimentos no mundo do poker. Na segunda parte comentar alguma parte técnica sobre o poker de forma específica, pois na verdade é o que mais recebo pedidos todos os dias. Todos os dias quando abro o MSN, ou através dos comentários recebo pedidos do tipo “aakkari escreve algo sobre quais livros você já leu e quais foram mais importantes‿, ou, “aakkari, qual sua estratégia para jogar sits ou multis‿, então resolvi dedicar metade de cada artigo para escolher um assunto e mostrar a minha opinião.

Bom, começando pela semana passada. Parece que a fase está boa mesmo, esta semana consegui vários resultados bons, tanto on-line quanto no live. No live jogamos aqui em SP a etapa do torneio que acontece quinzenalmente no Paradise Club chamado Monte Carlo, com buy in de R$500,00 + 1 rebuy no mesmo valor, e mais uma vez nesta série consegui um resultado show, fizemos um acordo em 3 jogadores, eu, Erick Mifune e Vini Marques. Lembrado que eu e o Erick já fizemos pelo menos uns 5 ou 6 acordos nos últimos dois meses no Paradise. O torneio contou com a presença de diversos jogadores da nata aqui de SP como, Vitão, Pipo, João Marcelo e até com a Dr. Maria Eduarda do RJ, atual campeã do circuito carioca, No começo da semana joguei também o torneio de R$250,00 com rebuy do Holdem Hall e consegui um quinto lugar faturando mais algumas verdinhas.

Neste sábado aconteceu mais uma etapa do Circuito Paulista de Holdem, do qual eu sou um dos organizadores, e foi um verdadeiro sucesso. Mais de 100 jogadores, o Paradise Club ficou lotado, com pessoas do Brasil inteiro participando.

Neste torneio eu não participo como jogador, apenas organizo. No final do dia, Rubens e Salim fizeram um acordo e dividiram o prêmio de primeiro e segundo. Parabéns aos dois jogadores!

No on-line venho adotando uma estratégia de jogo que dificilmente tenho um prejuízo considerável em um dia, acho até legal falar sobre isso para quem quiser seguir esta fórmula pode aproveitar.

Atualmente venho jogando de 5 a 7 horas diárias on-line, e divido sempre o meu tempo de jogo em 4, 5 ou 6 mesas, sendo que de todas, 2 são multi tables e o restante sit and go. Caso eu jogue o multi de 100+9 jogo aí jogo os sits de 55, se jogo os multis menores, tipo 55, 44 ou 33, aí jogo os sits de 33 de 9 e 18 pessoas ou até o 22 de 180 pessoas.

Faço isso pelo seguinte motivo, normalmente tento fazer com os sits levantem o meu BR de forma leve e gradativa, sem nenhuma cobrança de grandes ganhos diários, e sim, com a cobrança de no mínimo eu conseguir pagar com os ganhos destes sits os multis que eu estiver jogando. Isso se você jogar o arroz com feijão do sit and go (depois farei um artigo sobre este arroz e feijão), de forma regulada e com comprometimento é bem difícil de você não conseguir o mesmo resultado. Desta forma quando conseguir figurar e ir longe em algum multi, o lucro vem de forma potencializada como no dia de hoje.

Hoje joguei 3 sits de 50 no Poker Room, ganhei um, outro em terceiro e no último fui o primeiro a sair. Com o lucro joguei o 1 milhão do Stars e como não consegui mais nada nos sits não joguei o 1 milhão do Party Poker para não gastar. Como tive uma sobra nesta conta, joguei o 33 do Full Tilt peguei décimo quarto de 184 jogadores e joguei o 2k added 100+9 do Party Poker no final da noite.

No 2k added tenho um imenso prazer de anunciar que o Brasil teve um excelente resultado, eu e o carioca Thiago Carriço pegamos mesa final, eu caí em oitavo de 346 jogadores, e neste exato momento o carioca continua na briga entre os 4 finalistas. Nunca havia jogado on-line com o Thiago, mas deu para sentir que ele tem um poker de alta qualidade, antes mesmo de saber o resultado final já gostaria de dar os parabéns! Sem contar que esta fera já é o CAMPEÃO MUNDIAL DE FIFA SOCCER, é mole?

Resumindo, consegui um lucro de mais de 500% do total investido no dia graças a esta estratégia e disciplina.

Acredito que esta seja uma boa forma de começar a obter bons resultados financeiros, ou seja, jogue dois sits, ou três, tendo lucro entre nos multis, caso não tenha, vá descansar e volte no dia seguinte com a mesma fórmula, assim fica mais difícil de tiltar e quando entra no multi, entra com a moral cheia de já estar jogando de graça. Se você sentir que quer jogar mais horas do que apenas dois ou três sits, apenas diminua o valor do sit, se vc joga o de 22, jogue o de 10, e faça a mesma estratégia. Sits pagam Multis!!!

Não posso deixar de dar os parabéns novamente para o Salim, o mesmo que venceu o Circuito Paulista de sábado hoje foi longe e ficou entre os 100 primeiros do 1 milhão do Stars, mostrando que está jogando muito, parabéns!

ESTUDO

Depois dos meus primeiro artigos, recebi mais de 30 e-mails e muitas mensagens via MSN perguntando como eu estudo, então gostaria de dar algumas dicas do que eu faço diariamente.

Desde o começo reservei uma parte dos meus ganhos, mesmo quando eles ainda não existiam eu dedicava parte do meu salário, para comprar livros, DVD’s e materiais em geral que pudessem me ajudar na carreira.

DVD

Das compras que eu faço, tenho certeza que as que menos ajudam são os DVD’s, normalmente filmes de poker mostram mesas finais, que não retratam e não educam como de fato jogar um torneio, além das edições enganarem alguns iniciantes parecendo que jogadores entram em muito mais mãos do que na real acontece, além da mesa final ser outro tipo de jogo, entretanto, mesmo assim eu gostava de nos momentos em que estava sem muita paciência para ler ou ficar no computador, ficar assistindo a estes conteúdos de DVD é a melhor saída.

Dentre os filmes que já assisti, os que considero os melhores são;

– Todos do WPT

– Todos da WSOP

– DVD de palestras da Card Player, este por sinal é realmente muito bom e muito educativo com palestras do Lee Jones, Mike Caro, Daniel Negreanu e outros.

– Mike Caro ( TELLS)
– Todos do Curso do Howard Lederer
– High Stakes Poker (dá um pouco de raiva de assistir)

LIVROS

Costumo ler livros ligados a poker diariamente, no momento estou lendo um que meu amigo Marcelo Lima do Rio de Janeiro emprestou, da fera TJ Cloutier.

Segue abaixo uma lista dos melhores livros que já li;

– Holdem Poker for advanced player – David Sklansky
– The Teory of Poker – David Sklansky
– The Psychology of Poker
– Tournament Poker for Advanced Player – David Sklansky
– Ace on the river – Barry Greenstein
– The professor, the banker and the suicide king – Michael Graig
– Bad Beats and Lucky Draws – Phil Helmuth
– Play Poker Like the pros – Phil Helmuth- Harrington on Hold ‘em Expert Strategy for No Limit Tournaments – Dan Harrington – Vol 1 e Vol 2

INTERNET

Na Internet acredito que está a melhor e mais barata forma de aprender a jogar poker, em qualquer nível. Além dos inúmeros sites que possuem táticas, estratégias, regras e tudo o que você quiser conhecer sobre este esporte, existe também duas linhas de aprendizado fantásticas dentro da rede mundial;

1 – Escolas on-line

Um fácil de exemplo de escola on-line é o Poker X Factor (www.pokerxfactor.com), este site grava os jogos de dois dos maiores jogadores on-line do mundo, SHEETS e JOHNNYBAX, mostrando suas cartas e inserindo comentários dos mesmos para auxiliar o entendimento de quem quer aprender com os grandes. Desta forma você fica de frente para o jogo da mesma forma que os profissionais. Além disso eles elaboram certos testes para algumas jogadas, para ver se você iria tomar a mesma atitude que um dos gigantes tomaria, e então apresentam a solução que os mestres deram, aí você pode cada vez mais aprender a nobre arte do poker on-line.

Para quem se interessar, o site possui uma versão de gratuita de demonstração, mas para os que querem levar mais a sério e assinar o serviço os valores são;

Taxa Inicial: U$149,95

Mensal: U$24,95

Vale a pena!

2 – Assistir os profissionais

Acredito que esta seja uma forma fantástica de aprendizado.
Um dos problemas é encontrar os grandes nomes já que eles selecionam a opção de esconder seus ID’s na procura dos principais sites, mas seguem algumas dicas de como achar as feras de quem já batalhou bastante na procura;

Nomes que vale a pena acompanhar no Poker Stars;

– JOHNNYBAX
– SHEETS
– GIGABET
– ELKY
– BELOWABOVE
– GANK
– WOLTAS
– REDSOXSOX
– C.K.
– PEARLJAMMER
– BODOGARI
– ACTIONJEFF

– THE BEAT

– IMSOLUCKY0

Existem vários outros jogadores e você pode encontrar uma lista bem legal no portal que faz o melhor ranking de jogadores on-line, o http://www.pocketfives.com. Nosso camarada C.K. faz parte deste ranking!

Caso você digite estes nomes no Poker Stars e não consiga achar pelo bloqueio, vá direto aos grandes torneios, 150+12, 55 com rebuy, 100+9, sit and go de 200+15 e 500+20 e principalmente o torneio diário de 100+9 com rebuy, o torneio mais jogado pelos principais profissionais do poker on-line no Poker Stars.

Quando eu assisto ao jogo destas feras, desde o começo costumo anotar todos os seus movimentos no NOTE do jogador. Coloco dados do tipo, quantos blinds ele apostou? Qual a posição quando anunciou tal aposta? Se foi até o Showdown? Com quais cartas? Como eles começam o torneio? Qual estilo? Em que momento eles vão variando seu jogo para acumularem mais fichas? E tudo o que eu puder colher de informações, desta forma por inércia e estudo as coisas vão entrando na sua cabeça e mostrando caminhos diferentes daqueles que você conhecia até aquele momento.

Espero ter ajudado as pessoas que pediram estas informações durante estes dias Caso ainda reste alguma dúvida, envie um comentário que eu entro em contato e tento solucionar ou ajudar de alguma forma.

Um grande abraço,

AAKKARI

Deixe um comentário

