Como virar profissional de verdade! Parte 1

E aí pessoal, estão curtindo as atualizações do blog?

Vamos para mais um artigo que venho pensando faz tempo e que considero bem importante para as centenas e centenas de pessoas que alimentam o sonho de se tornarem jogadores profissionais de poker.

Venho planejando escrever este artigo de uma forma mais intensa após a WSOP deste ano onde recebi, devido a grande audiência que ela gerou, uma avalanche de e-mails de novas pessoas que estavam chegando ao cenário do poker com o desejo de virarem profissionais, todo este volume também estimulado pela chegada do Ronaldo como SportStars do PokerStars.

Então vamos ao que interessa, preparei este artigo para ser feito em pelo menos quatro partes, todas as semanas publicarei uma parte nova para vocês, espero que vocês aproveiem, vamos lá;

Primeiro vamos definir o que é um profissional!

Na descrição técnica pesquisada na famosa Wikipédia o profissional é aquele que cidadão que procura uma formação para aprimorar suas habilidades a fim de executar uma atividade demandada pelo mercado de trabalho, ou seja, é alguém que se prepara técnicamente para fazer algo que tenha uma necessidade de mercado. Não adianta você estudar, se preparar técnicamente para produzir máquinas de escrever, por outro lado não adianta você querer trabalhar na Apple sem pensar no preparo técnico, estudo e formação que irá te criar esta situação, caso contrário você irá bater com a cara na porta.

Portanto, profissional significa estudo e oportunidade. A boa notícia é que o poker possui estas duas variáveis latentes. Hoje em dia o mercado de poker cresce aproximadamente 20% ao ano, tanto em faturamento quanto em número de novos jogadores e novas oportunidades de emprego. Pesquisas dizem que em 2009 o número total de jogadores de poker no mundo era de 40 milhões, e de poker online 15 milhões, sendo que 23% destas pessoas estavam nos EUA. Só no Brasil acredita-se que este número hoje em dia já chegue em mais de 5 milhões de pessoas, isto não vem de nenhuma fonte especial, eu mesmo pesquisei em diversos sites na Internet e através de conversar ao redor do mundo, portanto, com estes números dá para se calcular o tamanho da oportunidade para quem quer ingressar neste mercado.

A oportunidade não está somente em se tornar jogador profissional de poker mas também em se tornar dealer, diretor de torneio, floor, montar um site, lançar uma revista, uma marca de roupas e por ai vai, são inúmeras as oportunidades no momento e o mercado não dá o mínimo sinal de tirar o pé do acelerador. Novos e grandes investimentos são feitos no mundo inteiro para se promover o poker tanto ao vivo quanto online, todos os meses novos mercados regulamentam as atividades e em 2013 o gigante EUA aprovou 100% o poker online novamente o que gera um bummm não somente lá mas em todos os lugares do mundo por reflexo. Mas vamos ao que interessa, como se tornar jogador profissional de poker?

Esta série de artigos é voltada a você construir a sua carreira pelo seu próprio esforço, 100%, sem cavalagem, times, dinheiro emprestado, ou coisas do tipo. Apenas um plano de ação para você avançar no cenário do poker profissional pelas suas próprias pernas.

Então vamos lá! Primeira coisa, você precisa entender e pesquisar quem são os profissionais de poker, quem são os bem sucedidos, o que eles fazem, digo não o pensamento nas mesas, mas quantas horas trabalham, qual a rotina, estude suas carreiras, que tipo de jogo gera que tipo de empenho e rendimento.
Torneios necessitam de um investimento de horas por semana X, jogadores de cash game Y, como são suas preparações e quais são seus gráficos de rendimento, procure seus nicks no sharkscope.com e no officialpokerrankings.com. Coloco isto como primeira coisa porque você precisa saber de onde você está saindo e onde você quer chegar. É claro que você quer ganhar o bracelete da WSOP ou um EPT mas isto todos querem, inclusive os grandes nomes, mas você precisa saber como chegar lá, quem está tentando e consegue, quem está a passos largos, quem erra, quem acerta. É a hora de pesquisar e ver se é realmente isto que você quer!

Depois que você conheceu a carreira dos grandes nomes do Brasil e do mundo, você já sabe quem é o Thiago Decano, Caio Pessagno, Alexandre Gomes, João Bauer, Caio Pimenta, Nicolau Villas Lobos, Felipe Mojave, Leonardo Todasso, Larissa Metran, João Simão entre outros jogadores que você pode se espelhar e estão espalhados no Brasil inteiro, agora é a hora de você dar o segundo passo, se preparar financeiramente e tecnicamente para o desafio.

Ser jogador profissional de poker é como abrir uma empresa e você tem que pensar exatamente desta forma. Quando você abre uma empresa você faz um investimento, pensa estratégicamente no mercado de atuação, planeja, executa e convive com pelo menos 14 a 24 meses sem ver lucro, sem ver pelo menos resultados positivos expressivos. É o período de maturação da sua empresa, o tempo que você precisa para ir buscar seu investimento, entender seu mercado, seus clientes para se firmar como uma opção ao seu público e enfim lucrar. No poker não é diferente!

Identifique seu caminho mais sólido e agora é hora de agir!

Caminho 1: Se por exemplo você tem uma despesa de R$1.500,00/mês, ganha R$1.800,00/mês, está com o cartão de crédito atrasado, cheque especial estourado você iria abrir uma empresa? Provavelmente não! Aí chegamos em uma bifurcação, você tem que direcionar suas ações para a estrada correta.

Você está ferrado, como na verdade eu estava quando começei, estava vendendo o almoço para pagar o jantar, cartão de crédito estourado, nome no Serasa, o limite do cheque especial você já acredita que é seu dinheiro e etc, a sua estrada é mais longa e mais árdua do que a de quem possui uma reservinha.
Não largue o seu emprego e continue com a atividade que te de o mínimo de segurança mensal, se você não tem emprego procure o mais rápido possível um, faça bicos, faça atividades de finais de semana remuneradas, mande curriculos, faça o que for preciso para deixar sua cabeça tranquila, sem pressão financeira, somente assim sua carreira no poker poderá fluir. Depois que você conseguir o mínimo para sua sobrevivência mês a mês, batalhe um pouco mais para comprar materiais de estudo, muito mais do que para jogar.

Para ser sincero, neste caso você só deve jogar Freerolls (torneios gratuitos que pagam dinheiro real, como os que faço no Boteco no PokerStars), qualquer investimento em dinheiro real lhe tornará irresponsável, e só você de verdade sabe quando está sendo irresponsável, até as vezes nos gera um certo sentimento de heroismo mas o final é sempre igual, não dá em nada, você acaba sendo mais um das centenas de derrotados pela vida, vamos seguir o caminho correto e vitorioso por mais duro que ele seja.

Caminho 2: Se você tem dinheiro guardado, fez uma reserva que te deixa em uma situação de poder ficar 1 ou 2 anos com as despesas pagas se tudo der errado, show de bola, você está no caminho mais perfeito para se tornar jogador profissional. Você pode estipular sua rotina, traçar um plano e executar com soberania. Dá para incluir horários de estudo, horários de treinos físicos, descansos pronlogados para fortalecer a mente e provavelmente a sua estrada rumo ao sucesso é mais curta do que do que forçadamente pegou o caminho 1.

Então vambora, sendo no caminho 1 ou no caminho 2, o primeiro ponto é estudar. Como?

Os estudos estão disponíveis de diversas formas, novamente batemos na porta do capitalismo, é claro, mas tem soluções gratuitas também.

Com dinheiro fica mais fácil, você pode assinar uma escola online como por exemplo uma cardrunners.com da vida se você fala inglês, e neste caso seu investimento é muito otimizado com o inglês, sem ele só faça se você estiver muito tranquilo financeiramente, de verdade! As melhores escolas que conheço fora do país são http://www.deucescracked.com , http://www.runitonce.com e o http://www.pokercfactor.com , aqui no Brasil estamos muito em breve lançando o CT Superpoker e assim que lançarmos anuncio aqui no blog mas no meu canal do Youtube acredito ter uma das melhores ferramentas disponíveis para quem quer conteúdo em português e ainda gratuito, o Na Mira Do Pró, https://www.youtube.com/MrAndreakkari , ali analiso diversos e diversos torneios de iniciantes, mão a mão, colocando o pensamento profissional dentro de um jogo amador. Acho que é um belo caminho gratuito para o início deste processo de aprendizado.
Acredito de fato que as escolas online e os vídeos sejam os melhores materiais para quem inicia. Outro ponto que pode ajudar bastante com um certo dinamismo são os blogs, o blog do Pessagno na minha opinião é um dos melhores no momento, http://caiopessagno.com.br/ , outro blog bacana que é atualizado com uma certa regularidade é o do profissional Felipe Mojave http://www.felipemojave.com.br/ . Os outros monstros brasileiros ainda não tem uma disciplina muito bacana de atualização de blogs, o que é uma pena, mesmo assim você pode encontrar muitas novidades sobre eles, seus resultados, pensamentos, nos sites de conteúdo de poker como o superpoker.com o pokerdoc.com.br e a cardplayerbrasil.com.br incluindo as revistas que sempre trazem alguma coluna realmente importante na parte técnica. No Brasil ainda não se tem uma política de controle de qualidade técnico muito grande nas colunas como nos EUA mas mesmo assim, toda hora saí uma pérola que pode fazer a diferença. Em alguns destes sites que citei você encontra também os blogs de alguns dos melhores do Brasil como Garrido no Superpoker e Fabio Eiji no PokerDoc. Peço desculpas se outros profissionais tem seus sites ativos e não citei, aqui estão os que lembrei, caso vocês conheçam outros bem importantes me enviem nos comentários que publico na próxima parte.

Muitos me perguntam quanto aos livros, acho que tudo o que você puder estudar é legal, quanto mais coisa melhor, mas não acho que os livros hoje em dia sejam as melhores ferramentas para se tornar profissional. Eles criam uma certa base, promovem as teorias primárias mas ficaram em geral um pouco ultrapassados. Eu gosto muito dos livros de histórias de poker como “Ace on the River” ou “The Professor, The Banker e the Suicide King”, livro que conta o desafio do banqueiro Andy Beal contra um grupo dos melhores profissionais do mundo. Entretanto, ainda existem livros que podem ajudar de alguma forma como o SuperSystem do Doyle Brunson, os três volumes do Dan Harrigton e Texas Holdem for Advanced Player. Hora eles falam de Fixed Holdem, hora de NLHoldem mas no geral trazem conceitos de equidade, pot odds que nunca podem ser descartados, mesmo porque passam a idéia técnica de pessoas que fizeram história neste jogo então ruim não podem ser.

Prepare-se para estudar de 2 a 3 horas por dia, todos os dias, se você trabalha faça isto quando estiver indo no banheiro, antes de dormir, em 20 minutos do seu almoço, não sei, mas não comprometa a sua fonte principal de renda para isto estudando no horário de trabalho assim como não deixe de estudar. Se não trabalhar aí fica mais fácil. Paralelo a isto, jogue pelo menos duas horas por dia, de preferência sit and gos freeroll. Busque torneios gratuitos e jogue por centavos, algo que não machuque e que apenas faça você colocar em prática tudo o que está acumulando no seu dia a dia de estudo e o principal, faça isto por pelo menos 3 meses e não se preocupe em ganhar, apenas aplicar. Neste momento você não tem nem volume nem habilidade o suficiente para ser vencedor.

Este primeiro processo deverá durar 3 meses, menos que isto você está se enganando, não faça isto! Batalhe forte mesmo! E agora passados os três meses vamos para o próximo passo…

Você precisa de 100 doláres! Um investimento minúsculo financeiramente falando mas que pode trazer um futuro brilhante para você e sua familia certo? então faça direito!

Pq 100? E como buscar este 100?

Buscar só tem duas soluções, a galera do Caminho 1 jogando freeroll atrás de freeroll, desta vez com mais qualidade técnica você deverá conseguir estes 100 dolares matando a turma que não é nada complicada nestes torneios gratuitos. Sim isto é completamente possível, é bem difícil mas é possível! E quem disse que as coisas são fáceis na nossa vida? Gostoso é vencer os desafios mais complicados mesmo, é para isto que estamos aqui, para comemorar as grandes vitórias, então vá atras delas. Para a turma do Caminho 2, deposita e vamos em frente.

Vamos adotar o seguinte sistema de jogo! Você nunca vai investir em um único torneio mais de 1,5% do seu bankroll combinado? Isto mesmo, se você tem 100 dolares você vai jogar torneios diários de 1 dolar.
Ai você vai pensar, “Mas Akkari, e se eu tenho 300 doláres, posso jogar o de 3 dolares, certo?” Não, errado! Você vai ter apenas mais tranquilidade para jogar os torneios de 1,5 dolares.

Jogue neste momento 1 torneio por vez na primeira semana, aumente para 2 ao mesmo tempo na segunda semana, e assim por diante até chegar em 4 telas por vez!

A meta é jogarmos apenas sit and go de 1,50 dolar, sim, a coisa mais chata do mundo, sit and go one table, mesa de 9 pessoas que começam assim que todos sentam. Vamos ficar internados nestas mesas torturantes durante 45 dias. Serão 45 dias que irão testar a nossa paciência, a nossa persistência e o nosso amor por jogar poker. Difícil falar qual o volume que você vai conseguir implementar em 45 dias mas sei que você com muito esforço pode chegar a pelo menos 1500 sits em 45 dias, não é nada absurdo. Este deve ser o momento que você começa a se acostumar a jogar no mínimo 4 telas ao mesmo tempo com tranquilidade. Isso irá sim comprometer a sua qualidade em um primeiro momento, entretanto, quando você estiver procurando materiais de estudo nas escolas, livros, artigos, tenha foco em sit and go, esqueça nestes primeiros meses os torneios multi table que é a cereja do bolo, já já estaremos lá matando todo mundo. Agora é hora de sofrer um pouco para depois comemorar e nos sits a técnica é um pouco mais automática do que nos mtts o que facilita um maior número de telas.

Se você tiver um outro emprego este processo ácima demorará 90 ou 120 dias, se você está 100% focado em ser jogador profissional irá durar os 45 dias citados ácima. Não suba de valor, não jogue os de 3,50, apenas os de 1,50, não seja ganancioso, controle seus instintos e prove para quem o critica por estar jogando poker que você tem controle da sua carreira, que você tem comprometimento com o treinamento e a educação em uma área que você defende que não tem nada com a sorte. Se você fizer 500 doláres, siga firme no de 1,50 e não pare de estudar todos os dias, mesmo que você sentir que seu nível técnico evoluiu, mantenha este plano ácima, faça-o ser sagrado!

Paro por aqui, meu artigo de Como Virar um Profissional Parte 1, lembro que ele será escrito em pelo menos umas 4 partes, uma por semana, continuarei soltando o dedo nas atualizações do blog mas uma vez por semana vem um artigo desta série.

Minha principal mensagem é não minta para si mesmo, não se engane! Nesta vida não tem almoço grátis, as pessoas criam diversas ferramentas para culpar terceiros pelos seus erros ou incapacidades, “eu sou bom mas não tenho sorte”, ou “sou o melhor mas o software não me ajuda”, “eu sou gênio mas a atitude do outro acaba comigo”, nada disto funciona no final do dia, somente a sua vontade de fazer a coisa certa e correr atrás do seu sonho, o resto pode até funcionar no curto prazo mas no médio e longo você apenas vai ser mais um a ficar perdido neste cenário em que tão poucos conseguem vencer.

Faço esta série de artigos de coração aberto para ajudar quem quer começar da forma correta, de forma sólida e não na adrenalina descabida e na procura pela fortuna rápida, isto é ilusão, porém capacidade, pró atividade e empenho, aí não tem mágica, elas sim geram lucros, alegrias, conquistas e tudo mais, portanto sigam estas dicas em cada uma das partes do artigo que tenho certeza que encontrarei vocês em breve nas viagens pelo circuito mundial.

Grande abraço e a semana que vem tem a parte 2!

André Akkari

157 comentários sobre “Como virar profissional de verdade! Parte 1

  1. Fala aakkari blz. Vou começar hj a seguir suas dicas de como se tornar um profissional de poker. Que Deus me ajude e estudo pacas…. Vou atualizando os resultados aqui e na escola de poker pokerstrategy, quem quiser seguir na pokerstartegy meu nick é lobaofisio e twitter @lobao.fisio. Espero logo poder assinar os planos do CT SuperPoker tbm e vqv nessa caminhada. E, lógico poder fazer parte do AAkkariTeam um dia, em breve…. ficha na tela…

  2. Muito bom. Até uns dias atrás eu pensei que apenas eu melhorando minha parte técnica, era só eu jogar que os resultados viriam. Mas aí fiz meu primeiro depósito, e não sabia o que fazer, qual caminho seguir. Vou tentar seguir a risca esses passos, e espero um dia jogar com vc Akkari.

    • Estava procurando um artigo aos moldes deste teu Akkari. Bom comecei hoje minha empreitada. Há um tempo atrás coloquei $50, jogava apenas Cash game. Estudava 30 mim por dia e jogava uma hora já estava com $72. Depois deste teu post, vou mudar conceitualmente minha estratégia, vou estudar de 1:30-2:00hrs e tenta jogar 1:30hr por dia. Espero poder vir aqui daqui 60 dias e dar um bom feedback

  3. Pingback: Como se tornar um jogador profissional de Poker – por André Akkari | Dimebonics

  4. Akkari, estamos relaxando a regra do 1% no começo? Se colocarmos U$ 100,00 na BR, poderíamos jogar torneios de U$ 1,50?

    Outra coisa: se nós cairmos nossa BR digamos, para U$ 80,00 (ou até mais baixo), continuamos jogando os U$ 1,50 ou é preciso primeiro completar os U$ 100,00 na BR para podermos continuar o treinamento de forma responsável?

    No mais: um abraço, sucesso e obrigado!

    • Artur desculpa me meter cara, mas acho que o valor de $1,50, é devido ser o buy-in mais baixo de SNG Single Table no PS. E também está bem folgado pra quem começará com poucas mesas. Com relação ao que vocÊ falou sobre chegar em 80 e completar com mais 20 posso te dizer que não, pois o motivo de jogar com uma bank tão folgada é justamente pra essas oscilações. Ah se você conseguir se manter jogando apenas os de 1,50 9max, durante os 45 dias, já é um cara que na minha opini~]ao é mais responsável que 90% dos demais que se acham jogadores. Grande abraço e estamos juntos nessa empreitada brother! se quiser trocar idéia meu skype é bbmorais

  5. Pingback: Como se tornar um jogador profissional de Poker | Dimebonics

  6. Olá, Akkari!

    Estou dando inicio a uma nova jornada no poker em 2014 e mto do que usarei estarei tirando de seus artigos! Hoje dei inicio a um blog onde postarei todos os meus resultados e impressões. Espero que tenha pelo menos uns 10% do número que o seu tem!!!

    GL!!!

  7. Olá
    Meu nome é Nuno, sou português com 35 anos e depois de anos a jogar poker. Parei por uns 2 anos devido a alguns acontecimentos pessoais negativos.
    O que importa agora e decidi começar do zero. Vou seguir as dicas como uma máquina. Sem perder o foco. Obrigado Akkari!
    Vou dando noticias…

  8. Pingback: Anônimo

  9. Depois que aprendi a jogar poker não consegui mais parar, minha técnica e habilidades evoluiram rapidamente depois de estudar muito. Hoje penso em ser profissional, atualmente jogo somente cash live, mas isso está me atrapalhando, mesmo tendo bons resultados. Vou dar uma diminuída no cash live e seguir os passos para ser profissional. Atualmente trabalho de carteira assinada mas pretendo um dia deixar de ser escravo e ter uma carreira de sucesso no poker. Obrigado aakkari, você está me ajudando muito.

  10. Estou muito interessado em me tornar um jogador profissional , fui em um casino no uruguai q se chama conrad e fikei loko kkkkk parecia um sonho mas nao tenho muitas informacoes como entrar nesse mundo , gostaria da sua ajuda se der me add no face, eid assef abraco

  11. Ola AAKKARI parabens pelo blog !!
    Eu comecei a jogar a 6 meses atras e me cadastrei na sala poker770 para conseguir pontos para liberar os materiais de sit no site da pokerstrategy.
    Tenho atualmente $50,00 dolares, estou em duvida entre sair desta sala para a pokerstars que considero melhor e perder os pontos que liberam o material ou seguir as suas dicas na sala poker770.
    Desde ja obrigado.

  12. Pingback: Agora noix vira pro

  13. Pingback: Regras do jogo | Evoluindo no Poker

  14. Akkari gostei muito de ler este seu post, pareceu me muito sincero e com vontade de ajudar, jogo a um ano e nunca consegui resultados expressivos o máximo foi 102 dlrs, vou seguir os teus conselhos pois acho que fazes isto com coração.Abraço de Portugal.

  15. Pingback: Professional Poker Player? Um longo caminho! | Trying to be a poker pro

  16. Cara, esse artigo concerteza ira me ajudar bastante no caminho que terei a seguir para ser profissional, pois eu ia tomar direcoes completamentes diferentes na forma de jogar no Pokerstars. Tenho somente 18 anos e jogo poker desde os 16, e depois de uma façanha realizada em fevereiro ( fui uns dos 6 felizardos a vencer a promoçao “Carnaval com Ronaldo”) percebi que tenho um consideravel talento no jogo. Eu ja cansei de matar aula na escola para ir numa lan house estudar um pouco o jogo kkk mas concerteza bons resultados virao no futuro. Obrigado pelo artigo Akkari, concerteza irei segui-lo!

  17. aee akkari…to fazendo todas as suas dicas e estudando bastante. Comecei faz pouco tempo no poker, apenas 5 meses e estou com bankroll muito bom só participando de freeroll e jogando sit go. Estou evoluindo muito.
    Muito obrigado pelos ensinamentos. Feliz é aquele que se dedica e esta em constante evolução. Abraço

  18. Akkari, muito obrigado pelas dicas…. Estou usando muito bem…. Como tinha uma grana feita no Full Tilt (US$3,95), estou começando meu BR por lá…..Estudando firme e jogando Sit´s de $0,50…. Sempre que foldo uma mão lembro das palavras, “Jogue Tight, Jogue Duro”….

  19. Pingback: Primeiro post, apresentação e o desafio de Como virar profissional de verdade! | Rafael Torrez

    • O valor da aposta depende de vários fatores: força da mão, range dos adversários, textura do bordo, quantidade de adversários dentre outros fatores. Não há uma receita do bolo.
      Seria interessante procurar uma escola de poker ou vídeos no youtube, pois existe um vasto material que pode te ajudar bastente neste aspecto.

  20. Jogo poker a 1 ano e meio normalmente formamos 3 mesas no início vou bem quando ficamos na mesa final tenho dificuldades preciso de ajuda

  21. Primeiramente: Obrigado por esses artigos.

    Comecei minha rotina, seguindo suas dicas afinco com planejamento e paralelo a aprimorar meu ingles, estou muito otimista. Entretanto venho encontrando dificuldades em jogar os freerolls sit and go, encontro apenas torneios freerolls no PS que duram muito tempo. Como consigo esses sit and go de 9pessoas para a etapa inicial de 3meses?

    Grande abraço!

  22. Pingback: Anônimo

  23. Aakkari vou começar a seguir esse seu treinamento hoje, vou me dedicar bastante! A cada coquista e etapa que eu passar, vou estar comentando no seus posts se passei e como estou. É um ótimo trabalho esse que você está fazendo, muito obrigado! Abraços, Juba.

  24. Obrigado pelo post. Estou seguindo as regras e já estou na 3a semana no Sit&GO. Confesso que ainda mais perco que ganho, mas no fim de semana cravei um torneio de R$0,11. Não sei, mas acho que estou no meio termo rs. Espero melhorar. abs

  25. Estava procurando um artigo aos moldes deste teu Akkari. Bom comecei hoje minha empreitada. Há um tempo atrás coloquei $50, jogava apenas Cash game. Estudava 30 mim por dia e jogava uma hora já estava com $72. Depois deste teu post, vou mudar conceitualmente minha estratégia, vou estudar de 1:30-2:00hrs e tenta jogar 1:30hr por dia. Espero poder vir aqui daqui 60 dias e dar um bom feedback

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s